Geral

Os 10 metrôs mais antigos do mundo

Insegna rossa e verde in stile Art Nouveau con la scritta 'Metro', davanti a un edificio storico a Parigi
Se você que conhecer os dados mais curiosos dos 10 metrôs mais antigos do mundo, não perca este artigo da Civitatis.
30 setembro 2025

Subway, metropolitano, underground, metrô… independentemente do nome, os trens subterrâneos (ou parcialmente subterrâneos) estão entre os meios de transporte mais eficientes e fáceis para se locomover em várias grandes cidades atualmente, com mais de 100 milhões de pessoas dependendo desses complexos sistemas todos os dias. Mas você já parou para quais são os metrôs mais antigos do mundo?

Aqui na Civitatis, ficamos curiosos para saber há quanto tempo esse meio de transporte existe e fizemos uma lista com todos eles para você conhecer. Todos a bordo!

1. London Underground, o metrô mais antigo do mundo (1863)

underground ou tube é o sistema de transporte desse tipo mais antigo do mundo. Sua inauguração foi em 10 de janeiro de 1863 com locomotivas a vapor e aproximadamente 30 mil passageiros já no primeiro dia. O metrô de Londres completa 160 anos em 2023 e atualmente é bem diferente do que era naquela época.

Hoje, existe uma rede subterrânea de 408 quilômetros repartidos entre 11 linhas ativas que o levará a qualquer lugar da cidade. Para descobrir mais curiosidades sobre o sistema de metrô mais antigo do mundo, compre um ingresso do Museu do Transporte de Londres.

Símbolo do Underground, o metrô de Londres diante do Big Ben
Símbolo do Underground, o metrô de Londres, diante do Big Ben

2. Chicago L, o primeiro dos Estados Unidos (1892)

Você sabe por que o icônico Chicago ”L” é um dos metrôs mais antigos do mundo? Porque começou a trabalhar em 6 de junho de 1892, no final do século XIX! A origem do seu nome vem da palavra “elevado”, pois há partes onde o trem sobe para a superfície. Hoje, o “L” é o terceiro metrô mais movimentado dos Estados Unidos, com uma média de cerca de 360.000 passageiros por dia útil.

Trem do Chicago 'L' passando por uma via exterior com edifícios ao fundo
Chicago “L”, um dos 10 metrôs mais antigos do mundo, visto do exterior

3. Metrô de Budapeste, Patrimônio da Humanidade da UNESCO (1896)

O metrô de Budapeste tem um total de 52 estações e apenas 4 linhas. O que há de especial em seu sistema ferroviário? Em 1896, surgiu a linha 1, que foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 2002 por sua operação elétrica inovadora, vagões com motor bidirecional, iluminação elétrica e importância cultural. Algumas estações ainda mantêm um ar de antigamente e decorações que o levarão a outra época.

Colunas de ferro em uma estação de metrô de Budapeste
Colunas de ferro em uma estação de metrô de Budapeste

4. Metrô circular de Glasgow, a Laranja Mecânica (1896)

Inaugurado em 1896, o metrô de Glasgow é compacto, circular e laranja. Apelidado de “Laranja Mecânica”, o sistema opera em um circuito de 10,4 km totalmente subterrâneo. O quarto metrô mais antigo do mundo, o Glasgow Circular Underground é pequeno em comparação com alguns outros desta lista, levando um total de 24 minutos para completar uma volta inteira na rede.

Vagão laranja do metrô de Glasgow
Metrô circular de Glasglow

5. O Métropolitain de Paris (1900)

A maneira mais rápida de visitar os monumentos icônicos da “Cidade do Amor” é usar o Metrô de Paris, que também é um dos metrôs mais antigo do mundo! A primeira linha foi inaugurada em 19 de julho de 1900, acompanhada por algumas entradas subterrâneas belas e incomuns.

Essas entradas foram projetadas por Hector Guimard como parte de um concurso de design, realizado com o objetivo de acalmar o medo do público de que a paisagem urbana se tornasse mais “industrial” após a introdução do metrô. O resultado final de ferro forjado, influenciadas pela corrente art nouveau, que se tornaram um verdadeiro símbolo da cidade.

Entrada do metrô com elementos art nouveau em Paris
Entrada do metrô com elementos de ferro em Paris

6. O metrô MBTA de Boston, antigo e (não) confiável (1901)

O metrô MBTA de Boston, inaugurado em 1901, é composto por 3 linhas, 52 estações e 63 quilômetros de trilhos, tornando-o um dos maiores sistemas de transporte público dos EUA. Apesar dos problemas de funcionalidade, especialmente com condições climáticas adversas, o Boston T é uma boa opção, uma ótima maneira de chegar à maioria das principais atrações turísticas e, em geral, ainda economiza tempo em comparação com dirigir pela cidade.

7. O U-Bahn de Berlim, um metrô com história (1902)

O U-Bahn alcança os 72 quilômetros por hora, possui 175 estações e uma longitude de quase 150 quilômetros de vias. Essa rede, aberta em 1902, testemunhou grande parte da turbulenta história de Berlim. Na Segunda Guerra Mundial foi utilizada como bunker e de 1945 a 1989, os cidadãos do leste de Berlim sofreram restrições nas linhas de metrô.

Clássica estação de Berlim com azulejos amarelos
Interior de uma estação do metrô de Berlim

8. O Metrô de Atenas, um museu subterrâneo (1904)

O metrô de Atenas, inaugurado em 1904, é um dos sistemas de metrô mais antigos do mundo e hoje serve como espinha dorsal do transporte público na capital da Grécia. A linha original (agora parte da Linha 1, a Linha Verde) ligava Pireu, o porto histórico de Atenas, ao centro da cidade.

Desde então, a rede se expandiu e, nesse processo, os trabalhadores encontraram mais de 50.000 artefatos e até mesmo estradas, oficinas, sistemas de água e cemitérios que datam da Grécia Antiga. Algumas dessas descobertas estão agora em exibição em estações de metrô como Syntagma e Monastiraki.

9. Nova York, o metrô mais extenso dos Estados Unidos (1904)

Se já visitou a “Big Apple”, com certeza que já tirou uma fotografia com o cartaz do metrô. O subway de Nova York é um dos metrôs mais antigos do mundo e está profundamente enraizado na história da cidade desde sua inauguração em 1904, quando uma viagem custava apenas 5 centavos. Aberto 24 horas por dia, o metrô de Nova York é também a maior rede de transporte público da América do Norte, com 399 quilômetros de extensão!

Estação de metrô Times Square, em Nova York
Plataformas da estação de Times Square

10. O SEPTA da Filadélfia, unindo a cidade (1907)

O sistema de metrô SEPTA da Filadélfia, inaugurado em 1907, é um dos metrôs mais antigos do mundo e dos Estados Unidos. Hoje, a rede é composta por várias linhas subterrâneas e aéreas, atendendo a mais de 100 estações e conectando passageiros em toda a cidade. Conhecida por suas estações históricas e eficiência, a SEPTA continua sendo uma parte fundamental do transporte público da Filadélfia e uma maneira conveniente de explorar a rica história e os bairros vibrantes da cidade!

Símbolo do metrô de Madrid na estação Gran Vía
Fachada de uma estação de metrô da Filadélfia

Menções especiais

O Tünel de Istambul (1875)

O Tünel em Istambul começou a funcionar em 1875, embora não seja um metrô no sentido tradicional: na verdade, é um funicular subterrâneo. E, apesar de sua curta distância de 573 metros, ele transporta 12.000 passageiros todos os dias. Não deixe de visitá-lo em sua próxima viagem a Istambul, toda a viagem levará apenas 90 segundos!

Metrô de Buenos Aire, o primeiro metrô da América Latina (1913)

O Subterráneo de Buenos Aires, mais conhecido como Subte, foi o primeiro metrô da América do Sul e Latina. Nos últimos cem anos, outras cinco linhas foram inauguradas, e hoje conta com 56 quilômetros de trilhos conectando a cidade.

Metrô de Tóquio, o primeiro metrô da Ásia (1927)

A primeira linha de metrô do Japão foi inaugurada em Tóquio em 1927, entre Asakusa e Ueno, tornando o Tokyo Metro o sistema mais antigo da Ásia. Desde esse início modesto, o Tokio Metro cresceu e se tornou uma das redes mais movimentadas e complexas do mundo, transportando milhões de passageiros diariamente com um nível surpreendente de precisão e pontualidade.

Com suas estações famosas pela limpeza, conexões perfeitas e sinalização clara, o Tokyo Metro se tornou um modelo para os sistemas de transporte rápido em todo o mundo. Para os visitantes, não é apenas uma forma de se locomover pela metrópole em expansão, mas parte da própria experiência de Tóquio!

Dois vagões do metrô de Tóquio, vermelhos, cortando a paisagem da cidade
Tokyo Metro

É isso aí! Se você está planejando uma viagem para qualquer uma dessas cidades, ou para qualquer outro lugar, confira outros passeios e experiências com a Civitatis para enriquecer ainda mais a sua viagem!

Compartilhe

6 reflexões sobre “Os 10 metrôs mais antigos do mundo

  1. Posso estar enganado, mas o metrô de Buenos Aires não deveria estar na lista? Parece que ele foi inaugurado em 1913, sendo mais antigo do que o de Madrid.

    1. Obrigado pelo seu comentário e por dedicar seu tempo para compartilhar essa informação! Na próxima atualização da publicação, levaremos em conta sua opinião e a incluiremos na lista.

  2. Adorei a dica de passeio, mas SMJ e posto que de 1913, faltou mencionar o metrô de Buenos Aires, primeiro da América Latina e mais antigo que de Madrid.

    1. Obrigado pelo seu comentário e por dedicar seu tempo para compartilhar essa informação! Na próxima atualização da publicação, levaremos em conta sua opinião e a incluiremos na lista.

  3. Umas dicas meio esquisitas de passeios. “Se passar por Budapeste, visite os pontos turisticos” mas não é exatamente para isso que as pessoas viajam? “Se estiver em Istambul, dê um pulo rápido na capadócia” – uma viagem de 20 horas de ônibus para ir e voltar, me parece um pouco mais que um “pulo rápido”….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informamos que seus dados pessoais são tratados pela CIVITATIS nas condições indicadas a seguir: