Europa

O que fazer em Rovaniemi: os 10 melhores planos

Vista nocturna de una cabaña roja cubierta por un manto de nieve y rodeada de árboles de Navidad iluminados por la noche
Viajar para a Lapônia é um sonho. Visitar a aldeia do Papai Noel, andar de moto de neve ou ver renas são apenas algumas das experiências imperdíveis para incluir na sua lista de o que fazer em Rovaniemi.
7 janeiro 2026

Sonhando em viajar para a Lapônia? Rovaniemi é um dos destinos mais curiosos da Europa. Estamos falando de um lugar onde o Natal é vivido 365 dias por ano e onde é possível ver auroras boreais e, nos meses de verão, o impressionante sol da meia-noite. Para completar, é aqui que fica a Aldeia do Papai Noel, o verdadeiro vilarejo do Papai Noel. Com características assim, fica claro que há muitos planos e atividades para incluir na sua lista de o que fazer em Rovaniemi. Viajaremos até essa cidade remota para revelar as melhores experiências e aproveitar ao máximo esse lugar que fascina pessoas de todas as idades.

Para começar, vamos esclarecer uma dúvida muito comum: qual é a melhor época para ir a Rovaniemi? Sem dúvida, Dezembro é o mês de maior movimento, com os preços de hotéis mais altos, mas também é o período mais mágico, pois coincide com a festa de fim de ano. As decorações de Natal são incríveis e as primeiras nevascas já aconteceram, o que permite realizar diversas atividades, como safáris de moto de neve. Por outro lado, os meses de janeiro a março também são uma ótima opção. Nesse período, os preços vão diminuindo gradualmente, continua nevando e há mais chances de ver auroras boreais. No verão, o clima muda bastante, mas ainda assim é uma boa oportunidade para ver animais árticos em fazendas de renas ou para descobrir o fenômeno natural do sol da meia-noite.

E… quantos dias são recomendados para ir à Lapônia? Uma semana é suficiente para uma primeira viagem à Lapônia. Tudo depende do orçamento, mas em sete dias há tempo de sobra para visitar o Papai Noel, fazer algumas excursões, conhecer a fauna ártica e viver outras experiências cheias de emoção.

Agora que já conhecemos alguns prós e contras de cada estação e a duração recomendada da viagem, chegou o momento de analisar os melhores planos de o que fazer em Rovaniemi. Vamos apresentar aqui algumas atividades gratuitas e outras pagas que permitem aproveitar ao máximo uma viagem a esse remoto canto da Finlândia. Vamos começar!

1. Visitar a aldeia do Papai Noel

Santa Claus Village é o nome da Aldeia do Papai Noel, um lugar de conto de fadas com inúmeras atividades, vários restaurantes, lojas e hotéis. Ela fica a cerca de oito quilômetros do centro de Rovaniemi. Portanto, é possível se hospedar ali mesmo ou ficar em algum hotel da cidade e fazer bate-voltas até essa aldeia mágica, uma das principais atrações para quem busca o que fazer em Rovaniemi. Algumas opções práticas para chegar até lá são:

Quem alugar um carro consegue chegar à aldeia do Papai Noel a partir de Rovaniemi em menos de 10 minutos. Também há ônibus públicos que conectam os dois lugares, embora a frequência seja um pouco limitada, sendo importante planejar bem os horários de ida e volta. Por isso, acreditamos que as excursões organizadas são grandes aliadas.

Mas… o que há para ver na Aldeia do Papai Noel, na Lapônia? Como se fosse um parque temático, o vilarejo é composto por diferentes áreas, com atividades para todos os públicos. E há uma ótima notícia: não é preciso pagar ingresso, o acesso é totalmente livre e gratuito. No entanto, para participar de experiências extras, será necessário comprar o ingresso. Por exemplo, existem vários espaços onde é possível conhecer e bater um papo com o Papai Noel, e isso é gratuito. O que é pago é a tradicional foto de lembrança oferecida após a experiência. Há pacotes para imprimir a foto, outros mais baratos que incluem um link para fazer o download no celular e até opções que registram o encontro em vídeo.

