Caribe

O que fazer na Jamaica: 12 planos imperdíveis

Ever wanted to visit paradise? Check out what to do in Jamaica with Civitatis, from beach activities to a reggae tour!
16 dezembro 2025

Existem inúmeras razões para visitar o paraíso ensolarado da Jamaica. A beleza natural, a rica cultura musical, a comida deliciosa e muito mais fazem desta ilha caribenha um destino de viagem imperdível para qualquer viajante. Se você está procurando aventura em Montego Bay, quer aprender sobre Bob Marley em Nine Mile ou comer o delicioso frango jerk em Kingston, a Civitatis oferece uma infinidade de passeios e experiências fantásticas para que você decida o que fazer na Jamaica! De locais imperdíveis como Dunn’s River Falls até atividades únicas como os tours sobre Bob Marley. Vamos nessa!

1. Fazer um tour do reggae por Kingston

Não há como elaborar um roteiro de o que fazer na Jamaica sem falar sobre um dos gêneros musicais mais famosos do mundo: o reggae. O estilo surgiu no final da década de 1960, com influências da música tradicional jamaicana, como ska, mento e rock steady. Nesse tour do reggae por Kingston, você descobrirá as ligações da cidade com o reggae, que, inevitavelmente, é mais associado à lenda da música Bob Marley. Como parte do passeio, você visitará o Museu Bob Marley, localizado na antiga casa do cantor.

Além disso, se você é apaixonado por reggae, não pode visitar Kingston sem passar por Trench Town, considerado o berço do rock steady e, claro, do reggae. Bob Marley viveu parte de sua vida nessa região e foi aqui que compôs alguns de seus clássicos mais emblemáticos.

A placa de entrada do Museu de Bob Marley, com um grande emblema circular com o retrato de Bob Marley e a inscrição “BOB MARLEY MUSEUM”. O emblema é sustentado por duas estruturas em um arco pintadas de vermelho, amarelo e verde.
Museu Bob Marley

2. Experimentar frango jerk

E quando o assunto é o que fazer na Jamaica, experimentar o famoso frango jerk é obrigatório. Afinal, se você visitar o país sem provar esse clássico, será que conheceu mesmo a Jamaica? O prato é preparado com o tradicional tempero jerk jamaicano, uma mistura de pimenta, pimentão, tomilho, alho, gengibre e várias outras especiarias, que é esfregado no frango antes de ir ao fogo. Geralmente, ele é assado sobre lenha de pimentão, o que garante um sabor intenso, picante e com um toque irresistível de defumado.

Uma porção individual de frango jerk tem 113 gramas e os acompanhamentos geralmente estão disponíveis por um custo adicional. Você frequentemente verá pão, batata-doce, banana-da-terra, legumes cozidos no vapor e bammy (pão achatado frito feito de mandioca). Mas não se preocupe. Tudo é delicioso.

Você não come frango? Sem problema. Na Jamaica, é comum encontrar o jerk preparado com carne de porco, camarão, coelho e até opções vegetarianas, como tofu!

Frangos inteiros sendo assados em uma grande churrasqueira ao ar livre, enquanto a fumaça sobe da carne. Feita de metal e madeira, a churrasqueira ocupa quase toda a cena e, ao fundo, é possível ver parcialmente uma pessoa trabalhando.
O famoso e renomado frango jerk

3. Descubrir a cultura maroon em Charles Town

Se você está pesquisando o que fazer na Jamaica, conhecer a história dos maroons é uma das experiências culturais mais enriquecedoras do país. O termo “maroon” se refere aos escravos que fugiram das plantações no início do século XVII e formaram assentamentos independentes, muitos deles nas montanhas do leste da ilha. Um desses assentamentos é Charles Town, que foge ao padrão por não estar escondido nos vales montanhosos, mas sim nas planícies costeiras, perto de Buff Bay.

Com a Civitatis, você pode fazer um passeio de um dia até Charles Town. Durante a visita, é possível conhecer o Museu Maroon de Charles Town e mergulhar na fascinante, e muitas vezes turbulenta, história dessa comunidade. A experiência inclui apresentações de música e dança tradicional dos maroons. Se desejar, você ainda pode provar a culinária local.

A Civitatis oferece excursões de um dia para Charles Town saindo de várias cidades da Jamaica, facilitando a inclusão dessa experiência no seu roteiro.

