Europa

O que visitar no Lago de Como: 17 lugares imperdíveis

Vista panoramica di un'insenatura del Lago di Como. Alte montagne sfumano in zone boschive fino a piccoli borghi di case gialle. Il tutto è riflesso sulle acque tranquille del lago
Descubra o que visitar no Lago de Como com a Civitatis. Você vai desfrutar as vistas, a história e a gastronomia.
26 julho 2025

O terceiro maior da Itália e o quinto mais profundo da Europa, o Lago de Como oferece aos seus visitantes uma infinidade de experiências inesquecíveis. Com sua peculiar forma de Y invertido, suas elegantes vilas à beira-mar e inúmeras trilhas para explorar, é um dos destinos mais cobiçados tanto por italianos quanto por turistas de todo o mundo. Além disso, sua localização privilegiada, a uma hora de Milão e próximo à fronteira com a Suíça, facilita o acesso, tudo em um cenário cercado por montanhas.

Vamos então descobrir o que visitar no Lago de Como, percorrendo-o de norte a sul, para não perder nenhum dos seus tesouros. Este itinerário, elaborado pela Civitatis, foi pensado para quem deseja aproveitar o melhor do lago em uma viagem prolongada, com uma duração mínima de três dias.

Se você quer saber o que fazer no Lago de Como a cada dia, nossa dica é escolher um único destino e dedicar-se a ele, escolhendo o que mais combina com o seu estilo de viagem. O lago é bem grande e tem várias vilas, enseadas, ilhotas e montanhas. Para conhecer as principais atrações com um guia, recomendamos realizar um passeio de barco pelo lago Como ou quem sabe optar por um aluguel de um barco sem licença em Como, assim você mesmo irá decidir os pontos em que quer parar.

De qualquer forma, sugerimos iniciar a viagem no extremo sul do braço ocidental, ou seja, na cidade que deu nome a um dos lagos mais bonitos da Itália, e depois navegar por suas margens.

A proa de um luxuoso barco de madeira navegando no Lago de Como, no horizonte estão os picos de algumas montanhas e pequenos povoados em ambas as margens do lago
Um passeio de barco é perfeito para explorar o Lago de Como

1. Como

O que visitar no lago de Como, além da própria cidade de Como? Embora o município seja o principal ponto de chegada dos visitantes, a cidade também é lembrada por ser o lugar onde nasceu Alessandro Volta, o inventor da pilha. Ao caminhar pelo centro histórico, você contemplará diversos monumentos antigos com ricas obras de arte.

Entre eles, não pode faltar o imponente Duomo, resultado de séculos de trabalho e influências artísticas, que vão do Renascimento ao Barroco, passando também pelo Gótico. Para conhecer todos esses monumentos, vale muito a pena agendar uma visita guiada por Como que inclui um bilhete de barco turístico. A embarcação chega aos portos dos povoados de Cernobbio, Moltrasio, Torno e Blevio. Assim você aproveitará todos os detalhes sem se preocupar com imprevistos.

Outro ponto forte de Como é o Museu Voltiano, dedicado ao seu cidadão mais ilustre, e o teleférico para Brunate, que leva ao mirante com uma vista deslumbrante da cidade. Nossa ideia nesse roteiro é explorar passeios com mais tempo, mas caso isso não caiba nos dias de sua viagem, de Milão é também possível participar de uma excursão ao Lago de Como, retornando no mesmo dia.

Depois de admirar esses tesouros, você com certeza vai precisar de uma pausa para recarregar as energias. E, em Como, a boa notícia é que você vai encontrar muitos lugares para saborear pratos deliciosos e autênticos capazes de satisfazer até os paladares mais exigentes. Nós, da Civitatis recomendamos um tour gastronômico por Como, a atividade certa se você estiver curioso para provar os sabores e os aromas mais genuínos da tradição culinária de Como. O que visitar no Lago de Como é uma verdadeira imersão cultura e gastronomia.

Fachada do Templo Voltiano em Como, um prédio neoclássico inspirado no Panteão, com um pronau sustentado por quatro colunas coríntias e uma cúpula central; ao fundo, o Lago de Como num dia ensolarado.
O Museu Volta em Como

2. Cernobbio

Em Cernobbio, não deixe de visitar o pitoresco pontão em estilo liberty, um local perfeito para um passeio relaxante pelo lago com uma vista fascinante. De lá, você poderá seguir até a península panorâmica, localizada ao lado da foz do rio Breggia. Este é o lugar ideal para capturar a essência do Lago de Como em fotos. Em seguida, mergulhe na elegância da Villa Bernasconi, uma obra-prima em estilo liberty ligada à história da seda de Como, com decorações inspiradas na “rota da seda”.

Não deixe de visitar a Villa d’Este, uma elegante mansão histórica cercada por um parque incrível. Se você estiver por lá nos dias certos, aproveite a abertura extraordinária da Villa Erba, um complexo incrível com vista para o lago. Por fim, para quem gosta de trilhas, tem a subida do Monte Bisbino, de onde você vai se impressionar com uma vista incrível de Cernobbio e do Lario, outro nome pelo qual o Lago de Como é conhecido.

Os jardins barrocos da Villa d'Este em Cernobbio num dia ensolarado, com canteiros geométricos, sebes esculpidas e fontes decorativas ao lado da fachada histórica da villa
Vista da Villa d’Este em Cernobbio

3. Ossuccio e Ilha Comacina

Este pequeno município, com menos de mil habitantes, guarda alguns dos tesouros mais bonitos do Lago de Como. O que visitar ficou fácil nesse lugar mágico. Para começar, nas águas do Ossuccio encontra-se a ilha Comacina, a única ilhota do Lago de Como e protagonista de muitos eventos históricos, dos quais ainda conserva vestígios. Pode ser visitada de março a outubro, com táxi aquático que parte de Ossuccio. Aqui, você vai encontrar as ruínas da igreja medieval de Santa Eufemia e algumas vilas dos anos 30, que anualmente recebem artistas da Academia de Brera, atual proprietária da ilha.

Outra atração artística de grande importância fica na encosta da montanha, com vista para Ossuccio. É a trilha do Sacro Monte della Beata Vergine del Soccorso, que faz parte dos Sacri Monti (Montes Sagrados) do Piemonte e da Lombardia, listados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esse conjunto de 14 capelas leva até o Santuário, que fica bem isolado entre olivais e bosques. Resumindo, Ossuccio é um destino imperdível para quem gosta de arte sacra e de lugares para meditar.

Vista aérea da ilha Comacina no Lago de Como em um dia ensolarado, cercada por águas azuis e vegetação densa, com a vila de Ossuccio e as montanhas verdes ao fundo
A pequena e encantadora ilha de Ossuccio e Comacina

4. Vila Balbianello

Esta é a vila mais deslumbrante e suntuosa de todo o lago, tanto que já foi cenário de vários filmes, como Star Wars e 007. Ela conta com uma localização privilegiada, envolvida por um pequeno bosque e com vista completa para as águas do Lario. A vila romântica e seus jardins foram construídos no século XVIII a pedido do Cardeal Durini, um apaixonado por literatura que buscava um refúgio tranquilo para se dedicar à leitura.

Já no século XX, foi comprada por Guido Monzino, um aventureiro que foi o primeiro italiano a escalar o Monte Everest. Os interiores da villa ainda estão como ele os deixou, repletos de curiosos objetos de suas expedições. Hoje, é uma propriedade FAI aberto ao público, encantando todos que a visitam com sua aura histórica e romântica.

Vista aérea da Villa Balbianello, localizada em um pequeno promontório com vista para as águas calmas do Lago de Como. É formado por um edifício principal com vista para a água e um anexo no topo da colina, rodeado por um jardim bem cuidado com canteiros de flores e árvores
O que visitar no Lago de Como? Com certeza, a Vila Balbianello!

5. Lenno e a Greenway do Lago de Como

No lado oeste do Lago de Como, existe um caminho panorâmico que conquista os visitantes. Além disso, Lenno é a parada mais bonita. Estamos falando da famosa Greenway, uma trilha no meio da natureza que passa por diversas localidades à beira do lago, como Colonno, Ossuccio, Lenno, Mezzegra, Tremezzo e Griante. Esse o destino ideal para todos os tipos de excursionistas e pode ser percorrido durante todo o ano. Mas por que Lenno é uma das paradas mais conhecidas e visitadas da Greenway? Porque é daqui que se chega à já mencionada Villa Balbianello, além de ser um vilarejo muito pitoresco e charmoso.

6. Tremezzo e Vila Carlotta

Seguindo para o norte, você encontrará a pequena Tramezzo, outro centro à beira do lago, repleto de mirantes, jardins, vilas e áreas para banho. Mas a verdadeira atração é a Villa Carlotta, com seu jardim botânico e sua exposição de arte que tem obras de grande valor. Nas suas luxuosas salas barrocas, você encontrará obras-primas como O último beijo de Romeu e Julieta, de Hayez, e a Madalena penitente, de Canova. Um museu surpreendente em um cenário muito romântico.

Caminho de pedras que desce em direção ao Lago de Como, cercado por vegetação, oliveiras e casas rústicas, com as montanhas verdes ao fundo sob um céu parcialmente nublado
O trecho da Greenway perto de Lenno

7. Bellagio

Entre todos os vilarejos que vale a pena visitar no Lago de Como, Bellagio é o que tem a melhor vista, graças à sua localização privilegiada. Ele fica no promontório que divide os três braços do Lario, oferecendo vistas panorâmicas incríveis tanto para o braço de Lecco quanto para o braço de Como. Enfim, se você é apaixonado por fotografia, Bellagio é um lugar que você não pode deixar de visitar. O ponto preferido dos turistas para registrar as melhores fotos é Punta Spartivento, de onde é possível admirar a confluência dos três braços do lago.

Outras atrações de Bellagio são a Villa Melzi, com seus jardins encantadores, e as ruas estreitas de paralelepípedos do centro histórico. Para um momento relaxante, basta se dirigir à orla do lago, repleta de cafés e restaurantes com vista de tirar o fôlego. Outra dica imperdível é explorar a Pescallo, uma vila de pescadores que pode ser percorrida em poucos minutos, mas que oferece vistas realmente espetaculares, especialmente do pequeno porto. Graças à sua localização central, Bellagio é o ponto de partida ideal para passeios de barco até destinos como Menaggio e Varenna, que veremos mais adiante.

Vista aérea ensolarada de Bellagio, uma localidade pitoresca situada na ponta do promontório que divide os dois braços do Lago de Como, cercada por águas azuis e montanhas verdes
Bellagio fica bem no centro do Lago de Como

8. Menaggio

Um destino de verão que até as estrelas de Hollywood adoram é Menaggio, um lugar que você não pode deixar de visitar no Lago de Como. No verão, o Lido é perfeito pra fazer uma pausa e aproveitar suas águas. Dá para curtir um passeio à beira do lago e ver os hotéis elegantes do século XX. Mas o verdadeiro destaque é o centro histórico, que fica no alto da colina, com vielas, galerias e pequenos bares estilizados. No topo, você vai encontrar as ruínas do castelo e uma igreja medieval, além de placas que contam histórias interessantes. Por exemplo, você sabia que Mussolini passou sua última noite aqui?

Se você é um trilheiro, Menaggio é parada obrigatória. Lá, você vai encontrar trilhas que levam até o topo do Monte Grona, passando pelo Rifugio Menaggio, de onde os visitantes suspiram fundo com vista incrível não só do Lago de Como, mas também dos Alpes. É, sem dúvida, uma das trilhas mais bonitas e legais de toda a região.

Vista do Lago de Como do alto de um monte marcado por uma cruz de metal. Dá pra ver os dois braços do lago que se separam na altura do promontório de Bellagio
Vista de Menaggio e Bellagio do topo do Monte Grona

9. Val d’Intelvi

Entre o Lago de Como e o Lago de Lugano está um vale pré-alpino com grande valor histórico e cultural. Nessa região, estão pequenos povoados das montanhas, como Dizzasco e Muronico guardam histórias da vida na fronteira entre a Suíça e a Itália. A Val d’Intelvi também é chamada de “varanda da Itália” por sua combinação única de paisagens alpinas e lacustres, com imponentes picos que descem até o Lago de Como. As trilhas para caminhada são muitas e contam com vistas não apenas para o Lago de Como, mas também para a Suíça, criando um cenário mágico e tranquilo.

Se você deseja fazer uma excursão de um dia além da fronteira, mas não quer fazer uma trilha, recomendamos realizar a excursão a Saint Moritz e Bernina Express saindo de Como. Você vai ter a chance de viajar a bordo de um trem que percorre um dos itinerários ferroviários mais bonitos do mundo. É possível também realizar a excursão ao Lago de Como e Lugano saindo de Milão, em um bate-volta, se você não tiver muito tempo.

Um vale verde com árvores floridas, cercado por altas montanhas cobertas de florestas em um dia ensolarado
A típica paisagem agradável do Val d’Intelvi, na fronteira com a Suíça

10. Lecco e o Sentiero del Viandante

Finalmente chegamos à segunda maior cidade do Lago de Como, onde fica a imperdível Casa-Museu de Manzoni. Foi aqui que viveu o ilustre cidadão que se inspirou neste braço do lago como cenário dos primeiros capítulos de Os Noivos. No centro histórico, você encontrará vários monumentos de grande valor artístico, como a Basílica de São Nicolau e a Torre Visconti. Em Lecco, você também vai encontrar o bairro de Pescarenico, citado por Manzoni, assim como o bairro de Olate, onde, segundo alguns, fica a Casa de Lucia, heroína do drama de Manzoni.

Do ponto de vista naturalista, o braço oriental também tem muito a oferecer. Assim como a Greenway, também em Lecco passa uma estrada rústica que atravessa várias localidades. Chama-se Sentiero del Viandante e é um antigo caminho que atravessa vilarejos e paisagens por 50 quilômetros, muito apreciado pelos visitantes.

A cidade de Lecco com vista para o Lago Como, com um calçadão arborizado à beira do lago, casas amarelas e laranja e uma montanha alta e majestosa ao fundo em um dia ensolarado
Lecco visto de cima

11. Abbadia Lariana

À beira do lago de Lecco está a Abbadia Lariana, um destino cobiçado para quem não abre mão de descansar na praia sob um guarda-sol e aproveitar um dia na água. A costa rochosa é dividida entre praias privadas e praias públicas. Além disso, ao longo da orla, você também vai encontrar vários quiosques para saborear as bebidas típicas e um campings, onde é possível alugar caiaques e pedalinhos.

Já os amantes das montanhas podem percorrer a trilha que vai do vilarejo vizinho de Linzanico até a encantadora cachoeira de Cenghen. O percurso é todo dentro da floresta, com vários trechos sombreados. No verão, é uma atração muito procurada por quem quer se refrescar sob o jato frio do riacho.

12. Lierna

Ninguém nega que Lierna é uma joia do Lago de Como, entre as águas calmas do Lario e as montanhas. A vila é talvez a menor que já vimos até agora, mas ostenta uma das vistas mais esplêndidas da região. Não é por acaso que foi escolhida como cenário de vários filmes importantes, incluindo o drama televisivo Os noivos, de 1967.

Seu centro histórico de paralelepípedo leva ao pequeno castelo de Teodolinda, com um passeio que circunda o perímetro. A poucos passos de lá, encontra-se a pequena praia de Riva Bianca, um local encantador que recebe muitos turistas no verão e que oferece uma vista panorâmica única durante todo o ano.

Vista aérea de Lierna, um povoado pitoresco no Lago de Como, com casas de telhados vermelhos com vista para águas cristalinas, uma pequena praia e um porto com barcos atracados, cercada por colinas verdes e montanhas ao fundo
A pequena e charmosa Lierna

13. Varenna

Entre todos os povoados que ficam à beira do Lago Lario, Varenna é talvez o mais bonito. As casinhas coloridas refletidas na água lembram muito as paisagens das Cinque Terre, enquanto a antiga praça de San Giorgio, com sua igreja românica, transporta você para o centro da Itália. Mas o que torna Varenna realmente inspirador é a sua Passeggiata degli innamorati (Passeio dos Apaixonados), uma passarela suspensa sobre a água que oferece vistas deslumbrantes da paisagem ao redor.

Se você decidir passar o dia aqui, não se esqueça de verificar os horários de funcionamento da imperdível Villa Monastero, uma mansão que remonta ao século XVI e hoje também abriga um maravilhoso jardim botânico. A já mencionada trilha do Viandante também passa por Varenna, incluindo a visita às ruínas de um antigo castelo, o Castelo de Vezio, outra das suas atrações imperdíveis. Atravesse as antigas muralhas e tente avistar as esculturas sombrias de fantasmas instaladas aqui e ali no castelo.

Elegante giardino sul Lago di Como a Varenna, con colonne intrecciate in pietra, fontana decorativa, fiori colorati e una palma, vista panoramica sul lago e sulle montagne sotto un cielo azzurro e nuvole bianche
A vista de Lario da Villa Monastero, em Varenna

14. Bellano e seu Orrido

Além de inúmeras igrejas românicas e um centro histórico aconchegante, Bellano é famosa principalmente pela sua garganta natural esculpida pelo rio Pioverna, que todo mundo chama de Orrido di Bellano. No interior dessa formação, encontra-se um edifício curioso com formato hexagonal, a Casa del diavolo (Casa do Diabo). Em torno desta casa pairam histórias inquietantes, que falam de rituais sombrios e criaturas misteriosas. Na formação rochosa, por outro lado, serpenteia uma passarela de concreto, que permite aos visitantes apreciar a melhor perspectiva dos desfiladeiros mais vertiginosos. Você não pode perder!

15. Dervio

Dervio é uma verdadeira joia escondida situada nas margens do Lago de Como. O que visitar além das montanhas verdes e águas brilhantes? Não vão faltar opções. Logo ao chegar, você vai se sentir em uma atmosfera autêntica, longe do turismo de massa. A primeira coisa que vai impressionar você é o calçadão à beira do lago, perfeito para uma caminhada revigorante.

Também, não perca a chance de explorar o pitoresco centro histórico, com suas ruas estreitas, casas de paralelepípedos e antigos pátios medievais. A torre de Orezia, símbolo da cidade, se ergue no promontório, oferecendo uma vista incrível do lago. Se você gosta de trilhas, os caminhos que levam ao Val Varrone irão conduzi-lo por bosques exuberantes e paisagens inesquecíveis.

Uma passarela de metal suspensa ao longo das paredes rochosas da Ravina Bellano, cercada por vegetação exuberante, com vista para uma cachoeira que deságua em uma piscina azul-turquesa, cercada por paredes íngremes e musgo verde
Um trecho da passarela que atravessa o Desfiladeiro Bellano

16. Colico e o forte

Colico é o destino ideal para os apaixonados por arqueologia! A cidade ficava localizada na Linha Cadorna e, por isso, tem as ruínas do forte de Montecchio Nord, usado durante a Primeira Guerra Mundial. Perto dali, encontra-se outro forte mais antigo, construído pelos espanhóis, chamado Forte Fuentes. Se a arqueologia militar é fascinante para você, Colico é o lugar certo para conhecer! Mas não é só isso, perto de Colico, você poderá admirar a maravilhosa e antiga Abadia de Piona. Esse mosteiro românico está localizado na península de Olgiasca e é especialmente apreciado por seu encantador claustro.

Vista do interior do claustro da Abadia de Piona, à altura dos olhos, tirada debaixo de uma arcada lateral em direção ao jardim interno, com um gramado bem cuidado, um antigo poço de pedra no centro e uma árvore visível no canto superior direito
O claustro da Abadia de Piona, em Colico

17. Pian di Spagna

Perto de Colico, há um lugar onde quem manda é a natureza, um oásis encantado entre o Lago de Como e o Lago de Mezzola, no sopé dos Alpes Lepontinos. Aqui, onde o rio Adda encontra o Mera, você vai encontrar uma terra rica em biodiversidade, perfeita pra quem curte a tranquilidade da natureza.

Assim que você chegar, será recebido por uma paisagem de prados verdes, canaviais e espelhos d’água, povoados por uma miríade de aves aquáticas. Só não esqueça o binóculo, você vai usar muito. Já que Pian di Spagna é uma reserva natural protegida e um dos pontos de parada mais importantes para aves migratórias na Lombardia. Resumindo, se você gosta de avistar pássaros, esta é a parada no Lago de Como ideal para você.

Vista panorâmica do Pian di Spagna, na Lombardia, com prados verdes, rios entrelaçados e montanhas ao fundo, fotografada de um ponto panorâmico elevado, com vegetação em primeiro plano e um vilarejo à direita
Vista da Reserva Natural Pian di Spagna

O que visitar no Lago de Como em um dia

Há tantas coisas para ver e fazer no Lago de Como que é realmente difícil reunir tudo em um único dia. Uma das opções que é uma das preferidas dos visitantes é realizar uma excursão de barco para Bellagio, Menaggio e Varenna. Assim, você poderá explorar três vilarejos pitorescos, abrangendo todas as margens do lago. Uma visita completa e interessante, ideal para apreciar as paisagens majestosas do Lago de Como de múltiplas perspectivas.

Barco navegando no Lago Como partindo de Varenna, cercado por gaivotas em voo e montanhas ao fundo em um dia ensolarado
Uma embarcação de Varenna segue em direção a Menaggio

Após explorar com detalhe cada maravilha do Lago de Como, o que visitar nunca ficou tão fácil de planejar. Cada vilarejo encantador, como Varenna, Bellano e Dervio, oferece uma experiência emocionante com paisagens deslumbrantes, vilas históricas repletas de fascínio e uma atmosfera serena, longe da agitação do turismo em massa. Vai ser uma viagem dos sonhos!

Para complementar o seu roteiro, você também poderá conferir o nosso catálogo, onde encontrará as melhores excursões, visitas guiadas e atividades, na Itália e em outros lugares no mundo. Onde quer que você vá, a Civitatis oferece experiências inesquecíveis para a sua viagem. Deixe-se inspirar!

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: