10 curiosidades sobre a Índia que você deve saber antes de viajar

Uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas, 22 idiomas oficiais, paisagens naturais incríveis, uma gastronomia mundialmente famosa… Não é de se admirar que a Índia tenha se tornado um destino turístico tão popular, não é mesmo? Por esse motivo, decidimos revelar 10 curiosidades sobre a Índia que você provavelmente não conhecia. Além disso, forneceremos dicas valiosas para descobrir este belo país do sul da Ásia, caso decida visitá-lo para ver de perto todas as maravilhas que ele tem a oferecer!
10 curiosidades sobre a Índia
1. É o país mais vegetariano do mundo
Iniciamos nossa lista de curiosidades sobre a Índia com uma observação sobre alimentação. De acordo com estudos recentes, o país mais vegetariano do mundo seria justamente a Índia, com mais de 38% da população vegetariana. A ampla difusão dessa dieta e, em geral, de um regime alimentar que limita o consumo de carne se deve a vários fatores, entre os quais a presença de religiões com tradições alimentares bem específicas.
Por esse motivo, a Índia é um destino ideal para vegetarianos, repleta de restaurantes e barracas de comida de rua vegana. E que melhor maneira de aprofundar a cultura da comida indiana do que participar de uma aula de culinária tradicional em Déli, adequado para vegetarianos?

2. O Taj Mahal não é um palácio
Você sabia que o Taj Mahal, considerado por muitos um palácio, é, na verdade, um mausoléu? Encomendado pelo imperador mogol Shah Jahan e incluído em 2007 entre as 7 maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal foi construído entre 1632 e 1653.
Não por acaso, esta obra-prima arquitetônica, graças à sua beleza arquitetônica indescritível, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983! Se você estiver na Índia e quiser conhecê-lo pessoalmente, recomendamos que dê uma olhada em nossas atividades no Taj Mahal. Um tour privado, um circuito, uma experiência de ioga ao amanhecer… Há opções para todos os gostos!

3. O animal nacional da Índia é o tigre
A Índia se orgulha de ser a nação do tigre… E com razão, já que 75% da população mundial de tigres vive neste país. Estas criaturas majestosas vagueiam por várias zonas da Índia, desde densas florestas a pradarias.
Depois de atingir o mínimo histórico na década de 1970, o governo lançou uma série de iniciativas destinadas a preservar a conservação da espécie, incluindo a criação de reservas, medidas contra a caça ilegal e campanhas de sensibilização. As medidas foram eficazes, já que hoje a população de tigres cresce 6% ao ano. Se você deseja contemplar esses animais maravilhosos ao vivo, dê uma olhada neste safári de 2 dias saindo de Jaipur!

4. O hinduísmo é a religião principal
Você sabia que o hinduísmo é praticado por quase 80% da população indiana? Mas essa não é a quarta curiosidade sobre a Índia, e sim o fato de que essa religião é considerada por muitos como a mais antiga do mundo. De acordo com vários estudiosos, suas origens remontam a mais de 4.000 anos atrás! No entanto, como o hinduísmo é um conceito amplo que abrange uma vasta gama de crenças, práticas e filosofias, trata-se de uma informação cuja veracidade é bastante controversa.
Se você estiver na Índia e sentir a necessidade de se conectar com seu lado mais espiritual, há várias opções à sua disposição. Por exemplo, você pode participar de um tour pelos ashrams de Rishikesh, a cidade onde os Beatles descobriram a ioga e a meditação, e explorar o ashram abandonado de Chaurasi Kutia. Foi aqui que Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr escreveram algumas de suas canções mais famosas!
Se preferir, você pode participar de um tour espiritual por Déli, onde entrará em contato com seu eu interior enquanto explora jardins e templos místicos.

5. Aqui as vacas são sagradas
Sabemos que uma das maiores curiosidades sobre a Índia é que lá, as vacas são consideradas sagradas. Elas são deixadas a pastar livremente, mesmo nas cidades, e não são abatidas. Isso porque em algumas das principais religiões do país, principalmente o hinduísmo, o jainismo e o budismo, a vaca é considerada um animal sagrado.
Nos antigos textos hindus, o animal aparece como “Kamdhenu”, ou seja, “vaca divina”, a representante terrena da divina Deusa Mãe, que simboliza a fertilidade e a abundância. Uma curiosidade sobre a Índia que muitos ignoram, mas que também explica a grande difusão da dieta vegetariana.

6. Abriga uma das cidades mais antigas do mundo
A mais antiga das cidades indianas é a capital espiritual Varanasi, situada às margens do rio sagrado Ganges. Esta cidade do norte da Índia possui uma história de mais de 3.000 anos, que remonta pelo menos a 1200 a.C. Isso significa que é muito mais antiga do que Roma, fundada “apenas” em 753 a.C. As lendas dizem que sua fundação remonta há 5.000 anos, por vontade do deus Shiva.
Hoje, a cidade é considerada a capital cultural da Índia. Com suas ruas sinuosas, templos antigos e mercados movimentados, é sem dúvida uma parada obrigatória em qualquer viagem à Índia. Para descobri-la, você pode visitar os templos de Varanasi com um tour privado ou participar deste divertido tour de tuk tuk.

7. O jogo “Cobras e Escadas” é indiano
A sétima curiosidade sobre a Índia que queremos revelar está relacionada com o jogo “Cobras e Escadas”, também conhecido como “Serpentes e Escadas”, um dos jogos de tabuleiro mais famosos do mundo. O objetivo é avançar no tabuleiro em uma espécie de corrida para ver quem chega primeiro, cujo resultado depende do lançamento do dado.
Bem, esse jogo nasceu na Índia no século II a.C. Alguns historiadores acreditam que começou a ser jogado até mesmo no século XIII a.C. Na versão atual, há cobras e escadas no tabuleiro, como sugere o nome. As escadas representariam virtudes como generosidade, fé e humildade, enquanto as cobras simbolizariam vícios como luxúria, raiva, assassinato e roubo.

8. Há 22 línguas oficiais
Devido à longa história colonial do país, 10% da população indiana (ou seja, cerca de 125 milhões de pessoas) fala inglês fluentemente. Cerca de 30% da população é capaz de falar inglês a um bom nível, além da sua língua materna, é claro. Portanto, cerca de 30 em cada 100 pessoas são bilíngues, mas algumas são até trilíngues!
Na verdade, o inglês é apenas uma das 22 línguas oficialmente reconhecidas e faladas no país. Aqui está uma curiosidade sobre a Índia que poucos sabem: ela tem mais de 19.500 línguas e dialetos registrados e, portanto, pode se orgulhar de uma diversidade linguística sem igual.
9. Produz mais filmes do que qualquer outro
É isso mesmo, você leu bem: a Índia é o maior produtor cinematográfico do mundo e possui a segunda indústria cinematográfica mais antiga do planeta. Com um vasto público nacional e internacional, o impacto do cinema indiano é bastante significativo.
Basta pensar na famosa Bollywood de Mumbai, o coração do cinema indiano que todos conhecemos. Se você estiver em Mumbai, a terra natal de Bollywood, por que não se junta ao nosso tour de Bollywood com espetáculo e explora o icônico Bollywood SJ Cinema?

10. Possui uma colina magnética
A Colina Magnética de Ladakh, na Índia, é uma formação natural que parece desafiar as leis da gravidade. Localizada na rodovia nacional Leh-Kargil-Baltico, a colina cria uma ilusão de ótica pela qual, quando um veículo está parado em uma estrada em subida, em vez de deslizar para o vale, ele é como que atraído para cima, em direção ao topo.
Durante muitos anos, as lendas contavam que a colina atraía as pessoas para o céu ou que possuía um campo eletromagnético anormal, capaz de arrastar os corpos contra a gravidade. A verdade é que a linha da estrada e a forma da colina no horizonte contribuem para criar um efeito óptico único. Portanto, a estrada que parece subir é, na verdade, descida. Em suma, não se trata de uma magia estranha, mas de um curioso efeito óptico: experimente para acreditar!

Aqui termina a nossa lista de 10 curiosidades sobre a Índia, mas os dados interessantes sobre este país maravilhoso não terminam aqui. Se você está planejando visitá-lo, dê uma olhada nas melhores visitas guiadas, atividades e passeios na Índia e descubra por que tantos viajantes esse país escolhem como destino de viagem.