Vilas da Toscana: os 10 povoados mais bonitos da Itália central
Quando falamos das vilas da Toscana, a primeira coisa que nos vem à mente são suas estradas sinuosas cercadas por vinhedos e aldeias medievais que emergem no meio das colinas. Paisagens em tons de verde e ocre se fundem com o azul do céu, enquanto ao longe se avistam aldeias cativantes. Não é de se admirar que seja o sonho de muitos mergulhar nessas terras que, além disso, são o berço do Chianti, um dos vinhos tintos mais famosos do mundo.
Quantos dias são necessários para conhecer a Toscana? Recomenda-se dedicar pelo menos 5 dias a uma viagem pela Toscana. Assim, você poderá aproveitar para visitar pelo menos algumas das principais cidades e vários vilarejos da região. No entanto, alguns viajantes decidem dedicar 7 dias inteiros, ou até mais, a esta região, o que, naturalmente, oferece mais flexibilidade e liberdade para conhecer mais lugares. Se há algo que temos claro é que a Toscana tem vilas encantadoras que rendem uma semana e muito mais.
Queremos ajudá-lo a conhecer as principais maravilhas que uma das regiões mais famosas da Itália tem para oferecer. Para isso, elaboramos uma lista com algumas das vilas da Toscana. Analisamos quais características as tornam únicas e também oferecemos algumas dicas e atividades para fazer na Toscana, para que sua viagem seja um sucesso. Vamos lá!
As 10 vilas mais bonitas da Toscana
1. Certaldo, o berço da literatura italiana
Florença é a capital da Toscana e, a cerca de 50 quilômetros desta cidade, encontramos a vila de Certaldo. Esta região viveu seu período áureo durante o Renascimento e, atualmente, mantém um dos centros históricos mais bem preservados das cidades da Toscana.
Certaldo Alto, como é conhecida a sua zona histórica, está situada na parte mais alta da vila. É possível chegar até lá a pé ou de funicular, que parte da Piazza Bocaccio. Os monumentos mais importantes são a igreja de Santi Jacopo e Filippo e o palácio Pretorio. O palácio, que data do final do século XII, abriga hoje um museu cívico. Aqui estão expostos desde vestígios arqueológicos romanos e etruscos até afrescos realizados por Benozzo Gozzoli, famoso pintor do Quattrocento italiano.
Além disso, acredita-se que nesta pequena cidade amuralhada tenha nascido o poeta Giovanni Boccaccio, considerado um dos pais da literatura italiana, juntamente com Dante e Petrarca. Sua obra mais representativa é Decameron, escrita entre os anos de 1349 e 1351.

2. San Gimignano, uma das vilas da Toscana protegidas pela Unesco
Seguimos a rota pelas vilas da Toscana chegando a San Gimignano, a apenas 13 quilômetros de Certaldo. É uma das cidades mais famosas e visitadas da região e está classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Ao contrário de outros vilarejos, aqui ainda se mantém em pé um número considerável de torres que foram construídas na época medieval. Por isso, é conhecida como a Cidade das Mil Torres, embora na realidade sejam apenas 15. Alguns até a apelidaram de Manhattan da Toscana. Curioso, não é?
Entre o legado monumental que se pode conhecer em San Gimignano, destacamos a basílica colegiada Santa Maria Assunta, que surpreende por seus afrescos, e o Palazzo del Popolo, cuja torre oferece uma das melhores vistas da localidade. Além disso, na Piazza della Cisterna, assim chamada devido ao antigo poço que se encontra no seu centro, encontramos uma gelataria premiada, cujos gelados foram reconhecidos em várias ocasiões como os melhores do mundo. É impossível resistir a um destino como este.
Para mais informações sobre este destino fascinante, recomendamos consultar o catálogo atualizado de atividades para fazer em San Gimignano. Quem se junta a uma visita guiada por este belo lugar?

3. Volterra, a perfeita combinação etrusca e romana
Outra das cidades mais bonitas e com grande valor histórico da Toscana é Volterra. Nesse vilarejo, encontramos um importante monumento de origem etrusca, a Porta do Arco. Este antigo acesso às muralhas da vila remonta ao século III a.C. Essa civilização foi derrotada pelas tropas romanas, que também deixaram sua marca nessas terras, algo que podemos comprovar admirando as ruínas do teatro romano de Volterra. Por suas dimensões, acredita-se que esse complexo de lazer tinha capacidade para acomodar cerca de 3.500 espectadores. Uma cisterna romana e algumas outras construções da época helenística se destacam nas proximidades. Pura história!
Além disso, neste vilarejo encontra-se uma fortaleza projetada pela poderosa família Médici, uma das linhagens mais famosas e poderosas do Renascimento. Foi construída por volta de 1474 para controlar possíveis revoltas e, atualmente, serve como prisão. No entanto, sua torre pode ser visitada, pelo menos durante os fins de semana dos meses de verão.
Se for a primeira vez que você visita este lugar, um tour privado por Volterra com guia pode ser uma opção perfeita para aproveitar ao máximo sua viagem. Você descobrirá o passado destas terras e todos os seus monumentos mais emblemáticos.

4. Monteriggioni, puro encanto medieval
Esta charmosa vila murada tem apenas quatro ruas, mas sua beleza é tanta que serviu de cenário para filmes famosos como O Paciente Inglês e A Vida É Bela de 1996 e 1997, respectivamente.
Monteriggioni serviu no passado como fortaleza defensiva contra os ataques dos florentinos, que tentavam expandir suas fronteiras às custas dos territórios dos sienenses. Suas muralhas são sua grande atração. Originárias do século XIII, têm cerca de 20 metros de altura e circundam completamente a vila, intercaladas com mais de dez torres.
Vale ressaltar que este bastião resistiu às contínuas tentativas de conquista e, graças a isso, este encantador enclave chegou tão bem conservado até os dias de hoje. Passear pelo seu centro histórico é fazer uma verdadeira viagem no tempo e voltar à Idade Média. Pura magia!
A igreja Santa Maria Assunta ou o curioso museu das Armaduras também não podem faltar em uma visita a este lugar. Embora seja possível chegar a esta cidade por conta própria de carro particular, caso você esteja hospedado em Florença, uma boa opção para visitar a região é reservar uma excursão a San Gimignano, Siena, Chianti e Monteriggioni.

5. Montalcino, uma das vilas da Toscana famosas por seus vinhos
Montalcino não poderia faltar nesta lista das vilas mais bonitas da Toscana. A cidade surpreende pela sua beleza, mas, como se isso não bastasse, é um local famoso entre os amantes do enoturismo. A sua produção mais apreciada é o Brunello di Montalcino, um vinho tinto com denominação de origem elaborado com uvas sangiovese. Quer desfrutar de uma degustação de vinhos em Montalcino?
Além das delícias gastronômicas, esta vila do Val d’Orcia abriga uma fortaleza com imponentes muralhas de pedra, diferentes locais de culto e uma pitoresca prefeitura que chama a atenção por seu estreito campanário. Para apreciar toda a sua arte, nada melhor do que um tour privado por Montalcino e pela abadia de San Antimo. Você conhecerá a vila e um dos complexos monásticos mais importantes da Toscana. Ele foi fundado no ano 750!

6. Montepulciano e seus vínculos com a saga Crepúsculo
Apenas 40 minutos de viagem separam Montalcino de Montepulciano. Apelidada de Pérola do Cinquecento por seus palácios e igrejas renascentistas, esta vila encanta por suas ruas estreitas e vinícolas subterrâneas. Um fato interessante: aqui é produzido o Vino Nobile di Montepulciano, outro dos melhores vinhos da Toscana e, inclusive, da Itália.
A beleza deste lugar é tanta que serviu de cenário para uma famosa saga cinematográfica: a mítica Crepúsculo. Na verdade, existe um passeio guiado especializado nas aventuras de Bella Swan e Edward Cullen, o tour pelos cenários de Lua Nova. Os motivos são muitos! Sem dúvida, estamos falando de outra das vilas mais bonitas da Toscana.
Para aproveitar este destino como ele merece, recomendamos que você consulte as atividades em Montepulciano que oferecemos na Civitatis. Você encontrará desde experiências gastronômicas, como visitas guiadas por vinícolas, até roteiros culturais, como um tour pelos museus etruscos da Toscana. Quem se anima?

7. Volpaia, uma vila com muita história
Volpaia é uma pequena aldeia amuralhada que pertence ao município de Radda in Chianti. Juntamente com Gaiole e Castellina in Chianti, a vila fazia parte da antiga liga militar florentina de Chianti. Erguendo-se a 600 metros de altitude sobre uma colina que divide dois vales, foi um ponto estratégico durante os séculos de combates entre as repúblicas de Florença e Siena.
A praça principal da vila é realmente encantadora, assim como a igreja de San Lorenzo. No entanto, não podemos citar esta cidade sem mencionar seus vinhos. Sua principal vinícola, Castello di Volpaia, atrai cerca de 10.000 visitantes por ano. Sua fama não é sem motivos, já que chegou a aparecer no prestigioso jornal The Wall Street Journal.

8. Greve in Chianti, outro dos vilarejos da Toscana
Greve in Chianti recebe todos os seus visitantes com seus espetaculares vinhedos e convida a passear por suas ruas. Embora este povoado remonte à época romana, seu grande crescimento ocorreu na Idade Média, graças às suas boas conexões comerciais com Florença e os mercados fluviais do rio Arno. Paróquias, castelos, vinhedos senhoriais, igrejas e outras construções foram surgindo como resultado dessa prosperidade.
Com o tempo, já no século XIV, Greve in Chianti começou a ganhar fama por sua produção de vinho. Assim, conseguiu atrair numerosos aristocratas de Siena e Florença, que enriqueceram ainda mais a região. Um lugar com muita história que vale a pena conhecer.
Por outro lado, dizem que nessa vila da Toscana se encontra o açougue mais antigo do mundo, o Antica Macelleria Falorni. Ele está localizado na Piazza Giacomo Matteotti e surpreende desde o primeiro momento por seus pórticos e varandas cobertas de flores.

9. Montefioralle e o berço de Américo Vespucci
Montefioralle é outra daquelas belas vilas da Toscana localizadas no topo de uma colina. Suas origens remontam ao século X e acredita-se que Américo Vespucci, um importante navegador que desempenhou um papel fundamental nas viagens ao Novo Mundo, tenha nascido aqui. Uma antiga casa situada na rua principal, cujo pórtico é decorado com o brasão da família, alimenta essa lenda.
A apenas seis quilômetros de Montefioralle, encontra-se também a abadia de Passignano, ou Badia a Passignano. Trata-se de um mosteiro convertido em propriedade privada, cujos proprietários são os marqueses Antinori, uma família com longa tradição vitivinícola. Atualmente, é uma das dez famílias empresárias mais antigas do mundo. Há mais de 600 anos que se dedicam à produção de vinhos!
As propriedades da família Antinori em Passignano incluem uma das vinícolas mais importantes do país, vários hectares de vinhedos e até mesmo um restaurante. Um lugar para relaxar e apreciar a gastronomia toscana.

10. Pitigliano e seu lendário bairro judeu
Concluímos este ranking das vilas da Toscana viajando um pouco mais para o sul até chegarmos a Pitigliano. Apelidada de Jerusalém da Toscana, esta cidade se destacou historicamente por sua multiculturalidade e por abrigar uma importante comunidade judaica desde o século XIX. Na verdade, poderíamos dizer que sua sinagoga, seu bairro judeu e o museu da Cultura Judaica são seus grandes tesouros.
Ruínas da civilização etrusca, um aqueduto renascentista, uma fortaleza medieval e, claro, ruas que emanam beleza e história chamam a atenção neste destino. Que tal visitar Pitigliano?

Quais são as cidades mais importantes da Toscana?
As rivalidades entre Siena e Florença para se tornarem a cidade mais ilustre da Toscana motivaram o surgimento de catedrais, palácios e inúmeras obras de arte. São os destinos mais comuns para começar uma rota pelas cidades da Toscana, embora outras localidades como Pisa ou Lucca também possam ser pontos de partida perfeitos.
Em resumo, poderíamos dizer que Siena se embelezou entre os séculos XII e XV com uma majestosa catedral de estilo gótico, uma das mais belas da Itália. A isso, devemos acrescentar sua grande praça aberta para celebrar seu famoso Palio di Siena. Esta corrida de cavalos de origem medieval enfrenta os diferentes bairros ou contradas de Siena e continua a ser celebrada hoje em dia em julho e agosto, atraindo milhares de turistas todos os anos.
Florença, por sua vez, não precisa de apresentações. É considerada o berço do Renascimento e encanta com a sua majestosa Duomo com a cúpula de Brunelleschi e por ser o lar de David de Michelangelo.
Aqui deixamos alguns links interessantes para a sua viagem:
- Atividades para fazer em Florença e o artigo especial com os monumentos imprescindíveis para conhecer em Florença.
- Excursões, visitas guiadas e atividades em Pisa e guia para organizar uma viagem a Pisa.
- Excursões, visitas guiadas e atividades em Siena e planos imprescindíveis para fazer em Siena.
- Excursões, visitas guiadas e atividades em Lucca.

Rota de carro pela Toscana
Há muitas maneiras de visitar os vilarejos da Toscana. Seja por conta própria ou participando de excursões guiadas, a região tem muito a oferecer aos turistas e moradores locais.
É verdade que uma das formas mais comuns de percorrer esta região é alugando um carro ou uma vespa. Desta forma, você poderá escolher entre diferentes vilas e até mesmo dormir em várias delas, organizando assim a viagem dos seus sonhos. Para facilitar este roteiro, deixamos no final deste artigo um mapa interativo onde você poderá ver a localização de cada uma das vilas mais bonitas da Toscana.
Agora que já sabemos quais são as mais belas vilas da Toscana, só falta decidir as datas da viagem e começar a descobrir suas inúmeras atrações. A beleza italiana mais pura espera por você!