Geral

Lugares para viajar em 2026: conheça 10 destinos subestimados

Confira a seleção da Civitatis dos lugares para viajar mais subestimados em 2026 e planeje a sua próxima aventura!
11 janeiro 2026

Em 2025, o mundo está mais conectado do que nunca, com mais informações e inspiração para conhecer destinos do que as gerações anteriores jamais poderiam imaginar. No entanto, é surpreendente quantos lugares para viajar permanecem relativamente desconhecidos ou, pelo menos, subestimados. Alguns viajantes procuram esses lugares mais tranquilos e evitam os pontos turísticos mais populares para não terem que enfrentar filas e poderem desfrutar de uma experiência autêntica.

Essa mudança de preferência não é apenas uma questão de gosto pessoal: o turismo irresponsável ou o excesso de turistas podem ter impactos negativos nas cidades e vilas. As comunidades locais são frequentemente as que acabam sofrendo com o aumento dos preços, o excesso de gente nas ruas e, por fim, com as pessoas sendo expulsas do lugar que chamam de lar.

Como viajantes, uma forma de ajudar é visitar locais que procuram mais visitantes e que beneficiarão com o nosso turismo. Como posso encontrar destinos pouco populares para as minhas próximas férias? Bom, hoje, na Civitatis, fizemos uma lista com alguns destinos turísticos subestimados que você pode considerar para as suas viagens em 2026! Vamos lá!

1. Salamanca, Espanha

Para a maioria dos viajantes que visitam a Espanha, as principais cidades como Madrid, Barcelona e Málaga são as escolhas mais óbvias. Embora isso seja perfeitamente compreensível, significa que grande parte da Espanha não é explorarada pelos visitantes internacionais. Uma dessas cidades que não recebe tanta atenção quanto merece é Salamanca.

Esta cidade estudantil, classificada pela Unesco, é o lar da primeira universidade da Espanha, que remonta a 1218. No entanto, Salamanca tem muito mais a oferecer do que sua famosa universidade. Em termos de patrimônio arquitetônico, a cidade também abriga uma das mais belas Plaza Mayor de todo o país.

Além disso, conta com as icônicas catedrais geminadas, a Catedral Velha e a Catedral Nova, datadas dos séculos XII-XIII e XVI-XVII, respectivamente. Embora ambos os templos sejam impressionantes à sua maneira, a Catedral Nova é incrivelmente grandiosa e ornamentada, com entalhes intricados em todo o seu exterior e ostentando um belo coro e dois órgãos magníficos. Sendo assim, não deixe de incluir Salamanca na sua lista de lugares para viajar em 2026!

Catedral de Salamanca vista de longe, com árvores em primeiro plano
Catedral de Salamanca

2. Madagascar

Seguindo agora para uma ilha na costa leste da África, Madagascar é um lugar para viajar muito subestimado. Um dos países mais seguros do continente, esta nação insular fica na costa sudeste do Chifre da África e é famosa por sua fauna deslumbrante, paisagens únicas e praias incríveis.

Um dos locais mais famosos e fotografados do país é a Avenida dos Baobás, uma parte particularmente impressionante da paisagem de Madagascar, caracterizada por suas árvores de baobá de tronco grosso (conhecidas localmente como renala ou reniala), que só são encontradas em Madagascar e estão em perigo de extinção. Se você estiver hospedado em Morondava, poderá facilmente ver essas árvores maravilhosas nesse tour ao entardecer pela Avenida dos Baobás.

Outra espécie muito apreciada, que só existe em Madagascar é o lêmure. Existem mais de 100 espécies de lêmures, e todas elas são endêmicas de Madagascar. A melhor maneira de ver essas impressionantes criaturas é nesta excursão privada às reservas de Analamazoatra e Vakona, na qual você aprenderá tudo sobre os lêmures e poderá ver alguns deles com seus próprios olhos! Será que você vai encontrar com o Rei Julien ou com o Maurice?

Avenida dos Baobás em Madagascar, com várias árvores baobás imponentes ao longo de uma estrada de terra batida com pessoas a caminhar
Avenida dos Baobás

3. Bogotá, Colômbia

É verdade: Bogotá é a capital da Colômbia, mas isso não significa que não seja subestimada. Para a maioria dos turistas que visitam o país, Medellín, Cartagena e San Andrés são os destinos mais populares, deixando a cidade mais moderna e metropolitana fora da lista de lugares para viajar populares. Esta cidade extensa está situada bem no alto dos Andes, a 2.600 metros acima do nível do mar.

Hoje, a Plaza de Bolívar é o coração da cidade, cercada por alguns de seus edifícios mais importantes, como a Prefeitura, o Capitólio Nacional e a Catedral de Bogotá. No entanto, a cidade foi fundada em 1538 em uma área conhecida como La Candelaria. Nessa área, você encontrará uma bela arquitetura colonial espanhola ao longo das ruas mais antigas da cidade, com fachadas coloridas. Aqui, você também encontrará os museus mais famosos da cidade, incluindo o Museu do Ouro.

Para conhecê-los, junte-se a nós nessa visita guiada ao Museu do Ouro e à La Candelaria, ou opte por esse tour da cultura colombiana, durante o qual você desfrutará de uma visita ao centro histórico acompanhado por um guia que lhe contará tudo sobre a fascinante história da cidade como um todo, desde suas raízes indígenas até a colonização espanhola e a cidade como ela é hoje.

Um movimentado mercado de rua em La Candelaria, Bogotá, Colômbia, com guarda-chuvas coloridos e vendedores sob uma montanha íngreme coberta de neblina
Bogotá, Colômbia

4. Sofia, Bulgária

O próximo destino da lista de lugares para viajar em 2026 é Sofia, na Bulgária. Essa joia da Europa Oriental é altamente subestimada! À primeira vista, essa cidade pode não impressionar, já que, para muitos, a arquitetura é bastante monótona e não há muitos pontos turísticos para descobrir. No entanto, Sofia ainda tem muito a oferecer, graças à rica cultura e história fascinante que podem ser descobertas nas ruas com as street arts e nas ruínas antigas da cidade. A cidade também é muito acessível para os padrões europeus e um bom local para fazer uma excursão a outras joias búlgaras.

Na própria cidade, Serdica Antica é um sítio arqueológico que remonta à Roma Antiga. Aqui, você pode descobrir o passado romano pouco conhecido de Sofia bem no centro antigo da cidade. Passarelas de vidro revelam estradas romanas e banhos termais sob a cidade moderna.

Outros destaques incluem a mesquita Banya Bashi, a sinagoga de Sofia e a sede do Partido Comunista Búlgaro. O destaque arquitetônico da cidade, no entanto, é a catedral Alexander Navsky, um belo edifício ortodoxo em estilo neobizantino. Você pode ver tudo isso e muito mais como parte desse free tour por Sofia, na Bulgária.

A impressionante fachada listrada em preto e branco do Mosteiro de Rila, na Bulgária, um complexo de arquitetura ortodoxa ornamentada rodeado por árvores outonais
Mosteiro de Rila

Como mencionamos, há uma infinidade de excursões saindo de Sofia. Uma de nossas principais escolhas é o Mosteiro de Rila. Conhecido como o “coração espiritual da Bulgária”, este mosteiro ortodoxo é um Patrimônio da Humanidade da Unesco, com uma história que remonta ao século X. Essa excursão ao Mosteiro de Rila + Caverna Ivan Rilski da Civitatis permitirá que você descubra este local por conta própria, bem como as cavernas onde seu fundador, São João de Rila, passou mais de sete anos de sua vida.

Outra ótima opção é a excursão às rochas de Belogradchik, na qual você conhecerá a sua fortaleza, uma construção romana com quase 2.000 anos que foi inicialmente construída para vigilância. Ela se expandiu ao longo dos séculos, tornando-se eventualmente uma importante fortificação. No passeio, você também verá a cidade, bem como a famosa formação rochosa de Belogradchik.

5. Kotor, Montenegro

Montenegro é um pequeno país com infinitas belezas naturais nas cadeias montanhosas e no mar Adriático, além de muito charme cultural. Apesar disso, Montenegro ainda figura entre os lugares para viajar mais subestimados do mundo.

Um lugar perfeito para começar é Kotor, uma joia listada pela Unesco com uma baía cintilante, muito charme e cercada por muralhas antigas. Repleta de história, você pode passar horas vagando alegremente por suas ruas sinuosas de paralelepípedos a pé, explorando palácios venezianos, pátios sombreados e igrejas de pedra.

De manhã, você sentirá o cheiro de burek fresco saindo das padarias. Para começar o dia como um morador local, compre um para comer com seu café enquanto explora a cidade. Quando você já conhecer um pouco mais de Kotor, saia para o mar nesse passeio de barco privado pela baía de Kotor.

De volta à terra firme, um dos verdadeiros destaques para mim foi o Museu Marítimo. O edifício é impressionante por si só, mas as exposições fazem um excelente trabalho ao contar a história de Kotor como um porto histórico e mostrar como a identidade da cidade está profundamente ligada ao mar.

Um restaurante ao ar livre com vista para a Baía de Kotor, em Montenegro, com mesas postas e um cenário de casas tradicionais de pedra e montanhas verdes
Desfrute de uma refeição deliciosa na baía de Kotor

Outro destaque de Kotor (se você estiver disposto a fazer um pouco de exercício) é a caminhada até a Fortaleza de São João. A trilha leva você até o alto da Cidade Velha, de onde é possível avistar toda a baía. A fortaleza existe de alguma forma desde os tempos pré-romanos e foi posteriormente reconstruída pelos bizantinos e venezianos, com reparos feitos após vários ataques e terremotos.

Dica: as vistas da Fortaleza de São João são deslumbrantes a qualquer hora do dia, mas tente subir ao pôr do sol para ter a melhor experiência.

6. Tiradentes, Minas Gerais

No coração de Minas Gerais, Tiradentes é um dos meus lugares para viajar favoritos, mas, apesar de ser encantadora, é um destino subestimado. Suas ruas de pedra, sua arquitetura colonial preservada e seu clima acolhedor combinadas com a rica história, charme e tranquilidade, longe do ritmo acelerado e das multidões de grandes centros turísticos, tornam a cidade um imperdível lugar para viajar em 2026 e uma das melhores cidades turísticas de Minas Gerais.

Além do clima colonial, que pode ser respirado em toda a cidade graças à arquitetura dos casarões e igrejas barrocas, Tiradentes também é uma ótima cidade para desfrutar da deliciosa gastronomia mineira. Não deixe de provar o tutu de feijão, frango com quiabo, leitão à pururuca e, claro, o doce de leite local.

Para quem ama história, visitar a cidade é um plano quase obrigatório. Palco de um dos eventos mais importantes da história brasileira, a Inconfidência Mineira, a cidade recebeu o nome (na verdade, o apelido) do mártir, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Visite a imponente igreja Matriz de Santo Antônio, com seu interior ricamente decorado, o museu de Sant’Ana e a charmosa Praça Largo das Forras contam a história da cidade e do período colonial.

Se estiver em Ouro Preto, pode aproveitar para fazer essa excursão a Tiradentes e São João Del-Rei ou essa excursão a Tiradentes com passeio de Maria Fumaça.

Vista da igreja Matriz de Santo Antônio, o templo católico mais antigo e principal de Tiradentes no cume da rua de pedras cercada de casas coloniais
Tiradentes

7. Mazatlán, México

Na costa do Pacífico mexicano, Mazatlán é um dos lugares para viajar mais bem guardados do país. Famosa por suas praias douradas, seu charmoso centro histórico e seu animado calçadão, é a combinação perfeita entre a vida ensolarada de um resort e a autêntica cultura mexicana, sem as multidões, os preços altos de lugares como Cancún.

Uma das alegrias de Mazatlán é passear pelo seu belo Malecón, um calçadão que se estende por cerca de 20 quilômetros ao longo da costa, passando pelo centro da cidade. Ao longo do caminho, você certamente encontrará artistas de rua tocando Banda (música tradicional de Sinaloa), além de vendedores oferecendo frutas frescas, bebidas e, é claro, peixe.

Mazatlán é conhecida por seu maravilhoso peixe fresco. Ceviche picante, tacos al gobernador (de camarão frito com queijo), pescado zarandeado (peixe grelhado)… os frutos do mar são fundamentais para a identidade de Mazatlán, e esta cidade é um dos melhores lugares do país para saboreá-los, seja na praia ou em um restaurante sofisticado.

Outra atração imperdível em Mazatlán é visitar seu centro histórico, que reflete a história da cidade como um importante porto no século XIX. Do deslumbrante Teatro Angela Peralta ao animado coração da cidade antiga na Plaza Machado, passando pelo Mercado Pino Suarez… esta cidade tem personalidade de sobra e ainda é incrivelmente pouco visitada por turistas internacionais.

Um calçadão à beira-mar vibrante em Mazatlán, México, ao pôr do sol, com edifícios costeiros iluminados e ondas batendo suavemente na praia
A costa de Mazatlán

8. Tallinn, Estônia

A capital da Estônia, Tallinn, é uma das cidades mais charmosas da Europa e, ainda assim, por alguma razão, raramente se ouve falar de pessoas que a visitam. A Cidade Velha de Vanalinn permaneceu praticamente inalterada desde o século XIII, ainda seguindo seu traçado medieval original e cercada pelas imponentes Muralhas de Tallinn.

Entre pela Grande Porta da Costa, com mais de 600 anos, e siga para a igreja de Santo Olavo, que já foi um dos edifícios mais altos do planeta no século XVI. Suba até o topo para ter uma vista fantástica desta cidade antiga. Confira também a catedral Ortodoxa Alexander Nevsky, o Castelo Toompea e o edifício rosa brilhante do parlamento da cidade.

Além da cidade velha, visite Kalamaja, definitivamente a área mais legal da cidade. O bairro, que antigamente era um distrito de pescadores, agora é conhecido por suas casas de madeira coloridas, cafés criativos, cervejarias artesanais e algumas obras de street art realmente impressionantes.

Outra atração imperdível em Tallinn é uma visita aos Jardins Japoneses, um espaço verde incrivelmente tranquilo no Parque Kadriorg. Projetados por Masao Sone, esses jardins combinam a estética japonesa com o cenário natural da Estônia. Quando você se cansar, estará a poucos passos do Palácio Kadriorg e dos vários museus que fazem deste bairro um dos centros culturais de Tallinn.

Uma rua de paralelepípedos na Cidade Velha de Tallinn, na Estônia. Em primeiro plano, vê-se um animado mercado de flores com buquês de várias cores. Ao fundo, duas torres medievais de pedra com telhados cônicos avermelhados emolduram a rua, com edifícios históricos alinhados em ambos os lados. Pássaros voam sob um céu azul e nublado
Tallinn, um dos lugares para visitar em 2026

9. Kōbe, Japão

Kōbe tende a ficar à sombra de suas mega-vizinhas, Kyoto e Osaka. No entanto, as belas vistas das montanhas e do mar, bem como sua culinária e vida noturna, fazem de Kobe uma cidade de grande importância por si só. Por isso, colocamos a cidade na lista de lugares para viajar em 2026.

A reputação culinária da cidade é liderada, é claro, pelo mundialmente famoso Kobe Wagyu (ou Kobe beef) amplamente considerado uma das carnes mais finas e meticulosamente produzidas do planeta, e acredite, ele faz jus à fama. Mas reduzir esta cidade à sua carne bovina não seria justo.

Kōbe também tem frutos do mar frescos de classe mundial, bem como excelente comida chinesa, que pode ser saboreada no bairro chinês, Namkinmachi. Aqui, você encontrará uma grande variedade de fantásticas comidas de rua, entre as quais alguns dos melhores bolinhos que já provei.

A cidade também tem belas paisagens esperando para serem apreciadas. Suba no teleférico Nunobiki, que parte da estação Shin-Kobe e sobe acima da cachoeira Nunobiki e dos jardins Kobi Nunobiki Herb Gardens. No topo, você tem uma vista deslumbrante de Kōbe, o que torna o local muito popular para passear, especialmente à noite. Se você quiser fazer um pouco mais de exercício, também pode subir a pé até o topo, passando pela cachoeira e pelos jardins.

Vista noturna do horizonte de Kobe, Japão, com foco na área do porto. A icônica Torre Vermelha do Porto de Kobe está iluminada e se destaca no centro. Arranha-céus modernos se alinham à beira-mar, e uma roda-gigante colorida é visível à esquerda. As luzes da cidade refletem brilhantemente na água do porto sob um céu azul escuro ao entardecer
Kōbe, um destino subestimado no Japão

10. Samarcanda, Uzbequistão

Outrora uma parada importante na antiga Rota da Seda, o Uzbequistão é um país com uma arquitetura deslumbrante e um rico patrimônio cultural. Das cúpulas turquesa de Samarcanda aos intrincados azulejos da cidade de Bukhara, este impressionante país histórico como um todo continua sendo muito subestimado no cenário internacional.

A foto abaixo mostra a deslumbrante praça principal de Samarcanda, conhecida como Registan. Essa vasta praça pública já foi o coração do Império Timurida, desempenhando um papel muito semelhante ao do Fórum na Roma Antiga. Aqui, poder, religião, erudição e vida pública convergiam, tornando a praça uma parte importante da identidade cultural e política do império. Ao redor do Registan, você encontrará três madrassas: faculdades islâmicas que antigamente ensinavam de tudo, desde teologia e direito até matemática, astronomia e literatura.

Outro local imperdível é o Mausoléu Gur-e-Amir, o local de descanso final do conquistador Tamerlão. É um dos edifícios mais bonitos da cidade, com uma impressionante cúpula azul e um interior ricamente decorado. Conheça esses locais e muito mais nessa visita guiada a Samarcanda!

The Registan Square in Samarkand, Uzbekistan, at sunset. The central square is flanked by the Ulugbek Madrasah (left) and the Sher-Dor Madrasah (right), both featuring ornate tilework and tall minarets. The Tilya-Kori Madrasah, with its prominent turquoise dome, is visible in the center background. The sky is filled with vibrant orange and purple clouds.
Praça Registan

Essas são as escolhas da Civitatis para os lugares para viajar mais subestimados do mundo em 2026. Se tiver a oportunidade de visitar algum destes destinos, não deixe de conferir a ampla seleção de atividades oferecidas pela Civitatis para aproveitar ao máximo suas viagens!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informamos que seus dados pessoais são tratados pela CIVITATIS nas condições indicadas a seguir: