6 destinos para amantes da arquitetura no Brasil

Em uma viagem à Europa, é muito comum incluir destinos que possuem monumentos famosos por sua arquitetura, como a Sagrada Família, o Coliseu, o Big Ben, a Torre Eiffel… No entanto, não podemos esquecer que o Brasil abriga um amplo conjunto arquitetônico pelo país afora. A arquitetura no Brasil foi tem estilos herdados da época colonial, modernos e de outras épocas da rica história.
Se você quer conhecer mais sobre o nosso patrimônio, confira a lista de destinos brasileiros para amantes da arquitetura que nós da Civitatis preparamos.
Brasília (Distrito Federal)
É claro que Brasília não poderia deixar de ser citada na lista de destinos para quem quer descobrir a arquitetura no Brasil. Projetada pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a cidade é uma verdadeira referência de arquitetura moderna e inovadora, além do plano urbanístico. Por este motivo, foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1987.
Não é preciso se esforçar para encontrar monumentos e espaços com uma arquitetura única ao visitar a capital federal. As construções do poder público brasileiro, como os Palácios do Planalto, Alvorada e o Congresso Nacional, o Museu Nacional e, é claro, a Catedral Metropolitana e sua fachada modernista são apenas alguns exemplos de espaços que representam a essência arquitetônica de Brasília.

São Paulo (São Paulo)
Sim, existe amor e muita arquitetura em São Paulo. Entre os arranha-céus da cidade podemos encontrar uma grande mistura de estilos arquitetônicos: do colonial ao contemporâneo, passando pelo art déco. Há opções para todos os gostos.
Um dos edifícios mais emblemáticos da capital é, sem dúvida, o Copan. Projetado pelo icônico Oscar Niemeyer, possui uma facha curvilínea inconfundível, representando um marco da arquitetura modernista no Brasil.
Além disso, não podemos deixar de mencionar Lina Bo Bardi e o legado arquitetônico que deixou em São Paulo: o MASP e o prédio do Sesc Pompeia, dois lugares que respiram arte.
Mas a cidade vai muito além: o MAC-USP, a Pinacoteca, a Praça das Artes… Seria impossível citar todos os lugares que conquistam os amantes da arquitetura. Por isso, uma boa maneira de conhecer mais sobre alguns desses espaços é com um tour da arquitetura de São Paulo.

Salvador (Bahia)
Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil e a colonização portuguesa definiu todo o conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico que podemos encontrar atualmente pela cidade, sobretudo no centro histórico com as suas casas coloridas, ladeiras e ruas de pedra.
Em relação à arquitetura e ao plano urbanístico de Salvador, podemos dizer que tiveram forte influência do urbanismo ultramarino português. Antigamente, as casas e os setores administrativos ficavam na parte alta da cidade e, na parte baixa e próxima ao mar, o comércio e o porto.
Além disso, durante a transição do estilo renascentista para o barroco, definido como a “fase monumental da arquitetura baiana”, houve a construção de diversos edifícios icônicos do centro histórico, como a belíssima Igreja e Convento de São Francisco, a Catedral, o Palácio do Governador e muitos outros. Você pode descobrir muito mais sobre a arquitetura da cidade com um free tour pelo Pelourinho e centro histórico.

Petrópolis (Rio de Janeiro)
Assim como acontece com muitas cidades do Brasil, em Petrópolis é possível encontrar um estilo arquitetônico amplamente influenciado não só pelos europeus, mas também pela família real brasileira.
Exemplo disso são edifícios como o Palácio Imperial, construído com inspiração neoclássica, o Palácio da Quitandinha, feito com o estilo normando-francês e, é claro, o Palácio de Cristal com sua estrutura de ferro e vidro. Na Cidade Imperial respira-se arquitetura em cada um dos seus edifícios e, com uma excursão a Petrópolis, você terá a sensação de ter feito uma viagem ao passado. Para quem quer descobrir a arquitetura no Brasil, Petrópolis é um destino imperdível!

João Pessoa (Paraíba)
Qualquer pessoa apaixonada por arquitetura deveria incluir João Pessoa na lista de destinos para visitar um dia. O motivo? Primeiramente, podemos citar a igreja barroca de São Francisco e todo o Centro Cultural São Francisco, um dos maiores símbolos da cidade paraibana. Além disso, o centro histórico da cidade é Patrimônio Cultural e Artístico do Brasil.
Além do barroco, em Jampa podemos encontrar outros estilos arquitetônicos, como o rococó na igreja de Nossa Senhora do Carmo, o maneirista na igreja da Misericórdia e também o art nouveau e art déco presentes na praça Antenor Navarro e no belíssimo Hotel Globo, construído em 1929 e que atualmente abriga um centro cultural. Sem dúvida, uma cidade que respira arquitetura. Se você ficou com vontade de conhecer alguns desses lugares, a melhor opção é fazer um city tour guiado por João Pessoa.

Manaus (Amazonas)
A região de Manaus é muito famosa pelo ecoturismo, mas também é um destino ótimo para quem quer conhecer a arquitetura no Brasil. A capital do estado do Amazonas conta com estilos marcantes, presente em diversos edifícios espalhados pela cidade.
Como seria impossível citar todos, destacaremos dois. O primeiro deles é o impressionante Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião. O edifício foi construído no estilo renascentista e possui detalhes ecléticos. Na sua construção foram usados elementos de diversas partes do mundo: espelhos de cristal de Murano, mármores da Boêmia, armação da cúpula de Paris e muito mais. Não à toa, foi tombado pelo IPHAN em 1966. Você pode conhecer esse edifício participando dessa visita guiada por Manaus e ao Teatro Amazonas.
O segundo edifício de Manaus que chama a atenção por sua arquitetura é o Palácio Rio Negro, construído durante o período áureo da borracha, assim como o teatro, para ser a residência do alemão Karl Waldemar Scholz. De estilo predominantemente eclético, tem uma fachada amarela e branca imponente e um interior com salões para recitais, exposições e também espaços destinados a atos oficiais. No tour por Manaus você vai poder descobrir mais detalhes sobre esses monumentos.

Agora que já selecionamos alguns destinos perfeitos para quem quer descobrir a arquitetura no Brasil, chegou a hora de você selecionar qual deles irá visitar primeiro. E, para descobrir mais planos e atividades, confira o catálogo completo da Civitatis.