O que fazer na Eslovênia: 15 lugares de visitas imperdíveis
A Eslovênia é o destino ideal para quem gosta de férias que combinam natureza e atividades culturais. Se você está pensando em desconectar-se da rotina por alguns dias, a Civitatis ajuda você a planejar o melhor itinerário com 15 lugares imperdíveis em uma lista do que fazer na Eslovênia. Anote tudo!
O que fazer na Eslovênia
1. Liubliana
Sua viagem à Eslovênia não pode deixar de começar pela capital. Liubliana está localizada em uma posição estratégica, no centro do país. Portanto, além de ser uma boa primeira parada, também pode se tornar um ponto de apoio para reservar sua hospedagem enquanto você explora o resto do país.
Liubliana é uma das menores capitais da Europa e também é conhecida como a “cidade dos dragões”. Assim que chegar, você encontrará várias estátuas deste animal mitológico. Durante sua visita, não deixe de visitar o icônico castelo e passear pelas encantadoras margens do rio Ljubljanica.
Para descobrir todos os seus segredos, recomendamos fazer este free tour por Liubliana ou adquirir o Ljubljana Card, um cartão turístico que lhe dará acesso a todos os museus da cidade, bem como ao transporte público.

2. Lago Bled
Vamos para o próximo item da lista do que fazer na Eslovênia. Talvez você já tenham visto várias vezes a foto de uma pequena ilha no meio de um lago. Trata-se do belo lago Bled, de origem glacial, com dois quilômetros de diâmetro e situado no sopé dos Alpes Julianos.
A principal atração do lago é sua ilha, onde se encontra a igreja de Peregrinação da Assunção de Maria. Em seu interior está o “sino dos desejos”; diz-se que ele realizará os pedidos dos visitantes se for tocado três vezes. Se quiserem tentar por conta própria, recomendamos reservar esta excursão a Bled saindo de Liubliana.

3. Garganta de Vintgar
A garganta de Vintgar é uma maravilha natural situada a pouca distância do lago Bled. Esta espetacular fenda rochosa estende-se por quase dois quilômetros através dos Alpes Julianos. É o resultado de um longo processo de erosão pelo rio Radovna. Ao percorrê-la, você caminhará sobre passarelas de madeira suspensas nas rochas enquanto passam por cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais.
Um dos seus pontos mais destacados é a majestosa cascata de Šum, com 13 metros de altura, uma das maiores da Eslovênia. Se depois de passar pelas passarelas de Vintgar ainda quiserem mais, recomendamos reservar esta emocionante atividade de descida de cânions em Bled.

4. Lago Bohinj
Se você visitar o lago de Bled, não perca a oportunidade de explorar também o lago de Bohinj, a apenas 30 quilômetros de distância. Esta joia escondida é menos conhecida e, especialmente no verão, é menos movimentada do que a de Bled.
Uma vez lá, você poderá desfrutar de um passeio pelas suas margens e visitar a pequena mas encantadora igreja de São João Batista. Se você gosta de caminhadas, ao redor de Bohinj encontrará uma variedade de trilhas espetaculares. Entre as atrações naturais mais conhecidas destaca-se a cachoeira de Savica, que pode ser alcançada por uma escada que se adentra na floresta até a magnífica catarata.

5. Caverna de Postojna
Alguma vez você sonhou em ser o protagonista de Viagem ao Centro da Terra? Pois pode realizar isso nesta excursão às impressionantes cavernas de Postojna, partindo de Liubliana, às quais você terá acesso através de um trem subterrâneo.
Uma vez lá dentro, você ficará surpreso com as enormes estalactites e estalagmites que emergem desta rocha milenar. Em pouco tempo, você perderá a noção do espaço, enquanto caminha ao lado de formações tão altas quanto arranha-céus. Ou seja, visitar as cavernas de Postojna é uma experiência obrigatória na lista do que fazer na Eslovênia.

6. Castelo de Predjama
O castelo de Predjama, situado em uma parede rochosa com 123 metros de altura, é sem dúvida um dos locais mais interessantes na lista do que fazer na Eslovênia. A fortaleza tem mais de 800 anos de história e deve sua fama não apenas à sua localização espetacular, mas também ao lendário cavaleiro Erasmus Lueger. Este homem audacioso aproveitou uma passagem secreta na caverna abaixo do castelo para escapar de uma perseguição.
Hoje é possível visitar seus aposentos, decorados com armaduras e esculturas, e até mesmo parte das masmorras. Para uma experiência completa, você pode reservar esta excursão a Bled, à caverna Postojna e ao castelo de Predjama saindo de Liubliana. Assim, você poderá combinar em um único dia todas as atrações mais famosas da Eslovênia.

7. Maribor
Maribor, a segunda maior cidade da Eslovênia, é também o destino favorito dos amantes do bom vinho. De fato, entre as ruas de paralelepípedos do centro, cresce a videira mais antiga da Europa. Com mais de 450 anos de história, esta planta única tem seu próprio museu chamado La Casa de la Viña Vieja (A Casa da Videira Antiga). Além disso, durante as festas, os cidadãos cantam um hino dedicado à planta. Nesta cidade, recomendamos visitar alguma de suas adegas para degustar os famosos vinhos locais, como Ribolla e Malvasia.

8. Bovec
Em Bovec, encontram-se três grandes atrações da lista do que fazer na Eslovênia: os Alpes Julianos, o Parque Nacional Triglav e o rio Soça. Como podem imaginar, é um destino ideal para os amantes de atividades ao ar livre.
Por exemplo, podem praticar rafting no rio Isonzo, uma das atividades mais procuradas na região. Você também terá a oportunidade de experimentar o canyoning no cânion de Susec, um dos mais pitorescos da Eslovênia, ou até mesmo reservar um tour mais tranquilo de caiaque. Qualquer opção é boa para aproveitar esta região!

9. Koper
E depois de tantas montanhas, também é preciso um pouco de mar! Por isso, não poderíamos deixar de mencionar a cidade portuária mais importante a visitar na Eslovênia. Koper possui um centro histórico com belos exemplos da arte gótica veneziana, como o icônico Palácio Pretoriano na Praça Tito.
Para saber mais sobre seus monumentos e segredos, recomendamos fazer esta visita guiada por Koper. Além disso, você pode completar o passeio com este tour gastronômico para degustar as especialidades locais, como a trufa ou o biska, um conhaque feito com especiarias.

10. Portorož
Os nobres austro-húngaros fizeram desta cidade banhada pelo mar Adriático o seu destino preferido para as férias de verão. Hoje em dia, Portorož continua sendo o destino favorito dos eslovenos, que lotam suas ruas nos meses quentes. Aqui se aproveita a vida em um ritmo lento, tal como pretendiam fazer os austro-húngaros, entre spas de talassoterapia, mirantes naturais panorâmicos e algum tour pela Riviera eslovena.

11. Piran
Piran foi fundada pelos gregos, que construíram um farol para evitar que os navios colidissem com as rochas. Desde então, domina a costa eslovena do alto da sua colina. Hoje é conhecida por ser a cidade mais bonita da Riviera eslovena.
Enquanto você passeia pelo encantador centro histórico, verá belos exemplos da arquitetura veneziana. Se não quiser deixar de explorar esta pequena joia nas suas férias, recomendamos este tour por Piran, Portorož e Izola. Você percorrerá a costa enquanto um guia conta as curiosidades mais interessantes sobre estas cidades.

12. Vale de Dragonja
Este encantador vale, atravessado pelo rio Dragonja, estende-se pelo norte da península da Ístria, bem na fronteira com a Croácia, até desaguar no pitoresco golfo de Piran. Um território ainda pouco conhecido, mas rico em maravilhas naturais que merecem fazer parte desta lista do que fazer na Eslovênia.
Uma das melhores maneiras de explorar o vale de Dragonja é, sem dúvida, esta trilha que levará você por cenários únicos. Você caminhará pelas margens do rio para descobrir as fascinantes Salinas de Secovlje, uma área de extraordinário valor ambiental e histórico, e para observar os pitorescos moinhos de Mazurin e Kodarin.

13. Rota Parenzana
Se você gosta de cicloturismo e quer explorar paisagens espetaculares rodeadas pela natureza, a Parenzana é a rota perfeita para você. Trata-se da antiga via férrea histórica, recentemente transformada em uma esplêndida ciclovia. Ideal para quem quer unir esporte, cultura e aventura nas férias. Percorra o trecho esloveno da trilha neste tour de bicicleta pela Rota Parenzana. Você pedalará por túneis, paisagens montanhosas e os encantadores vilarejos da província de Koper.

14. Grutas de Škocjan
As grutas de Škocjan, situadas a cerca de 40 minutos de carro da costa eslovena, são um dos complexos cársticos mais espetaculares da Europa, declarado Patrimônio da Humanidade. Um lugar onde a natureza esculpiu, ao longo de milhões de anos, paisagens impressionantes entre estalactites, estalagmites e imponentes cânions subterrâneos.
Nesta excursão às grutas de Škocjan saindo de Portorož, você não só poderá explorar os pontos mais destacados do percurso espeleológico, mas também fazer uma parada na vizinha Lipizza, onde são criados os cavalos lipizzanos. Uma experiência única, especialmente se você estiver viajando para a Eslovênia com crianças!

15. Socerb, Hrastovlje e Marezige
No interior do sul do país encontram-se pequenas vilas medievais com um encanto único, ideais para encerrar esta lista do que fazer na Eslovênia. Nesta excursão a Socerb, Hrastovlje e Marezige, você descobrirá o coração mais autêntico do país. Você começará no castelo de Socerb, uma imponente fortaleza medieval que oferece uma vista espetacular sobre o Golfo de Trieste.
A partir de lá, você seguirá pela estrada que serpenteia entre bosques e formações cársticas até chegarem a Hrastovlje. Deixe-se impressionar pela Dança Macabra, um afresco que decora as ruínas da sua catedral. Depois, você chegará a Marezige, outra encantadora vila rodeada pela natureza, vinhas e olivais. O final perfeito!

Esperamos que, a esta altura, você já tenha uma ideia mais clara sobre o que fazer na Eslovênia e o que incluir no seu itinerário. No entanto, se você estiver curioso para descobrir outras experiências para enriquecer a sua viagem, não hesite em dar uma olhada no catálogo de excursões, passeios e visitas guiadas na Eslovênia da Civitatis. Boa viagem!