As 10 catedrais mais bonitas de Portugal

Mosteiros, basílicas, santuários, capelas… As igrejas em Portugal são templos dedicados à fé cristã, todos com uma arquitetura bastante própria que podemos observar tanto no nosso território como um pouco por todo o mundo. Hoje, nós da Civitatis vamos te mostrar a nossa lista das 10 catedrais mais bonitas de Portugal.
O país tem uma rica tradição religiosa e arquitetônica, onde a fé e a arte caminham lado a lado há séculos. Espalhadas por todo o território, as catedrais portuguesas impressionam não apenas pela grandiosidade de suas estruturas, mas também pela diversidade de estilos que refletem momentos marcantes da história do país. Vamos descobri-las?
Qual é a diferença entre catedral, igreja e basílica?
Antes de entrar no ranking das catedrais mais bonitas de Portugal. Você saberia responder a algumas destas perguntas: Qual é a diferença entre catedrais e basílicas? Qual é a função das catedrais? São conceitos simples, mas que se misturam, já que a principal diferença entre elas depende, na verdade, das hierarquias eclesiásticas.
Também é necessário levar em conta que essas palavras surgiram em momentos diferentes da história. Igreja é uma palavra de origem grega muito antiga, enquanto catedral, por exemplo, só surgiu em 1344.

Antes de começar, vamos tentar explicar de uma maneira simples a diferença entre esses templos católicos:
- O que é uma igreja? As igrejas são os locais onde o padre exerce influência sobre uma paróquia.
- O que é uma paróquia? A paróquia equivale a um território administrativo ou um bairro.
- O que é uma diocese? Um conjunto de paróquias forma uma diocese.
- O que é uma catedral? A igreja principal de uma diocese, bispado ou arcebispado é a catedral. É necessário levar em conta que, para que exista uma catedral, também é necessário que haja um bispo. Também é chamada de sede, sé ou matriz.
- O que é uma basílica? A basílica é uma construção grande, adornada com relíquias e estrutura para receber o Papa. Quando o Papa dá sua aprovação a uma catedral, ela se transforma em uma basílica. Um exemplo desse processo é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que você pode conhecer fazendo essa excursão a Fátima. Em 1954, esse templo recebeu o título de Basílica Menor do Papa Pio XII. Curiosamente, na última viagem do Papa a Portugal, em agosto de 2023, ele se reuniu com jovens na Capela de Fátima e não na Basílica.
1. Sé Catedral de Lisboa
Podemos afirmar que a história religiosa da cidade e do país está talhada, pedra sobre pedra, na Sé Catedral de Lisboa. A sua construção começou em 1147 após a conquista desta cidade aos muçulmanos pelo primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques. No seu lugar, existia uma mesquita muçulmana, que por sua vez teria sido construída sobre um templo visigótico cristão.
Assim, é patente nesta igreja de Portugal a evolução histórica da cidade de Lisboa e a influência que recebeu dos povos que a habitaram. Tendo-se iniciado a sua construção no século XII, o projeto original regia-se pelas regras arquitetônicas do estilo românico. No entanto, ao longo dos seus quase 900 anos, esta catedral, que hoje em dia é uma das mais bonitas de Portugal, foi sofrendo modificações e adaptações, sendo hoje uma mistura de estilos que passam pelo gótico, barroco e até moderno.
Se você quer ver a Catedral da Sé, junte-se nessa visita guiada por Lisboa.

2. Sé Catedral de Évora
Localizada no ponto mais alto da cidade, a Sé Catedral de Évora é considerada a maior catedral medieval do país e foi construída numa fase de transição entre a arquitetura românica e gótica. No entanto, à semelhança da de Lisboa, também esta sofreu intervenções ao longo dos séculos, espelhando sempre o estilo predominante em cada época. Neste tour privado por Évora, é possível até subir ao seu terraço e desfrutar de umas vistas maravilhosas sobre toda a cidade.
O nosso destaque vai para o valioso órgão de tubos existente no seu interior e a relação que tem com o Japão: a primeira embaixada japonesa enviada à Europa, a Missão Tensho, no século XVI, passou por Évora e um dos seus integrantes tocou neste órgão. Atualmente, muitos japoneses se interessam pela cidade de Évora e pela sua catedral devido à história improvável que acabou por unir ambos os países.

3. Sé Catedral do Porto
Localizada no bairro da Batalha, o ponto mais alto da cidade do Porto, a Sé Catedral do Porto é o edifício religioso mais importante da cidade. Construída em meados do século XII, a sua fachada, de estilo românico, confere-lhe um ar imponente e fortificado devido às suas duas torres altas. Essa igreja de Portugal é dedicada à Nossa Senhora de Vandoma, a padroeira da Cidade.
No seu interior, é possível observar maravilhosos painéis de azulejos azuis e brancos em todo o claustro. No seu exterior, no Terreiro da Sé, junto ao pelourinho, podemos observar umas esplêndidas vistas do Porto, de Vila Nova de Gaia e do rio Douro que separa estas duas cidades.
Para visitá-la acompanhado de um guia, você pode reservar um tour completo pelo Porto.

4. de Miranda do Douro
Encaixada no planalto entre os leitos do rio Douro e do rio Fresno, encontra-se a Concatedral de Miranda do Douro, outras das catedrais mais bonitas de Portugal e um verdadeiro símbolo da cidade construído no século XVI. O seu interior guarda a imagem esculpida do Menino Jesus da Cartolinha.
Durante a Guerra de Sucessão da coroa espanhola no século XVIII, a cidade de Miranda do Douro foi cercada pelas tropas espanholas. O cerco demorou vários meses e as tropas portuguesas estavam cansadas e desmoralizadas enquanto esperavam reforços que demoravam a chegar.
Diz a lenda que, um dia, apareceu nas muralhas da cidade um menino vestido de fidalgo apelando à moral e às armas do povo mirandês, que rapidamente saiu de casa com os poucos recursos que tinham, e num último ato de esperança derrotaram o exército inimigo. Foi a última vez que o menino foi avistado, mas converteu-se numa verdadeira imagem e símbolo de devoção da região.

5. Sé Catedral de Bragança (Sé Nova)
Um exemplo de modernidade, a Catedral de Bragança, ou Sé Nova, como também é conhecida, é a primeira catedral inaugurada em Portugal no século XXI. Longe dos cânones arquitetônicos aos quais estamos habituados neste tipo de templos, como o românico, gótico e o barroco, a Sé de Bragança apresenta um estilo claramente moderno, tendo sido construída com materiais típicos da região.
A Sé de Bragança começou a ser construída em 1981, foi projetada sobre antigos esboços da década de sessenta e, após alguns contratempos, foi inaugurada em 2001. Sabia que o sacrário tem a forma física do mapa do distrito de Bragança?
6. Sé Nova de Coimbra
A Sé Nova de Coimbra é provavelmente a mais imponente da nossa lista. A sua construção começou em 1598 pelos jesuítas instalados na cidade e apenas terminou em 1698, 100 anos depois! Essa igreja de Portugal foi o primeiro colégio jesuíta a ser construído no país e a sua arquitetura rege-se por cânones desta companhia: austeridade e sobriedade.
No século XVIII, a sede episcopal foi transferida da Sé Velha de Coimbra, da qual falaremos mais adiante, para esta, mais espaçosa, depois de a Companhia de Jesus ter sido extinta por ordem do Marquês de Pombal.

7. Sé Velha de Coimbra
Uma joia da reconquista, a Sé Velha de Coimbra, além de ser uma das catedrais mais bonitas de Portugal, é a única catedral de estilo românico no país que sobreviveu até aos nossos dias praticamente intacta.
Atendendo ao seu estilo, já podemos adiantar que o início da sua construção data do século XII, ainda em plena reconquista: aqui foi coroado D. Sancho I, o segundo rei de Portugal, que poucos anos mais tarde começaria o seu caminho rumo a sul para tentar conquistar a cidade de Silves, no Algarve.

8. Sé Catedral do Funchal
De fachada simples, construída no século XV, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção foi elevada a Catedral do Funchal pelo papa Leão X, o que fez desta igreja de Portugal a sede da maior diocese do mundo, já que abrangia todos os novos territórios descobertos pelos navegadores portugueses, do Oriente à América.

9. Sé Angra do Heroísmo
Em 1570 foi lançada a primeira pedra da construção daquela que é a maior igreja de todo o arquipélago dos Açores. Catalogada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, esta cidade, na ilha Terceira, era uma escala obrigatória das naus que saíam para a Índia e para o Brasil.
Ter sido um ponto estratégico contribuiu para a necessidade de construir uma igreja em Portugal digna de abrigar a sede do bispado. Ao longo dos séculos foi reunindo um conjunto de tesouros de arte sacra de valor inestimável. Infelizmente, parte do conjunto foi perdido com o terremoto de janeiro de 1980 e o incêndio de 1983. No entanto, o templo segue de pé para dar-nos as boas-vindas. Sabia que tem até um vaso da dinastia Ming na sua coleção?

10. Sé de Portalegre
As catedrais são sempre impressionantes, e o seu exterior costuma ser aquilo que nos faz chamar a atenção logo a partir do primeiro momento. No entanto, a Sé Catedral de Portalegre, do século XVI, é uma grande caixa de surpresas: no seu interior dessa igreja de Portugal podemos encontrar painéis de azulejos do século XVII e o único conjunto de pinturas maneiristas do país. Um polo da arte portuguesa!

As igrejas de Portugal são mais do que expressões de fé, são testemunhos vivos da história, da arte e da identidade do povo português. Ao visitar esses monumentos, somos convidados a contemplar séculos de devoção, talento arquitetônico e acontecimentos que moldaram o país.
Encerramos esse percurso pelas catedrais mais bonitas de Portugal e, agora, você já pode escolher quais delas quer conhecer. Para completar ainda mais a sua viagem, confira o catálogo completo com as melhores atividades e planos em Portugal com a Civitatis.