Guia para visitar as ilhas Lofoten: descubra as maravilhas da Noruega
As ilhas Lofoten são um arquipélago situado no norte da Noruega, em pleno Círculo Polar Ártico. Um paraíso de montanhas e fiordes, com charmosas baías cheias de casinhas de madeira e temperaturas gélidas por causa da corrente do golfo. Se você está à procura de um lugar para estar rodeado pela natureza e relaxar, visitar as ilhas Lofoten pode ser uma ótima ideia. Nós da Civitatis vamos lhe provar.
Você vai se surpreender quando conhecer as pequenas e encantadoras vilas de pescadores e suas paisagens de fiordes, sem deixar de mencionar a sua gastronomia que tem o peixe como ingrediente básico, principalmente o bacalhau. O arquipélago é formado por sete ilhas principais: Austvågøya, Gimsøya, Vestvågøy, Flakstadøya, Moskenesøya, Vaerøy e Røst. Vejamos uma guia completa de seus atrativos!
O que ver e fazer nas ilhas Lofoten

Qual é a melhor época para visitar as ilhas Lofoten?
As ilhas Lofoten têm muito para oferecer dependendo da época do ano. Portanto, não podemos dizer qual é o período ou estação do ano ideais para conhecer esse arquipélago, já que dependerá muito das prioridades do viajante.
Durante o inverno, a neve cobre as paisagens das Lofoten. Essa é a melhor estação para poder sair em busca das auroras boreais e ver as jubartes. O inverno também é baixa temporada, por isso os preços são mais baratos. No entanto, o inconveniente de viajar nessa época é que há poucas horas de luz e que as temperaturas são mais baixas, entre 5 °C e – 5 °C.

Por outro lado, visitar as ilhas Lofoten no verão significa não ver neve e tampouco auroras boreais, mas sim o sol da meia-noite, um fenômeno natural impressionante. O tempo e as temperaturas são mais agradáveis, já que há menos dias de chuva, ideal para fazer trilhas. Também devemos levar em conta que é alta temporada, por isso acaba sendo mais difícil encontrar hospedagem e estacionar em determinados lugares.
Na primavera e outono há uma quantidade adequada de horas de luz e possibilidade de ver auroras boreais, principalmente no outono. Além disso, é possível ver neve em alguns dias, embora o outono seja uma época com mais chuva e vento. Aliás, o vento nas ilhas Lofoten é um inconveniente, pois além de ser forte, pode fazer com que as temperaturas caiam de maneira considerável.
Como chegar nas ilhas Lofoten?
Para chegar às ilhas Lofoten, o caminho mais comum é voar para Oslo e depois pegar um voo doméstico até Bodø, Narvik, Svolvær ou Leknes. De Bodø, é possível fazer a famosa travessia de ferry até Moskenes ou Svolvær. No entanto, leve em conta que, no inverno (baixa temporada), há menos frequência de ferries.
Você também pode optar por uma rota de carro, já que esse arquipélago possui uma rede de túneis submarinos e pontes que conectam as ilhas com o continente e entre si. Na ilha de Austvågøy se encontra o povoado de Svolvær, ponto de início de muitas rotas de carro pelas ilhas Lofoten. Apesar de remota, a região é bem conectada e acessível, desde que o trajeto seja bem planejado.

O que ver e fazer nas ilhas Lofoten?
Há alguns lugares das ilhas Lofoten que você não pode deixar de conhecer, sem dúvida. Aqui vamos lhe mostrar um roteiro completo dos lugares imprescindíveis para visitar, caso você viaje até lá.
Hamnøy e Reine
São duas vilas de pescadores situadas uma ao lado da outra. Em Hamnøy há uma ponte que muitos fotógrafos que visitam a ilha adoram, e Reine vai lhe conquistar com suas casinhas vermelhas junto ao lago e ao porto. Além disso, a vista das montanhas como plano de fundo é inigualável.

Reinebringen
Se você viaja no verão, a subida ao monte Reinebringen é uma das rotas imprescindíveis. Basta superar 400 metros para contemplar vistas incríveis. É recomendável fazer a caminhada com os equipamentos adequados, como o calçado, já que pode haver neve e gelo em algumas zonas.

Trollfjord
Outro lugar emblemático das ilhas Lofoten para visitar é o fiorde do Troll (Trollfjord), um pequeno fiorde de dois quilômetros rodeado por íngremes montanhas. Há diversas atividades para fazer nesse paraíso, como um passeio de cruzeiro, avistamento de aves, como as belas águias de cauda branca ou pescar.

Flakstad, Haukland e Uttakleiv
São três das praias mais bonitas das ilhas Lofoten, tanto nevadas quanto sem neve. Haukland e Uttakliev estão uma ao lado da outra, sendo a última uma das mais famosas. Há dois motivos: as pequenas pedras que a formam e que lhe dão um aspecto de conto de fadas, e as auroras boreais. A praia de Uttakliev é um dos melhores lugares para ver esse espetáculo da natureza!

Praia de Unstad
Você sabia que Lofoten é um dos pontos de surfe mais famosos da Noruega? Durante todo o ano, os amantes desse esporte chegam à praia de Unstad. Sim, também em inverno! Acontece que há ondas constantes que são muito propícias para surfar. Inclusive, a praia está organizada em seções: no centro, há ondas mais fáceis, enquanto as mais fortes estão no lado direito. Você também encontrará empresas que alugam todo o equipamento necessário para praticar surfe e até poderá tomar algumas aulas.

Svolvær
Svolvær é a capital e porta de entrada das ilhas Lofoten. Além disso, é a maior cidade do arquipélago e está rodeada por paisagens idílicas, como a maior parte dos povoados dessas ilhas norueguesas. Em Svolvær também há museus, caso você queira fazer um passeio mais cultural.

Vestvågøy, a ilha das maçãs
A ilha de Vestvågøy, onde se encontra a cidade de Leknes, é curiosa porque lá se encontra a única macieira de todas as ilhas Lofoten. Por isso recebe o nome de “ilha das maçãs”, apesar da pesca ser a sua principal fonte econômica. Lá encontraremos as rorbu, cabanas tradicionais que foram transformadas em apartamentos turísticos.

Depois de todas essas dicas para visitar as ilhas Lofoten, já não há desculpa para não planejar um roteiro completo a esse destino tão único no mundo. E para adicionar ainda mais aventuras à sua viagem, descubra todas as atividades para fazer nas ilhas Lofoten com a Civitatis.