O que fazer em Madrid na primeira visita: 10 lugares imperdíveis
 
        A capital da Espanha encanta por sua incomparável riqueza cultural e histórica, por sua atmosfera acolhedora e elegante, por sua vida noturna e sua gastronomia. Se esta é a sua primeira experiência com o estilo de vida madrilenho, preparamos uma seleção com os 10 lugares imperdíveis para conhecer. Madrid reserva tantas surpresas incríveis que, ao final da sua viagem, você já vai estar planejando a próxima visita.
O que fazer em Madrid na primeira visita
1. O Triângulo de Ouro da Arte: os museus de Madrid
Se for a sua primeira viagem a Madrid, prepare-se para se apaixonar com os seus museus. Um dos pontos mais cobiçados é o famoso “Triângulo de Ouro” ou “Triángulo da Arte”, formado por um conjunto de três museus de destaque localizados ao longo do Paseo del Arte: o Museu do Prado, o Museu Reina Sofía e o Museu Thyssen-Bornemisza.
O Museu Nacional do Prado é uma verdadeira joia da arte mundial. Inaugurado em 1819, sua coleção reúne obras-primas da arte espanhola, flamenga, italiana e francesa, com destaque para obras de Diego Velázquez, Francisco de Goya, Sofonisba Anguissola e Rosa Bonheur. Reserve sua visita guiada para não perder nada desse museu, que é classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Já o Museu Reina Sofía é o reduto da arte moderna e contemporânea. Uma das incríveis obras é a prestigiada Guernica, de Picasso, mas abriga muitas outras obras de destaque. Do século XX até os dias atuais, o acervo reúne pinturas de Salvador Dalí, Joan Miró, Maruja Mallo, María Blanchard e grandes nomes internacionais como René Magritte e Kandinsky. Uma verdadeira imersão nos movimentos artísticos e nos acontecimentos históricos que você poderá descobrir em uma visita guiada ou explorando por conta própria, basta reservar o seu ingresso do Museu Reina Sofía.

O Museu Thyssen-Bornemisza completa o Triângulo de Ouro da Arte. Localizado no Palácio de Villahermosa, sua coleção particular foi formada a partir das aquisições da família Thyssen-Bornemisza e pertence ao Estado espanhol desde 1993. Entre as obras em exibição, destacam-se nomes como Sonia Delaunay, Angelica Kauffmann, Berthe Morisot, Van Gogh, Caravaggio, entre outros.
Você fará uma verdadeira viagem pela história da arte ocidental, do século XIII ao século XX, passando pelo Impressionismo e chegando às Vanguardas. Aproveite uma visita guiada repleta de curiosidades ou garanta o seu ingresso do Museu Thyssen-Bornemisza para explorar no seu próprio ritmo.
2. A Catedral da Almudena
Construída entre os séculos XIX e XX, a Catedral de Almudena é um monumento singular que reflete as transformações vividas pela cidade ao longo do tempo. Neste local já existiu uma das igrejas mais antigas da cidade e, antes disso, uma mesquita, até se tornar a catedral que conhecemos hoje.
A eclética arquitetura mistura elementos dos estilos neoclássico, barroco e neogótico. Seu edifício inclui ainda um museu de arte sacra, de onde é possível acessar a cúpula que oferece uma vista panorâmica de Madrid. Descubra a Catedral de Santa María la Real de la Almudena e o Palácio Real com esta visita guiada completa por dois dos maiores símbolos da capital espanhola.

3. O Palácio Real
Bem ao lado da catedral está o Palácio Real, cuja construção remonta ao século XVIII. É um dos maiores palácios do mundo! Residência oficial do chefe de Estado, o palácio é utilizado apenas para eventos cerimoniais, já que o rei e a rainha da Espanha moram atualmente no Palácio da Zarzuela. Este edifício imponente conta com mais de 3.000 salas e abriga uma impressionante coleção de obras de arte.
Você poderá visitá-lo reservando um ingresso do Palácio Real ou, se preferir conhecer tudo com mais detalhes, você poderá participar de uma visita guiada pelo Palácio Real por esse fascinante espaço. Como a Catedral de Almudena fica bem próxima, recomendamos reservar a visita guiada completa mencionada anteriormente, que permite combinar os dois monumentos em um só passeio.

4. O parque do Retiro
Antigamente reservado exclusivamente à realeza, o Parque do Retiro é hoje um dos maiores parques urbanos de Madrid aberto ao público. O lugar perfeito para passeios em meio à natureza e ao redor de seu grande lago, o Retiro também abriga espaços de exposição no belíssimo Palácio de Cristal. Um verdadeiro sopro de ar fresco no coração da cidade! Explore o pulmão verde de Madrid encantando-se com uma visita guiada pelo Parque do Retiro. Para uma experiência ainda mais divertida sobre duas rodas, você poderá fazer um tour de segway pelo Parque do Retiro.
Em uma das extremidades do parque está a Puerta de Alcalá, um dos antigos portões reais que davam acesso à cidade. Suas imponentes arcadas e esculturas decorativas simbolizavam o poder de Madrid no final do século XVIII.

5. A Plaza Mayor
Agora, vamos até a emblemática e histórica praça de Madrid: a Plaza Mayor. Construída durante o reinado do rei Filipe III, no início do século XVII, essa impressionante praça retangular em estilo barroco e herreriano é cercada por elegantes edifícios de três andares com varandas e nove arcadas perfeitas para passeios e fotos. No centro, destaca-se a majestosa estátua equestre do rei Filipe III, dando um toque imponente ao cenário.
A Plaza Mayor já foi palco de eventos importantes, desde condenações proclamadas na Idade Média até revoltas durante a Guerra da Independência Espanhola, e hoje é um local de encontro animado, repleto de lojas e restaurantes tradicionais. Olhando ao seu redor, você verá o edifício da Casa de la Panadería, famoso por seus afrescos representando cenas mitológicas.
Para conhecer mais sobre a história da capital espanhola a partir da Plaza Mayor, você pode participar de um free tour da Inquisição por Madrid. Se você estiver visitando Madrid pela primeira vez durante o período de Natal, recomendamos que faça um passeio pelo mercado natalino. Durante este tour natalino por Madrid, você verá as iluminações, as decorações, os locais típicos e aprenderá mais sobre as tradições, tudo com os símbolos das festas de fim de ano.

6. Os mercados cobertos
Em Madrid, você encontrará diversos mercados cobertos onde pode fazer uma refeição ou tomar uma bebida. São espaços de convivência muito frequentados tanto pelos madrilenhos quanto pelos visitantes. Esses mercados são verdadeiros templos da gastronomia, com estabelecimentos que oferecem pratos nacionais e internacionais.
A poucos passos da Plaza Mayor, por exemplo, está o Mercado de San Miguel, cuja origem remonta a 1916, quando funcionava como um mercado de produtos frescos. Hoje em dia, você pode sentar-se por ali e experimentar diferentes tapas e bebidas. O edifício chama a atenção por sua elegante arquitetura em vidro e ferro, além de oferecer degustações gourmet.
Se você busca uma experiência menos requintada, recomendamos o Mercado de San Fernando, localizado no bairro de Lavapiés. Essa opção mais alternativa mantém o espírito de um mercado local tradicional, mas com um toque gastronômico e cultural. É um mercado menos turístico, mas talvez o mais autêntico da cidade. Com estabelecimentos tradicionais, bares, comidas do mundo inteiro e até algumas curiosidades, como uma banca onde os livros são vendidos por peso. Parada obrigatória em uma primeira viagem a Madrid.

No bairro de Malasaña, o Mercado de San Idlefonso assemelha-se a um mercado de street food com sua arquitetura moderna em estilo industrial. Lá, você poderá saborear pratos de todo o mundo em uma estrutura de três andares. Vários eventos são realizados nesse espaço, de DJs a exposições de arte.
Não muito distante, no bairro de Chueca, está o Mercado de San Antón, famoso pela sua vida noturna badalada. Também distribuído em três andares, combina uma área gastronômica com um mercado tradicional. No último andar, há um restaurante com um terraço panorâmico, perfeito para tomar um drinque enquanto aprecia a vista da cidade.
Para completar sua exploração dos sabores espanhóis, você poderá reservar um tour de tapas por Madrid. E, se quiser colocar a mão na massa, por que não participar de uma aula de cozinha de tapas e paella em Madrid e aprender a preparar algumas das especialidades mais típicas do país?
7. A Gran Vía e a Plaza de España
É impossível visitar Madrid pela primeira vez sem passear pela famosa Gran Vía e pela Plaza de España. Essa grande avenida, apelidada de Broadway madrilenha, é provavelmente a mais movimentada da cidade e representa o verdadeiro coração comercial e cultural da capital. Datada do século XX, a Gran Vía concentra inúmeros hotéis, lojas, restaurantes e também teatros que recebem grandes produções musicais.
Em uma das extremidades da Gran Vía, você chegará à Plaza de España, onde se erguem dois dos arranha-céus mais altos de Madrid. No centro da praça, está o monumento a Miguel de Cervantes. Totalmente renovada em 2022, essa praça emblemática se transformou em um parque urbano moderno, sendo o lugar ideal para uma pausa entre dois passeios. Imperdível para quem quer conhecer o lado mais dinâmico e contemporâneo da capital espanhola.

8. Os bairros de Madrid
Cada bairro madrilenho tem a sua própria atmosfera. O centro histórico, cujos principais monumentos mencionamos nas seções anteriores, representa a realeza, a Espanha clássica e majestosa. Mas o que seria de Madrid sem os bairros de Malasaña, Chueca ou ainda La Latina? Explore o lado mais boêmio e festivo da cidade!
Malasaña é marcada pela arte alternativa e pela cultura underground. É o berço da Movida, um dos fenômenos culturais mais importantes da história moderna da Espanha. Esse movimento, que surgiu no final dos anos 1970, foi marcado por uma explosão de criatividade, liberdade e contracultura. Uma verdadeira celebração do fim da ditadura e da volta da democracia. Hoje, suas ruas estão repletas de lojas vintage, arte urbana e bares descolados. É o lugar perfeito para vivenciar a vida noturna madrilenha.
Perto de Malasaña está o bairro de Chueca, um dos principais redutos da comunidade LGBTQ+. Símbolo de tolerância e liberdade, Chueca tem uma atmosfera elétrica e artística. É lá que acontece, entre o final de junho e o início de julho, o Orgulho Gay de Madrid, um dos maiores festivais do orgulho do mundo. Você encontrará lojas de designers, livrarias, bares de tapas tradicionais, restaurantes modernos e uma vida noturna lendária, com muitos clubes e festas. No quesito patrimônio, destaca-se o Palácio de Longoria, com sua belíssima arquitetura modernista. Descubra esses dois bairros emblemáticos participando de um free tour por Chueca e Malasaña.

Descendo de Malasaña e atravessando a Gran Vía, você chegará a La Latina, outro bairro que você não pode perder em sua visita a Madrid pela primeira vez. Conhecido por suas ruas estreitas de origem medieval, terraços movimentados e uma atmosfera popular e acolhedora, La Latina abriga o famoso Rastro, o maior mercado de pulgas da cidade, que acontece todos os domingos, uma experiência imperdível em qualquer viagem à capital espanhola.
É também em La Latina que ocorrem algumas das festas populares mais importantes da cidade. Ao reservar um free tour por La Latina e Lavapiés, você descobrirá mais sobre esses bairros cheios de história e autenticidade.
9. A Casa de Campo
A Casa de Campo é o maior parque público de Madrid. Classificado como Patrimônio Cultural, ele possui, assim como o Retiro, um belo lago e inúmeros caminhos ideais para caminhadas tranquilas em meio à natureza. Na Casa de Campo, você encontrará até um teleférico que leva a um mirante com uma cafeteria, de onde é possível apreciar uma vista espetacular da cidade. Com quase 1.722 hectares, essa área abriga diferentes ecossistemas naturais e surpreende pela sua grande biodiversidade.
Originalmente, a Casa de Campo era uma propriedade de caça e lazer da realeza. Foi aberta ao público em 1931 e hoje é um dos parques mais apreciados pelos madrilenhos. Como o acesso é gratuito, recomendamos muito a visita para aproveitar o ambiente tranquilo, se afastar um pouco da agitação urbana e experimentar atividades diferentes. Lá, você também encontrará um parque de diversões, ideal tanto para crianças quanto para adultos. Viva uma experiência completa neste free tour pela Casa de Campo!

10. O tablao flamenco
Durante sua primeira viagem a Madrid, recomendamos que você conheça um tablao flamenco, uma verdadeira instituição cultural! Andaluzia é considerada o berço do flamenco e Madrid como sua capital atual. Esses locais, com um ambiente intimista, oferecem espetáculos em que música, dança e canto se misturam, criando um momento mágico e fora do tempo. Entre os tablaos mais renomados da cidade, destacam-se o Corral de la Morería, o Tablao Flamenco 1911, o Torres Bermejas, entre outros.
Sinta essa magia e energia intensa que move os artistas. Por isso, reserve agora mesmo um espetáculo cheio de paixão em um tablao flamenco! Alguns locais, inclusive, oferecem a opção de curtir a apresentação acompanhado de uma bebida ou de um jantar.
Agora que você já descobriu os 10 lugares imperdíveis para visitar em Madrid em uma primeira viagem, prepare o seu coração, pois é só o começo das muitas surpresas que a capital espanhola oferece aos seus visitantes. Por isso, convidamos você a continuar explorando cada lugar encantador que a cidade guarda. E, de acordo com seus interesses e preferências, você também poderá explorar uma grande variedade de atividades e experiências em nosso catálogo. Boa viagem!
 
									 
									 
									 
									