O que fazer em Osaka: 15 lugares e planos imprescindíveis
Ao preparar uma viagem ao Japão, Tóquio e Kyoto são duas cidades de parada obrigatória, mas Osaka costuma passar um pouco despercebida. No entanto, quem a visita, muitas vezes descobre que é seu lugar favorito no país. Por isso, hoje, na Civitatis, contamos tudo o que você pode ver em Osaka. Anote estes 15 lugares e planos que você não pode perder!
Osaka não é apenas mais uma grande cidade, mas também é muito diferente de Tóquio. Por exemplo, as pessoas ficam à direita nas escadas rolantes, em vez de à esquerda. A cidade tem fama de ser mais acolhedora e aberta do que outras grandes cidades, sua gastronomia é mundialmente conhecida e há muita cultura para descobrir, já que em seu tempo foi a capital política e econômica do país. Sem mencionar que possui a melhor vida noturna de todo o Japão.
Mas, antes de começar, vamos comentar alguns dados:
- Onde fica Osaka? A cidade de Osaka está localizada na região japonesa de Kansai, na província de Osaka. Na região de Kansai também se encontram outras cidades muito populares, como Himeji, Kobe, Kyoto e Nara.
- A que distância está Osaka de Tóquio? Osaka e Tóquio ficam a aproximadamente duas horas e meia de trem-bala (Shinkansen).
- Qual é o tamanho de Osaka? Osaka é a terceira cidade mais populosa do Japão, depois de Tóquio e Yokohama.
O que fazer em Osaka
1. Castelo de Osaka
O primeiro lugar da nossa lista é, sem dúvida, o monumento mais famoso de Osaka e, na verdade, um dos mais emblemáticos de todo o Japão. Esta bela e emblemática estrutura foi originalmente construída em 1583, embora sua história turbulenta tenha levado à sua reconstrução várias vezes desde então. O recinto conta com um fosso, muros de pedra, 600 cerejeiras em flor e vistas panorâmicas fantásticas da cidade, com seus 58 metros. A fortaleza também abriga um museu com uma exposição sobre a história do edifício, a cultura samurai e o Japão como um todo.
O Castelo de Osaka é mais popular durante a época da floração das cerejeiras, embora receba muitos turistas durante todo o ano. Gostariam de descobrir o seu interior? Para visitá-lo ao melhor preço, dê uma olhada nesse ingresso do Castelo de Osaka.

2. Dotonbori
Letreiros de néon, bares extravagantes, discotecas animadas… O distrito de Dotonbori, em Osaka, é provavelmente o mais emblemático da cidade. Esta zona é conhecida como centro de lazer há centenas de anos, embora sua aparência retrofuturista seja produto da década de 1930, quando os néons começaram a ser comercializados.
Ao longo do rio Dotonbori, você poderá ver várias das marcas japonesas mais famosas. No entanto, o letreiro mais icônico é o do Glico Man, localizado logo acima da ponte de Dotonbori. Se você quiser conhecer esta área com um guia, junte-se a nós no free tour por Osaka.
Dotonbori também é famosa por abrigar restaurantes, bares e clubes noturnos fantásticos. Nesta área, você encontrará uma grande variedade de estabelecimentos especializados em caranguejo, takoyaki (sobre o qual falaremos mais adiante) e ramen. À noite, também é muito comum ver pessoas bebendo latas de cerveja sentadas à beira do rio.

3. Universal Studios Japan
Você sabia que esse foi o primeiro Universal Studios inaugurado fora dos Estados Unidos? Atualmente, o parque conta com dez seções diferentes, entre as quais se destacam The Wizarding World of Harry Potter, Super Nintendo World, Jurassic Park, Waterworld e Minion Park. Em cada área, você encontrará atrações para todas as idades. Bem na entrada do parque, há um shopping center, hotéis, restaurantes e lojas onde você pode comprar artigos fantásticos.
Se você está pensando em aproveitar o parque durante sua visita, não deixe de de comprar o ingresso do Universal Studios Japan com antecedência. Eles costumam esgotar rapidamente, especialmente na alta temporada, então não deixe para a última hora!
Uma dica: se você quiser visitar o Super Nintendo World, lembre-se de que é necessário um ingresso especial. Você pode obter um passe temporário gratuito depois de entrar no parque, usando o aplicativo da Universal. Como alternativa, você pode comprar um passe expresso antes da sua visita. Mas, se for comprar o ingresso no parque, chegue cedo, pois eles são limitados!

4. Harukas 300 Observatory
Você já começou a explorar Osaka ao nível do solo… Então está na hora de vê-la de cima! O Observatório Harukas 300, com os seus 300 metros de altura, é o segundo edifício mais alto do Japão e o mais alto de Osaka.
Ao adquirir este ingresso do Observatório Harukas 300, você poderá circular livremente entre os andares 58, 59 e 60 e aproveitar para tomar um café com as melhores vistas. Além disso, em algumas datas especiais, o observatório fica aberto até às 22:00 horas, com a última entrada às 21:30 horas, para que você também possa apreciar o pôr do sol do ponto mais alto da cidade.

5. Mercado Kuromon
Osaka é mundialmente conhecida pela sua comida requintada. Na verdade, a cidade é frequentemente referida como Tenka no Daidokoro, ou a capital gastronômica do Japão. Mas onde é que se podem provar os seus pratos mais típicos? O mercado Kuromon é um dos mais tradicionais da cidade japonesa e é perfeito para descobrir a cozinha desta região. E, claro, para a provar!
Uma das receitas mais famosas de Osaka são as bolinhas de polvo, os takoyakis. Você encontrará este aperitivo salgado em várias barracas de rua, onde é preparado na hora. O okonomiyaki também é muito popular em Osaka. Os principais ingredientes desta tortilha são repolho e massa, e geralmente é acompanhada de carne, queijo e outros vegetais.
Em sua rota por Osaka, não pode perder este tour gastronômico pelo mercado Kuromon, onde terá incluídas algumas degustações nas barracas de comida de rua favoritas dos moradores locais. Já está com água na boca?

6. Andar de kart em Osaka
Esta é uma das atividades mais extravagantes que se podem fazer em Osaka. Neste tour de kart, poderão passar uma ou duas horas percorrendo Dotonbori, Namba e o Castelo de Osaka de uma forma realmente divertida e original. E o melhor? Esta atividade inclui o aluguel de fantasias, o que permitirá que você escolha entre uma grande variedade de personagens de quadrinhos e videogames. Finalmente, você poderá realizar o sonho da sua infância!

7. Parque de Tsurumi Ryokuchi
Depois de tantos estímulos, provavelmente o corpo vai pedir um descanso. A melhor maneira de escapar da agitação da cidade é visitar o belo parque Tsurumi Ryokuchi, o maior e mais eclético da cidade. Para chegar lá, pegue o metrô até Shinsaibashi, de onde você pode pegar um trem direto. Ele abrange mais de 300 hectares e abriga um belo jardim botânico, um lago tranquilo e várias instalações esportivas.
Uma das nossas partes favoritas do parque é a área inspirada na Holanda, que conta com um lindo campo repleto de flores e um moinho de vento tradicional. Relaxamento puro! Além disso, no parque há várias áreas inspiradas em outros países, da Espanha ao Irã.

8. Nipponbashi
Outro lugar que vale a pena visitar em Osaka é Nipponbashi, também chamado de Den Den Town. Se você é um meio geek ou um weeb (obcecado pela cultura japonesa), com certeza já ouviu falar de Akihabara, o animado distrito comercial de Tóquio, onde se concentram as lojas de anime, mangá e videogames.
Assim como Akihabara, Nipponbashi é o lugar ideal para celebrar a cultura pop, os mangás e os videogames, além de comprar equipamentos eletrônicos em Osaka. Junte-se a nós nesse free tour pelas ruas desse bairro icônico.

9. Museu Cup Noodles
Você sabia que Osaka abriga vários museus muito curiosos? Um dos mais populares é o Museu Cup Noodles. É claro que o macarrão é um alimento básico no Japão e, na verdade, em toda a Ásia. Do yakisoba ao udon, passando pelo ramen, o país do sol nascente tem todas as variedades possíveis. Mas você sabia que o distrito de Ikeda, onde fica esse museu, foi o berço do macarrão instantâneo?
Neste espaço, você poderá conhecer a história desse tipo de macarrão, ver as marcas antigas e criar seus próprios Cup Noodles personalizados. Também há muitos produtos à venda!

10. Templo Isshinji
Isshinji é o templo budista da Terra Pura, um dos mais sagrados para os habitantes de Osaka. Sua principal curiosidade? Lá você será recebido por várias estátuas de Buda feitas com cinzas de cremação.
Estas esculturas de vários metros de altura são feitas desde a era Edo (1603-1868), graças ao fato de os moradores locais levarem os corpos de seus falecidos a este templo para serem cremados. Essas cinzas são misturadas e fundidas para dar forma a essas obras impressionantes, chamadas de “Okotsu butsu”.

11. Shinsekai
Outro lugar na lista do que fazer em Osaka é Shinsekai, um bairro ao sul da cidade que se estende ao redor da emblemática torre Tsutenkaku. Você ficará impressionado com sua atmosfera retrô e a fusão entre o ocidental e o oriental, inspirada no urbanismo de Nova York e Paris.
Este distrito foi praticamente abandonado durante e após a Segunda Guerra Mundial. Sabiam que, nessa época, a torre Tsutenkaku foi desmontada para construir armas? Durante muitos anos, foi considerada a área mais pobre e perigosa do Japão. Curiosamente, atualmente tornou-se um dos bairros mais badalados de Osaka. Você nos acompanha para conhecê-lo nesse tour privado?

12. Santuário Sumiyoshi Taisha
Este é um dos santuários mais antigos do país, fundado no ano 211 e construído para homenagear os deuses Sokotsutsu no Onomikoto, Uwatsutsu no Onomikoto e Nakatsusu no Onomikoto. Um lugar imperdível na lista do que fazer em Osaka! Você sabia que é a sede de todos os santuários Sumiyoshi do Japão?
Você entrará no complexo do templo através de um belo torii de pedra e seguirá pelo caminho ladeado por mais de 700 lanternas. Além do caminho, outro dos pontos mais destacados é a sua bela ponte em forma de arco.

13. Museu Nacional de Arte de Osaka
Não tão curioso, mas outro museu que vale a pena visitar em Osaka é o Museu Nacional de Arte. Antes de entrar, você será recebido por uma estrutura peculiar de aço inoxidável e vidro, inspirada nas florestas de bambu da região.
Nos seus três andares subterrâneos, você poderá explorar as diferentes galerias, onde estão expostas mais de 6.000 obras de arte. Gravuras, esboços, cartazes, fotos, esculturas e pinturas de artistas japoneses e internacionais. Você pode entrar neste museu adquirindo o cartão turístico Osaka Amazing Pass.
14. Umeda Sky Building
Ainda deseja apreciar Osaka das alturas? Temos a solução! Outro dos seus grandes mirantes é o Umeda Sky Building, localizado no distrito de Kita.
Este edifício é um dos mais emblemáticos da cidade. Sua estrutura de estilo futurista é composta por duas torres de 40 andares e oferece uma vista panorâmica de 360 graus do seu topo, a 173 metros de altura. Não percam a oportunidade de adquirir o seu ingresso deste mirante icônico!

15. Mais cidades da região de Kansai
Como já mencionamos, Osaka está localizada na região de Kansai. Nesta região também se encontram quatro das cidades mais populares e bonitas do país. Querem visitá-las? Vamos indicar como!
Kyoto
Kyoto, a antiga capital do Japão, é um dos principais destinos turísticos do país, e com razão! Ao contrário das grandes cidades como Tóquio, Kyoto é mais conhecida por seus templos tradicionais, santuários e casas de chá. Destacam-se o emblemático santuário de Fushimi Inari, Kinkaku-ji e a tranquila floresta de bambu de Arashiyama. Confira você mesmo nesta excursão de um dia a Kyoto saindo de Osaka.
Kōbe
Esta cidade portuária é famosa por seu ambiente cosmopolita, suas vistas do porto e sua gastronomia, entre a qual se destaca a carne de Kōbe. A cidade tem um estilo um tanto ocidental, consequência das eras Meiji e Taisho no passado. Não percam esta excursão a Kōbe saindo de Osaka.
Nara
Nara, outra das antigas capitais do Japão, é famosa por seus templos, seus espaços verdes e os veados que vagam livremente pelo Parque de Nara. A cidade abriga nada menos que 8 locais declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Destes, o mais famoso é o templo Todai-ji, que abriga a estátua do Grande Buda e é um dos maiores edifícios de madeira do mundo.
Himeji
Esta cidade destaca-se pelo seu espetacular Castelo de Himeji, uma das principais atrações do Japão. Declarado Patrimônio da Humanidade, este monumento é considerado a fortaleza feudal mais bonita e melhor conservada do país. Aprecie sua arquitetura, seus jardins tranquilos e suas vistas panorâmicas nesta excursão privada a Himeji.
Aqui está, reunimos os 15 melhores planos para fazer em Osaka. Garantimos que esta cidade irá cativá-los com seu charme e peculiaridades. E para aproveitar ao máximo a viagem, dê uma olhada em todos os tours e experiências que oferecemos na Civitatis. さようなら (sayōnara)!