4. Cruzeiro noturno na Lagoa Luminosa

Se você está montando sua lista de o que fazer na Jamaica, a encantadora e quase mágica Lagoa Luminosa não pode ficar de fora. Localizada nos pântanos de Trelawny, entre Rock e Falmouth, essa lagoa já foi, no passado, um importante ponto de desembarque: grandes navios vindos da Inglaterra transferiam aqui suas cargas para embarcações menores, que seguiam rio abaixo e retornavam com açúcar, rum e outros produtos jamaicanos destinados à exportação.

Hoje em dia, a lagoa não serve mais ao comércio. Sua fama vem de um fenômeno natural único. Milhões de dinoflagelados vivem nessas águas e, quando movimentados, emitem um brilho azul-esverdeado hipnotizante, transformando qualquer toque na água em um espetáculo luminoso. É uma das experiências mais impressionantes do país. Com a Civitatis, você pode conhecer a Lagoa Luminosa em um cruzeiro noturno saindo de Runaway Bay ou Falmouth, e ainda terá a chance de nadar e vivenciar esse brilho mágico de perto.

Cena noturna em que a escuridão destaca um corpo d’água com áreas de brilho azul intenso, revelando a bioluminescência. O céu estrelado se estende acima, enquanto luzes suaves aparecem ao longe no horizonte.
A Lagoa Luminosa

5. Conhecer o Chukka Good Hope

O Chukka Outpost em Good Hope é uma propriedade única de 2.000 acres em Falmouth, dedicada a experiências de aventura em um cenário natural inesquecível. Salte do topo de cachoeiras, mergulhe em piscinas naturais, faça rafting em jangadas de bambu ao longo do rio… É realmente uma experiência excepcional e um dia perfeito para passar com a família ou amigos. Não deixe de incluir uma excursão ao Chukka Good Hope no seu roteiro de o que fazer na Jamaica!

6. Explorar o Blue Hole na selva jamaicana

O Blue Hole é um verdadeiro refúgio natural no meio da selva jamaicana e uma das experiências mais especiais para incluir na sua lista de o que fazer na Jamaica. Diferente de lugares mais comerciais, como Dunn’s River (que também tem seu charme), o Blue Hole costuma ser bem menos movimentado. Perfeito para quem busca tranquilidade durante a viagem.

Formado por uma série de piscinas naturais de calcário em um azul vibrante, o Blue Hole é ideal para um mergulho refrescante, saltos de penhasco, balanços de corda e até a exploração de pequenas cavernas. Prepare um lanche leve e aproveite ao máximo este paraíso. A Civitatis oferece uma excursão de um dia ao Blue Hole saindo de Ocho Rios, perfeita para quem quer viver essa experiência inesquecível.

Uma piscina natural de águas límpidas e cristalinas em tons de azul esverdeado, rodeada por árvores e vegetação densa. Pequenas cachoeiras caem suavemente na água, enquanto trepadeiras pendem da folhagem ao redor, completando o cenário paradisíaco.
O Blue Hole

7. Alugar um jet ski em Montego Bay

Uma das áreas mais luxuosas da Jamaica, Montego Bay é uma opção popular entre os visitantes. A uma curta distância de carro do aeroporto, aqui você encontrará praias de águas cristalinas (confira a Doctor’s Cave Beach), muitos resorts, a agitada Hip Strip, repleta de lojas, restaurantes, bares e muito mais.

Uma das nossas atividades favoritas em Montego Bay é aproveitar o aluguel de jet ski em Montego Bay, uma experiência emocionante que não pode faltar na sua lista de o que fazer na Jamaica. É a maneira perfeita de sentir a adrenalina enquanto desfruta das vistas deslumbrantes da costa caribenha da Jamaica!

Vista aérea de Montego Bay com espreguiçadeiras na praia e alguns barcos no oceano azul profundo
A vista de Montego Bay

8. Tour do Bob Marley em Nine Mile

Voltando a Bob Marley, o Rei do Reggae e uma das figuras mais icônicas da Jamaica, nao deixe de fazer este tour do Bob Marley em Nine Mile saindo de Ocho Rios. Você vai conhecer a sua cidade natal, no norte da ilha. Trata-se de uma visita obrigatória para incluir na sua lista de o que fazer na Jamaica.

No passeio, é possível visitar a casa da família onde ele nasceu e conhecer artefatos de sua juventude. Você também aprenderá sobre o movimento rastafári, um importante movimento religioso e cultural que marcou a vida do artista. Além disso, a visita inclui o túmulo de Bob Marley, um local de grande devoção para os fãs, antes do retorno a Ocho Rios.

Uma estátua de bronze de Bob Marley, representado segurando um violão e com seus dreadlocks. A estátua é vista de um ângulo baixo, com o céu nublado ao fundo.
A estátua de Bob Marley

9. Street art por Kingston

Uma das partes mais legais de visitar Kingston é sua vibrante cena de arte de rua, uma parada obrigatória para quem busca o que fazer na Jamaica. A Water Lane é o ponto mais proeminente para explorar essa arte colorida, que muitas vezes reflete o ambiente social, cultural e político da cidade.

Neste tour de street art por Kingston, você explorará a Water Lane com um guia que discutirá cada obra em detalhes, fornecendo contexto adicional para que você possa entender seu significado local e como elas se relacionam com a vida cotidiana, a cultura, a música e a política da comunidade.

Um mural de parede que retrata diversos retratos de músicos e personalidades culturais jamaicanas famosas, incluindo Bob Marley, sobre um fundo de cor clara. Algumas figuras aparecem tocando instrumentos ou cantando.
Street Art em Kingston, na Jamaica

10. Climb Dunn’s River Falls

Um dos tesouros naturais mais emblemáticos da Jamaica, as Cataratas do Rio Dunn são um dos pontos mais famosos do país, com impressionantes 180 metros de altura. Diz a história que este foi o cenário da lendária batalha de “Las Chorreras”, travada em 1657 entre os ingleses e a força expedicionária espanhola de Cuba pela posse da ilha. A vitória ficou com os ingleses.

Ao visitar as cataratas, você poderá observar como a erosão desse rio antigo formou mini terraços, conferindo às quedas d’água um visual único e permitindo que os visitantes atravessem a água com facilidade. Não deixe de se refrescar com um mergulho nessas águas cristalinas enquanto aprecia a exuberante natureza ao redor. Um verdadeiro paraíso e uma experiência imperdível do que fazer na Jamaica!

Cascatas do rio Dunn, uma série de cachoeiras em degraus que fluem sobre grandes rochas, cercadas por uma vegetação exuberante. Uma passarela de madeira e corrimãos são visíveis em primeiro plano, com árvores emoldurando a vista.
As cascatas do rio Dunn

11. Tempero jamaicano na Appleton Estate

Como chegamos até aqui sem mencionar o rum jamaicano? A Jamaica é, na verdade, o maior produtor de rum do Caribe. Conhecido localmente como hogo ou funk, o rum jamaicano é mais encorpado que outros, com notas de frutas tropicais, especiarias e melaço.

Uma excursão a Appleton Estate saindo de Negril é uma excelente maneira de conhecer de perto o processo de produção do rum jamaicano, tornando-se uma experiência imperdível do que fazer na Jamaica. Além disso, o tour inclui aventura extra com tirolesa e passeio de barco pelo Rio Negro. Uma combinação perfeita de cultura, sabor e emoção!

A propriedade Appleton Estate, na Jamaica, com vários equipamentos e nuvens ao fundo.
A Appleton Estate

12. Explorar Port Royal

O último item da nossa lista de o que fazer na Jamaica é a fascinante Port Royal, uma atração turística popular no país, conhecida por ter sido um reduto de piratas, localizada na foz do porto de Kingston. Esta cidade portuária foi fundada pelos espanhóis em 1494 e, durante algum tempo, foi a maior e mais proeminente cidade das Caraíbas, atuando como centro comercial da região. Com o tempo, a cidade portuária foi ocupada por corsários ingleses e holandeses, muitos dos quais se tornaram piratas, acabando por transformar esta cidade num posto avançado pirata no século XVII.

Confira este tour por Port Royal saindo de Kingston para descobrir por si mesmo a fascinante história desta cidade, acompanhado por um guia especializado.

Aí está! Essas são 12 ótimas atividades para conferir na Jamaica. Como você pode ver, há uma variedade maravilhosa de coisas para fazer, dependendo dos seus interesses! Ainda está tentando descobrir o que fazer na Jamaica? Confira mais tours e visita guiadas na Jamaica com a Civitatis!

Mais em
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informamos que seus dados pessoais são tratados pela CIVITATIS nas condições indicadas a seguir:

Posts mais lidos #Jamaica

Mais lidos #Jamaica