América

6 destinos para amantes da arquitetura no Brasil

Se você quer conhecer o nosso patrimônio, confira a lista de destinos brasileiros para amantes da arquitetura que nós da Civitatis preparamos.
20 maio 2025

Em uma viagem à Europa, é muito comum incluir destinos que possuem monumentos famosos por sua arquitetura, como a Sagrada Família, o Coliseu, o Big Ben, a Torre Eiffel… No entanto, não podemos esquecer que o Brasil abriga um amplo conjunto arquitetônico pelo país afora. A arquitetura no Brasil foi tem estilos herdados da época colonial, modernos e de outras épocas da rica história.

Se você quer conhecer mais sobre o nosso patrimônio, confira a lista de destinos brasileiros para amantes da arquitetura que nós da Civitatis preparamos.

Brasília (Distrito Federal)

É claro que Brasília não poderia deixar de ser citada na lista de destinos para quem quer descobrir a arquitetura no Brasil. Projetada pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a cidade é uma verdadeira referência de arquitetura moderna e inovadora, além do plano urbanístico. Por este motivo, foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1987.

Não é preciso se esforçar para encontrar monumentos e espaços com uma arquitetura única ao visitar a capital federal. As construções do poder público brasileiro, como os Palácios do Planalto, Alvorada e o Congresso Nacional, o Museu Nacional e, é claro, a Catedral Metropolitana e sua fachada modernista são apenas alguns exemplos de espaços que representam a essência arquitetônica de Brasília.

Brasília é reconhecida internacionalmente por sua arquitetura.
Praça dos Três Poderes

São Paulo (São Paulo)

Sim, existe amor e muita arquitetura em São Paulo. Entre os arranha-céus da cidade podemos encontrar uma grande mistura de estilos arquitetônicos: do colonial ao contemporâneo, passando pelo art déco. Há opções para todos os gostos.

Um dos edifícios mais emblemáticos da capital é, sem dúvida, o Copan. Projetado pelo icônico Oscar Niemeyer, possui uma facha curvilínea inconfundível, representando um marco da arquitetura modernista no Brasil. 

Além disso, não podemos deixar de mencionar Lina Bo Bardi e o legado arquitetônico que deixou em São Paulo: o MASP e o prédio do Sesc Pompeia, dois lugares que respiram arte.

Mas a cidade vai muito além: o MAC-USP, a Pinacoteca, a Praça das Artes… Seria impossível citar todos os lugares que conquistam os amantes da arquitetura. Por isso, uma boa maneira de conhecer mais sobre alguns desses espaços é com um tour da arquitetura de São Paulo.

Salvador (Bahia)

Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil e a colonização portuguesa definiu todo o conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico que podemos encontrar atualmente pela cidade, sobretudo no centro histórico com as suas casas coloridas, ladeiras e ruas de pedra.

Em relação à arquitetura e ao plano urbanístico de Salvador, podemos dizer que tiveram forte influência do urbanismo ultramarino português. Antigamente, as casas e os setores administrativos ficavam na parte alta da cidade e, na parte baixa e próxima ao mar, o comércio e o porto. 

Além disso, durante a transição do estilo renascentista para o barroco, definido como a “fase monumental da arquitetura baiana”, houve a construção de diversos edifícios icônicos do centro histórico, como a belíssima Igreja e Convento de São Francisco, a Catedral, o Palácio do Governador e muitos outros. Você pode descobrir muito mais sobre a arquitetura da cidade com um free tour pelo Pelourinho e centro histórico.

Construções típicas ao redor do Pelourinho, com a Igreja e Convento de São Francisco no fundo
Igreja e Convento de São Francisco

Petrópolis (Rio de Janeiro) 

Assim como acontece com muitas cidades do Brasil, em Petrópolis é possível encontrar um estilo arquitetônico amplamente influenciado não só pelos europeus, mas também pela família real brasileira.

Exemplo disso são edifícios como o Palácio Imperial, construído com inspiração neoclássica, o Palácio da Quitandinha, feito com o estilo normando-francês e, é claro, o Palácio de Cristal com sua estrutura de ferro e vidro. Na Cidade Imperial respira-se arquitetura em cada um dos seus edifícios e, com uma excursão a Petrópolis, você terá a sensação de ter feito uma viagem ao passado. Para quem quer descobrir a arquitetura no Brasil, Petrópolis é um destino imperdível!

Petrópolis reúne diversas construções da época colonial, como o Museu Imperial

João Pessoa (Paraíba)

Qualquer pessoa apaixonada por arquitetura deveria incluir João Pessoa na lista de destinos para visitar um dia. O motivo? Primeiramente, podemos citar a igreja barroca de São Francisco e todo o Centro Cultural São Francisco, um dos maiores símbolos da cidade paraibana. Além disso, o centro histórico da cidade é Patrimônio Cultural e Artístico do Brasil.

Além do barroco, em Jampa podemos encontrar outros estilos arquitetônicos, como o rococó na igreja de Nossa Senhora do Carmo, o maneirista na igreja da Misericórdia e também o art nouveau e art déco presentes na praça Antenor Navarro e no belíssimo Hotel Globo, construído em 1929 e que atualmente abriga um centro cultural. Sem dúvida, uma cidade que respira arquitetura. Se você ficou com vontade de conhecer alguns desses lugares, a melhor opção é fazer um city tour guiado por João Pessoa. 

Ruas coloridas do centro histórico de João Pessoa, um exemplo da diversidade da arquitetura no Brasil
Fachadas coloridas de João Pessoa

Manaus (Amazonas)

A região de Manaus é muito famosa pelo ecoturismo, mas também é um destino ótimo para quem quer conhecer a arquitetura no Brasil. A capital do estado do Amazonas conta com estilos marcantes, presente em diversos edifícios espalhados pela cidade.

Como seria impossível citar todos, destacaremos dois. O primeiro deles é o impressionante Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião. O edifício foi construído no estilo renascentista e possui detalhes ecléticos. Na sua construção foram usados elementos de diversas partes do mundo: espelhos de cristal de Murano, mármores da Boêmia, armação da cúpula de Paris e muito mais. Não à toa, foi tombado pelo IPHAN em 1966. Você pode conhecer esse edifício participando dessa visita guiada por Manaus e ao Teatro Amazonas.

O segundo edifício de Manaus que chama a atenção por sua arquitetura é o Palácio Rio Negro, construído durante o período áureo da borracha, assim como o teatro, para ser a residência do alemão Karl Waldemar Scholz. De estilo predominantemente eclético, tem uma fachada amarela e branca imponente e um interior com salões para recitais, exposições e também espaços destinados a atos oficiais. No tour por Manaus você vai poder descobrir mais detalhes sobre esses monumentos.

Fachada do Teatro Amazonas rosa com uma grande cúpula colorida com as cores do Brasil, um excelente exemplo da diversa arquitetura no Brasil
Teatro da Ópera de Manaus

Agora que já selecionamos alguns destinos perfeitos para quem quer descobrir a arquitetura no Brasil, chegou a hora de você selecionar qual deles irá visitar primeiro. E, para descobrir mais planos e atividades, confira o catálogo completo da Civitatis.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: