Europa

O que fazer nos Açores: conheça as incríveis ilhas portuguesas

Un lago all'interno di un antico cratere vulcanico sull'isola di Sao Miguel, nell'arcipelago delle Azzorre
Você não sabe o que ver nos Açores? Na Civitatis lhe mostramos os lugares mais paradisíacos desse arquipélago vulcânico português.
4 dezembro 2025

No meio do Atlântico se encontra um conjunto de nove ilhas de origem vulcânica pertencentes à Macaronésia. Quer saber o que fazer nos Açores? Na Civitatis lhe contamos todos os segredos desse paraíso português.

Fumarolas, vulcões, lagos escondidos, florestas tropicais, cachoeiras gigantes e campos de lava esperam por você nesse arquipélago. Se você quer conhecer mais, não deixe de ler.

Um pouco de história

Algumas teorias apontam o arquipélago dos Açores como vestígios do que foi Atlântida. Dizem que o próprio Platão usava essa localização para se referir à ilha mística. Conta a lenda que os povos que habitavam Atlântida eram muito avançados em seu tempo e que construíram as primeiras pirâmides do mundo. Mito ou verdade?

A história comprovada narra que alguns capitães portugueses, como Diogo de Silves e Gonçalo Velho Cabral, chegaram nessas ilhas por volta de 1420. A partir desse momento, dezenas de navios portugueses navegaram até essa paisagem cheia de oportunidades. 

A maioria de seus primeiros habitantes era das regiões do Algarve e do Alentejo, mas depois chegaram os judeus, árabes, franceses e até Cristóvão Colombo. Você sabia que foi aqui que ele aprendeu a maioria dos seus conhecimentos de cartografia? Vamos conhecer esse tesouro de Portugal!

Paisagem vulcânica da ilha de Corvo, apresentando uma grande cratera com água e ao fundo outra ilha
Paisagem vulcânica de Corvo

Ilhas ocidentais

A Ilha das Flores deve seu nome às milhares de varas-de-ouro que cobriam seus vales no passado, e às hortênsias que colorem as costas na atualidade. Para ver seus resquícios vulcânicos você só precisará visitar a Reserva Florestal Natural do Morro Alto e Pico da Sé ou o lago Funda. Se você for até o poço de Ribeira do Ferreiro, verá como várias cachoeiras emergem entre as rochas cobertas de vegetação. Você vai ficar apaixonado!

A Ilha do Corvo é a menor ilha do conjunto atlântico e possui uma montanha vulcânica inativa que abriga as lagoas de Caldeirão. Um dos principais atrativos dessa ínsula são seus moinhos de vento, construídos no século XIX sobre os desfiladeiros. Se você não sabe o que fazer nos Açores, essa pode ser a opção ideal.

Cachoeiras de Ribeira do Ferreiro, nos Açores
Cachoeiras de Ribeira do Ferreiro, ilha de Flores

Ilhas centrais

Na Ilha Terceira os cultivos verdes cobrem todos os cantos e contrastam com os belos edifícios de Angra do Heroísmo, construídos com pedra negra vulcânica. Aqui também se encontra a Catedral do Santo Salvador, uma construção maneirista do século XVI. Não é de estranhar que seu centro histórico tenha se transformado em Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Conheça Angra do Heroísmo fazendo uma visita guiada pela cidade.

Campos de cultivo da ilha Terceira
Extensos cultivos da Terceira

A Ilha Graciosa tem uma extensão de 12,5 quilômetros de comprimento, que é interrompido pelo maciço de Caldeira, um monte vulcânico localizado a pouco mais de 400 metros de altitude. Também chamam a atenção as casinhas brancas da Vila da Praia e Santa Cruz da Graciosa, que estão delineadas por pedra magmática escura. Você está se perguntando o que fazer nos Açores? A piscina natural de Carapacho e suas águas cristalinas estão lhe esperando.

São Jorge abriga um pico de mais de mil metros de altitude que se funde com a natureza da Macaronésia e grandes prados nutridos pelas contínuas chuvas. Destacam-se também as fajãs, planícies criadas por rios de lava milenares. Você ficará encantado com o imponente contraste!

Caminho repleto de vegetação de São Jorge
Caminho da ilha de São Jorge

Na Ilha do Pico, os destaques são as rochas negras, as planícies verdes, e, sem dúvida, o vulcão de 2.351 metros que coroa a paisagem. Se você visitar esse paraíso terrestre, deverá provar seu famoso vinho e seu queijo com denominação de origem. Você sabia que suas paisagens vitinícolas foram declaradas Patrimônio da Humanidade?

A Ilha do Faial é a ‘Blue Island’ açoriana devido à grande quantidade de hortênsias que decoram os povoados, os campos e contornam as estradas. Também possui uma paisagem lunar exuberante no pico Capelinhos, criada por explosões no passado. Se você não sabe o que fazer nos Açores, esse pode ser o lugar ideal para começar.

Paisagem lunar de Faial, pico Capelinhos.
Paisagem lunar de Faial

Ilhas orientais

Em uma lista do que fazer nos Açores, não poderia faltar a ilha de São Miguel, a maior de todo o conjunto insular. Nela se encontra a lagoa de Sete Cidades, um local protegido formado por um lago duplo situado na cratera de um vulcão inativo. O mais chamativo desses curiosos aquíferos é a exuberante vegetação de laurissilva que os cerca.

Se você é amante das aves, é só observar a paisagem para avistar o dom-fafe, uma espécie endêmica em perigo de extinção. Mas isso não é tudo! A ilha verde é conhecida por suas amplas extensões de campos de chá. Você sabia que são os únicos da Europa?

Lagoas vulcânicas de Sete Cidades. Se você não sabe o que ver nos Açores, este é o seu lugar
Lagoa de Sete Cidades, São Miguel

A primeira a ser povoada foi a ilha Santa Maria, descoberta por Diego Silves em 1427. Ela possui áreas de terras sedimentares onde é possível encontrar fósseis marinhos, algo pouco comum entre suas irmãs, que foram cobertas por rios de lava ao longo da história. Em sua capital, Vila do Porto, existem algumas janelas e portas manuelinas do século XV. A ermida de Nossa Senhora dos Anjos é uma visita obrigatória. Conta-se que foi aqui que Cristóvão Colombo celebrou uma missa em 1439 na sua volta do Novo Mundo.

Com toda essa informação, você já sabe o que fazer nos Açores? Paisagens vulcânicas, natureza abundante e muita beleza! Comece já a fazer suas malas e, se quiser completar ainda mais a sua viagem, explore o catálogo completo com as melhores visitas guiadas, excursões e atividades da Civitatis.

Mapa:
Mais em
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informamos que seus dados pessoais são tratados pela CIVITATIS nas condições indicadas a seguir: