Europa

O que fazer em Aveiro: 10 lugares para visitar em um dia

Una mujer pelirroja sentada junto a unos barcos y unas casas de colores de Aveiro
Localizada entre Porto e Coimbra, a Veneza portuguesa é uma das cidades mais bonitas de Portugal. Vamos descobrir o que fazer em Aveiro.
4 julho 2025

Apelidada de Veneza de Portugal, Aveiro é uma cidade pela qual qualquer visitante vai se apaixonar. Localizada no oeste do país, a menos de uma hora do Porto e de Coimbra, tornou-se um destino turístico popular. Seja por seus canais, pelo charme de seus barcos tradicionais ou por seus edifícios decorados com azulejos, a verdade é que essa cidade litorânea encanta a todos. Passeamos pelas ruas de seu centro histórico para mostrar os planos imperdíveis para fazer em Aveiro.

Ao longo deste post, proporemos uma sugestão de itinerário para conhecer os monumentos e museus mais emblemáticos de Aveiro, embora esse roteiro possa ser personalizado de acordo com suas preferências. Recomendamos também participar de um free tour ou de uma visita guiada privada para mergulhar no passado dessas terras acompanhado por um guia especializado.

1. Canais de Aveiro

Se há algo que chama a atenção nesse destino, são os famosos canais de Aveiro. Podemos ver como as águas fluem para o centro histórico, oferecendo uma imagem de cartão-postal de pontes e casas coloridas que se estendem ao longo de ambas as margens.

Como se isso não bastasse, os canais estão cheios de barcos coloridos conhecidos como moliceiros. Eles são semelhantes às gôndolas, mas maiores e motorizados. Embora atualmente sejam usados para fins turísticos, no passado eram usados para trazer moliço para a cidade, um tipo de alga marinha abundante na região e usada como fertilizante.

Para aproveitar os canais da melhor maneira, um plano quase obrigatório na lista do que fazer em Aveiro é passear em um barco tradicional. Impossível resistir!

Dois barcos decorados com pinturas tradicionais e ancorados em um rio próximo a vários edifícios
Um passeio em um barco moliceiro é uma atividade obrigatória para fazer em Aveiro

2. Bairro Beira Mar

Os canais de Aveiro se estendem por diferentes partes da cidade, mas uma das áreas mais representativas é o bairro Beira Mar, o centro histórico desse destino fascinante. Azulejos brancos e azuis decoram as fachadas de muitas de suas casas, tanto nas antigas residências de pescadores quanto em construções mais modernas ou nas fachadas de pequenos santuários, como a igreja de Nossa Senhora da Apresentação.

Vale a pena passear sem rumo e se perder nesse bairro. Deixar-se levar pela atmosfera marítima e explorar suas ruas e canais impregnados com o cheiro do mar e do sal é uma experiência enriquecedora. Você perceberá como algumas áreas mudam com o passar do dia. Um exemplo disso é a praça do Peixe, onde se vende peixe fresco pela manhã e, à noite, torna-se uma área muito animada, graças a seus restaurantes e, em muitas ocasiões, shows de música ao vivo.

Se você quer descobrir um lado diferente desse destino, pode fazer o free tour pelas lendas de Aveiro. Você tem coragem?

Um edifício decorado com azulejos azuis e brancos típicos de Portugal
A decoração com azulejos é uma característica muito marcante da arquitetura portuguesa

3. Museu de Arte Nova

No bairro Beira Mar, encontramos um dos museus mais importantes e um plano obrigatório para fazer em Aveiro. O museu Arte Nova surpreende por fora com sua decoração sobrecarregada. No interior, encontramos uma maravilhosa coleção que nos permite entender um pouco mais sobre a Art Nouveau e o Modernismo, os estilos arquitetônicos predominantes nessa cidade litorânea. Essas correntes artísticas, cujas origens remontam ao século XIX, deram às casas e monumentos de Aveiro a beleza inigualável que podemos apreciar hoje.

Além disso, o prédio que abriga a exposição é considerado um Bem de Interesse Público, outro motivo para visitar esse prédio. Os ingressos para o museu são muito acessíveis e podem ser adquiridos diretamente na bilheteria.

Fachada de um edifício em Aveiro, altamente ornamentada com pedras e azulejos
A fachada do Museu de Arte Nova é realmente espetacular

4. Igreja da Misericórdia

Outro item da lista do que fazer em Aveiro é conhecer a igreja da Misericórdia, um de seus santuários mais emblemáticos. Sua fachada, repleta de azulejos brancos e azuis, é esteticamente bela. No entanto, quase mais importante que sua aparência é o bom estado de conservação desse templo, cujas obras foram concluídas por volta de 1653. A aparência que vemos hoje corresponde a reformas e renovações posteriores, mas ainda é um ótimo exemplo do patrimônio requintado dessa cidade portuguesa.

No interior do templo, as paredes são surpreendentemente decoradas com azulejos policromados, além de diferentes esculturas de arte sacra. É, sem dúvida, um santuário que deve ser admirado por dentro e por fora. A propósito, para conhecer o centro histórico da maneira mais prática, uma ótima opção é o passeio de bicicleta por Aveiro.

Fachada da igreja da Misericórdia, um templo decorado com azulejos brancos e azuis e um pórtico de pedra
A igreja da Misericórdia se destaca por sua impressionante fachada decorada com azulejos

5. Catedral de Aveiro

A menos de cinco minutos a pé da igreja da Misericórdia está a Catedral, um dos monumentos mais importantes e de visita obrigatória para fazer em Aveiro. Ela abriga a imagem de Nossa Senhora do Rosário, a padroeira da cidade. Daí o relevante valor simbólico e religioso desse templo.

Embora a história da Catedral remonte ao século XVI, o edifício passou por várias etapas. De fato, ela foi usada até mesmo como quartel militar. Curioso, não é mesmo? Suas diferentes reformas são visíveis nos dias de hoje devido à combinação de estilos que podem ser vistos no interior do edifício. Maneirismo, barroco ou modernismo são algumas das estéticas que se fundem nesse local de culto. Não é possível explicar em palavras, você simplesmente precisa visitá-lo.

Pórtico de entrada da Catedral de Aveiro precedido por quatro colunas de pedra
A Catedral é outro dos monumentos mais importantes da lista do que fazer em Aveiro

6. Museu de Aveiro

Ao lado da Catedral fica o museu de Aveiro, instalado em um antigo convento com mais de cinco séculos de história. Os amantes da arte vão gostar de percorrer suas várias salas, que estão repletas de obras religiosas e outros artefatos da vida cotidiana de épocas passadas.

Além de sua requintada coleção de arte, o edifício é um monumento em si. Sua igreja barroca se destaca e, além disso, o túmulo de Joana de Portugal, conhecida como a Princesa Santa, está localizado aqui. Por quê? Porque a filha de Afonso V de Portugal decidiu tomar o hábito e se aposentar nesse templo por volta de 1475. Muitos milagres são atribuídos a ela e ela é muito venerada.

7. Parque Infante Dom Pedro

Perto do museu de Aveiro e da Catedral fica o esplêndido parque Infante Dom Pedro ou Parque da Cidade de Aveiro, um pequeno pulmão verde perfeito para descansar entre monumentos.

As águas do rio criam um oásis encantador nesse espaço verde, dando origem a um lago encantador atravessado por várias pontes que são pontos românticos. Essa área de lazer foi projetada entre 1862 e 1927 e possui uma grande coleção de árvores de todo o mundo.

Uma ponte sobre uma lagoa em um parque em Aveiro, Portugal
O parque Infante Dom Pedro é um verdadeiro refúgio de paz

8. Estação de Aveiro

Um monumento histórico e um edifício prático em partes iguais, a estação ferroviária de Aveiro é encantadora graças aos azulejos em sua fachada. Esses mosaicos retratam muitas cenas cotidianas, paisagens e também elementos relacionados ao mundo ferroviário. Diz-se que a estação de São Bento, no Porto, é uma das mais belas do mundo. A estação de Aveiro pode não ter essa honra, mas suas dimensões menores e seu estado antigo lhe conferem um charme especial.

Ela está localizada a cerca de 20 minutos a pé do centro histórico, mas se você chegar de trem, ela será o ponto de entrada, então você simplesmente terá que se maravilhar com os encantos dessa atração de visita obrigatória para fazer em Aveiro.

Vários azulejos decorando as portas de uma antiga estação ferroviária
A estação de trem de Aveiro é, para muitos, um dos edifícios mais bonitos da cidade

9. Salinas de Aveiro

As salinas de Aveiro não ficam muito longe do centro histórico, o que as torna outra atração imperdível desse destino. Elas estão localizadas no início dos canais e são um testemunho vivo de uma das atividades econômicas que mais marcaram essa cidade litorânea desde os tempos antigos. Embora a colheita de sal não seja mais tão poderosa como costumava ser, ainda é uma tradição importante.

Uma opção para conhecer esse lugar é reservar um tour pela Costa Nova, que inclui uma visita às salinas de Aveiro e um passeio de barco moliceiro.

Vista panorâmica das salinas de Aveiro ao anoitecer
As salinas de Aveiro ao entardecer

10. Praia de Costa Nova

Não podemos concluir esta lista do que fazer em Aveiro sem falar de seus arredores. Em particular, observamos as vastas praias de Costa Nova e Da Barra, famosas por suas dunas de areia e águas cristalinas.

Embora a alta temporada para essa área seja o verão, quando é perfeita para um mergulho, durante o resto do ano também vale a pena visitá-la. Afinal, a Costa Nova é conhecida pelos palheiros, alegres casas de pecadores pintadas com listras de cores vivas. Antigamente, elas eram usadas para armazenar redes e outros equipamentos de pesca, mas acabaram se tornando casas e alojamentos de férias. Fotografar essas construções charmosas se tornou mais uma coisa para fazer em Aveiro.

O passeio marítimo da praia Da Barra levará você ao farol de Aveiro, o mais alto de Portugal, com 62 metros de altura! Você pode explorar essa área por conta própria ou participar de um tour pelas praias de Aveiro.

Casas coloridas escondidas entre as dunas de areia em uma praia
As casas coloridas da Costa Nova são quase tão famosas quanto a própria praia

Como ir do Porto a Aveiro

Embora seja possível ir de diferentes destinos, é muito comum ir a Aveiro saindo do Porto, pois ambos ficam a menos de uma hora de carro um do outro. É possível viajar de carro particular e de ônibus público, mas para um passeio despreocupado pela cidade, nada melhor do que uma excursão organizada. Essas atividades, além de incluírem transporte, oferecem visitas guiadas para conhecer o melhor desse destino. Algumas opções são as seguintes:

Outra opção para ir de Porto a Aveiro é viajar de trem. De qualquer forma, você também pode chegar a esse destino partindo de Coimbra e de muitas outras cidades próximas.

Um prato de ovos moles, um doce redondo recheado com gema de ovo.
Os ovos moles são a sobremesa mais típica de Aveiro

Museus, igrejas, canais e uma gastronomia requintada caracterizam a identidade da Veneza portuguesa. Agora que já falamos sobre o que é essencial na lista do que fazer em Aveiro e algumas dicas práticas para visitar essa cidade, só nos resta ir em frente e aproveitar ao máximo esse destino. Para continuar explorando suas múltiplas possibilidades, você pode consultar o catálogo atualizado de excursões, visitas guiadas e atividades em Aveiro que a Civitatis lhe oferece.

Por outro lado, para continuar descobrindo lugares fascinantes nesse país, não hesite em dar uma olhada em nosso artigo especial sobre os lugares mais bonitos de Portugal. Perfeito para organizar uma rota completa pelas terras lusas!

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: