Ásia

O que fazer em Omã: 10 paradas imperdíveis

Vista della spiaggia omanita di Al Mughsail Salalah, fatta di sabbia bianca, circondata da un paesaggio roccioso e bagnata dal mare turchese e trasparente
Descubra o que fazer em Omã com a Civitatis e planeje sua viagem para este destino repleto de desertos, montanhas, praias e cultura milenar.
30 agosto 2025

No começo, organizar uma viagem para Omã pode até parecer mais complicado. É natural que possam surgir dúvidas sobre qual a melhor maneira de chegar, os documentos obrigatórios para levar e o que fazer em Omã. Nós, da Civitatis, vamos responder todas as suas perguntas e ainda dar algumas dicas de atividades para você fazer em Omã quando estiver lá.

Além disso, preparamos uma lista de destinos pelos principais lugares do país, para que você possa personalizar sua viagem do seu jeito. Então, nada de preocupação, vamos embarcar em uma viagem emocionante e descobrir essa joia da Península Arábica, que não só é uma das mais seguras do Oriente Médio, mas também uma das mais bonitas e surpreendentes.

Para começar, saiba que existem duas rotas mais utilizadas, ambas partindo de Mascate, a capital. A primeira, mais curta, passa por Nizwa e segue até o sul, com uma parada no deserto de Omã. Já a segunda é mais longa e leva até Salalah, região mais ao sul de Omã. Ao longo do caminho, você encontrará cânions, montanhas rochosas, fontes naturais, dunas que parecem não ter fim, praias intocadas, lagoas cristalinas e até fiordes. Então, vamos conferir os destinos dos sonhos que Omã nos reserva!

Uma mulher a bordo de um barco omanita sentada em almofadas coloridas e tirando foto de um penhasco rochoso
Em Omã, você não vai querer fazer outras coisa além de tirar fotos

1. Mascate

É aqui que o seu avião vai aterrissar e onde inicia esta emocionante viagem na capital de Omã. Turismo é o que não falta por aqui, o lugar oferece diversas atividades interessantes, tanto na cidade quanto nos arredores. E nada melhor do que começar com uma visita aos monumentos para mergulhar na história de Omã. Afinal, turismo em Mascate também é sinônimo de descobertas sensoriais. Por isso, aproveite para sentir o aroma e o sabor da gastronomia local nos inúmeros restaurantes e encante-se com as cores e texturas dos souks, onde encontrará desde roupas tradicionais até peixe fresco. Só não vá embora sem antes sentir a brisa do mar e molhar os pés nas águas do Oceano Índico.

Essa cidade é um lugar que oferece muitas atividades para você reservar. Se você quer não quer perder nada da capital, fazer um passeio de ônibus turístico é a melhor decisão. Já se escolher uma visita guiada por Mascate, irá conhecer a imperdível Grande Mesquita com um guia experiente. Depois, poderá continuar as suas descobertas realizando um cruzeiro ao entardecer por Mascate, uma forma de sentir um primeiro gostinho dos muitos pores do sol espetaculares que você vai ver em Omã. Como alternativa, participe de um tour noturno com jantar e termine o dia feliz e com o apetite satisfeito.

Vista da Grande Mesquita de Mascate, um prédio branco com uma cúpula e torres que se erguem nas laterais. No primeiro plano, canteiros de flores vermelhas
A Grande Mesquita de Mascate é uma verdadeira joia arquitetônica

2. Ilhas Daymaniyat

Antes de seguir viagem de Mascate, recomendamos dedicar um dia nas ilhas Daymaniyat, acessíveis a partir da cidade vizinha de Seeb. É um lugar fascinante, não só porque você vai se sentir no paraíso, mas também porque poderá ver a fauna marinha de Omã em toda a sua beleza. Fazer snorkel nas ilhas Daymaniyat significa entrar em contato com tartarugas, peixes e corais, conhecer de perto esse ecossistema único, o seu valor e o respeito que devemos ter por ele.

3. Musandam

Existe uma península de Omã voltada para o Golfo Pérsico, mas só é possível chegar lá pelos Emirados Árabes. Ela está localizada na ponta nordeste da Península Arábica, pode até parecer fora de rota em relação ao restante do itinerário, mas é uma das regiões mais bonitas de Omã. Musandam vai conquistar seu coração com suas montanhas pontiagudas que se projetam sobre o mar e os fiordes tranquilos que banham a costa.

Recomendamos que você faça um tour privado de 4×4 por Musandam para percorrer as montanhas desse lugar incrível e contemplar as melhores vistas do mar e apreciar de perto a flora curiosa que cresce entre as rochas. Também não perca o cruzeiro de Dhow pelos fiordes de Musandam. Esse passeio é o que você precisa se estiver em busca de fortes emoções, enquanto contempla uma paisagem que simplesmente não passa despercebida.

Um barco de madeira navegando em águas calmas a poucos metros da costa rochosa de Musandam, com as montanhas rochosas e sem vegetação ao fundo
Um dhow, barco típico de Omã, navegando em Musandam

4. Jebel Shams

Descendo novamente pelo território de Omã, vamos fazer uma parada em um dos pontos naturais mais fascinantes: a montanha mais alta do Omã. Os trilheiros não podem deixar de explorar esse gigante com mais de 3.000 metros acima de altitude. Jebel Shams significa “montanha do sol” e é o destino mais cobiçado por quem adora acampar em meio à natureza. O céu estrelado e o nascer do sol do alto do seu cume são um espetáculo de tirar o fôlego que vai ficar na sua memória.

O imponente cume faz parte da cadeia montanhosa Jebel Akhdar, um cenário perfeito para quem gosta de fazer trilhas, ou melhor ainda, se aventurar por uma via montonhosa. Lá, você terá diversas trilhas longas, além de pontes suspensas sobre penhascos e precipícios. Se você acha que esta experiência combina com o seu estilo, não perca a emocionante via ferrata de Al Jabal Al Akhdara. É a chance de contemplar as montanhas de Omã de uma perspectiva absolutamente privilegiada!

Um homem de costas, sentado à beira de um penhasco na montanha, tá olhando as montanhas ao redor do pico mais alto num dia ensolarado
A vista incrível do topo de Jebel Shams

5. Al Hamra

Bem-vindo a uma das cidades mais antigas de Omã. A cerca de duas horas de Mascate, você encontrará a moderna cidade de Al Hamra. Essa cidade é cercada por campos de palmeiras datileiras, aquelas árvores que nos apaixonam por seus frutos doces e saborosos, as tâmaras. Além disso, nos arredores da cidade, você poderá explorar um verdadeiro museu a céu aberto. São as ruínas de um antigo povoado de barro com 400 anos de história. Dá para passear por conta própria pelas ruelas ou tornar a experiência ainda mais especial com um tour privado de Al Hamra em buggy com um guia especializado que conhece as tradições da região nos mínimos detalhes.

6. Nizwa

Depois de descer das montanhas, não deixe de visitar a cidade de Nizwa. Ao entrar nela, você será recebido por uma atmosfera animada e, ao mesmo tempo, relaxante. O lugar está cercado por palmeiras e casas tradicionais. O monumento mais icônico da cidade é o imponente Forte, construído no século XVII, mas restaurado recentemente. Outro destaque imperdível é o mercado, um dos mais completos e autênticos de Omã.

Aproveite sua estadia para passar uma noite agradável em um restaurante e comprar souvenirs no comércio local. Além disso, você poderá descobrir os arredores de Nizwa fazendo um tour de buggy vintage por Al Aqr. Você vai fazer uma imersão na arquitetura tradicional de Omã, conhecendo seus costumes mais antigos.

Vista aérea de um povoado de barro, do tamanho de edifícios cúbicos compactos construídos ao lado de uma floresta de palmeiras verdes
As ruínas da antiga Al Hamra, toda feita de barro

7. Wahiba Sands

O deserto de Omã é uma imensa extensão de dunas que vai do centro do país até o sul, chegando perto da costa com suas lagoas de areia branca. O que fazer em Omã? Com certeza as Wahiba Sands, a primeira e mais importante atração do país. Esse deserto atrai muitos visitantes graças à riqueza de suas paisagens. Ele alterna extensões infinitas de dunas com cenários rochosos, cruzadas por estradas que oferecem vistas de tirar o fôlego.

Recomendamos que você passe pelo menos dois dias para aproveitar ao máximo todas as atividades que o lugar oferece, desde sandboard até passeios de quadriciclo. Embora essa beleza seja fascinante, mas aqui o verdadeiro protagonista é o céu. O difícil é dizer qual é o mais encantador, se é o pôr do sol, o amanhecer ou a noite, que é hipnotizante com o pontilhado por milhões de estrelas. Para uma experiência inesquecível, você poderá reservar um passeio de balão no deserto de Omã. Lá do alto, é possível capturar toda a beleza das dunas que se tingem de vermelho com os primeiros raios do sol.

8. Bimmah Sinkhole

Depois de conhecer o lado rochoso de Omã, é hora de descobrir outro elemento curioso que dá vida a paisagem omanita, a água. No Sultanato, a água surge em lugares inesperados e com formas impressionantes. Um ótimo exemplo é a fonte natural de Bimmah, uma impressionante piscina natural de água azul-turquesa que se formou no fundo de uma cratera calcária. Venha dar um mergulho nesse lugar incrível e se refrescar em suas águas transparentes. Agora, como diz um ditado: ‘quem chega primeiro, bebe água fresca’, e aqui isso faz todo o sentido. O local costuma encher rápido, então vale a pena chegar cedo para aproveitar com mais tranquilidade.

Um mar de dunas de areia ao pôr do sol de Omã. Turismo em qualquer época
O mar de dunas de Omã se estende até onde a vista alcança

9. Gli Wadi

Wadi é o nome genérico para o que poderíamos chamar de cânion, mas que em Omã parece mais um jardim do Éden. Resumindo, são desfiladeiros com piscinas naturais de água doce. Esses oásis estão espalhados em todo o país, muitas vezes acessíveis só a pé ou em veículos 4×4. A seguir, indicamos os wadis mais impressionantes, paradas obrigatórias em qualquer viagem por Omã.

Começando pela mais importante da região, o Wadi Shab, um tesouro escondido no final de uma trilha curta na montanha. Você poderá se refrescar em suas águas calmas e transparentes e sentir a paz que esse lugar oferece reservando uma excursão a Wadi Shab. Outro wadi famoso é o Bani Khalid, mais fácil de chegar e também um dos mais visitados, e por um bom motivo. É realmente lindo e bem cuidado, com passarelas para contemplar a vista por diferentes ângulos. Aproveite essa excursão privada a Wadi Bani Khalid e Wahiba Sands e visite duas das principais atrações de Omã de uma só vez.

Um oásis dentro de um vale rochoso com uma piscina de água natural no centro cercada por palmeiras e pedras
Um vislumbre de Wadi Bani Khalid com suas águas azul-turquesa

10. Salalah

Enquanto o norte de Omã é predominantemente desértico, sua região mais ao sul, Dhofar, é rica em vegetação. A capital é Salalah, a terceira maior cidade do sultanato e o ponto ideal para descobrir os tesouros verdejantes desta terra que faz fronteira com o Iêmen. Ao redor de Salalah, você encontrará mar e florestas, cachoeiras e uádis, em uma mistura única de experiências imperdíveis. A seguir, você confere a nossa seleção com os melhores lugares para visitar em Omã:

Uma estrada de terra cercada por muito verde, ao fundo você poderá ver uma montanha coberta de vegetação e envolta em uma névoa espessa
A natureza exuberante e verde de Salalah

Omã: o que fazer em uma semana

Para muitos viajantes, uma semana é tempo suficiente para visitar o país, mesmo que não seja possível explorar tudo. Como Omã faz fronteira com os Emirados Árabes, muitas pessoas preferem unir os dois destinos e aproveitam para visitar os dois lugares de uma vez só. Outros preferem deixar de lado o luxo dos Emirados, optando por uma viagem de 15 dias a Omã. De qualquer forma, se você quer viajar sem stress, pode optar por um tour organizado de 7 dias por Omã, com guia, transporte em 4×4 e muito outros serviços incluídos para tornar a sua experiência mais agradável.

Como chegar?

Antes de decidir o que fazer em Omã, pense em como chegar. O país está localizado logo abaixo dos Emirados Árabes Unidos, com os quais faz fronteira. É por isso que alguns voos param em Dubai ou Abu Dhabi antes de pousar em Mascate, capital de Omã. Aliás, vale lembrar que não há voo direto do Brasil para Omã e poucos voos diretos da Europa, então uma escala é quase inevitável.

Para se ter uma ideia, partindo do Brasil o tempo total será de 14 a 18 horas de voo. Da Europa, como a Itália, por exemplo, o tempo é cerca de 7 a 8 horas, considerando 6 horas para chegar a Dubai e mais uma hora e meia para Mascate. No entanto, a viagem em si pode ser mais longa, dependendo das conexões.

Uma nascente natural no fundo de um cânion escavado na rocha e acessado por uma escada de metal
A fonte natural de Bimmah

Quando ir para Omã?

Sem dúvidas, a melhor época para conhecer Omã é no inverno. Embora os dias não sejam muito longos, as temperaturas são ideais. De outubro a março, as máximas chegam a 25ºC e as mínimas nunca caem abaixo de 15ºC. A temperatura perfeita para explorar as cidades e os desertos sem superaquecimento! Em vez disso, você deverá viajar entre agosto e novembro para aproveitar a temporada de desova e nascimento das tartarugas, bem como para ver golfinhos nadando mais perto da costa.

A Riviera Omanita se estende por 1.700 quilômetros, oferecendo todos os tipos de atividades aquáticas, especialmente se você gosta de passeios de barco para avistar baleias e golfinhos. Já no verão, exige cuidado com o clima, porque nessa estação, de maio a setembro, você encontrará temperaturas escaldantes e ar bastante úmido. Isso pode tornar a viagem mais complicada e cansativa.

Dois golfinhos nadando na superfície da água a poucos metros da costa rochosa de Omã
É fácil avistar golfinhos nadando perto da costa de Omã

Quais documentos são necessários?

Para entrar em Omã, você só precisa do seu passaporte com pelo menos seis meses de validade. Não é necessário visto para estadias inferiores a duas semanas. Se você pretende alugar um carro para explorar o país, a carteira de habilitação internacional também é aceita. As estradas são geralmente bem conservadas e pavimentadas, e os moradores locais dirigem com muita calma e tranquilidade. Veja bem, viajar em Omã não é tão complicado quanto parece!

Como se locomover em Omã?

Para você ter a liberdade de se locomover em Omã, recomendamos alugar um carro, de preferência um 4×4. Isso porque muitos trechos, especialmente nas áreas de montanhas, não são asfaltados. O lado a favor é que o preço dos combustíveis em Omã é incrivelmente barato. Afinal, estamos em um dos principais países produtores de petróleo.

E se você não quiser dirigir um veículo off-road, não se preocupe! Basta reservar atividades com transporte incluído com a Civitatis. Tudo o que você precisa fazer é chegar às principais cidades e desfrutar das melhores experiências sem se preocupar com transporte.

Uma estrada serpenteia sinuosamente pelas montanhas áridas de Omã
A estrada que liga Mascate e Nizwa passa pelas montanhas

Esperamos que, ao final do nosso roteiro, você tenha uma ideia mais clara e inspiradora sobre o que fazer em Omã. Mas, acima de tudo, esperamos que esteja preparado para planejar uma viagem que vai além do comum, para descobrir os incríveis tesouros do Sultanato. Desde os desertos dourados e as montanhas imponentes até as praias paradisíacas e os oásis escondidos.

Omã oferece experiências únicas que vão marcar sua memória para sempre. Por fim, convidamos você a se inspirar com as melhores excursões e visitas guiadas da Civitatis. Você encontrará o que você precisa para tornar sua viagem a Omã fascinante.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: