Europa

Os 12 castelos do Vale do Loire mais bonitos para visitar

Visitar o Vale do Loire é um plano imperdível se você gosta de castelos. Confira os melhores castelos do Vale do Loire para visitar!
26 setembro 2025

O Vale do Loire, apelidado de “o Jardim da França”, é uma conhecida região vinícola, que produz vinhos há mais de 2.500 anos. Apesar de ser caracterizado por seus vastos campos de videiras e vilarejos charmosos, os castelos do Vale do Loire são os grandes protagonistas da região. Ao longo do rio Loire, a região abriga mais de 300 castelos, que vão desde fortalezas medievais a elegantes palácios renascentistas. Cada castelo conta uma história: desde reis e rainhas, artistas e arquitetos, até a rica e dramática trajetória histórica da região

Hoje, na Civitatis, vamos apresentar alguns dos nossos castelos do Vale do Loire favoritos, para que você não perca o que há de mais interessante na região. Então, prepare-se, sirva-se de uma taça de Chardonnay ou Cabernet Franc e aproveite. On y va!

1. Castelo de Chambord

O Chambord é o maior e um dos mais reconhecíveis castelos do Vale do Loire, construído no século XVI pelo rei Francisco I como pavilhão de caça. O projeto do edifício é inspirado nos estilos arquitetônicos do Renascimento italiano, especialmente no de Leonardo da Vinci. De fato, alguns estudiosos sugerem que o próprio da Vinci pode ter projetado Chambord.

Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o castelo de Chambord tem uma rica história, tendo hospedado Luís XIV, o Rei Sol, em várias ocasiões. Durante a Segunda Guerra Mundial, também foi usado para proteger obras de arte de valor inestimável, protegendo-as de possíveis danos ou roubos.

Hoje, o Chambord, que conta com 400 quartos, uma escadaria em dupla hélice e uma silhueta icônica com várias torres e chaminés, é um símbolo da arquitetura renascentista francesa e um testemunho de séculos de arte, cultura e história.

Como visitar o castelo de Chambord

A metade superior do castelo de Chambord, um grande castelo renascentista francês. Seu telhado é caracterizado por muitas torres ornamentadas, chaminés e torres, vistas contra um céu nublado
Castelo de Chambord

2. Castelo de Chenonceau

Situado às margens do rio Cher, o Chenonceau é um dos castelos mais visitados da França. É frequentemente chamado de “Château des Dames” (Castelo das Damas), em homenagem às nobres que marcaram sua história: Catarina de Médici e Diane de Poitiers, que se envolveram em um triângulo amoroso com o rei francês da época.

Conta-se que o rei Henrique II se casou com Catarina de Médici quando ambos tinham 14 anos, em 1533. No ano seguinte, Henrique se envolveu romanticamente com Diane de Poitiers, uma viúva de 35 anos, a quem ele daria o castelo de presente. Quando Henrique morreu, Catarina de Médici destituiu Diane e assumiu o controle de Chenonceau. Ambas as mulheres deixaram legados importantes no castelo, que permanecem até hoje.

A melhor parte de visitar o castelo de Chenonceau é ficar na sua galeria de dois andares: a Galeria Medici, que foi construída sob as instruções da esposa do rei. Lá, você pode contemplar o rio de uma perspectiva única! Passeie também pelos belos jardins que foram construídos por de Poitiers, especialmente pela sua impressionante fonte, recentemente restaurada.

Como visitar o castelo de Chenonceau

O castelo de Chenonceau, um castelo francês que atravessa um rio com sua estrutura em forma de ponte em arco. O edifício de pedra branca reflete-se nas águas calmas em um dia ensolarado.
Castelo de Chenonceau

3. Castelo de Villandry

Construído no século XVI, o castelo de Villandry é mais conhecido por seus magníficos jardins renascentistas, criados em padrões intricados. Este castelo foi construído sobre o local de uma antiga fortaleza, conhecida como Columbine até o século XVII, quando um alto funcionário do rei Francisco I construiu um novo castelo em torno de uma torre de menagem original do século XIV.

O principal destaque deste castelo é a sua horta ornamental, uma fusão incrível entre agricultura e design artístico, que muda com as estações do ano.

Como visitar o castelo de Villandry

Vista aérea de um jardim com intrincados padrões geométricos no castelo de Villandry
Castelo de Villandry Gardens

4. Castelo de Azay-le-Rideau

Situado em uma ilha no rio Indre, o castelo Azay-le-Rideau é um exemplo perfeito da arquitetura renascentista francesa, combinando influências italianas com o estilo francês. Este castelo do Vale do Loire também foi construído sob o reinado de Francisco I, para o financista do rei, Gilles Berthelot, que também era prefeito de Tours. No entanto, Berthelot fugiu do país com medo de perseguição por delitos financeiros e morreu antes da conclusão do castelo.

Construído sobre o rio Indre, é possível admirar o castelo de Azay-le-Rideau e seu reflexo espelhado nas águas fluviais No interior, você verá as belas salas como o salão Biencourt, que foi decorado para refletir como seria no século XIX, sob a propriedade do Marquês de Biencourt. Sua imponente lareira, móveis elegantes e decoração majestosa criam uma atmosfera incrível que faz você se sentir como se estivesse voltando no tempo.

Como visitar o castelo Azay-le-Rideau

O Castelo de Azay-le-Rideau, um castelo de pedra branca com torres cinzentas, ergue-se numa ilha rodeada por um fosso. A água reflete o edifício e, em primeiro plano, podem ver-se flores
Castelo de Azay-le-Rideau

5. Castelo de Blois

O próximo item da nossa lista é o imperdível castelo de Blois, um monumento que conta a história de quatro grandes épocas da França e da arquitetura francesa entre a Idade Média e o século XVII: a fortaleza medieval do século XIII, a ala gótica Luís XII do século XV, a ala renascentista François I do século XVI e a ala clássica Gaston, duque de Orléans.

Este castelo já hospedou diversos reis e rainhas (mais precisamente sete reis e dez rainhas!) e foi palco de vários eventos históricos fascinantes, incluindo o assassinato de Henrique I em 1588. Hoje, o castelo também abriga uma enorme coleção de arte, com mais de 35.000 obras.

Outra razão para visitar este castelo é o seu espetáculo de som e luz, durante o qual ele é iluminado com projeções fantásticas que contam sua história e dão nova vida à estrutura com mais de 600 anos.

Como visitar o castelo de Blois

Fachada exterior de uma ala do Castelo de Blois, com uma escadaria em espiral ornamentada em pedra no lado esquerdo do edifício. O castelo tem muitas janelas e um telhado cinzento, com um pátio empedrado em primeiro plano
Castelo de Blois

6. Castelo de Amboise

A cidade de Amboise possui, na verdade, três castelos do Vale do Loire: o Clos Lucé, o Gaillard e o Château Royal, ou castelo de Amboise. Este castelo já foi, inclusive, a residência do rei Carlos VIII, Ana da Bretanha e Francisco I. No entanto, é provavelmente mais conhecido por ser o local de sepultamento de Leonardo da Vinci, que morreu em 1519, tendo passado os últimos anos de sua vida no vizinho Clos Lucé, que na época era conectado ao castelo de Amboise por túneis subterrâneos.

No interior, você poderá explorar sua adega medieval, a torre Garçonnet, o Salão dos Lírios e muito mais. Além disso, situado a 40 metros acima do rio Loire, este castelo oferece belas vistas da região.

Como visitar o castelo d’Amboise

O castelo de Amboise, um grande castelo com uma fachada renascentista, está situado em uma colina com vista para o rio Loire. Uma ponte de pedra atravessa o rio, e o céu fica repleto de nuvens alaranjadas e amarelas ao pôr do sol ou ao nascer do sol
Castelo de Amboise

7. Castelo de Chaumont-sur-Loire

Com belas vistas ao longo do rio Loire, o castelo de Chaumont-sur-Loire é uma mistura fascinante de arquitetura medieval e renascentista. Fundado originalmente no século X por Odo I como uma fortaleza, foi posteriormente destruído por ordem de Luís XI após uma rebelião malsucedida do então senhor Pierra d’Amboise.

