Viva o melhor do Natal Luz de Gramado: 10 dicas imperdíveis
Está planejando uma viagem para o Natal Luz de Gramado? Então venha com a gente descobrir o encanto e o brilho que transformam essa cidade da serra gaúcha em um verdadeiro conto de Natal!

É nesta época do ano, de outubro a janeiro, que Gramado consegue surpreender ainda mais seus visitantes. As ruas já famosas pelas hortênsias e pela arquitetura germânica e alpina se transformam quando as luzes da cidade se acendem. São milhares de lâmpadas cintilantes, guirlandas e decorações temáticas anunciando que o Natal Luz de Gramado chegou, transformando-a no palco de um dos maiores eventos natalinos do mundo.
Durante essa temporada, Gramado, que em 2025 completa 40 anos de Natal Luz, cria uma atmosfera onde espetáculos, desfiles, concertos e apresentações teatrais se unem em uma sinfonia emocionante. Além da programação artística, o clima de Natal está no ar a cada esquina. Seja pelo aroma irresistível das chocolaterias, dos aconchegantes cafés e dos restaurantes temáticos, tudo se une para criar uma experiência inesquecível de fim de ano.

Cosa vedere e fare a San Diego
1. Hospedagem
Sabemos que a estrutura hoteleira em Gramado é muito ampla e de qualidade, você encontrará lugares para todos os bolsos e estilos, com os melhores cafés da manhã que eu já provei em minha vida. Mas por ser um lugar de sonho no Natal, é melhor reservar com antecedência para encontrar a hospedagem que mais se adequa ao seu gosto e com um preço justo. Se você não estiver de carro, busque por opções mais próximas ao centro, onde acontecem os eventos. E durante o dia você poderá se deslocar utilizando serviços como o ônibus turístico de Gramado e Canela, além de Uber e táxi, para conhecer as atrações mais distantes.
Como eu e meu marido fomos de carro, optamos por um hotel em um dos bucólicos bairros mais afastados do centro, chegamos com facilidade porque o serviço de internet e GPS da região funcionam bem. Além dos estabelecimentos que parecem uma casa de campo e trazem uma total desconexão, você também encontrará hotéis sofisticados. Outras opções charmosas são os chalés inspirados na arquitetura alpina. Já as encantadoras cabanas, simplesmente evocam algo mais romântico e em meio à natureza.
Boa parte das cabanas e chalés possuem lareiras e disponibilizam lenha na recepção para venda. Você consegue acendê-las até mesmo no verão brasileiro, pois a temperatura na serra costuma cair, ficando em até 10 graus à noite. Uma surpresa boa que tivemos na véspera de Natal em Gramado é que o nosso hotel serviu um café da manhã diferenciado com itens natalinos que deixaram esse início dia ainda mais especial.

2. Onde comer em Gramado
Se a sua viagem está programada para a noite do dia 24 de dezembro, participar de uma Ceia de Natal é a estrela da vez. Os restaurantes que oferecem esse serviço costumam trabelhar com reservas por lote, e para economizar é essencial se antecipar, pois os preços aumentam conforme a data se aproxima. Visitar a cidade na véspera é uma experiência encantadora, mas também é o período mais caro do ano. Por isso, se você quiser não conseguiu reservar a ceia ou prefere economizar no restaurante, uma excelente alternativa é optar por um jantar com pratos servidos em sequência em um dos charmosos estabelecimentos.
O fondue é outra experiência gastronômica que não pode faltar em sua viagem a Gramado. Recomendo separar uma das noites para esse momento, mas fique atento à escolha. Fondue não é tudo igual. Em nossa primeira viagem a Gramado, já era mais tarde quando procuramos o restaurante para jantar e a qualidade dos produtos servidos deixou a desejar, embora o ambiente fosse lindo. Já na segunda, pesquisamos e chegamos cedo, a experiência foi completa. Agora se o que você quer é uma experiência de conto de fadas, um sonho é o fondue do castelo Saint Andrews. É muito Glamour!
Em meio ao nosso roteiro de luzes e magia, incluímos um tesouro da cultura gaúcha para visitar em qualquer época do ano. Há muitos restaurantes com essa temática, mas fomos ao Garfo e Bombacha, um pouco mais afastado na estrada de Canela. Chegando lá, fomos recebidos por funcionários com trajes típicos, enquanto dois gaiteiros tocavam os ritmos nativistas. Saboreamos um rico buffet com pratos tradicionais do Rio Grande do Sul. Uma imersão cultural.

3. Canela
É impossível falar de Gramado sem mencionar a linda Canela. A cidade fica ao lado e realiza o Sonho de Natal, um evento que estende a magia por toda a região. A programação é gratuita e você vai se encantar com a aldeia do Sonho. Já na Praça do Sonho, o papai Noel estará esperando as crianças no período da tarde. Por fim, no Multipalco é onde você vai se emocionar com os festivais. Lá a celebração ganha vida ao redor da Catedral de Pedra com shows, projeções, música que contam a história do nascimento de Jesus e nos jardins da igreja também se costuma montar um presépio.
Além dessa programação, é possível visitar o Museu Sinos da Catedral com um ingresso por um preço baixo. É preciso ter disposição, pois você terá que subir mais de 100 degraus do templo em estilo gótico. Mas o esforço vai compensar pela vista panorâmica da cidade de Canela pelas sacadas laterais do templo, além de aprender muito sobre os sinos do museu. Só não pode esquecer da câmera fotográfica!

4. Grande Desfile de Natal
O Grande Desfile de Natal é o momento em que a Avenida das Hortênsias se transforma em uma passarela com um cenário natalino e acontece todos os dias. Durante uma hora, é possível assistir ao desfile com carros alegóricos e muita luz que contam a história de Natal.
Bailarinos, acrobatas e atores em trajes de pura fantasia que dão vida ao impossível. Embalados por uma trilha sonora que ecoa a alegria da infância e um vibrante balé de luzes, o Grande Desfile do Natal Luz se consolida como uma experiência imersiva.
Os visitantes podem assistir de forma gratuita, mas se quiser assistir no conforto das arquibancadas é necessário comprar ingresso do Grande Desfile de Natal. Leve um casaco e cogite se é necessário capa de chuva, pois embora o dia possa ser mais quente, a temperatura da noite costuma cair e, nessa época, chover. Os lugares não são marcados, por isso, programe-se para chegar cedo.
O Show de Acendimento das Luzes também é outra atração diária e ocorre na Avenida das Hortênsias, às 20:00 horas. O movimento das ruas também aumenta, por isso, chegue um pouco antes.

5. Show do lago, Nativitaten
Entre os momentos mais esperados está o espetáculo de fogos de artifício, Nativitaten, que ilumina o céu da serra contando a história do menino Jesus. As luzes se refletem no lago do Serra Park e nas fachadas em estilo europeu, enquanto músicas natalinas embalam o público em uma atmosfera acolhedora, celebrando o verdadeiro sentido do Natal em cada brilho.
O show do lago é inesquecível, onde fé, arte e reflexão se unem para fazer de Gramado o destino mais iluminado e encantador do Natal brasileiro. Durante o espetáculo de uma hora de duração, você ouvirá a música de uma orquestra sinfônica e de um coral profissional que elevam ainda mais o nível da apresentação. É necessário reservar o ingresso do Nativitaten.

6. Vila de Natal
Sabe aquele cenário de filme de Natal? Inclusive, esse lugar lembra muito a música Jingle Bells, Jingle Bells. Jingle all the way… Está localizado na praça das Etnias, na Avenida Borges de Medeiros. Lá, você encontrará a casa do Papai Noel e poderá assistir diversas encenações natalinas gratuitas. Há também um parquinho temático para os pequenos se divertirem muito.
As lojinhas com produtos da festa e típicos da região que acontecem na vila é a oportunidade perfeita para comprar lembrancinhas para levar para casa. Você também poderá ver os fornos tradicionais que assam e as deliciosas cucas alemãs, e claro, saboreá-las. Ali do lado também está a charmosa rodoviária e a Casa do Major Nicoletti, um espaço também gratuito que conta a história de Gramado.

7. Aldeia do Papai Noel
No coração de Gramado, a Aldeia do Papai Noel é um refúgio de encanto da tradição natalina. Lá, você poderá visitar a casa do bom velhinho, conhecer a fábrica de brinquedos e a histórica fábrica de bolinhas, de 1942, onde é possível personalizar uma para levar para casa, mas antes de sair, não esqueça de entregar sua cartinha para o Papai Noel. Você viverá um conto de Natal!
Outro lugar imperdível é o Snowland. Nele a diversão é garantida em meio a flocos de neve, onde é possível esquiar e deslizar em cenários dos alpes europeus. O frio da pista contrasta com o calor da emoção, oferecendo uma experiência única que prova que Gramado é um destino fora do comum. Para ele também é necessário comprar ingresso.
Há muitas atrações em Gramado, consulte se o seu hotel oferece algum cupom de desconto para alguma delas e assim você poderá economizar. Fique atento também aos espaços gratuitos na cidade em que são montadas decorações para visitação e nos fazem viajar no mundo da imaginação.

8. Chocolate
Entre os passeios mais deliciosos de Gramado está o Museu do Chocolate. Além de conhecer a história do cacau e ver esculturas artísticas, tivemos uma degustação à vontade no final do percurso com chocolates tradicionais. Como era Natal, o museu estava com uma iluminação especial. Aconselho muito comprar a pulseira de acesso e ir com bastante apetite para comer muito.
O chocolate é de fato o lado doce da festa, nessa cidade você também poderá andar no Chocobus, o ônibus de Chocolate de Gramado. Nele você passará quatro horas visitando fábricas de chocolate e também vai participar de uma oficina do doce mais querido da cidade.
Por fim, nessa lista não poderia faltar a visita as diversas lojas de chocolates, que vão dos clássicos até os mais requintados doces para você levar para casa. Na maioria delas, você também terá os espaços temáticos e a companhia de personagens que não nos deixam sair do mundo da imaginação.

9. Locais gratuitos para fotos
A cidade inteira é instagramável. Além dos eventos já mencionados, nos fins de semana a Paradinha de Natal que passa pela Avenida Borges de Medeiros e vai até a Rua Coberta no meio da tarde é perfeita para registrar a animação desse programa. A pracinha da prefeitura também é outro ícone que rende uma bela foto. Para você não perder nada, listamos outros locais que não podem faltar em suas fotos e são gratuitos.
- Igreja Matriz São Pedro: possui uma bela fachada de pedra, esculturas e vitrais belíssimos.
- Fonte do Amor Eterno: aqui os românticos não podem deixar de ir, pois o cenário com cadeados símbolos do amor eterno é encantador.
- Rua Torta: uma rua divertida e com muitas flores.
- Cabine telefônica vermelha: lembra as cabines de telefone de Londres, um charme.
- Relógio: próximo à igreja, em estilo inglês, que marca a hora e também exibe a temperatura da cidade.
- Lago Negro: vista incrível das águas tranquilas e você ainda pode fazer um passeio de pedalinho.
- Lago Joaquina Rita Bier: possui uma bonita fonte de água e um calçadão.
- Pórticos: Gramado tem dois lindos pórticos: o via Nova Petrópolis e outro com acesso a Taquara.
Há também vários profissionais que oferecem ensaios fotográficos nesses pontos. Embora o preço possa ser elevado, o registro fica incrível e você vai ter fotos de lembrança muito bonitas.

Prefeitura de Gramado com enfeites de Natal
10. Rua Coberta
A Rua Coberta já é famosa por ser um espaço que você pode comprar doces, souvenirs e livros e no fim de ano abriga um palco especial com apresentações diárias de música e teatro. A Árvore Cantante é um dos momentos esperados que costuma cair um cisco nos olhos dos visitantes com a apresentação de um coral infantil. Costuma acontecer no fim da tarde em alguns dias específicos.
No caminho para a rua coberta, recomendo passar pela avenida Borges de Medeiros, que fica bem próximo, onde você vai conseguir ver os pinheiros decorados da Tannenbaumfest. Esse evento é inspirado na tradição alemã de decorar árvores, montadas pela comunidade e pelas empresas ao longo da avenida. Lá, também é possível ver a Trupe de Natal e o Coro Vozes de Gramado à tarde, eles costumam percorrem a cidade de forma itinerante. As crianças vão amar!

Como chegar a Gramado
Fomos para Gramado de carro neste ano, mas já fiz o percurso de ônibus com a minha mãe saindo de Porto Alegre e a viagem foi muito tranquila. O trajeto de carro ou ônibus leva de duas a três horas, em uma distância de 120 quilômetros, repleto de paisagens encantadoras da Serra Gaúcha.
Quem chega de avião pode desembarcar nos aeroportos Salgado Filho (Porto Alegre) ou Hugo Cantergiani (Caxias do Sul), além do pequeno aeroporto localizado em Canela, e pegar um ônibus na rodoviária. Outra opção mais cômoda é utilizar os serviços de transfer, garantindo uma viagem sem preocupação até o hotel.
O mês de dezembro é sem dúvida o mais procurado, por isso é necessário buscar as melhores alternativas para o seu orçamento e com o máximo de antecedência. Gramado é conhecido por não ter semáforos e o pedestre tem prioridade nas ruas, possui um trânsito muito cordial. Assim como a limpeza e a segurança também são itens de destaques na cidade.
Já a dica para montar a sua mala de dezembro em Gramado é seja versátil e prepare-se para todas as emoções do clima. O dia pode nascer com um sol radiante e céu azul, perfeito para passear. Já outros terão aquela serração aconchegante e um friozinho do sul do Brasil. Por isso, traga roupas leves de verão, mas não esqueça os seus casacos mais estilosos, pois à noite a temperatura sempre esfria. É a hora perfeita para caprichar no visual, já que Gramado adora um look elegante.

História da festa
Tudo começou com uma emocionante apresentação de um coral nas janelas do Palácios dos Festivais em 1986. De lá pra cá, o Natal em Gramado conquistou o coração e hoje recebe mais de 2 milhões de visitantes. Todos se unem para tornar essa festa em um dos maiores evento natalinos na América Latina. Uma mudança recente na festa é que o evento vem adotando práticas mais sustentáveis como o uso de LED para redução do consumo de energia, garantindo que o brilho seja responsável.
A celebração vai além das luzes e dos espetáculos. É um momento para refletir e celebrar o amor, a amizade, a fé e a união entre as pessoas. Gramado é um destino encantador, que transforma sua viagem em uma lembrança especial, perfeita para ser vivida ao lado de quem você ama.

O momento de se despedir do Natal Luz de Gramado é como acordar de um lindo sonho de Natal. Cada rua iluminada e cada sorriso aquece o coração como uma lareira acesa em noite fria. A cidade, cheia de luzes, aromas e melodias natalinas, nos convida a viver o verdadeiro sentido do Natal em sua forma mais intensa. Ao encerrar nossas dicas escolhidas com carinho, fica a certeza de que o Natal em Gramado não termina com o apagar das luzes, pois ele continua aceso na lembrança de quem viveu. Que você aproveite ao máximo a sua viagem de Natal! Boas festas!