8 capitais desconhecidas da Europa

Roma, Paris, Londres e Berlim são alguns dos destinos europeus mais populares, mas por que não descobrir também as capitais desconhecidas da Europa? Quando falamos do Velho Continente, pensamos imediatamente nas grandes cidades com um enorme fluxo de visitantes. Por outro lado, é provável que não nos venha à mente a capital da Estônia, da Suécia ou da Bulgária.
8 capitais desconhecidas da Europa
Hoje, porém, decidimos remediar essa lacuna de memória, digna de uma prova de geografia, falando das capitais desconhecidas da Europa. Ninguém pensa nelas, mas elas têm um charme extraordinário, que nada tem a invejar às suas concorrentes mais famosas. Então, sem mais delongas, vamos descobri-las!
1. Tallinn, uma capital europeia de conto de fadas
Apesar de sua fama ter aumentado ao longo dos anos, a capital da Estônia é sem dúvida uma das menos visitadas da Europa. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Tallinn é uma cidade encantadora, onde a arquitetura medieval convive perfeitamente com a moderna.
Se você quiser saber mais sobre esta capital europeia, faça um passeio de bicicleta por Tallinn e descubra a Cidade Velha. Você verá seus edifícios mais emblemáticos, como a catedral ortodoxa de Aleksandr Nevskij ou o Castelo de Toompea.
Além disso, se você estiver procurando um mirante para contemplar a capital de uma só vez, lembre-se de subir na Torre da Televisão: uma experiência que lhe proporcionará vistas de tirar o fôlego!

2. Riga, a Paris do Báltico
Cidade símbolo da Art Nouveau, juntamente com as mais famosas Praga e Bruxelas, Riga é uma das capitais da Europa que encanta. Cada recanto surpreende com um detalhe inesperado, cada edifício impressiona com suas fachadas minuciosamente decoradas. Você sabia, por exemplo, que somente na rua mais famosa da cidade, a Albert Street, existem oito edifícios protegidos pela UNESCO?
Se você é apaixonado por arquitetura e quer descobrir tudo sobre o estilo que caracteriza Riga, então não pode perder o tour do Art Nouveau de Riga, durante o qual você conhecerá uma corrente artística que marcou profundamente a aparência da cidade no início do século XX.

3. Sofia, a bela desconhecida
Se você nunca visitou a Bulgária, gostaríamos de apresentar sua pitoresca capital: Sofia, uma das cidades mais antigas do continente europeu.
Apesar de ser uma das capitais desconhecidas da Europa, a cidade possui um grande patrimônio histórico e artístico, herança das numerosas civilizações que se estabeleceram na região ao longo do tempo. Para descobrir seu rico passado e mergulhar nas tradições locais, faça um tour noturno por Sofia com jantar e espetáculo.
Se você quiser conhecer o melhor dos arredores de Sofia, também sugerimos uma excursão a Plovdiv, um destino que irá conquistá-lo com sua vida cultural vibrante, suas imponentes ruínas romanas e a mesquita Dzhumaya. E que tal um tour pelo mosteiro de Rila e pela igreja de Boyana? Impossível deixar de visitar dois dos templos mais importantes de Sofia! Além disso, é uma das capitais mais econômicas da Europa.

4. Estocolmo, uma das capitais da Europa menos conhecidas
Quer planejar uma viagem aos países nórdicos? Então recomendamos que você não deixe de visitar Estocolmo, a capital da Suécia. Também conhecida como a Veneza escandinava, ela tem muito a oferecer! Não acredita? Em primeiro lugar, poderíamos falar das suas 14 ilhas ligadas por canais e pontes imponentes, ou dos seus palácios majestosos, mas também do complexo monumental de Gamla Stan com as suas casas coloridas características.
A verdade, porém, é que para explorar a capital sueca, o ideal é fazer um passeio no ônibus turístico Estocolmo, descobrindo os locais mais emblemáticos que a caracterizam. Se, por outro lado, você prefere a perspectiva da água, por que não embarcar no barco turístico de Estocolmo para apreciar o horizonte da cidade refletido nas águas?

5. Zagreb, uma capital europeia surpreendente
A Croácia, como se sabe, é uma verdadeira maravilha. No entanto, poucos visitam Zagreb, uma das capitais da Europa menos visitadas e um destino econômico imperdível. Cidade única no mundo, Zagreb é capaz de encantar quem a visita. Você será imune ao seu encanto? Descubra participando da visita guiada a Zagreb!
Você passeará pelas ruas de Gornji Grad, a parte alta da cidade, até chegar perto da igreja de Santa Catarina, famosa por seus tetos cor-de-rosa. Além disso, uma parada obrigatória é a visita à Catedral, símbolo de Zagreb e famosa por suas altas torres. E por que não subir a bordo do funicular para chegar aos arredores e ver os túneis construídos durante a Segunda Guerra Mundial?
Além disso, saindo de Zagreb, você poderá participar de uma excursão aos lagos de Plitvice, as fontes naturais mais bonitas da Europa, ou partir para o castelo de Trakošćan, um palácio fortificado situado às margens de um lago.

6. Vilnius, um tesouro a ser descoberto
O centro histórico de Vilnius é um verdadeiro baú de surpresas. Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, nele é possível admirar uma impressionante mistura de diferentes estilos arquitetônicos, do barroco ao gótico, passando pelo neoclássico.
Apesar do charme e da riqueza de sua Cidade Velha, Vilnius não é apenas uma das capitais desconhecidas da Europa, mas também uma das menos visitadas. No entanto, vale muito a pena se perder por suas ruas, atravessar os encantadores pátios de sua universidade e admirar sua imponente catedral.
Se você não quer perder nada e visitar a cidade com um guia exclusivo, sugerimos nosso tour privado por Vilnius, durante o qual você poderá mergulhar na beleza de seu patrimônio artístico, organizando o itinerário como preferir.

7. Skopje, a capital da Macedônia do Norte
Cidade de contrastes e encontros culturais, Skopje é certamente um destino ainda pouco conhecido pelo turismo de massa. Igrejas, mesquitas, bazares, fortalezas… Sua complexa história de dominações, guerras e anexações deixou uma marca indelével no centro histórico da cidade, onde é possível observar vestígios da passagem dos romanos, judeus e otomanos.
Mais recentemente, após as guerras dos Balcãs, foram construídos edifícios comemorativos para testemunhar a transição da cidade para capital do império sérvio de Dušan, entre os quais o belíssimo Teatro Nacional. Se conseguimos convencê-lo, basta voar para a Macedônia e participar de uma visita guiada a Skopje para conhecer a cidade conosco!

8. Bratislava, capital do país menos visitado da Europa
Perfeita para visitar em um fim de semana, Bratislava, a capital da Eslováquia, é uma pequena cidade que certamente lembrará outras capitais situadas às margens do Danúbio, como Viena ou Budapeste, mas com um charme especial que a torna única.
Famosa pela sua gastronomia e pelos seus vinhos, além dos seus monumentos, Bratislava oferece uma experiência completa que combina arte, cultura e culinária de forma inimitável. Nesse sentido, propomos uma degustação de cerveja, de vinho ou uma experiência de refeição tradicional eslovaca por Bratislava que permitirá que você prove o melhor da culinária local e deguste os vinhos e cervejas da capital nos principais estabelecimentos do centro histórico.
Por fim, para completar sua viagem, você pode ir em busca das famosas estátuas de bronze de Bratislava espalhadas pela cidade… Você conseguirá encontrá-las todas? Se tiver dúvidas, nosso tour completo por essa capital europeia irá levá-lo até elas!

Em um continente tão rico em história e cultura, as capitais menos conhecidas da Europa oferecem uma experiência autêntica e surpreendente, longe das rotas turísticas mais movimentadas. Para descobrir que outras atividades você pode fazer nessas capitais desconhecidas, basta dar uma olhada em nosso catálogo Civitatis.
Seja para explorar a animada cena artística de Bratislava, mergulhar na atmosfera descontraída de Tallinn ou descobrir os tesouros escondidos de Skopje, viajar para esses destinos significa contribuir para preservar seu charme.