O que fazer em Innsbruck: 10 lugares imperdíveis
Situada nos Alpes austríacos, no coração da região do Tirol, Innsbruck é uma cidade especialmente conhecida entre os amantes do esqui. No entanto, o encanto de seu centro histórico e a diversidade de seus edifícios históricos a tornam um destino perfeito para qualquer viajante. Como seu legado monumental é bastante desconhecido, decidimos reunir neste artigo os lugares mais bonitos e algumas dicas de o que fazer em Innsbruck.
Analisaremos seus ícones monumentais e descobriremos alguns planos interessantes no centro urbano e seus arredores. Vamos nessa?
O que fazer em Innsbruck: 10 lugares imperdíveis
1. Telhado Dourado
O Telhado Dourado, ou Tejadillo de Oro, é o símbolo indiscutível da cidade e, por isso, presença obrigatória em qualquer roteiro de o que fazer em Innsbruck. Situado no coração do centro histórico, é o ponto de partida perfeito para começar a explorar este destino alpino.
Erguido na praça principal, o Telhado Dourado tem mais de 500 anos de história e é considerado uma das obras de arte mais emblemáticas do Tirol. A sua elegante varanda, decorada com diversos relevos e coberta por mais de 2.000 azulejos dourados, foi encomendada pelo imperador Maximiliano I. Ele e sua esposa, Blanca Maria Sforza, costumavam utilizá-la como tribuna para assistir a festas, torneios e outros eventos que animavam a praça.
Hoje, o edifício abriga o Museu do Telhado Dourado, dedicado à história do imperador responsável pela sua construção e que preserva vários dos relevos originais.

2. Hofburg ou Palácio Imperial
Assim como Viena, Innsbruck também tem seu Palácio Imperial. Ele está localizado a poucos metros do Telhado Dourado e suas origens remontam à Idade Média. Embora o edifício tenha passado por várias reformas, suas dimensões são as mesmas de antigamente.
Maximiliano I, Maria Teresa I da Áustria e a própria Imperatriz Sissi foram algumas das personalidades famosas que passaram por estas instalações palacianas. Uma verdadeira joia arquitetônica que rivaliza com o mais famoso palácio Hofburg de Viena.
O monumento está aberto ao público e, durante a visita, é possível conhecer a Sala do Conselho, os aposentos imperiais, a capela e muitos outros espaços emblemáticos. O ingresso está incluído no cartão turístico Innsbruck Card. Não deixe de incluir essa visita no seu guia de o que fazer em Innsbruck!

3. Torre da Cidade
Muito perto do Telhado Dourado e do Palácio Imperial encontra-se a Stadtturm, a antiga Torre da Cidade, outro dos ícones imperdíveis para incluir na sua lista de o que fazer em Innsbruck. É um dos melhores mirantes do centro histórico e mede aproximadamente 31 metros de altura. É claro que, para desfrutar destas vistas, é preciso subir cerca de 140 degraus, mas vale muito a pena.
Do alto da torre, é possível admirar uma vista panorâmica perfeita de Innsbruck, bem como as majestosas montanhas Bergisel e Patscherkofel e o rio Eno. Por tudo isso, para desfrutar de uma das melhores vistas do centro urbano, recomendamos que reserve o ingresso da Torre da Cidade.

4. Catedral de Santiago
A catedral de Santiago é o santuário mais importante da cidade. Sua beleza é tanta que foi retratada pelo famoso pintor Alberto Durero, um dos artistas mais renomados do Renascimento alemão. Portanto, ao planejar o que fazer em Innsbruck, não deixe de visitá-la.
Este templo tem suas raízes no século XII e, desde então, faz parte de uma das rotas de peregrinação mais importantes do cristianismo: o Caminho de Santiago. No entanto, o edifício que vemos atualmente corresponde a uma reconstrução do século XVIII, devido ao desabamento da catedral anterior por causa de um terremoto.
A entrada no templo é totalmente gratuita e permite contemplar alguns dos afrescos barrocos mais bonitos da Áustria. A visita permite também ver o túmulo do arquiduque Maximiliano III e o impressionante órgão desta igreja.
Por último, não podemos falar deste templo sem mencionar um de seus grandes tesouros, o Mariahilferglocke. Você sabia que é o segundo maior sino do Tirol? Como se isso não bastasse, a melodia do chamado carrilhão da paz soa todos os dias ao meio-dia, fazendo tocar um total de 57 sinos. Um som celestial!

5. Mariahilf
Ainda há muito o que fazer em Innsbruck! Atravessamos agora o rio Eno e, na outra margem, encontramos uma bela fileira de edifícios em estilo gótico tardio em tons pastel. Esta é a vista, protagonizada por um dos bairros mais antigos da cidade, que oferece uma das imagens mais famosas de Innsbruck.
Atrás das casas, é possível ver como a cordilheira Nordkette se ergue no horizonte. A imagem é das mais cativantes. Momento Instagram!

6. Maria Theresien Strasse
Pensando onde fazer compras em Innsbruck? A rua Maria Theresien Strasse é a principal artéria comercial da capital do Tirol austríaco. Está repleta de lojas que se estendem ao longo desta bonita avenida marcada por seus edifícios barrocos, muitos deles com fachadas de cores atraentes. Por outro lado, é um lugar perfeito para fazer uma pausa, pois é uma área repleta de cafeterias com terraços ao ar livre.
A coluna de Santa Ana, o Parlamento ou o Arco do Triunfo são alguns dos ícones históricos que se estendem por esta rua. Portanto, seja pelas lojas, restaurantes ou monumentos, passear pela Maria Theresien Strasse é um plano obrigatório de o que fazer em Innsbruck.

7. Castelo de Ambras
O Castelo de Ambras fica a cerca de 4,5 quilômetros do centro, mas está perfeitamente conectado ao transporte público. Entre o que fazer em Innsbruck, esta é uma das visitas mais recomendadas. Este complexo renascentista singular é considerado um dos primeiros museus do mundo. Seu fundador, o arquiduque Fernando II, transformou várias de suas salas em uma espécie de exposição de suas coleções pessoais. Nobres de diferentes partes do país e do mundo vinham aqui ansiosos por admirar as suas numerosas armaduras, os seus valiosos objetos de cristal, prata ou ouro e outras peças naturais estranhas e exóticas.
O edifício que vemos hoje é do século XVI. Anteriormente, tinha sido uma fortaleza medieval até ser restaurado para obter o ar renascentista que se pode apreciar atualmente. Destacamos especialmente a sua Galeria de Retratos, que alberga quadros de artistas famosos como Velázquez, Van Dyck ou Rubens.
Além disso, o acesso a este monumento é bastante econômico. Para os interessados, deixamos abaixo o link direto para comprar os ingressos:

8. Teleférico de Nordkette
Quer mais opções de o que fazer em Innsbruck? Além da Torre da Cidade, existe outro mirante panorâmico popular que deixa todos os visitantes boquiabertos. Fica a mais de 2.300 metros de altura!
Estamos falando da cordilheira Nordkette, que oferece vistas espetaculares. O melhor de tudo é que há um teleférico que parte do centro da capital do Tirol austríaco e leva diretamente até essa montanha. O trajeto é fácil e rápido. Admirar a paisagem durante a subida já é uma experiência, mas, uma vez no topo, o espetáculo visual é ainda mais impressionante. Se o dia estiver claro, é possível até mesmo avistar a fronteira com a Itália e os picos do Parque Natural de Karwendel.
A subida até o mirante é feita, na verdade, em três trechos, dois deles de teleférico e um de funicular. Dessa forma, é possível visitar não um, mas três mirantes: Hungerburg, Seegrube e Hafelakar. À medida que se sobe, as vistas mudam consideravelmente, oferecendo paisagens cada vez mais selvagens e distantes da civilização. Você já ficou com vontade de comprar o ingresso do teleférico de Nordkette?

9. Zoológico Alpino de Innsbruck
Entre o que fazer em Innsbruck, vale a pena olhar novamente para as montanhas para conhecer um dos zoológicos mais singulares do mundo, dedicado exclusivamente à flora e à fauna alpinas. O Alpenzoo é o parque desse tipo situado na maior altitude da Europa — e chegar até lá já é uma experiência curiosa, já que ele fica próximo a uma das primeiras paradas do complexo de funiculares e teleféricos da Nordkette. Quem estiver de carro também pode acessar o local facilmente.
Muitas das espécies que vivem no zoológico são protegidas ou estão ameaçadas de extinção, como o impressionante quebra-ossos, um dos maiores abutres da Europa. Lobos, linces, águias, ursos-pardos, veados e lontras são apenas alguns dos animais que podem ser observados ali.
Para conhecer o Alpenzoo, a opção mais prática é escolher o bilhete combinado, que inclui o ingresso do Alpenzoo + Funicular Innsbruck-Hungerburg.

10. Museu Swarovski
E para encerrar a nossa lista de o que fazer em Innsbruck, uma visita a poucos quilômetros da cidade leva à pequena localidade de Wattens, onde, no final do século XIX, foi fundada a empresa Swarovski. É o começo da história desses famosos cristais, conhecidos em todo o mundo e especialmente ligados à alta joalheria e a produtos de luxo. O Museu Swarovski permite conhecer de perto esse universo fascinante, com exposições criativas e interativas que encantam visitantes de todas as idades.
Embora sua fábrica original não esteja realmente na capital do Tirol, sua proximidade a tornou um destino imperdível para os viajantes que visitam esta região. O Swarovski Kristallwelten ou Museu Swarovski é uma exposição onde o cristal adquire formas mágicas e inesperadas, com um enfoque histórico no passado da marca. Uma recriação do Empire State Building de Nova Iorque, uma gigantesca nuvem de cristal ou o próprio sapato da Cinderela estão presentes neste grande espaço.
Para visitar este complexo, recomendamos reservar o ingresso com antecedência. Abaixo, deixamos duas opções úteis para facilitar a sua compra:

Concluímos agora este breve, mas completo, guia sobre o que fazer em Innsbruck, no qual exploramos os principais monumentos e locais emblemáticos da cidade. Se quiser descobrir ainda mais opções de lazer e cultura, recomendamos consultar o catálogo atualizado de excursões, visitas guiadas e atividades em Innsbruck disponível na Civitatis.