10 destinos que foram cenários de filmes de terror
Ruídos estranhos, palácios abandonados, bosques encantados… Os ingredientes que formam um dos gêneros cinematográficos mais importantes podem ser variados e, recriar a atmosfera perfeita para cada longa-metragem, é enfrentar um autêntico desafio. Por isso, os diretores e produtores escolhem cenários de filmes de terror que transmitam perfeitamente o que querem que os espectadores sintam.
Tanto no interior quanto no exterior, de Washington até o norte da Espanha, nós da Civitatis queremos que você nos acompanhe neste roteiro pelos destinos onde foram gravados os filmes de terror mais famosos do cinema. Depois de segui-lo, você vai ter coragem de ir dormir? Você, com certeza, vai demorar para pegar no sono!
Destinos onde foram gravados filmes de terror
1. Georgetown e O Exorcista
Começamos a lista dos destinos que foram cenários de filmes de terror mais famosos do cinema viajando até Washington para conhecer as escadas mais famosas de Georgetown. Você sabe à qual cena de O exorcista nos referimos? Vamos lhe contar!
Para fazer esse longa de 1973, foi escolhida a tranquila vizinhança de Georgetown e, em específico, para a parte mais importante do filme foram escolhidos os degraus que descem da esquina da Prospect St e 36th St NW. Você sabia que elas eram conhecidas como as escadas de Hitchcock?
Spoiler Alert! No final do filme, o Padre Karras vence o demônio após se atirar pela janela nessas famosas escadas, acabando também com sua própria vida.
Ao estar muito perto do campus da universidade de Georgetown, muitos estudantes e turistas ainda seguem visitando esse ponto. Além disso, é possível ver uma placa honorífica por sua importância na história cinematográfica da cidade. Uma das melhores formas de visitar o local é fazendo este tour de contrastes de Washington DC.

2. Hotel Overlook, o famoso hotel de O Iluminado, no Oregon
A seguinte parada no caminho nos levará até o temido hotel Timberline Lodge do Oregon, cenário do filme de terror O Iluminado, do diretor Stanley Kubrick. Essa obra se baseia na famosa novela escrita por Stephen King em 1977, que se inspirou em uma experiência própria que viveu com sua esposa em um hotel do Colorado. Impressionante!
Os interiores do fictício Hotel Overlook foram gravados nos estúdios, enquanto as cenas exteriores foram feitas no Timberline Lodge e na estação de esqui do Oregon, no Mount Hood. Desde então, a cena de Nicholson como Jack Torrance destruindo a porta com um machado é, provavelmente, uma das mais lembradas da história do cinema. Não poderia faltar entre os destinos onde foram gravados os filmes de terror mais famosos do cinema!
Para conhecer o Timberline Lodge, junte-se a nós nesta excursão às Multnomah Falls e ao monte Hood, que passa pelo hotel e conta curiosidades sobre sua história.

3. O edifício Dakota de Nova York no filme O Bebê de Rosemary
Nova York é sinônimo de cinema. E, é claro, não poderíamos deixar de mencionar a cidade como um dos destinos onde foram gravados os filmes de terror mais famosos da Sétima Arte. Localizado entre a 72th Street e Central Park West, além de ser o lugar de rodagem de O bebê de Rosemary, o famoso edifício Dakota foi o lar de algumas das pessoas mais influentes e endinheiradas de Manhattan. De fato, foi a residência de John Lennon, assassinado bem em frente ao prédio.
Você sabe por que ele tem esse nome? Dizem que, à época da inauguração, em 1884, o edifício estava longe e isolada do centro de Manhattan que os novaiorquinos brincavam que o prédio estava em uma área tão distante quanto o território de Dakota (que hoje corresponde aos estados de Dakota do Norte e Dakota do Sul), no centro dos Estados Unidos. Construído por Henry Janeway Hardenbergh, oferece a aparência perfeita para o gênero de terror graças a uma arquitetura muito característica com telhados escarpados, balcões e balaustradas.
Para conhecer esse icônico prédio da Big Apple, reserve este tour pelo Lower e Upper Manhattan. E, se quiser conhecer locais de gravação em Nova York, não perca o tour do cinema pelos cenários de séries e filmes.

4. A Hora do Pesadelo em Elm Street. Ou seria em West Hollywood?
Bem-vindo a Elm Street! Realizando uma viagem no tempo, chegaremos até 1984, ano em que estreou o mítico filme de Wes Craven, no qual Freddy Krueger atormentava os adolescentes enquanto dormiam. Mas, você sabia que a filmagem não aconteceu em uma rua com este nome?
A famosa casa que serviu de cenário do filme de terror Hora do Pesadelo está em West Hollywood, Los Angeles, e foi construída em 1919. Apesar dos seus 250 metros quadrados, seu interior não foi usado e apenas a fachada aparece no filme. Muitos fãs da saga se reúnem aqui para tirar uma foto de lembrança nesse que é um dos destinos onde foi gravado um dos filmes de terror mais famosos.

5. O Palácio de Los Hornillos, local de filmagem de Os Outros
Chegamos a Las Fraguas, na Cantábria. No meio de um enorme terreno está o cenário escolhido por Alejandro Amenábar para rodar Os Outros. Você sabia que ali há dois palácios, um ao lado do outro? Um deles pode ser alugado para a realização de batizados, casamentos e outros eventos. Você teria coragem?
O mais antigo dos palácios é chamado de Casona de las Fraguas e o maior, Los Hornillos. Esse último foi o escolhido para a gravação por seu curioso estilo pitoresco inglês e por estar situado na zona mais alta do terreno. As vistas dessa área deixará você sem ar, assim como o filme de Alejandro Amenábar!

6. Casa Argelich em Barcelona, onde foi gravado REC
Da Cantábria vamos a Barcelona para percorrer a Rambla de Catalunya até o número 34, outro dos destinos que foram cenários de filmes de terror mais famosos do cinema! É aqui onde está a Casa Argelich, cenário do filme REC, de Jaume Balagueró e Paco Plaza.
Os longos corredores longos, as paredes de estilo gótico, o teto de gesso, a escada de mármore branco… Definitivamente, esse edifício desenhado pelo arquiteto Josep Amargós i Samaranch foi escolhido como o cenário perfeito para rodar esse filme. Embora no início era um edifício puramente residencial, desde 2004 é escolhido por muitas produtoras e diretores, por isso não é possível visitar seu interior.

7. A mansão de Lestat em Oak Alley, de Entrevista com o Vampiro
Se você já assistiu Entrevista com o Vampiro, pôde observar os belos cenários da Louisiana, onde o vampiro Lestat, interpretado por Tom Cruise, vive em uma mansão rodeada de muita vegetação em um cenário de tirar o fôlego. O local é conhecido como Oak Alley, ou Caminho do Carvalho, uma das mais antigas e mais importantes plantações de açúcar dos Estados Unidos. Hoje, a propriedade é aberta ao público e tombada como patrimônio histórico.
A construção da mansão foi concluída em 1839 após três anos de obras por Jacques Roman, um dos reis do açúcar da época. Seu belo estilo greco-renascentista e seus carvalhos que abrem caminho até ela é um cenário de tirar o fôlego. No entanto, durante a Guerra Civil americana, a propriedade foi desapropriada para virar base militar e até hoje é um mistério como não foi destruída pela batalha.
Se você está em New Orleans, não pode deixar de visitar a plantação Oak Alley onde Lestat transformou o personagem de Brad Pitt, Louis, em vampiro.

8. Castelo de Corvin, a Abadia de Santa Cârta de A Freira
Também conhecido como Hunyad, o castelo de Corvin é uma fortaleza na Romênia que impressiona com seu estilo gótico-renascentista. Além disso, é um dos maiores castelos da Europa, muito famoso por suas altas torres, pátios e por sua atmosfera sombria. Um dos destinos que foram cenário de filmes de terror mais imperdíveis da Europa!
No filme A Freira, o castelo de Corvin é usado para representar a abadia de Santa Cârta. Embora esse mosteiro exista de verdade, o castelo foi escolhido para representar o local justamente pela beleza imponente e ar misterioso, que se alinha perfeitamente com a assustadora história do demônio Valak, a freira.

9. Port Hope, cidade canadense onde foi gravado It: A Coisa
A pequena cidade canadense Port Hope foi escolhida para ser o cenário do filme de terror It: A Coisa, baseado no livro de Stephen King. O local foi escolhido pelo charme pitoresco e arquitetura preservada, perfeita para dar vida à cidade fictícia de Derry, no estado de Maine. Suas ruas tranquilas, construções históricas de tijolos à vista, fazem da cidade um cenário que parece ter parado no tempo.
A estética pacata de Port Hope combinou perfeitamente com a atmosfera nostálgica do filme, criando um contraste entre as ruas calmas e o terror provocado por Pennywise, o palhaço. Fazendo uma vista à cidade, você reconhecerá diversos locais que apareceram no filme, como a prefeitura, a biblioteca e o beco onde Mike tem uma das alucinações com o palhaço.

10. Zoológico da Filadélfia e o filme Fragmentado
A Filadélfia pode se orgulhar em ser palco de muitos filmes e seriados, como o clássico Rocky, com Sylvester Stallone, e o Sexto Sentido, com Bruce Willis. No entanto, também foi cenário de um dos filmes de terror psicológico mais populares dos últimos tempos: Fragmentado. Na trama, dirigida por M. Night Shyamalan, Kevin, um homem com 23 personalidades, mantém suas vítimas em corredores subterrâneos.
Agora, Spoiler Alert! No final do filme, descobrimos que esses corredores ficavam no zoológico da Filadélfia, o mais antigo dos Estados Unidos. A escolha desse local não foi por acaso, já que por ser um ambiente escondido sobre um espaço público e familiar, seria criado um contraste sombrio e perturbador, que se alinha com o suspense do filme.
Quer visitá-lo? Então, adquira o Go City: Philadelphia All-Inclusive Pass, que inclui o ingresso do zoológico da Filadélfia e muitas outras atrações da cidade.

Viajar para os destinos que foram cenários de filmes de terror é a chance de mergulhar nos bastidores de alguns dos maiores clássicos! Para os amantes do gênero, conhecer esses cenários é transformar a viagem em uma experiência única, onde a realidade se mistura com os arrepios do mundo do cinema. E, para completar ainda mais a sua viagem, veja as melhores atividades e planos com a Civitatis.