Visitar uma escola de elfos, acariciar cães husky, ver renas de verdade ou conversar com a Mamãe Noel são outras atividades típicas para fazer na Aldeia do Papai Noel. As crianças se divertem muito nesse complexo, mas, mesmo sendo adulto, você acaba facilmente voltando à infância nesse lugar. Além disso, a aldeia fica aberta o ano todo, não apenas no Natal. O Papai Noel estará sempre lá, pronto para receber todos os visitantes.

Um jovem com uma camisa polo rosa com a logo da Civitatis e um gorro de Papai Noel em uma paisagem repleta de neve com árvores de Natal e algumas cabanas
Civitatis oferece diversas atividades na Aldeia do Papai Noel, o vilarejo do Papai Noel na Lapônia

2. Enviar uma carta na Agência de Correios do Papai Noel

Dentro da Aldeia do Papai Noel, queremos fazer uma menção especial à Estação de Correios do Papai Noel. Neste lugar, é possível escrever e deixar uma carta para o bom velhinho, uma experiência imperdível para quem procura o que fazer em Rovaniemi. De fato, o espaço é muito acolhedor, com uma decoração belíssima e várias mesas e cadeiras para que crianças e adultos possam redigir suas listas de desejos.

Mas há mais. A partir dessa estação de correios, também é possível enviar cartas para amigos e familiares com o selo oficial do Círculo Polar Ártico. O envio é bem barato, pois basta pagar apenas alguns centavos ou euros pelo selo, dependendo do destino final da carta. Quando tudo estiver pronto e a carta já estiver dentro do envelope, há dois tipos de caixas de correio disponíveis. A seguir, explicamos as diferenças entre elas:

  • Caixa de correio vermelha Christmas Mail: Ao colocar a carta nessa caixa, os cartões-postais só chegarão aos seus destinatários no próximo Natal. Eles ficam guardados na Santa Claus Village para serem entregues nas datas próximas a 25 de dezembro. Isso significa que, se a carta for escrita em fevereiro, ela só será entregue no final do ano. Caso o cartão seja depositado em dezembro, tudo dependerá da carga de trabalho dos ajudantes do Papai Noel. Se for no início do mês, pode chegar ainda no mesmo ano, caso contrário, ficará guardado para a próxima temporada das festas de fim de ano. Nós depositamos nossos cartões no dia 4 de dezembro e eles chegaram por volta do dia 20 do mesmo ano.
  • Caixa de correio Daily Mail: Essa caixa funciona como o correio comum. Ou seja, assim que for recolhida, os ajudantes do Papai Noel se encarregam de entregar as cartas aos destinatários o mais rápido possível. Normalmente, as cartas chegam em duas semanas ou até um mês dentro da Europa, mas o prazo pode ser maior quando o envio é para fora do continente.
Várias cartas endereçadas ao Papai Noel em uma prateleira vermelha ao lado de uma caixa de correio
O correio oficial do Papai Noel fica na Vila do Papai Noel

3. Cruzando o Círculo Polar Ártico

Antes de deixarmos a aldeia do Papai Noel, não podemos deixar de mencionar o Círculo Polar Ártico. Graças à sua latitude, é possível cruzar essa linha “imaginária” na vila e tirar inúmeras fotos, sendo uma experiência imperdível para quem busca o que fazer em Rovaniemi.

Como bônus adicional, há uma webcam na área que permite ver a temperatura e o fluxo constante de pessoas. Você pode acessá-la facilmente no site oficial da aldeia do Papai Noel. Por que isso é importante? Porque é muito comum os turistas avisarem suas famílias para que elas possam assisti-los ao vivo no YouTube. Sim, nós também fizemos isso!

Além disso, em uma das lojas próximas, você pode comprar um certificado exclusivo que comprova sua visita ao Círculo Polar Ártico. O certificado exibe as coordenadas de Rovaniemi e pode ser personalizado com seu nome.

4. Andar em um trenó puxado por renas ou cães husky

Outra atividade muito comum para quem busca o que fazer em Rovaniemi é aproveitar um passeio de trenó puxado por renas, como faria o próprio Papai Noel. No entanto, esses percursos estão sempre ligados ao frio, já que, sem neve suficiente, não é possível realizar essa experiência. Por isso, caso a viagem seja feita durante o verão ou em períodos com pouca neve, o ideal é substituir esse plano por uma visita a uma fazenda de renas. Seja como for, ver esses animais de perto é realmente impressionante. Sua pelagem, seus chifres e seu comportamento dócil surpreendem qualquer visitante.

Os cães husky também se destacam por sua forte ligação com estas terras. Essa espécie já era de grande ajuda há centenas de anos, quando algumas tribos saíam para caçar e precisavam desses animais para puxar seus trenós e se deslocar com mais rapidez. Na maioria das experiências com animais em Rovaniemi, é possível conhecer diversas curiosidades sobre essas espécies e aprender como, historicamente, elas ajudaram o ser humano a sobreviver nessas latitudes. Para vivenciar isso em primeira pessoa, confira a seguir as principais opções:

Uma rena puxando um trenó por uma floresta coberta de neve em Rovaniemi
Visitar uma fazenda de renas é praticamente obrigatório em Rovaniemi

5. Ver a aurora boreal

Rovaniemi é perfeita para ver auroras boreais, uma das atividades mais incríveis para os que procuram o que fazer em Rovaniemi. Sua latitude, a baixa poluição e a reduzida contaminação luminosa fazem com que esse fenômeno natural apareça no céu noturno com bastante frequência. Os meses de setembro a abril são os mais indicados para apreciar as chamadas luzes do norte, algo que pode ser feito tanto por conta própria quanto em excursões organizadas.

Para tentar contemplar esse fenômeno por conta própria, o ideal é alugar um carro e se afastar um pouco da cidade. Outra opção é caminhar até a área externa do Museu Arktikum, a cerca de 10 minutos do centro. A partir dos arredores desse edifício, as chances de avistamento são maiores, já que ele está localizado em um parque com pouca iluminação artificial.

Qual é a nossa recomendação? Optar pelas atividades guiadas, pois elas contam com especialistas no assunto e transporte até áreas mais remotas, onde as probabilidades de observação aumentam significativamente. Há opções para diferentes orçamentos, desde fazer um tour da aurora boreal até tour da aurora boreal VIP em grupos reduzidos ou programas que combinam um passeio de trenó de cães husky sob a aurora boreal com a observação das auroras.

De qualquer forma, a observação de auroras boreais não é uma ciência exata. Embora existam aplicativos que tentem prever a probabilidade de avistamento, suas análises nunca são 100% precisas, pois muitas variáveis entram em jogo. Ainda assim, parte da magia desse fenômeno está justamente aí: você nunca sabe se ele vai aparecer ou não e, quando aparece, é algo que fica gravado na memória para sempre. Se você ouvir alguém gritar ao longe “uma aurora!”, saia correndo para admirar o espetáculo, não importa o frio que esteja fazendo. É pura magia.

Cores intensas da aurora boreal em Rovaniemi
Aurora boreal em Rovaniemi, um dos programas mais românticos para casais

6. Pilotar uma moto de neve

Sem estradas, quilômetros e quilômetros de florestas, árvores cobertas de neve e um silêncio quebrado apenas pelo som dos motores. É isso que você pode esperar de uma aventura de moto de neve por Rovaniemi, mais uma das melhores experiências de o que fazer em Rovaniemi. É claro que essa atividade atrai os viciados em adrenalina, mas garantimos que é adequada até mesmo para aqueles que não são grandes fãs de emoções fortes ou de dirigir. O percurso pelas paisagens nevadas nos cativou.

De modo geral, nesse tipo de experiência não é permitido ultrapassar os 30 quilômetros por hora e, claro, quem preferir ir mais devagar para apreciar a paisagem pode fazê-lo sem problemas. Além disso, é possível andar em uma moto individual ou em dupla, de acordo com a preferência. Se você for em dupla, o valor costuma ser um pouco mais econômico e ainda é possível revezar a condução em diferentes trechos do percurso. Recomendamos essa opção, pois é uma oportunidade única de conhecer paisagens impressionantes e conduzir um meio de transporte muito diferente e, ao mesmo tempo, fácil de pilotar.

Embora o mais comum seja realizar esse tipo de atividade durante o dia, também existem opções de passeio de moto de neve sob a aurora boreal para observar as auroras boreais, assim como experiências que combinam aventura de moto de neve + passeio de trenó puxado por renas e huskies. Dependendo do número de dias dedicados à Lapônia e da organização da viagem, será melhor optar por uma atividade ou outra.

Uma moto de neve conduzida por um homem vestido com roupas térmicas, atravessando uma floresta de abetos completamente coberta de neve
Quem topa uma aventura de moto de neve na Lapônia?

7. Explore uma Mina de Ametista

Uma das atividades favoritas para quem busca o que fazer em Rovaniemi é participar de excursão a uma mina de ametista de Lampivaara. Localizada a uma hora e meia da cidade, essa mina se tornou uma importante atração turística. E não é para menos! É uma das poucas minas de pedras preciosas abertas ao público.

A visita à mina de ametista é realmente fascinante. Lá, você pode ver como esse mineral é extraído e aprender sobre suas propriedades e principais usos em joalheria.

Detalhe de uma ametista roxa e branca
Planejar uma viagem a uma mina de ametista é uma ideia original de coisas para fazer em Rovaniemi

8. Aquecer-se em uma sauna finlandesa

A sauna é muito mais do que uma forma de relaxar e se aquecer, ela é uma verdadeira instituição nos países nórdicos. Não por acaso, a vizinha Suécia levou ao Eurovision 2025 uma música dedicada às saunas, Bara bada bastu. Focando na Finlândia, vale destacar que esses espaços de madeira, onde a temperatura ultrapassa os 80 °C, são verdadeiros pilares da vida social. São locais ideais para conversar enquanto se aproveitam os diversos benefícios do calor, como o alívio de dores musculares e a melhora da circulação sanguínea.

A popularidade das saunas finlandesas é tão grande que muitos hotéis da Finlândia contam com saunas próprias para seus hóspedes, uma opção excêntrica para quem quer saber o que fazer em Rovaniemi. Curioso, não é? Para quem não tiver a oportunidade de usufruir desse serviço na hospedagem, deixamos duas alternativas que incluem acesso às saunas, além de transporte até o local:

Interior de uma sauna finlandesa vazia com vista para os bosques nevados através de uma grande janela
As saunas são um importante ícone cultural e um ponto de referência na Finlândia

9. Passear pelo centro de Rovaniemi

A maioria dos viajantes que chega a Rovaniemi acaba deixando a própria cidade de lado. Há tantos planos para fazer, desde visitar a Aldeia do Papai Noel até caçar auroras boreais, que passear pelo centro acaba ficando em segundo plano. Nós entendemos. No entanto, recomendamos dedicar pelo menos algumas horas para descobrir os encantos da capital da Lapônia finlandesa.

Como mínimo, acreditamos que vale a pena aproximar-se para conhecer a igreja de Rovaniemi, um templo de 1950 que substituiu o anterior, destruído durante a Segunda Guerra Mundial. A entrada no santuário é gratuita e o seu interior destaca-se pelos murais coloridos. Por outro lado, incentivamos a visitar o parque que rodeia a ponte das Velas do Lenhador. Essa construção presta homenagem a essa antiga profissão, vital para a região. Como extra, a ponte oferece belas vistas do rio Kemi, o mais longo da Finlândia. No inverno, fica totalmente congelado!

Outra opção para explorar a região é participar de um free tour por Rovaniemi, embora tudo dependa do tempo disponível para dedicar à cidade. Aliás, caso viaje na época fria e não disponha das roupas adequadas, no centro da cidade há locais de aluguel de vestuário de inverno, que podem tirar você de um bom aperto. Uma alternativa econômica para quem não quer gastar muito dinheiro comprando esse tipo de roupa de frio.

A igreja de Rovaniemi, com sua torre e telhados cobertos de neve, em um dia claro. Um ponto obirgatório para incluir na sua lista de o que fazer em Rovaniemi
A igreja em Rovaniemi foi construída em meados do século XX

10. Contemplar animais árticos no zoológico de Ranua

Uma das melhores experiências para quem busca o que fazer em Rovaniemi com crianças é visitar o zoológico de Ranua. Embora não esteja exatamente em Rovaniemi, muitos dos visitantes internacionais do zoológico vêm de lá devido à proximidade. De fato, a viagem de carro de Rovaniemi leva apenas cerca de uma hora. Você pode optar por fazer uma excursão ao zoológico de Ranua ou ir de carro alugado e comprar os ingressos diretamente.

Este espaço permite ver a fauna ártica bem de perto. Ursos polares, renas, raposas-do-ártico, lontras e corujas-das-neves são alguns dos animais que se destacam neste local. Sem dúvida, é uma oportunidade única para admirar espécies nativas da Lapônia.

Um casal de ursos polares caminhando na neve
Os ursos polares estão entre as espécies que habitam o zoológico de Ranua

Como chegar a Rovaniemi

Já conhecemos os melhores planos para quem quer descobrir o que fazer em Rovaniemi, os principais monumentos para visitar na cidade e a melhor época para viajar. Mas… como chegar até lá? A resposta depende do país de origem.

Na alta temporada, principalmente de novembro a abril, costumam existir voos diretos a partir das principais capitais europeias. No entanto, muitos viajantes optam por ir primeiro a Helsinque e, depois de visitar a capital da Finlândia, iniciar a viagem rumo à Lapônia. Para esses casos, temos preparada uma guia especial com os imperdíveis para fazer em Helsinque.

Helsinque e Rovaniemi estão conectadas por voos domésticos, mas há uma opção ainda mais divertida e emocionante: o trem noturno Santa Claus Express. Trata-se de uma viagem ferroviária de cerca de 15 horas de duração, que oferece uma experiência única. Como o trajeto é feito à noite, o tempo passa rápido dormindo nos camarotes privativos. Além disso, o trem conta com vagão-restaurante e até chuveiros. E, via de regra, a passagem de trem Helsinque–Rovaniemi costuma ser bem mais econômica do que fazer esse mesmo trajeto de avião. Mais do que uma longa viagem de trem, diríamos que é a forma perfeita de começar uma viagem à aldeia do Papai Noel. Quem se anima?

Um trem com o logotipo do Papai Noel em um trem ao lado de uma plataforma coberta de neve à noite
O trem Expresso do Papai Noel é uma opção perfeita para viajar de Helsinque a Rovaniemi

E assim chegamos ao fim da nossa viagem pela Lapônia. Esperamos que essas sugestões ajudem a organizar uma escapada dos sonhos a Rovaniemi, independentemente da época do ano. Para encontrar ainda mais opções, recomendamos consultar o catálogo atualizado de excursões e atividades em Rovaniemi que oferecemos na Civitatis. Há muitos programas que, embora não tenhamos podido citar no artigo, são realmente atrativos, desde um passeio com raquetes de neve + pesca no gelo até uma trilha pelo Parque Nacional de Riisitunturi. É impossível resistir a um destino que oferece tanto em um território tão pequeno.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informamos que seus dados pessoais são tratados pela CIVITATIS nas condições indicadas a seguir:

Mais lidos #