O que fazer em Split: 12 experiências fantásticas na Croácia
Bem-vindo a Split, na fantástica Croácia! Esta joia costeira junto do mar Adriático é um refúgio europeu maravilhoso que ainda é pouco conhecido. Esta cidade vibrante tem uma rica e lendária história, que remonta originalmente ao século III a.C., quando foi fundada como a colônia grega de Aspálathos. Mais tarde, tornou-se o palácio de aposentadoria do imperador romano Diocleciano. Desde então, deixaram sua marca nesta cidade os bizantinos, a República de Veneza, os Habsburgos, o Império Austríaco e muitas outras culturas e civilizações.
Hoje, Split exibe majestosamente sua importância histórica, mas, ao mesmo tempo, possui uma energia maravilhosa que impegna as ruas dia e noite, uma cultura gastronômica mágica e gente acolhedora e descontraída. Além disso, esta também é uma excelente base para descobrir outras partes da Croácia, incluindo o Parque Nacional Plitvice. Continue lendo para descobrir o que fazer em Split, na Croácia!
O que fazer em Split
1. Descobrir o Palácio de Diocleciano
Datado de 305 d.C., o Palácio de Diocleciano, que abrigaria 3.000 pessoas em um complexo de 200 edifícios, é um dos vestígios romanos mais bem preservados e maiores que existem, além de ser Patrimônio Mundial da UNESCO. Esse complexo multifuncional foi construído como residência de aposentadoria para o imperador Diocleciano, originalmente um camponês local que se tornou um governante formidável, cujas reformas econômicas, administrativas e militares estabilizaram o Império Romano após um período de turbulência. Foi aqui que Diocleciano passou seus últimos anos. Mais tarde, os residentes locais fugiram para este complexo murado em busca de proteção contra os invasores bárbaros. Tem sido ocupado desde então.
Se você estiver visitando o palácio e quiser ver como era realmente o Palácio de Diocleciano na Roma Antiga, graças à RV, agora você pode! Confira a experiência de realidade virtual Diocletan’s Dream Virtual.
O que é o Palácio de Diocleciano hoje em dia?
Hoje em dia, este local maravilhoso constitui o coração do centro histórico de Split, e grande parte dele ainda está de pé e até mesmo habitado. Este monumento é gratuito para entrar e explorar, e continua a dar vida a Split com seu labirinto de vielas de paralelepípedos, muitos restaurantes, bares e lojas. Para explorar o Palácio de Diocleciano junto com sua cidade velha, dê uma olhada em nosso free tour por Split!
Em seguia, apresentamos algumas das principais partes do lugar que você deve conferir:
O Peristilo: Pátio Central
O pátio principal do Palácio de Diocleciano, o Peristilo, era o centro nevrálgico do palácio, onde os funcionários se reuniam e o imperador fazia seus discursos. Hoje, moradores locais e turistas se reúnem na praça para ouvir artistas de rua e apreciar uma taça de vinho.

A Porta Dourada
A entrada principal do Palácio de Diocleciano, a Porta Dourada, ou Porta Norte, é a mais elaborada das portas da cidade. Curiosamente, não é feita de ouro: seu nome, criado no século XVII, refere-se à sua importância dentro do complexo. Ela teria uma grade de ferro levantada e abaixada por guardas do corredor superior, e havia duas torres vigiadas por guardas.

A Catedral de São Dômnio
Originalmente Mausoléu do Imperador Romano Diocleciano, este edifício octogonal foi convertido em catedral durante o século V. Cercada por 24 colunas, a catedral também possui um campanário românico construído entre os séculos XIII e XVI e posteriormente reconstruído no século XX. Você pode subir nesta torre para apreciar algumas das melhores vistas que Split tem a oferecer!
O Templo de Júpiter
O Templo de Júpiter, dedicado ao deus romano de mesmo nome, pode ser encontrado na parte ocidental do complexo, próximo ao Peristilo. Mais tarde, foi convertido em batistério da catedral. No interior, você encontrará um maravilhoso teto abobadado, um friso decorativo e, no centro, onde antes havia uma estátua representando Júpiter, agora há uma estátua de bronze de São João Batista.

2. Fazer uma excursão ao Parque Nacional dos Lagos Plitvice
O Parque Nacional dos Lagos Plitvice é o mais antigo e maior parque nacional da Croácia, além de serPatrimônio Mundial da UNESCO. O Parque Nacional dos Lagos Plitvice abriga uma seleção de trilhas com passarelas que o levarão por maravilhosos lagos turquesa (cerca de 16 no total) e cachoeiras (mais de 90) cercadas por vegetação verdejante. As passarelas do parque permitem que os visitantes atravessem o parque sem dificuldades, mesmo sobre os lagos, preservando ao mesmo tempo o delicado ecossistema natural. Há opções para todo o tipo de pessoas, quer você queira desfrutar de um passeio tranquilo na natureza ou de uma caminhada desafiadora.
A cerca de 3 horas e 30 minutos de Split, o Parque Nacional Plitvice é uma viagem desafiadora, mas possível de se fazer em um dia, desde que você se planeje adequadamente. A maneira mais fácil de visitá-lo é fazer uma excursão ao Parque Nacional dos Lagos Plitvice saindo de Split, que inclui transporte de ida e volta, guia, ingresso do parque, passeio de barco e muito mais!

3. Fazer um cruzeiro na Lagoa Azul
A Lagoa Azul, situada ao longo da costa Adriática, é uma joia nacional. Não confundir com a famosa terma islandesa de mesmo nome (Blue Lagoon), a Lagoa Azul da Croácia é uma baía de um azul turquesa brilhante e com lindas praias douradas e vistas deslumbrantes que não fazem jus às fotografias. Estas águas parecem ter sido criadas de porpósito para fazer snorkel, já que são águas maravilhosamente calmas e pouco profundas.
A uma curta viagem de barco de Split, a melhor maneira de aproveitar esse paraíso é fazendo esta excursão de barco à Lagoa Azul saindo de Split com a Civitatis, que também inclui uma parada na histórica cidade de Trogir! Confira!

4. Desfrutar das melhores praias de Split
Split possui uma maravilhosa variedade de praias, com uma adequada para cada tipo de viajante. Praias festivas, isoladas, familiares, algumas próximas, outras a um dia de viagem:
- Praia de Bačvice (central e animada): uma bela praia de areia com vistas deslumbrantes para as montanhas, esta praia central é frequentada tanto por turistas como por locais e é conhecida pelo seu ambiente familiar durante o dia e festivo à noite.
- Praia de Kašjuni (isolada e pitoresca): uma praia tranquila a uma curta distância de carro do centro da cidade de Split. Rodeada por falésias verdes, Kašjuni é perfeita para relaxar e apreciar as vistas circundantes.
- Praia de Trstenik (descontraída e tranquila): uma praia tranquila com muito espaço e águas cristalinas. Uma ótima opção central, menos movimentada do que Bačvice.
- Praia de Bene (sombreada e local): um local popular entre os moradores locais, esta encantadora praia está situada numa floresta de pinheiros no Parque Florestal Marjan. Há muita sombra e todas as comodidades que você pode precisar.
- Praia Ovčice (descontraída e central): a Praia Ovčice em Split é um local encantador e central, com uma mistura de seixos e concreto, perfeita para nadar e tomar sol. Seu ambiente descontraído, águas claras e cafés nas proximidades a tornam uma das favoritas tanto dos moradores locais quanto dos visitantes.

5. Descubra a gastronomia de Split: soparnik, peka, proscuitto…
Muito desconhecida no exterior, a gastronomia croata é extremamente subestimada, e só nos últimos anos se tornou um destino gastronômico para os “entendidos”, sendo Split um dos principais pontos de referência para boa comida. Se você está tanto procurando restaurantes cuidados ou refeições com boa relação custo-benefício, há uma infinidade de lugares na cidade para você conferir.
Então, como é a comida croata? É uma gastronomia interessante, que, sem surpresa, se assemelha à dos países mediterrâneos. Você encontrará muitas massas, pizzas e prosciutto, além de pratos de origem europeia oriental, turca e local. Os principais ingredientes incluem azeite extravirgem de alta qualidade, alho, páprica, cordeiro e muitos frutos do mar.
Abaixo encontramos o soparnik, uma torta croata salgada, crocante e oleosa, geralmente recheada com alho e acelga. Outra iguaria imperdível é a peka, que não é um prato, mas sim um método de cozimento, que envolve cozinhar os alimentos em um recipiente de barro ou ferro forjado sobre uma chama aberta. Tudo, desde pão assado até carne assada e cordeiro, é cozido usando esse método.

6. Maravilhar-se com as Cataratas de Krka no Parque Nacional de Krka
Outra opção de excursão é ir ao Parque Nacional Krka. É uma ótima oportunidade para quem deseja fugir para a natureza, sem viajar tão longe quanto Plitvice. Krka fica a apenas cerca de 80 quilômetros de Split, então leva apenas 1 a 1,5 horas para chegar lá. Este parque é absolutamente belo, com 22 trilhas maravilhosas que levam você a belas cachoeiras, bem como a dois mosteiros históricos, Visovac e Krka.
Em realidade, Krka não é tão impressionante visualmente quanto Plitvice, embora seja mais acessível, especialmente a partir de Split. Ainda assim vale absolutamente a pena visitar, sobretudo se você quiser nadar, o que não é permitido no Parque Nacional de Plitvice, mas sim em Krka entre o 1º de junho e 30 de setembro de cada ano. Confira esta excursão às cascatas Krka saindo de Split, que inclui transporte, guia turístico e passeio de barco no parque!
Leve em conta: durante a alta temporada, o Parque Nacional Krka pode ficar muito movimentado, por isso tente visitá-lo no início da manhã para evitar as multidões.

7. Visitar as ilhas Hvar e Pakleni
Ao largo da costa de Split fica a glamourosa ilha de Hvar, um local popular entre iatistas e turistas que gostam de visitar ilhas. Com uma história rica, vastos vinhedos e um belo centro histórico, Hvar foi moldada pelos gregos, romanos, venezianos e outros povos. A Catedral de Santo Estêvão, a Fortaleza de Hvar (Fortica) do século XVI, e as ruelas de paralelepípedos contam histórias do passado.
Além de Hvar, encontram-se as Ilhas Pakleni, uma cadeia de pequenas ilhotas cobertas de floresta, conhecidas pelas suas praias isoladas e enseadas escondidas. Estas joias intocadas são o local perfeito para nadar, mergulhar ou saborear cocktails na praia.
A melhor maneira de visitar é embarcando nesta excursão a Hvar e ilhas Pakleni, que leva você até Hvar e as ilhas Pakleni. Você navegará por águas cristalinas, fará paradas em belos locais para nadar e ainda terá tempo para explorar a cidade de Hvar. Felicidade mediterrânea absoluta!

8. Ver onde Game of Thrones foi filmado
Você sabia que grande parte da famosa série Game of Thrones foi filmada na Croácia? A maioria das cenas na Croácia foi filmada em Dubrovnik, embora Split também tenha desempenhado um papel importante nas filmagens da criação de George R.R. Martin. Você pode conferir os principais locais com um guia turístico nesta tour pelos cenários de Game of Thrones, ou pode conferi-los por conta própria!
- Palácio de Diocleciano – Adegas: passagens subterrâneas de Meereen, onde Daenerys treina seus dragões e onde os personagens escravizados se reúnem à luz da fogueira
- Vinícola do Palácio de Diocleciano: local de filmagem dos aposentos dos escravos em Meereen
- Porta Dourada (Palácio de Diocleciano): entrada guardada pelos Imaculados (Unsullied) em Meereen
- A Grande Fossa de Daznak (perto do Palácio de Diocleciano): arena onde Daenerys assiste a combates no estilo gladiador
- Fortaleza de Klis: filmagens externas de Meereen, especialmente a chegada e o reinado de Daenerys
- Povoado de Žrnovnica: local da cena do banho de Missandei e outros cenários exuberantes fora de Meereen
9. Fazer um cruseiro pelas ilhas Brač e Šolta
Procurando um refúgio mais discreto e autêntico? A uma curta viagem de barco de Split, as ilhas de Brač e Šolta oferecem o contraponto perfeito à agitação de Hvar.
Talvez mais conhecida por Zlatni Rat (Corno Dourado), é uma das praias mais emblemáticas da Croácia. A ilha também é famosa pela sua pedra Brač branca, utilizada em monumentos como o Palácio de Diocleciano e, alegadamente, até na Casa Branca, nos Estados Unidos. Também encontrará aldeias pitorescas, degustações de azeite e um ambiente descontraído nas praias.
Šolta, por outro lado, ainda é uma joia um pouco escondida. É o lugar ideal para quem procura povoados pesqueiros tranquilos, olivais e enseadas pacíficas onde você pode ter a praia só para você. Faça uma parada na cidade portuária de Maslinica, caminhe por antigas trilhas de pedra ou simplesmente mergulhe no Adriático.
Reservando uma excursão de barco a Brač e Šolta é a maneira ideal de passar um dia de sol com almoço, paradas para mergulho com snorkel e uma pausa refrescante longe das multidões da cidade!

10. Subir a Colina Marjan
Se você precisar de uma pausa das excursões e da praia, siga para o oeste até a Colina Marjan, uma península tranquila cheia de vegetação que os moradores locais carinhosamente chamam de “os pulmões de Split”. Durante séculos, a Colina Marjan tem sido um refúgio para as pessoas que querem aproveitar a natureza. Ainda são visíveis no parque cavernas de eremitas e capelas que datam do século XIII.
Comece sua caminhada na Escadaria Marjan, que o levará por vários mirantes deslumbrantes com vista para a cidade velha de Split e seu porto. Esteja preparado para um pouco de exercício físico. O ponto mais alto da Colina Marjan é o Pico Telegrin, que oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade e do litoral, especialmente na hora do pôr do sol. Se você gosta de caminhadas, ciclismo ou simplesmente quer fugir do calor sob alguns pinheiros, Marjan é uma maneira serena e deslumbrante de conhecer Split.

11. Explorar as ruínas de Salona
A apenas 5 ou 6 quilômetros de carro de Split fica Salona, outrora a movimentada capital da província romana da Dalmácia. Em seu auge, Salona era uma importante cidade romana com uma população de mais de 60.000 habitantes e apresentava aquedutos romanos clássicos, fóruns, banhos e um anfiteatro que já acomodou de 15.000 a 18.000 espectadores sedentos por sangue que assistiam às lutas de gladiadores.
Hoje, o sítio arqueológico de Salona é um museu a céu aberto com ruínas parcialmente escavadas, onde você pode caminhar entre as muralhas da cidade, admirar seus belos pisos de mosaico, ver os restos de basílicas cristãs antigas e muito mais, tudo isso cercado por oliveiras e flores silvestres. Salona é um destino inesquecível para qualquer entusiasta de história. Recomendamos levar água, sapatos confortáveis e reservar algumas horas para aproveitar tudo.

12. Assistir ao pôr do sol em Sustipan e tomar bambus
Não há nada melhor que fazer em Split do que terminar um dia assistindo ao pôr do sol no mar Adriático. Nosso local favorito para assistir ao pôr do sol é o mágico Parque Sustipan. Este mirante voltado para o oeste oferece o lugar perfeito para assistir a alguns dos pores do sol mais deslumbrantes da costa da Dalmácia, com vistas de ilhas distantes banhadas por um brilho alaranjado.
Quer fazer tudo como um morador local? Depois de assistir ao pôr do sol, entre em um bar local e peça um Bambus. Essa bebida clássica croata é feita com vinho tinto e Coca-Cola e é uma maneira agradável e refrescante de terminar a noite.

Chegámos ao fim da nossa lista de coisas que fazer em Split! Se você ainda está procurando maneiras diferentes de aproveitar a cidade, confira mais passeios e experiências em Split com a Civitatis!