Espanha

O que fazer em Málaga: 10 lugares de visita obrigatória

É uma das cidades mais bonitas da Andaluzia, mas... quais são os melhores planos na lista do que fazer em Málaga?
27 setembro 2025

Fundada pelos fenícios e banhada pelo Mare Nostrum (Nosso Mar, nome dado ao mar Mediterrâneo pelos romanos), Málaga brilha por si só. Com vestígios de várias civilizações, como a romana ou a muçulmana, a cidade andaluza oferece arte e cultura em abundância graças às suas atividades de lazer e ao seu centro histórico, repleto de monumentos de grande valor histórico. Não sabe o que fazer em Málaga? Na Civitatis, reunimos as informações mais relevantes para aproveitar este destino como ele merece.

Para uma primeira visita, recomendamos sempre começar participando de um free tour diurno por Málaga ou noturno. Dessa forma, você poderá conhecer a história dessas terras e terá um primeiro contato. Caso tenha poucas horas na região ou deseje ver os pontos turísticos imperdíveis em um único dia, o tour completo por Málaga com ingressos incluídas será a melhor opção.

Agora sim, vamos conhecer a cidade, começando pela sua rua principal e seguindo pelos monumentos mais próximos. Como sugestão de itinerário, descobriremos a melhor rota para visitar o centro de Málaga e também alguns lugares para comer e alguns planos mais flamencos. Vamos lá!

1. Calle Larios

Começaremos este passeio pela cidade andaluza na Calle Larios, a rua mais importante e famosa deste destino. Você sabia que é considerada uma das ruas mais elegantes de Espanha? É ladeada por diferentes edifícios nobiliários do século XIX e é totalmente pedonal, o que permite um passeio tranquilo e agradável.

Além de sua estética cuidada, a Calle Larios é um dos melhores lugares para fazer compras em Málaga. Inúmeras lojas de roupas, calçados e outros estabelecimentos de marcas populares estão dispostos nos 350 metros de extensão desta artéria malaguenha.

Evidentemente, qualquer época é boa para passear pela Calle Larios, mas é um lugar ainda mais mágico para quem visita Málaga no Natal. As luzes que decoram esta zona são realmente impressionantes. O tapete vermelho do Festival de Cinema de Málaga, os desfiles de alta costura da Larios Málaga Fashion Week ou as procissões da Semana Santa de Málaga são outros eventos importantes que acontecem aqui.

Um poste decorado com flores vermelhas no meio de uma rua em um dia claro
A Calle Larios é um dos locais mais famosos em Málaga

2. Mercado Central de Atarazanas

Vamos nos desviar ligeiramente da Calle Larios, para encontrar outro dos locais de visita obrigatória para fazer em Málaga, o Mercado Central de Atarazanas. É o centro culinário da cidade e neste local pode adquirir uma infinidade de produtos frescos e saborear tapas deliciosas. O que você acha de provar o típico ajoblanco? Sem dúvida que estamos a falar de um dos melhores locais para comer em Málaga.

Além do aspecto gastronômico, o edifício está classificado como Bem de Interesse Cultural por ser um dos maiores representantes da arquitetura do século XIX. Anteriormente, neste local havia estaleiros nazaríes e, posteriormente, serviu como armazém, hospital militar e até quartel. Curioso, não é? Só em 1870 é que foi criado o projeto definitivo para albergar o mercado de abastecimento que daria origem ao local que vemos hoje.

Pórtico de um mercado decorado com vários mosaicos com imagens de navios antigos
O Mercado Central de Atarazanas é um dos melhores locais para comer em Málaga

3. Catedral Basílica de la Encarnación de Málaga

Perto da Calle Larios também se ergue a Santa Igreja Catedral Basílica da Encarnação de Málaga. Trata-se de um dos monumentos mais característicos do Renascimento na Espanha e é apelidada de La Manquita. O motivo? A construção do templo levou mais de dois séculos devido a vários problemas de financiamento, o que fez com que algumas partes ficassem inacabadas, como os telhados e uma das torres. Apesar de tudo, durante muitos anos foi o segundo edifício mais alto da Andaluzia, superado apenas pela Giralda de Sevilha.

Devido à longa duração da sua construção, não só conserva detalhes renascentistas, mas também góticos e barrocos. No interior, destacam-se os bancos do coro da catedral de Málaga, o órgão, as abóbadas com mais de 40 metros de altura e o tesouro da catedral, com numerosas peças de arte de grande valor.

Com a visita guiada pela catedral e arredores, você descobrirá toda a história e curiosidades deste ícone religioso. Além disso, outra forma original de descobrir os segredos e curiosidades dos arredores do templo é participar de um tour por Málaga com óculos de realidade virtual.

A catedral de Málaga com sua torre e toda a sua fachada feita em pedra
A catedral de Málaga é um dos monumentos mais emblemáticos desta cidade andaluza

4. Museu Carmen Thyssen

Continuamos nossa rota e paramos em um dos museus mais importantes de Málaga: o Museu Carmen Thyssen. Esta coleção é imperdível para todos os amantes da arte, pois abriga uma das melhores exposições de pinturas do século XIX e início do século XX.

Como o próprio nome indica, o museu abriga uma importante coleção de obras pertencentes à família Thyssen, assim como acontece no Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, em Madri. Joaquín Sorolla, Francisco de Zurbarán, Eduardo Flórez Ibáñez e Eugenio Lucas Velázquez são alguns dos artistas presentes neste espaço.

O que você está esperando para reservar o seu ingresso do Museu Carmen Thyssen? Ao comprar a entrada online, você evita as filas nas bilheterias e tem acesso garantido. O museu fica dentro do Palácio de Villalón, bem no centro da cidade e a menos de cinco minutos a pé de outros locais importantes, como a Catedral ou a Calle Larios.

Uma placa com várias setas indicando a localização de vários museus e monumentos de Málaga
O centro de Málaga está repleto de museus e monumentos com grande valor histórico

5. Teatro Romano de Málaga

Nesta lista do que fazer em Málaga não poderia faltar um dos seus monumentos mais antigos. O Teatro Romano é um sobrevivente da Hispânia romana e foi construído no terreno onde antigamente existiam termas. Este sítio arqueológico tornou-se atualmente uma das atrações turísticas mais populares desta cidade andaluza.

Embora suas origens remontem ao século I, permaneceu oculto até o ano de 1951. As ruínas vieram à luz quando se realizavam os trabalhos necessários para a criação de uma área ajardinada do Palácio de Arquivos, Bibliotecas e Museus de Málaga. Inicialmente, pensava-se que se tratava de uma das portas da muralha romana, mas, à medida que as escavações avançavam, descobriu-se que se tratava deste incrível complexo de lazer.

O acesso ao recinto é totalmente gratuito tanto para os moradores locais quanto para os turistas. Não há desculpas para não visitá-lo!

Degraus de pedra da arquibancada de um teatro romano
O teatro romano de Málaga é um dos monumentos mais antigos da cidade

6. Alcazaba

Não podemos encerrar o capítulo sobre joias arquitetônicas sem mencionar a Alcazaba, construída estrategicamente nas encostas do monte Gibralfaro. Esta fortificação com torres de vigia e muralhas com ameias é um dos símbolos da Andaluzia e um monumento imperdível em Málaga.

Esta construção da época islâmica começou a ser erguida no século XI e é considerada uma das obras do período al-Andalus mais bem conservadas da Espanha. Palácios, pátios e belos jardins se estendem por este complexo que ocupa cerca de 15.000 hectares. É realmente surpreendente!

Para conhecer toda a história do recinto acompanhado de um guia, recomendamos as seguintes atividades:

Teatro romano de Málaga com as muralhas e as torres da Alcazaba ao fundo
A Alcazaba e o Teatro Romano de Málaga estão localizados a poucos passos de distância

7. Museu Picasso Málaga e Museu Casa Natal Picasso

Se há uma personalidade famosa ligada a Málaga, essa pessoa é Pablo Picasso. Ele foi um dos precursores do cubismo e é um dos artistas mais reconhecidos internacionalmente. Dado o grande legado deste ilustre artista, a cidade que o viu nascer abriga duas pinacotecas com suas obras mais influentes. São dois museus imperdíveis na lista do que fazer em Málaga.

Com a visita guiada pelo Museu Picasso, você poderá descobrir inúmeras curiosidades sobre as obras do famoso pintor. Você sabia que ele foi o inventor da colagem moderna? E que pintou seu primeiro quadro com menos de 10 anos? Ou que foi acusado de roubar a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci? Se preferir visitar esta exposição por conta própria, você pode adquirir online o ingresso do Museu Picasso Málaga.

Além disso, o Museu Casa Natal Picasso, como o próprio nome indica, está localizado na casa onde o artista cresceu. Nas diferentes salas, você poderá admirar o universo picassiano, conhecer como ele dedicava seu tempo livre e sua influência na política espanhola. Assim como no outro espaço, você pode decidir participar de uma visita guiada pelo Museu Casa Natal Picasso ou comprar o ingresso do Museu Casa Natal de Picasso.

Escultura de bronze de Pablo Picasso sentado em um banco no meio de uma praça
A Praça da Merced possui uma escultura muito realista que homenageia Pablo Picasso

8. Castelo de Gibralfaro

Duas extensas muralhas e quase uma dezena de torres fazem do castelo de Gibralfaro um recinto amuralhado único e um dos melhores monumentos da cidade. Sem dúvida, uma visita obrigatória para fazer em Málaga! Desde que foi construído, na época de Al-Ándalus, o objetivo da fortaleza era proteger a Alcazaba de qualquer ataque inimigo. De fato, chegou a ser uma das fortalezas mais impenetráveis da Península Ibérica.

Após a tomada de Málaga pelas tropas cristãs durante a Reconquista, o edifício serviu como residência temporária de Fernando, o Católico. Isso aumentou ainda mais seu interesse turístico. Para conhecer o complexo e descobrir todo o seu passado, nada melhor do que participar de uma visita guiada ao castelo de Gibralfaro.

Como se tudo isso não bastasse, o castelo é um dos melhores mirantes de Málaga e um dos lugares mais perfeitos para apreciar o pôr do sol. Daqui é possível ver perfeitamente a Catedral, o porto e a praia, entre muitos outros lugares. Você não vai parar de tirar fotos!

Uma jovem de costas para a câmera contemplando o horizonte de Málaga com vários edifícios, a torre da sua catedral e o mar
O castelo de Gibralfaro é um dos melhores mirantes de Málaga

9. Centre Pompidou Málaga

E das alturas, voltamos ao mar para nos aproximarmos do Centre Pompidou Málaga, um dos ícones mais característicos e reconhecíveis da cidade. É um dos espaços culturais mais importantes da capital da Costa do Sol e sua exposição permanente é especializada em obras dos séculos XX e XXI, com destaque para artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí ou Joan Miró.

Para admirar toda essa arte, basta comprar o ingresso do Centre Pompidou. Ao fazer a reserva online, você evitará as filas nas bilheterias e poderá acessar mais rapidamente esse complexo museológico.

Além disso, o Centre Pompidou fica muito perto do porto de Málaga, repleto de iates de luxo e com uma ampla oferta de restaurantes e lojas. E há mais! Por esta área se estende o parque de Málaga, um autêntico pulmão verde. Palmeiras, dragoeiros, bananeiras e outras espécies tropicais e subtropicais crescem nestes terrenos repletos de fontes e esculturas.

Estrutura cúbica e colorida do Centre Pompidou Málaga ao entardecer
O Centre Pompidou Málaga é uma das sedes do Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou

10. Bairro do Soho

Quando falamos de arte, não podemos nos limitar apenas ao Museu Picasso Málaga ou ao Centre Pompidou. O bairro do Soho se tornou, nos últimos anos, uma referência em termos de expressão artística. Este bairro fica a sudoeste do centro histórico, perto de outros locais emblemáticos, como o Mercado Central de Atarazanas ou a Calle Larios, mas, mesmo assim, passa despercebido por muitos turistas.

O que podemos ver no bairro do Soho, em Málaga? O distrito tornou-se um ícone da cultura underground, por isso não é de se estranhar que uma de suas grandes atrações sejam seus murais de street art. As ruas Tomás Heredia, Duquesa de Parcent, Comandante Benítez ou a Alameda Principal são alguns dos locais onde podemos encontrar obras coloridas nas fachadas de diferentes edifícios. Uma verdadeira galeria ao ar livre! O teatro do Soho e as lojas alternativas conferem ainda mais valor a esta zona.

Uma parede de tijolos vermelhos com letras pintadas em preto indicando Soho Málaga
O bairro de Soho é o bairro mais boêmio e alternativo de em Málaga

As melhores praias de Málaga

Se falamos das melhores praias de Málaga, La Malagueta merece uma menção especial. Seja no inverno ou no verão, é um lugar imperdível e um plano obrigatório para fazer em Málaga. Seja para desfrutar de um mergulho em suas águas ou simplesmente para passear pelo calçadão, esta área é imperdível.

La Malagueta é uma das praias urbanas mais famosas da Espanha. Tem aproximadamente um quilômetro de extensão de areia fina e dourada e está localizada bem no centro. Está equipada com todos os serviços necessários, desde espreguiçadeiras, chuveiros ou áreas de recreação infantil até uma infinidade de restaurantes. O que mais se pode pedir?

De qualquer forma, outros locais para desfrutar de um mergulho, embora um pouco mais distantes do centro histórico, são:

  • Praias del Palo.
  • Praia Baños del Carmen.
  • Praia de Pedregalejo.
  • Praia El Dedo.
  • Praia El Candado.

A propósito, falando em planos aquáticos, uma opção interessante e emocionante é fazer um passeio de catamarã pela baía de Málaga. Uma viagem agradável que permite descobrir este destino de uma perspectiva diferente.

Esculturas de areia dourada com letras indicando o nome da praia de La Malagueta
A praia de La Malagueta é perfeita para desfrutar de um dia de sol e relaxar

Arte flamenca em Málaga

A capital da província é um dos berços do flamenco na Espanha. As rondeñas, as jaberas e as malagueñas nasceram nesta região do sul. Por isso, é muito comum encontrar diferentes locais dedicados a espetáculos de sapateado e palmas no centro da cidade.

Você sabia que o flamenco foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade? Para apreciar a arte em seu estado puro, você pode assistir a um show de flamenco no tablao Alegría. Além disso, a cidade oferece aulas de flamenco, uma atividade muito divertida para entrar em contato com o espírito andaluz.

Quatro vestidos de flamenca pendurados em uma varanda
Assistir a um espetáculo de flamenco em Málaga é uma atividade altamente recomendada

Já sabe quais são os monumentos e locais mais emblemáticos para fazer em Málaga? A capital da Costa do Sol tem muito para oferecer aos turistas e aos locais. Reunimos aqui alguns imperdíveis, mas se quiserem mais, recomendamos consultar o catálogo completo e atualizado da Civitatis com todas as visitas guiadas e atividades para fazer em Málaga. Você encontrará desde free tours até transporte para explorar paisagens naturais e vilarejos nos arredores, como a excursão ao Caminito del Rey ou a excursão a Ronda e Setenil. A melhor maneira de aproveitar ao máximo este destino.

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #França