América

As 11 melhores cidades turísticas de Minas Gerais

Vista aérea do centro histórico de Ouro Preto, cidade turística de Minas Gerais
História, natureza, culinária e até misticismo! Venha conhecer as melhores cidades turísticas de Minas Gerais com a Civitatis!
9 November 2025

Oh, Minas Gerais… Minas é um dos estados mais encantadores do Brasil e reúne uma combinação única de história, cultura, natureza, culinária e hospitalidade. Desde antigas cidades coloniais a refúgios de montanha e destinos de ecoturismo, o estado mineiro convida você a conhecer um pouco do Brasil. Hoje, nós da Civitatis vamos te mostrar as 11 melhores cidades turísticas de Minas Gerais. Cada uma com sua própria identidade, unidas pelo mesmo espírito acolhedor que define o povo mineiro. Vamos lá?

1. Ouro Preto

Ouro Preto é uma das cidades turísticas de Minas Gerais mais famosas, por toda a beleza e carga histórica que carrega. Antiga Vila Rica, a cidade foi o principal centro do ouro no século XVII e é, até hoje, o destino histórico mais popular do estado mineiro. Neste tour por Ouro Preto, você conhecerá os pontos turísticos mais emblemáticos da cidade.

Suas icônicas ladeiras íngremes, casarões coloniais e igrejas cobertas de ouro são testemunhas vidas do rico passado da região durante o Brasil colonial. Um dos maiores destaques de Ouro Preto são as obras-primas do barroco brasileiro, como a igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho, ou a igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Você sabia que é considerada uma das igrejas mais bonitas do Brasil?

Além de todo legado histórico, a cidade também conta com um clima descontraído, graças à presença de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, que dão um ar jovem e boêmio à cidade. Se você visitá-la durante o Carnaval ou outras festas tradicionais, verá como as repúblicas se transformam em palco de celebrações, sempre muito animadas. A cidade também conta com diversos museus, minas de ouro desativas e mirantes espetaculares. Você se anima? Então descubra os melhores planos e atividades em Ouro Preto.

Panorâmica do centro histórico de Ouro Preto com casarões coloniais, igrejas barrocas e vegetação ao redor
Ouro Preto

2. Mariana

Seguindo no trilho das cidades mineiras históricas, não poderíamos deixar de falar de Mariana, a primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais. Fundada em 1696, a cidade ainda exibe seu traçado urbano original, com ruas largas e praças centrais, que refletem o planejamento urbano colonial.

Um dos maiores destaques é a Catedral da Sé, que abriga um órgão alemão do século XVIII, um dos principais marcos arquitetônicos e musicais do país. Mariana também foi um importante centro de mineração e algumas de suas minas, como a Mina da Passagem, estão abertas à visitação. É um verdadeiro mergulho subterrâneo na história! Além disso, a Mina da Passagem está na nossa lista de lugares mais mal assombrados do mundo. Você tem coragem de visitá-la?

Se você está em Ouro Preto, pode aproveitar para conhecer Mariana como parte deste tour pelas duas cidades. Outra opção é essa excursão a Mariana e Congonhas, outra charmosa cidade de Minas Gerais.

Varandas com janelas verdes e girassóis nos casarões de Mariana
Varandas nos casarões de Mariana

3. Tiradentes

Outra cidade turística de Minas Gerais que não poderia ficar de fora dos destinos históricos é a charmosa Tiradentes. Surgida como arraial no século XVIII, durante o ciclo do ouro, a cidade tomou importância por ser palco de um dos acontecimentos históricos mais famosos do Brasil, a Inconfidência Mineira. Por isso, leva o nome (na verdade, o apelido) do mártir, Joaquim José da Silva Xavier.

As ruas de pedra, igrejas preservadas e casarões coloniais coloridos compõe o cenário da cidade. Não deixe de visitar a igreja Matriz de Santo Antônio, que conta com um altar folheado a ouro e um pôr do sol inesquecível, que é o cartão-postal da cidade por excelência.

Nos últimos tempos, Tiradentes se tornou também um polo de gastronomia e arte. No mês de agosto, acontece o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que atrai chefs renomados e visitantes de todo o país. Sem dúvida, uma visita imperdível em Minas Gerais!

Se você estiver em Ouro Preto e quiser conhecer essa cidade, pode fazer essa excursão a Tiradentes com passeio de Maria Fumaça, que te levará também a São João Del-Rei.

Uma rua histórica tranquila na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, com casas coloniais e uma igreja barroca ao fundo
Tiradentes

4. Diamantina

Diamantina é um das cidades turísticas de Minas Gerais mais belas. Não é à toa que foi classificada como Patrimônio da Humanidade da Unesco. Localizada na Serra do Espinhaço, seu nove vem das ricas jazidas de diamante descobertas no século XVIII, que impulsionaram o desenvolvimento da cidade.

Assim como as demais cidades históricas, você também verá em Diamantina as típicas ruas de pedra, os casarões coloniais e igrejas que criam o encantador cenário mineiro. Lá, parece que tudo parou no tempo. À noite, as famosas serestas tomam conta das ruas da cidade, mantendo viva uma das tradições musicais mais antigas do estado.

Ruas e casas coloniais na cidade histórica de Diamantina
Diamantina

5. Belo Horizonte

A capital mineira foi inaugurada em 1897, sendo a primeira cidade brasileira totalmente planejada. Cercada pela Serra do Curral, que contribui para o charme natural da cidade, Belo Horizonte combina modernidade e tradição.

Um dos maiores destaques é o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um dos maiores ícones da arquitetura moderna brasileira, projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer. Sua importância é tanta que foi declarado como Patrimônio da Humanidade da Unesco.

A capital também é um centro cultural e gastronômico, e você pode aproveitar de deliciosos pratos e da vida noturna nos bairros como Savassi e Lourdes. Outro lugar imperdível em Belo Horizonte é o Mercado Central, que encanta com queijos mineiros, doces e artesanato típico. Além disso, a capital também é um ótimo ponto de partida para conhecer outros pontos emblemáticas, como o Instituto Inhotim, em Brumadinho, ou cidades próximas.

Se interessou? Que tal fazer um tour pela capital mineira? Além disso, você pode aproveitar para conhecer outras cidades turísticas de Minas Gerais saindo de Belo Horizonte. Veja nosso artigo com todos os planos e atividades para fazer em Belo Horizonte.

Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, com vista para a Igreja de São Francisco de Assis e o Parque Guanabara
Lagoa da Pampulha e a igreja de São Francisco de Assis

6. Capitólio

Quer contato com a natureza? Sem problemas! Para isso, uma das melhores cidades turísticas de Minas Gerias é Capitólio, que ganhou fama por suas paisagens incríveis, especialmente pelos cânions do lago de Furnas. Nesse local, paredões de até 20 metros de altura contrastam com as águas verdes e cristalinas. É, sem dúvida, um passeio de barco no Capitólio é obrigatório!

Mas há muito mais! Trilhas, esportes aquáticos, cachoeiras e mirantes também fazem parte de tudo o que há para fazer em Capitólio. Além disso, não deixe de ir a um dos restaurantes à beira do lago para desfrutar de um delicioso prato mineiro.

Vista aérea dos famosos cânions da lagoa de Furnas, em Capitólio, uma das cidades turísticas de Minas Gerais
Cânions na lago de Furnas em Capitólio

7. São Thomé das Letras

Misticismo? Temos! São Thomé das Letras, uma cidade localizada no alto de uma serra com mais de 1.400 metros de altura, é cercada de lendas. Uma das mais famosas é de que a cidade tenha surgido após o achado de uma imagem do santo dentro da gruta de São Tomé, que hoje é o principal ponto turístico da cidade.

Mas essa cidade turística de Minas Gerais tem muito a oferecer. São Thomé é cercada por cachoeiras, trilhas e formações rochosas, como a Casa da Pirâmide, onde é possível ter uma visão espetacular do pôr do sol. É uma cidade tranquila para quem quer relaxar ou gosta de exoterismo, mas também há opções de aventura, como trilhas e cachoeiras. Além disso, lendas sobre portais energéticos e visitas extraterrestres fazem parte da história da cidade, dando um toque de mistério à cidade.

Igreja de Nossa Senhora do Rosario em São Thomé das Letras, uma igreja simples com fachada de pedra
Igreja de Nossa Senhora do Rosario em São Thomé das Letras

8. Varginha

Já que estamos falando de visitas extraterrenas, não poderíamos deixar de fora a cidade de Varginha, conhecida nacionalmente (e até internacionalmente, na época) pelo suposto caso de aparição de seres extraterrestres, o famoso ET de Varginha, em 1996.

Desde então, isso virou a marca registrada da cidade, que abraçou com bom humor a nova identidade e transformou o episódio em um símbolo turístico e cultural. O ET de Varginha está na decoração urbana, em esculturas, souvenirs e até na caixa d’água em formato de disco voador, um dos pontos mais fotografados da cidade. Não deixe de visitar o Memorial do ET de Varginha para conhecer mais sobre essa famosa lenda. Veja mais informações no site oficial do memorial.

Além do turismo (e mistério) ufológico, Varginha também é um importante centro econômico e logístico do sul do estado. Outro destaque é que a cidade está inserida na Rota do Café, a região produtora de alguns dos grãos mais premiados do Brasil.

Memorial do ET de Varginha com uma placa à frente "Estacionamento exclusivo para visitantes do Memorial do ET" com a imagem de um alienígena ao lado
Memorial do ET de Varginha

9. Monte Verde

Para os românticos, a cidade de Monte Verde é uma das cidades turísticas mais românticas de Minas Gerais. Localizada a 1.600 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, a cidade é famosa pelo clima frio e arquitetura inspirada nos Alpes.

Lá, você encontrará chalés com lareira, restaurantes aconchegantes, lojas de chocolate artesanal criam um cenário acolhedor, especialmente no inverno. Mas, além do charme urbano, a cidade também conta com diversos planos de aventura, como trilhas pelo Pico do Selado ou pela Pedra Redonda. Você também pode optar por um tour de 4×4, de bicicleta ou de UTV por Monte Verde.

Descubra mais planos e atividades em Monte Verde lendo nosso artigo especial sobre essa charmosa cidade mineira.

Paisagens verdes e montanhosas da Serra da Mantiqueira
Paisagens da Serra da Mantiqueira

10. Extrema

Na divisa com São Paulo está Extrema, outra das cidades turísticas de Minas Gerias. É um destino de natureza e aventuras, já que o Parque Municipal da Serra do Lopo é o principal atrativo da cidade. Lá, você encontrará trilhas que levam a mirantes e locais ideais para voo livre, como o Pico do Lopo. Extrema investe fortemente em ecoturismo e conservação ambiental e, por isso, é um exemplo de desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.

Além das belezas naturais, Extrema conta com opções de experiências gastronômicas e culturais típicas do sul de Minas Gerais. É uma excelente oportunidade de provar deliciosos pratos típicos mineiros.

11. Brumadinho

Para finalizar nossa lista de cidades turísticas de Minas Gerais, vamos até Brumadinho, que se tornou conhecida mundialmente por ser lar do Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto da América Latina. Esse espaço cultural une natureza e arte com excelência, com jardins, lagos e galerias que abrigam obras de artistas como Adriana Varejão e Tunga.

Se quiser conhecê-lo, você pode fazer uma excursão ao Instituto Inhotim saindo de Belo Horizonte ou de Ouro Preto. Você pode adquirir os ingressos diretamente na bilheteria ou pelo site oficial do instituto.

Obra de arte com paredes coloridas à céu aberto no Instituto Inhotim
Obra de arte no Instituto Inhotim

Minas Gerais é um estado muito rico em história, experiências, natureza, culinária e hospitalidade. Há muito o que descobrir! E, agora, você já pode escolher suas cidades turísticas de Minas Gerais preferidas para planejar a sua viagem. Para completar ainda mais a sua aventura, descubra todos os planos e experiências no nosso catálogo da Civitatis.

Compártelo

One thought on “As 11 melhores cidades turísticas de Minas Gerais

  1. Não colocar São João del-Rei (dona da Maria Fumaça que liga a Tiradentes, com um Centro Histórico lindo, a maior cidade setenssentista de Minas Gerais, terra de Nha Xica, Tancredo Neves etc, e também a cidade de Congonhas é quase um “pecado”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: