Europa

Mirantes de Lisboa: lugares para ter as melhores vistas da cidade

vue lisbonne
Selecionamos os 10 melhores mirantes de Lisboa para quem quer apreciar vistas incríveis enquanto explora a gastronomia, a natureza e a história da capital portuguesa
10 janeiro 2026

Lisboa é usualmente conhecida como a Cidade das Sete Colinas, o que significa que há imensos pontos estratégicos onde podemos subir e apreciar vistas panorâmicas desta maravilhosa cidade que brilha por si só. Mas o mais fascinante é a diversidade desses pontos. Em Portugal, os chamados Miradouros, são muito mais que varandas urbanas: uns são pontos de encontro para turistas e locais, são planos grátis com amigos, são lugares cheios de cultura local, são multidões que vêm à descoberta… e são refúgios secretos e alternativos, que pouca gente conhece, e outros até são experiências de luxo. Por isso, montei uma lista Top de Mirantes exatamente para mostrar esse mosaico de opções que a capital oferece, tanto os mais turísticos como pequenas joias secretas e alternativas que são igualmente fascinantes.

Mas nem só de colinas se fazem os mirantes. Esta lista tenta ser eclética e contém desde panoramas medievais a visões futuristas, incluindo tanto opções que são planos gratuitos como outros que são uma experiência de consumo. Tudo isso com a baía do Tejo como pano de fundo.

1. Mirante do Castelo de São Jorge

Na minha opinião, é amplamente recomendável começar a visita pela colina mais alta da cidade, no Castelo de São Jorge, que oferece um mirante com uma vista panorâmica de 360 graus. A partir daqui, é possível contemplar a imponência do rio Tejo, a mistura de arquitetura antiga e moderna, a vasta extensão de telhados alaranjados, a Baixa, as vielas mouriscas dos bairros antigos e até a icônica Ponte 25 de Abril. Este local é ideal para se sentir imerso no passado medieval da capital, oferecendo uma perspetiva única sobre a metrópole.

A visita ao castelo, embora paga, é justificada pelas múltiplas experiências que oferece para além das vistas. Você não só desfruta do privilégio de estar no bastião de vigia e defesa mais antigo da cidade, mas também têm acesso ao seu núcleo arqueológico. Um ponto de interesse divertido e único é a possibilidade de observar o horizonte de Lisboa em tempo real através de um periscópio, dentro de uma câmara escura que usa um sistema de lentes e espelhos.

Para acessar este mirante de Lisboa, o ingresso pode ser comprado individualmente ou usando o Lisboa Card. Para lá chegar, pode-se optar por uma subida a pé, desde as estações de metrô Rossio ou Martim Moniz, enfrentando as ruas e escadarias da colina, ou então utilizar um autocarro que para perto da entrada do castelo. Como alternativa, sugere-se o Mirante do Recolhimento, um local mais discreto e menos movimentado, situado no caminho para o castelo, na Rua do Recolhimento.

📍Onde fica o Castelo de São Jorge? R. de Santa Cruz do Castelo, 1100-129 Lisboa.

Vistas do Mirante do Castelo de São Jorge em um dia de sol
Mirante do Castelo de São Jorge

2. Mirante de São Pedro de Alcântara

O Mirante de São Pedro de Alcântara, situado no elegante Príncipe Real, é um jardim de dois níveis que oferece uma das vistas mais sofisticadas de Lisboa. A paisagem é deslumbrante, abrangendo desde o imponente Castelo de São Jorge, a histórica Sé Catedral e o movimentado centro da Baixa, tudo emoldurado por frondosas árvores e fontes refrescantes. É um local simples mas sofisticado, com vegetação e estátuas que rendem homenagem à imprensa portuguesa.

Este é um ponto ideal para um encontro social ao anoitecer. Recomendo tomar algo com os amigos enquanto o sol se põe e a cidade se ilumina, antes de começar a noite no vizinho Bairro Alto. A vista do horizonte iluminado à noite é inesquecível e adiciona um toque mágico à sua viagem. Uma dica imperdível é usar o mapa em azulejos do mirante para identificar todos os pontos turísticos que se estendem aos seus pés. O melhor? O acesso é totalmente gratuito.

Chegar aqui já é parte da experiência: uma agradável caminhada a partir do Chiado. Em alternativa, pode pegar um dos clássicos bondes da cidade ou um ônibus.

📍Qual a localização do Mirante de São Pedro de Alcântara? R. de São Pedro de Alcântara, 1250-238 Lisboa.

3. Mirante de Santa Catarina ou Adamastor

Conhecido localmente como Adamastor (devido à estátua do monstro mítico da literatura portuguesa que reside no centro da praça), o Mirante de Santa Catarina é um verdadeiro refúgio boémio. Este é o local de eleição para os lisboetas e os turistas que procuram um dos mais belos pores do sol da cidade, já que ele oferece uma vista limpa sobre a zona do porto, o majestoso Tejo e o Cristo Rei na margem sul.

A atmosfera aqui é descontraída e jovem, tornando-o um local popular e, por vezes, concorrido. Ao entardecer, a magia acontece, muitas vezes acompanhada por música de rua que complementa a vista panorâmica. É um excelente plano grátis para fazer com amigos: ideal para pegar algo de comer ou beber pelo caminho, chegar, sentar e desfrutar.

A sua localização estratégica, próximo ao Bairro Alto, torna-o outro ponto de encontro perfeito para começar a noite. Aproveite o pôr do sol vibrante e, em seguida, mergulhe na agitação da noite por excelência da capital Portuguesa que está a poucos passos de distância.

📍Qual o endereço do Mirante de Santa Catarina? Miradouro de Santa Catarina, 1200-012 Lisboa.

Vistas do Mirante do Adamastor em Lisboa em um dia de céu limpo
Mirante de Santa Catarina

4. Mirante da Nossa Senhora do Monte

O Mirante da Senhora do Monte, no bairro da Graça, é considerado um dos pontos de observação mais tranquilos. Inserido numa área predominantemente residencial, oferece deslumbrantes vistas de Lisboa que abrangem as zonas sul e oeste da cidade. A paisagem estende-se do Castelo de São Jorge até ao Martim Moniz, alcançando a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei e as cidades da Margem Sul. É um refúgio ideal para escapar da agitação e desfrutar de um momento de paz e intimidade, sendo aconselhável levar algo para comer ou beber, visto que há poucos serviços nas proximidades.

Além da experiência visual, os visitantes podem aproveitar para conhecer a Capela da Nossa Senhora do Monte, que se encontra na mesma praça do mirante. Além das vistas, o mais curioso é a estátua da Nossa Senhora em uma vitrina, permitindo aos visitantes desfrutar da paisagem num lugar carregado de simbolismo.

A subida até ao mirante pode apresentar-se desafiadora, mas a recompensa são as vistas imbatíveis que o lugar proporciona. Esse ponto é ideal para quem procura um passeio gratuito, com um plano para descansar e apreciar a cidade ou até ver o pôr do sol. Uma forma de lá chegar é baixar na estação de metrô Intendente e subir a colina até ao topo.

📍Onde está o Mirante da Nossa Senhora do Monte? Largo Monte, 1170-107 Lisboa.

Vistas do Mirante da Nossa Senhora do Monte ao pôr do sol
Mirante da Nossa Senhora do Monte

5. Mirante do Arco da Rua Augusta

Embora não esteja numa colina (na verdade, encontra-se no vale), a plataforma de observação no topo do Arco da Rua Augusta oferece uma perspetiva única do coração de Lisboa. Aqui, você terá não só uma experiência única de subir no arco mas também de contemplar vistas de Lisboa imbatíveis: de um lado, a majestosa Praça do Comércio e o Tejo brilham; do outro, a histórica Rua Augusta estende-se até ao Rossio. Perfeito para sentir a pulsação da Baixa e a grandiosidade da arquitetura pós-terramoto que define essa zona da cidade.

O acesso a este mirante panorâmico é feito por um elevador, seguido por um lance de escadas no interior do arco. Pessoalmente, acho impactante estar lado a lado aos pés (literalmente) das estátuas colossais que coroam o arco, um dos grandes símbolos de Lisboa. Para facilitar a sua experiência, você pode reservar o ingresso do Arco da Rua Augusta com antecedência. Para chegar, pode descer no metro Terreiro do Paço e caminhar poucos metros até lá, ou chegar num curto passeio desde o Rossio ou Baixa-Chiado.

📍Onde está o Arco da Rua Augusta? R. Augusta 2, 1100-053 Lisboa.

Detalhe de um pé de uma das estátuas do topo do Mirante da Rua Augusta, de onde se pode ver a Praça do Comércio
Detalhe de uma das estátuas do topo do Mirante da Rua Augusta

6. Mirante do Elevador de Santa Justa

Uma verdadeira joia da arquitetura do ferro do século XIX, projetada por um dos discípulos de Gustave Eiffel, o Elevador de Santa Justa não é só um meio de transporte para facilitar uma subida íngreme, mas também um mirante fabuloso no coração da cidade! A sua varanda superior liga a Baixa ao Bairro Alto e oferece uma vista frontal privilegiada e super-recomendada das ruínas góticas do Convento do Carmo (que ruiu com o grande terramoto) e as colinas circundantes.

A experiência de subir neste elevador neogótico por si só já vale a pena. Para otimizar os seus custos, saiba que a tarifa do elevador está coberta pelo Lisboa Card assim como pelo bilhete diário do sistema de transporte público.

📍Onde posso subir no Elevador de Santa Justa? R. de Santa Justa, 1150-060 Lisboa.

7. Parque Eduardo VII

O Parque Eduardo VII, apesar de não ser um mirante de Lisboa tradicional, oferece uma vista impressionante pela sua localização no topo da Avenida da Liberdade. Este anfiteatro verde exibe uma notável beleza geométrica, com uma perspetiva que se estende pelo Marquês de Pombal até ao estuário do Tejo. É o cenário perfeito para ver a zona mais moderna e cosmopolita da cidade a fundir-se com o brilho do rio. Além disso, na primavera, este parque costuma ser o anfitrião da Feira do Livro de Lisboa, o que o torna uma época ideal para desfrutar do evento e das vistas panorâmicas de Lisboa.

Esta é uma das maiores e mais tranquilas opções de planos gratuitos em Lisboa, ideal para quem já explorou o centro e busca uma vista panorâmica mais “verde” e a custo zero. A sua localização, próxima a grandes lojas, hotéis e ao metrô (parada Marquês), facilita o acesso. Para otimizar a sua visita e contemplar a vista sem esforço, sugerimos o Ônibus Turístico de Lisboa, que tem uma paragem estratégica no parque.

📍Em que zona se encontra o Mirante do Parque Eduardo VII? Alameda Cardeal Cerejeira, 1070-051 Lisboa.

Um dos mirantes do Parque Eduardo VII, em Lisboa
Mirante do Parque Eduardo VII

8. Mirante do Panteão Nacional (Igreja de Santa Engrácia)

Localizado em Alfama, no Campo de Santa Clara, o Panteão Nacional (ou Igreja de Santa Engrácia) oferece um terraço visitável no topo da sua imponente cúpula, proporcionando vistas soberbas sobre o labirinto de ruas e telhados do bairro e uma magnífica perspetiva sobre a imensidão do rio. No interior, você terá a oportunidade de visitar os túmulos de figuras ilustres de Portugal, incluindo o da lendária fadista Amália Rodrigues.

Para um roteiro ideal que combina cultura e vistas autênticas, suba ao terraço e aproveite o entorno. Recomendamos visitar o Panteão numa terça-feira ou sábado para combinar o passeio com a famosa Feira da Ladra (a feira de pulgas de Lisboa) que acontece à volta desse monumento. Para chegar, basta uma pequena subida desde a parada de Santa Apolónia. Você pode adquirir o ingresso do Panteão Nacional neste link.

📍Qual a localização do Panteão Nacional de Lisboa? Campo de Santa Clara, 1100-471 Lisboa.

Vistas do topo do Mirante do Panteão Nacional
Vistas do topo do Mirante do Panteão Nacional

9. Mirante da Pollux ou Terraço Editorial

Este é um dos meus “segredos” favoritos em Lisboa e, na verdade, é mais uma experiência de consumo do que um mirante tradicional. Se procura uma vista central sem subir as rampas mais íngremes, o Mirante do edifício da Rua dos Fanqueiros, 276, é o segredo mais bem guardado da Baixa. Se trata de um rooftop charmoso e descontraído, localizado no 8.º andar dos Armazéns Pollux, uma loja de artigos para o lar.

Aqui, você pode desfrutar de uma bebida e petiscos enquanto admira uma vista de cartão-postal diretamente sobre o mirante do Elevador de Santa Justa, do outro lado da avenida. É um dos melhores planos em Lisboa que combina compras, gastronomia e uma perspetiva espetacular.

📍Onde está o Mirante Pollux / Terraço Editorial? R. dos Fanqueiros 276 piso 8, 1149-031 Lisboa.

10. Mirante da Torre Vasco da Gama

Para uma vista de Lisboa que celebra a modernidade e a era dos navegantes, a Torre Vasco da Gama destaca-se como o edifício mais alto do país e um dos poucos observatórios na zona mais moderna da cidade. Situada no Parque das Nações, a torre, que hoje abriga um hotel de luxo, oferece uma perspetiva futurista e uma vista de 360 graus sobre a infinita Ponte Vasco da Gama e o estuário do Tejo. Visitar este mirante de Lisboa é uma experiência diferente, ideal para quem procura um panorama sofisticado e diferente da cidade tradicional.

Se as vistas históricas contam o passado da capital, esta visita mostra-lhe o seu futuro e desenvolvimento. É o local ideal para quem já explorou o centro e deseja conhecer a área revitalizada da Expo 98. Fica longe das colinas, mas é facilmente acessível pela parada de metrô Oriente. No entanto, saiba que este observatório cobra um ingresso, mas é bem acessível. Se preferir, também pode aproveitar as mesmas vistas na zona de bar ou até no restaurante de luxo que a torre abriga.

Para uma perspetiva aérea ainda mais única do Parque das Nações, sugiro também montar no teleférico de Lisboa.

📍Onde devo ir para subir no observatório da Torre Vasco da Gama? R. Cais das Naus 2 21.01, 1990-173 Lisboa.

Observatório da Torre Vasco da Gama e o teleférico da cidade
A Torre Vasco da Gama e o teleférico

11. Mirante dos Barros

O Mirante dos Barros é um tesourinho escondido e tranquilo, situado entre a Rua Damasceno Monteiro e a Calçada do Monte, perto do Mirante da Nossa Senhora do Monte. Embora muito menos famoso, ele oferece uma vista charmosa e menos turística sobre a cidade. A grande vantagem deste local autêntico é que você pode desfrutar deste panorama enquanto toma algo em alguma cafeteria ou cervejaria nas proximidades. Hora de relaxar!

Este é o mirante ideal para quem quer se sentir um verdadeiro lisboeta, longe do frenesí turístico. É um excelente plano gratuito em Lisboa e único se você valoriza a autenticidade e quer fugir das multidões.

📍Onde está o Mirante dos Barros? Calçada do Monte, 1100-361 Lisboa.

Vistas do Mirante dos Barros, em Lisboa, onde se vê o castelo de Lisboa e o Cristo Rei de Almada
Mirante dos Barros

12. Mirante do Centro Comercial do Martim Moniz

O Mirante do Centro Comercial do Martim Moniz, localizado no 6º andar deste edifício, é um dos refúgios alternativos mais vibrantes, jovens e cosmopolitas para apreciar Lisboa das alturas. Este rooftop oferece uma vista frontal e privilegiada para a imponente colina do Castelo de São Jorge. Recomendo aproveitar as vistas ao entardecer e à noite, no qual podemos encarar o castelo ilumado enquanto tomamos algo no bar que gere este terraço. O melhor para mim? Além de poder tomar um coquetel com estas vistas, também podemos aproveitar divertir-nos nas máquinas de arcade do estabelecimento.

Embora seja uma experiência de consumo, justifica-se pela perspetiva única sobre a colina mais icônica da cidade. A sua localização central e de fácil acesso, através da estação de Metro Martim Moniz.

📍Onde se encontra o Centro Comercial do Martim Moniz? Centro Comercial Martim Moniz, R. da Palma, 1150-333 Lisboa.

Qual é a vista mais bela de Lisboa?

Não posso indicar as vistas mais belas, porque é uma questão bem subjetiva. No entanto, posso indicar as mais clássicas da cidade: o mirante da Nossa Senhora do Monte decididamente oferece o cartão-postal mais típico da capital.

Qual o mirante mais alto?

O mirante da Torre Vasco da Gama encontra-se a 145 metros de altura. No entanto, daqui temos vistas para o oceâno e a parte mais moderna da cidade. Já o mirante da Nossa Senhora do Monte se encontra a cerca de 100 metros de altitude e encontra-se no coração da cidade, sendo o segundo mais alto da lista.

Visitar esta lista de Top de Mirantes de Lisboa é mergulhar no vasto mosaico de experiências que só esta cidade pode oferecer. Desde o Castelo de São Jorge à Torre Vasco da Gama vão quase mil anos de história e de vistas que contemplar. Quer procure um plano económico nas colinas ou uma vista exclusiva num rooftop, este guia é a sua chave para desvendar todas as facetas desta capital que brilha por si só. Não sendo uma lista exaustiva, já que Lisboa tem muitíssimo mais recantos, torres, colinas, subidas, rampas e escadarias que descobrir, e de onde ver a cidade, esta é uma pequena amostra do que esta capital brilhante oferece.

Mais em
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informamos que seus dados pessoais são tratados pela CIVITATIS nas condições indicadas a seguir: