Quando é o Ano Novo Chinês de 2026? Significado e planos para celebrá-lo
Chegou o Ano do Cavalo de Fogo e, com ele, a celebração do Ano Novo Chinês, uma das festas mais importantes da cultura oriental. A cada ano, um dos doze animais do zodíaco assume o protagonismo e marca as tradições. Porco, búfalo, rato, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo ou cão: qual é o seu? Seja qual for o seu animal, chegou a hora de descobrir exatamente quando é o Ano Novo Chinês e quais são os melhores planos para celebrá-lo no país de origem.
Guia para entender o Ano Novo Chinês
Quando é o Ano Novo Chinês?
Você sabia que o Ano Novo Chinês também é conhecido como Ano Novo Lunar? A razão disso é que não existe uma data exata para determinar essa celebração e, a cada ano, varia de acordo com a posição do satélite terrestre. E como saber quando é o Ano Novo Chinês? O feriado começa após a segunda lua nova depois do solstício de inverno, que é o momento-chave para iniciar a época festiva.
As celebrações costumam durar cerca de duas semanas e geralmente culminam com o Festival das Lanternas, que visa atrair boa sorte e esperança. Durante esse período, há uma grande movimentação a nível internacional, pois milhares de pessoas viajam para se reencontrar com suas famílias nesses dias especiais. Tanto é assim que se acredita que a maior migração anual do mundo, o chamado “movimento da primavera”, ocorre durante esse período. Curioso, não é mesmo?
Mas quando será o Ano Novo Chinês de 2026? Comemora-se o Ano Novo Chinês em 2026 de terça-feira, 17 de fevereiro, a terça-feira, 3 de março. As próximas festividades estão programadas para ocorrer entre sábado, 6 de fevereiro de 2027, e sábado, 20 de fevereiro de 2027, quando começará o ano da cabra.

Quais são os animais do zodíaco chinês?
Diferentemente do ocidental, que define o signo pelo mês e dia de nascimento, o zodíaco chinês agrupa as pessoas conforme o ano em que nasceram. Desse modo, cada ano é regido por um dos 12 animais: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco. Assim, por exemplo, quem nasceu em 1992 pertence ao ano do macaco, enquanto 1989 corresponde à serpente e 1970 ao cão. E assim sucessivamente.
Cada ano também está ligado a um elemento da astrologia chinesa: terra, fogo, água, metal e madeira. Dependendo do alinhamento dos astros, bem como do início e do fim do ano chinês, cada animal está ligado a um desses elementos, o que dá maior significado ao que está por vir.
Um exemplo prático deste ano. O Cavalo, simboliza a liberdade, o movimento e a paixão. Quando combinado com o elemento Fogo, essa energia se intensifica, representando vitalidade, coragem e um forte impulso para agir. Por isso, o Ano do Cavalo de Fogo é associado a dinamismo, mudanças e espírito aventureiro. Assim, trata-se de um convite para sair da zona de conforto, tomar decisões, iniciar projetos e avançar com confiança, energia e determinação.

Os melhores planos para celebrar o Ano Novo Chinês
Agora que você já sabe quando é o Ano Novo Chinês, resta descobrir algumas experiências para ser parte dessa celebração em seu país de origem. Vamos para a China?
1. Fazer uma excursão à Grande Muralha da China
A Grande Muralha da China tem mais do que merecido o mérito de abrir esta lista. Conhecida em todo o mundo e considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo, seus mais de 15 séculos de história merecem ser descobertos. Você pode passear por esse monumento com uma excursão à Grande Muralha da China saindo de Pequim ou fazendo um tour privado com um guia que fala português. Você decide!

2. Vivenciar uma cerimônia do chá
Quer viver de perto o verdadeiro clima da cultura chinesa? Então, vale a pena participar de uma tradicional cerimônia do chá. Há diversos lugares onde é possível vivenciar esse ritual, mas Chengdu tem um encanto especial.
Além disso, recomendamos aproveitar sua estadia na cidade para fazer uma excursão privada ao Grande Buda de Leshan. Você sabia que esse monumento é considerado uma das maiores estátuas de Buda do mundo? Mede 71 metros de altura!

3. Visitar o Museu da Seda
Em Hangzhou, a apenas duas horas de Shanghai, você encontrará o Museu Nacional da Seda da China. Lá, além de aprender tudo sobre a produção de seda, você explorará o importante papel histórico da China no comércio. Você visitará esse e outros lugares icônicos nesta excursão privada ao Pagode de Leifeng e Museu da Seda.

4. Voluntariado em uma reserva de pandas
As reservas de pandas surgiram na China para proteger o panda-gigante, que ficou ameaçado devido à destruição das florestas de bambu e à ação humana. Além disso, promovem a reprodução controlada, evitam a extinção da espécie e apoiam pesquisas para garantir a sobrevivência dos pandas no longo prazo.
Para vivenciar esse trabalho de perto, você pode aproveitar este tour privado por Chengdu e Reserva de Pandas ou fazer uma experiência privada de voluntariado na reserva de pandas de Dujiangyan. Além disso, você receberá um certificado oficial de participação!

5. Explorar os terraços de arroz da China tradicional
Quem nunca ouviu falar dos famosos arrozais da China? Percorrê-los é uma experiência única para celebrar essa festividade. Você verá suas formas curvas, as montanhas e um sistema de irrigação muito peculiar que data de 700 anos atrás. Coloque em sua lista de planos para fazer durante sua visita no Ano Novo Chinês um tour privado pelos campos de arroz. Você vai adorar!

6. Experimentar a comida chinesa
Se entre uma celebração e outra do Ano Novo Chinês bater a fome, temos a sugestão perfeita. Que tal explorar um mercado tradicional em Pequim para descobrir sabores autênticos? Embora qualquer recanto da China seja ideal para mergulhar na gastronomia local, nosso favorito é o tour privado pelo mercado noturno de Nanluoguxiang. Com esse tour privado você poderá experimentar os pratos mais exóticos, acompanhado de um guia que fala português.

7. Assistir a um espetáculo de sombras chinesas
Talvez você ainda não tenha ouvido falar do shadow play show. Mas se você estiver em Pequim durante o Ano Novo Chinês, o show de sombras chinesas irá impressioná-lo. Trata-se de uma modalidade muito popular de entretenimento em países asiáticos, como Camboja, Malásia, Índia, Tailândia e, é claro, China. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, então… compre seu ingresso!

8. Tour de 7 dias por Pequim e Shanghai
Você quer optar por uma rota repleta de experiências para celebrar o Ano Novo Chinês? O tour de 7 dias por Pequim e Shanghai é sua melhor opção. Você descobrirá muitos lugares em uma viagem que jamais esquecerá. A Grande Muralha, a Cidade Proibida, o Jardim Yuyuan ou o Povoado da Água, entre muitos outros lugares, esperam por você.

9. Explorar a montanha Tianmen
A Montanha Tianmen é um dos destinos mais impressionantes da China por suas paisagens idílicas. Lá, você encontra a icônica Porta do Céu e o famoso Sky Walk, a passarela de vidro suspensa sobre penhascos mais longa do mundo. Localizada dentro de um parque nacional, a visita também inclui um espetacular trajeto de teleférico com vistas panorâmicas. Para facilitar sua experiência, o ingresso do Parque Nacional da Montanha Tianmen + Teleférico, garante seu acesso a uma das atrações mais visitadas do país.

10. Descobrir pedaços da China ao redor do mundo
Você sabia que São Francisco é o lar de uma das maiores comunidades chinesas dos Estados Unidos? E que mais de meio milhão de pessoas se reúnem em Londres todos os anos para comemorar o Ano Novo Chinês? O tour por Chinatown em Nova York ou o free tour noturno por Chinatown em São Francisco são maneiras perfeitas de conhecer essas curiosidades.
E no Brasil, como é celebrado o Ano Novo Chinês? A data vem ganhando espaço, especialmente em cidades com forte influência oriental. Em São Paulo, no bairro da Liberdade, a festa é realizada há décadas, com desfiles, dança do dragão e gastronomia típica. Além disso, o Templo Lohan promove atividades tradicionais. Em Foz do Iguaçu, a comemoração também inclui eventos culturais e apresentações abertas ao público. Já Recife se destaca por ser a única cidade brasileira a reconhecer oficialmente essa celebração em seu calendário de feriados.

E aqui finaliza este guia para entender quando é o Ano Novo Chinês, o que é comemorado e como podemos participar dessa festividade especial. Uma festa repleta de tradição e com uma mensagem evocativa que nos leva a pedir boa sorte e olhar para o futuro com esperança.