Reconstruído no século XV, o castelo ganhou notoriedade particular por sua associação com duas das mulheres mais poderosas da França: a já mencionada rainha Catarina de Médici e Diane de Poitiers. Após a morte de Henrique, Catarina de Médici não suportava ver Diane de Poitiers na posse de Chenonceau e forçou sua rival a trocá-lo por este Chaumont-sur-Loire, a fim de recuperar seu precioso castelo.

No interior, é possível explorar o lendário quarto de Catarina de Médici, onde a rainha-mãe outrora tramou intrigas da corte, e descubrir a famosa Galeria de Retratos, decorada no século XVII com 327 retratos de figuras notáveis, e o quarto de Diane de Poitiers, que ainda mantém a decoração refinada digna da amante mais poderosa da França. Se você se interessa por essa famosa rivalidade, uma visita ao castelo de Chaumont-sur-Loire é imperdível!

Como visitar o castelo de Chaumont-sur-Loire

Castelo de Chaumont-sur-Loire visto de frente, com várias torres redondas e nuvens cinzentas ao fundo.
Castelo de Chaumont-sur-Loire

8. Castelo de Angers

Construído originalmente no século X, este castelo do Vale do Loire foi inicialmente erguido para defender a região de Anjou dos invasores normandos. No entanto, este local já era utilizado como fortaleza desde a época dos romanos, devido à sua localização estratégica única. No século XIII, esta vasta fortaleza recebeu 17 torres imponentes, criando uma fortaleza impenetrável acima do rio Maine.

O castelo de Angers abriga a lendária Tapeçaria do Apocalipse, tecida no final do século XIV. Este enorme conjunto de tapeçarias apresentava 90 cenas do livro bíblico do Apocalipse e media impressionantes 140 metros. Embora parte da tapeçaria tenha sido destruída durante a Revolução Francesa, a maior parte dela foi incrivelmente preservada, sobrevivendo por quase 650 anos!

Como visitar o castelo d’Angers

O castelo de Angers, uma grande fortaleza medieval com várias torres redondas feitas de pedra cinza e branca listrada, é cercado por jardins bem cuidados com sebes e padrões florais. O castelo ergue-se sob um céu azul com algumas nuvens
Castelo de Angers

9. Castelo de Chinon

Como muitos outros, o castelo de Chinon é um reflexo da história da França, servindo como um importante local defensivo desde a época galo-romana. O primeiro castelo foi construído aqui no século X, por Teobaldo I, conde de Blois, em 954.

No século XII, esta fortaleza começou a assumir a sua forma atual e tornou-se a residência principal de Henrique II de Inglaterra no século XII, mas ganhou a sua maior fama como palco de um dos encontros mais lendários da história, quando Joana d’Arc veio em auxílio de Carlos VII, que se encontrava em dificuldades, e cuja profecia acabou por permitir que ele fosse coroado, mudando o curso da história francesa.

Admire a autêntica arquitetura medieval da fortaleza, com suas paredes maciças e a impressionante Tour de l’Horloge (Torre do Relógio), cujo relógio do século XV marca as horas há séculos. No interior, explore o Grand Logis (alojamentos reais) onde Carlos VII mantinha sua corte e visite o grande salão reconstruído onde Joana convenceu o rei cético a conceder-lhe um exército para levantar o cerco de Orléans.

Como visitar o castelo d’Angers

O castelo de Angers em primeiro plano com um céu rosa e roxo ao fundo
Castelo de Chinon

10. Castelo de Loches

Construído a 500 metros acima do rio Indre, o Château de Loches, do século IX, é um dos maiores castelos do Vale do Loire e um exemplo impressionante da arquitetura medieval francesa. A enorme fortaleza é dominada por sua imponente torre de menagem românica, a parte mais antiga do castelo, construída entre 1013 e 1035 por Fulk III, conde de Anjou. Hoje, é considerada uma das mais belas e melhor preservadas da Europa.

Além de suas formidáveis muralhas, os visitantes também podem descer às sinistras masmorras do castelo. Ao longo de corredores estreitos, você verá celas escuras e apertadas, onde várias figuras importantes foram mantidas presas ao longo da história. Entre essas figuras está Joana d’Arc, que ficou detida aqui por um breve período após sua fatídica captura em 1430.

Como visitar o castelo de Loches

Vista aérea do Castelo de Loches com a cidade ao fundo e várias árvores ao redor
Castelo de Loches

11. Castelo de Châteaudun

Elevando-se cerca de 60 metros acima do Vale do Loir, o castelo de Châteaudun teve início no final do século XII, quando Teobaldo V, conde de Blois, construiu sua enorme torre de menagem circular por volta de 1170. Ao longo dos quatro séculos seguintes, a fortaleza expandiu-se, tornando-se um dos castelos com maior diversidade arquitetônica da França, combinando estilos medievais, góticos e do início do Renascimento.

Sua transformação mais famosa ocorreu no século XV, sob o comando de Jean de Dunois, companheiro de Joana d’Arc, que converteu a fortaleza em uma residência principesca. Ele acrescentou a grandiosa Ala Dunois em um estilo gótico extravagante e encomendou a Sainte-Chapelle, uma capela com belos trabalhos em pedra e tetos abobadados.

No interior, os visitantes podem admirar as escadarias duplas abertas do castelo, a capela gótica de dois andares decorada com estátuas de santos e um afresco representando o Juízo Final bíblico. A ala Longueville, da época renascentista, construída pelos descendentes de Dunois no início do século XVI, completa este conjunto impressionante. Hoje, o castelo de Châteaudun é o primeiro castelo na estrada que liga Paris ao Vale do Loire, um lugar onde fortaleza e palácio se encontram em uma viagem vívida pela história da França.

Como visitar o castelo de Châteaudun

Vista aérea do castelo de Châteaudon rodeado por uma vila, vegetação e estradas
Castelo de Châteaudun

12. Castelo de Villesavin

O castelo de Villesavin foi construído entre 1527 e 1537 por Jean le Breton como residência para os nobres e artesãos qualificados que trabalhavam no castelo vizinho,  Chambord. Esta encantadora mansão serviu como residência e sede administrativa para o ambicioso projeto real, a apenas uma hora de viagem, cerca 9 quilômetros, de distância.

Projetado com a expertise de artesãos franceses e italianos, o castelo reflete as refinadas técnicas renascentistas de Chambord em uma escala menor e mais intimista, combinando praticidade e elegância para abrigar os arquitetos, supervisores e artesãos responsáveis por um dos maiores projetos de construção da França.

Hoje, os visitantes podem admirar seus fossos de contos de fadas, proporções harmoniosas e tranquilos espelhos d’água que refletem a fachada renascentista. No interior, os aposentos residenciais estão muito bem preservados, incluindo uma capela pintada e adornada com afrescos da época.

O impressionante pombal da propriedade, com centenas de ninhos, e sua coleção de carruagens puxadas por cavalos oferecem um vislumbre do passado funcional do castelo. Com sua mistura de luxo prático e detalhes artísticos, Villesavin oferece uma visão única da vida cotidiana dos artesãos renascentistas, onde funcionalidade e beleza coexistiam.

Como visitar o castelo de Villesavin

Castelo de Villesavin visto de frente, com um céu azul nublado ao fundo
Castelo de Villesavin

Beleza, história e tradições estão entranhadas nas paredes dos castelos do Vale do Loire. Sem dúvida, um plano imperdível para quem gosta de explorar as trajetórias e legados da França pelos séculos. E, se você quer completar ainda mais a sua viagem ao Vale do Loire, confira os melhores planos e atividades no catálogo completo da Civitatis.

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #França