O que visitar na ilha do Sal: 7 lugares imperdíveis em Cabo Verde
        O arquipélago de Cabo Verde esconde muitas maravilhas. Muitas delas estão na ilha do Sal, banhada pelas águas turquesa do Atlântico e com paisagens, fenômenos naturais e atmosfera simples e descontraída. O nome da ilha vem das suas salinas que, por séculos, sustentaram a economia local. Hoje, são um símbolo da história e identidade da ínsula.
Se é sua primeira vez viajando a esse destino, recomendamos começar com um tour pela ilha do Sal, que passa pelos melhores pontos e atrativos da ínsula. Se preferir um plano mais exclusivo, pode optar por este tour privado.
Qual é a língua falada em Cabo Verde?
A língua oficial de Cabo Verde é o português, usada no governo, na educação, na imprensa e em documentos oficiais. Mas, a maioria dos moradores fala o crioulo cabo-verdiano, ou Kriolu, a língua materna do país. É uma mistura de português arcaico com influências africanas, que varia de ilha para ilha.
No entanto, ao viajar ao arquipélago, você conseguirá se comunicar sem dificuldade. Embora o sotaque se pareça mais com o português europeu, a influência de músicas e cultura brasileira permite que os cabo-verdianos entendam, e até adotem, o português brasileiro.
O que visitar na ilha do Sal
1. Santa Maria
Santa Maria é o principal destino e coração da ilha por excelência e, por isso, não poderíamos começar uma lista do que visitar na Ilha do Sal de outra maneira. Localizada no extremo sul da ínsula, é o lugar perfeito para se hospedar, já que conta com a maior oferta de hotéis, resorts e pousadas da ilha.
Além da infraestrutura, Santa Maria também é considerada uma das praias mais bonitas do Atlântico, com uma faixa de areia branquinha com 8 quilômetros de extensão, banhada por um mar azul-turquesa cristalino. Não parece o paraíso?
Além da beleza, as águas da principal praia da Ilha do Sal são tranquilas, perfeitas para praticar esportes aquáticos. Que tal reservar uma atividade de snorkel ou um batismo de mergulho em Santa Maria? Você também encontrará opções de kitesurf e paddle surf na praia.

Santa Maria também é um dos melhores lugares da Ilha do Sal para aproveitar a vida noturna e a gastronomia local. Você encontrará vários bares e restaurantes à beira-mar que ganham vida com música cabo-verdiana, como o morna e o funaná, ao vivo. Além disso, não deixe de provar os pratos mais tradicionais da ilha, como peixe grelhado fresco, lagostas, frutos do mar e, claro, o icônico cachupa, um cozido de milho, feijão e carne ou peixe. Se gostar desse prato, por que não se juntar a nós nesta oficina de cachupa?
Não deixe de conhecer também a rua Mayor, uma das principais da cidade, onde você encontrará mais bares e restaurantes, além de diversas lojinhas de souvenirs. Outro ponto imperdível de Santa Maria é o Mercado Municipal, um verdadeiro mergulho na vida cotidiana da ilha.
Quer conhecer tudo isso? Então, recomendamos esse tour por Santa Maria, que levará você para conhecer os melhores atrativos da praia, acompanhado de um guia em português. De outra perspectiva, outra opção é fazer um passeio de catamarã por Santa Maria. Sem dúvidas, um dos melhores planos para fazer na Ilha do Sal.

2. Espargos
Se você ainda não sabe o que visitar na Ilha do Sal, Espargos é um destino imperdível! Embora Santa Maria seja a região turística mais popular, a capital da ilha é onde está o centro administrativo e comercial da ilha. Apesar de não ter praias, uma visita a Espargos é imprescindível se você quer conhecer o cotidiano e a cultura da ilha.
Espargos está localizado no centro da ilha e seu nome vem das plantas de espargos selvagens que já cresciam na região, antes mesmo da cidade se desenvolver. Apesar de simples, é um lugar cheio de vida, com mercados, escolas e estabelecimentos. Por isso, caminhar pelas ruas de Espargos é a melhor forma de sentir o clima da Ilha do Sal.
Se você estiver hospedado em Santa Maria, você pode aproveitar para fazer esta excursão a Espargos, que inclui o transporte de ida e volta, guia em português e aperitivos. O que mais se pode pedir?
3. Pedra de Lume
Nossa próxima parada na lista do que visitar na Ilha do Sal é em Pedra de Lume, um dos cartões-postais mais emblemáticos de Cabo Verde. A apenas 5 quilômetros de Espargos, no nordeste da ilha, a pequena vila é lar de uma antiga cratera vulcânica onde foram formadas salinas naturais. É um lugar que mistura história, natureza e uma experiência de flutuar em águas hipersalinas, tão salgadas quando as do mar Morto.
A entrada das salinas é, por si só, um grande atrativo. O acesso é feito por um túnel escavado na rocha vulcânica com uma paisagem impressionante, já que o contraste entre o branco do sal, o marrom das montanhas e o azul do céu cria um cenário de outro planeta. É, sem dúvida, um dos melhores planos para fazer na Ilha do Sal.
Se você está hospedado em Santa Maria, aproveite para fazer esse tour pelas salinas de Pedra de Lume, que inclui transporte de ida e volta, guia em português e ingressos. Os mais corajosos podem optar por essa excursão a Pedra de Lume e nado com tubarões em Shark Bay.

4. Murdeira
O próximo destina na lista do que visitar na Ilha do Sal é Murdeira, uma das áreas mais tranquilas e encantadores da ínsula. Trata-se de uma pequena baía protegida, localizada entre Espargos e Santa Maria, que combina belas paisagens e clima sereno, perfeito para quem quer relaxar em contato com a natureza.
A praia de Murdeira tem um formato natural de meia-lua, cercada por formações rochosas e belas águas cristalinas. Além disso, é uma reserva natural protegida por ser o lugar de reprodução de tartarugas marinhas e aves costeiras. Suas águas são calmas, ideais para nadar e fazer snorkel e a praia é perfeita para quem prefere curtir a natureza longe do agito de turistas.
Um dos pontos mais icônicos de Murdeira é o monte Leão, uma formação rochosa vulcânica que lembra o perfil desse animal deitado. A paisagem do monte é especialmente bonita ao pôr do sol, quando as cores do céu refletem nas rochas e no mar. Imperdível!

5. Palmeira
Chegamos ao principal porto e um dos locais mais autênticos para visitar na Ilha do Sal. Localizada na costa oeste da ilha, a aproximadamente 5 quilômetros da capital Espargos, Palmeira combina o ambiente simples de uma vila pesqueira com paisagens vulcânicas impressionantes, além de algumas das formações naturais mais bonitas de Cabo Verde.
É por Palmeira que chegam boa parte das mercadorias importadas e de onde partem as embarcações de pesca e turismo da llha do Sal. Por isso, um passeio pelo porto é um dos planos imperdível! Além disso, Palmeira também é um ótimo lugar para mergulhar ou fazer snorkel e há empresas que organizam saídas para ver recifes de coral, tartarugas marinhas, peixes tropicais e, inclusive, naufrágios.
Não deixe a vila antes de visitar um de seus bares ou cafés, frequentados pelos moradores de Palmeira, para se sentir parte do cotidiano da Ilha do Sal. Nos bares, peça um grogue (aguardente), uma das bebidas mais típicas de Cabo Verde.
6. Buracona
A poucos minutos de carro da vila de Palmera, você chegará à Buracona, uma baía formada por rochas vulcânicas negras, onde o oceano Atlântico entra com toda força, criando piscinas naturais, grutas e outras cavidades. O local abriga o famoso Olho Azul, uma gruta subaquática onde o sol, ao incidir em um certo ângulo, faz a água brilhar em um azul intenso e luminoso. É um verdadeiro espetáculo da natureza!
Nota: o melhor horário para ver o Olho Azul é entre às 11:00 e às 13:00 horas, quando o sol está no ângulo certo.
Se quiser visitar a Buracona e o Blue Eye, pode reservar este tour privado pela Ilha do Sal, que também passa por vários outros pontos da ínsula. É, sem dúvida, um dos cartões-postais mais famosos de Cabo Verde.

7. Terra Boa
O nosso último destino na lista do que visitar na Ilha do Sal é Terra Boa, uma das áreas mais exóticas e curiosas da ínsula. Ao norte da capital Espargos, é uma região árida e desértica que se destaca pelas formações rochosas, dunas e paisagens quase lunares. Um destino perfeito para quem gosta de aventuras e cenários diferentes.
Como é pouco habitada, diferente de Santa Maria e Espargos, você terá a sensação de natureza virgem e isolamento da área. Além disso, é famosa pelo fenômeno de miragem: em certos momentos do dia, sob o calor intenso, parece surgir um lago no horizonte, mas é apenas uma ilusão de óptica conhecido como Fata Morgana.
Para percorrer Terra Boa da melhor maneira, você pode reservar este tour de quadriciclo ou de buggy pela Ilha do Sal, cujas modalidades de 4 horas incluem um passeio pela área.
Como vimos, a Ilha do Sal é um destino de Cabo Verde que combina praias paradisíacas, história, natureza e aventuras. Desde a agitada Santa Maria, passando pela capital Espargos e pelo cartão-postal do país até a natureza selvagem de Terra Boa, a ilha tem muito a oferecer. Descubra todos os planos e atividades na Ilha do Sal com a Civitatis e complete a sua viagem a Cabo Verde.