Geral

Quais são as maiores pontes do mundo

Un ponte cinese su più livelli fotografato dall'alto al tramonto
Você quer saber qual é a maior ponte do mundo? Na Civitatis, revelamos essa curiosidade e mostramos outros viadutos famosos.
29 junho 2025

Elas unem diferentes cidades entre si, conectando pessoas, mercadorias e serviços. No entanto, nem sempre recebem o reconhecimento que merecem. Por isso, com o objetivo de valorizar essas passagens indispensáveis, a Civitatis quer revelar quais são as maiores pontes do mundo e outras que, embora não ocupem os primeiros lugares no ranking, são, realmente, surpreendentes.

A lista oficial das maiores pontes do mundo conta com mais de 300 construções. Como não podemos falar de todas elas, escolhemos uma pequena seleção de diferentes monumentos. Cada um deles está localizado em diferentes cantos do planeta, como prova clara de que as grandes obras de engenharia ultrapassam fronteiras nos cinco continentes.

Da China à Espanha, passando pela Coreia do Sul, Portugal e Brasil, fazemos uma revisão destas passarelas impressionantes. Quais são e onde estão as maiores pontes do mundo? Vamos juntos nessa viagem tão especial?

1. Ponte Danyang–Kunshan

A Ponte Danyang-Kunshan é, oficialmente, a maior ponte do mundo. Ela mede nada menos que 164,8 quilômetros e faz parte de uma das conexões ferroviárias mais importantes da China: a linha de alta velocidade entre Pequim e Shanghai.

Após sua inauguração, em 30 de junho de 2011, recebeu o reconhecimento do Guinness Book como a maior ponte do mundo. Sem dúvida, seus números são impressionantes: ela está situada a 30 metros de altura e mais de 10.000 pessoas trabalharam na sua construção.

Se você tiver o privilégio de viajar em um trem rápido que atravessa esta ponte, descobrirá uma paisagem deslumbrante. Lagos, rios e arrozais passarão pela janela do trem enquanto você desfruta de um ambiente único de uma natureza muito singular.

Vista aérea da Ponte de Danyang, a maior do mundo
A maior ponte do mundo fica na Ásia: a Ponte Danyang-Kunshan

2. Ponte de Incheon

Outra das grandes obras de engenharia civil da Ásia é a Ponte de Incheon, a maior da Coreia do Sul. Trata-se de algo indispensável, pois liga a ilha de Yeongjong ao território continental da península coreana.

Certamente você está se perguntando para que parte da Coreia do Sul deve viajar para poder ver a ponte de Incheon. Nada mais fácil do que voar para Seul! Se você viajar para a capital sul-coreana, é muito provável que sua companhia aérea aterrisse no Aeroporto Internacional de Incheon.

Todos os meios de transporte que ligam o terminal à cidade passam pela Grande Ponte de Incheon, por isso não há desculpa para não contemplar uma das maiores pontes do mundo.

Vista da margem da Ponte de Incheon, na Coreia do Sul, com vários carros estacionados numa esplanada arborizada
Ponte de Incheon, na Coreia do Sul

3. Vasco da Gama

O Velho Continente também possui grandes pontes e viadutos. Uma das maiores pontes do mundo e da Europa é a espetacular Ponte Vasco da Gama. Localizada no estuário do rio Tejo, junto à bela Lisboa, esta passarela é um símbolo do que ver em Portugal.

A ponte foi construída entre 1995 e 1998. Até então, o transporte na região de Lisboa tinha grandes dificuldades para atravessar o rio Tejo. Mas tudo mudou com a inauguração da ponte. A propósito, você sabe de onde vem o nome? É uma homenagem ao navegador português Vasco da Gama e sua chegada à Índia em 1498.

Enormes colunas de concreto e torres suspensas da Ponte Vasco da Gama, em Portugal
A Ponte Vasco da Gama é uma das mais famosas de Portugal

4. Ponte do Estreito de Mackinac

Entre os lagos Michigan e Huron, no norte dos Estados Unidos, há uma grande rodovia que permite atravessar esses dois acidentes geográficos. Trata-se da Ponte do Estreito de Mackinac, que une as penínsulas Inferior e Superior na região dos Grandes Lagos.

Além de ser uma das maiores pontes do mundo, a rota do Estreito de Mackinac é também um ícone da engenharia dos Estados Unidos. É claro que suas dimensões são recordes: 8.038 metros de comprimento, 20,7 metros de largura e 168 metros de altura.

Ponte do Estreito de Mackinac iluminada ao anoitecer, em Michigan, nos Estados Unidos
Vista noturna da ponte do Estreito de Mackinac, em Michigan, nos Estados Unidos

5. Ponte Oland

Se você vai viajar em breve para a Suécia e gosta de engenharia, não pode deixar de ver uma das maiores pontes do mundo. Trata-se da Ölandsbron, que liga a península da Escandinávia à ilha de Öland.

Durante os quase cinco anos que durou a construção da ponte, que custou um total de 80 milhões de coroas suecas, foram utilizados quase 100.000 metros cúbicos de concreto. É espetacular atravessar o Mar Báltico passando pela Ponte Oland. A sensação é tanta que você vai acreditar que está flutuando sobre a água. É uma experiência única!

Baía da Ponte Holandesa da Suécia com suas enormes colunas que se estendem de uma margem à outra em um dia ensolarado
A ponte Oland é uma das maiores da Suécia

6. Ponte da Constituição de 1812

Na lista das maiores pontes do mundo também aparece uma espanhola. Trata-se da Ponte da Constituição de 1812, ponto de conexão indispensável na baía de Cádiz. Esta grande passarela é uma das mais modernas da lista, pois foi inaugurada em 2015. Além disso, é uma das pontes do tipo estaiada mais bonitas do sul da Espanha.

Se você navegar pela baía de Cádiz, poderá ver-la de qualquer ponto. Além disso, esta zona tem a vantagem de ter muitas horas de sol por ano. Sendo assim, é muito provável que você possa contemplar com total nitidez à ponte que presta homenagem à Constituição espanhola de 1812.

Para desfrutar das melhores vistas panorâmicas da ponte, recomendamos reservar um passeio de barco privado por Cádiz.

Ponte da Constituição de 1812, em Cádiz, com várias colunas e cabos suspensos sobre o mar
Panorâmica da ponte da Constituição de 1812, em Cádiz

7. Ponte Rio-Niterói

Claro que não poderia faltar o Brasil nessa lista das maiores pontes do mundo. A Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio–Niterói, é a maior ponte do Brasil em extensão total, sendo também uma das maiores do mundo na sua categoria. Ela cruza a baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, ligando a capital fluminense à cidade de Niterói.

A construção da ponte teve início em agosto de 1968 e durou pouco mais de cinco anos. Foi um marco da engenharia brasileira da época, exigindo soluções técnicas inovadoras para vencer os desafios geográficos e logísticos da Baía de Guanabara. A obra envolveu mais de 1.000 operários e utilizou tecnologia de ponta.

Panorâmica da Ponte Rio-Niterói em um dia ensolarado
A Ponte Rio-Niterói, a maior do Brasil

8. Ponte do Rio Negro

A Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como Ponte do Rio Negro, é a maior ponte estaiada do Brasil. Inaugurada em outubro de 2011, essa grandiosa estrutura possui 3.595 metros de extensão total, dos quais 400 metros correspondem ao trecho principal com cabos estaiados, um dos maiores vãos suspensos do país nesse tipo de engenharia.

Localizada no estado do Amazonas, a ponte cruza o majestoso rio Negro e é a única construção desse porte sobre esse rio. Ela integra a rodovia AM-070, conectando a capital Manaus ao município de Iranduba, desempenhando um papel fundamental na mobilidade regional e no desenvolvimento econômico da região metropolitana.

Além de sua importância funcional, a ponte também se destaca como um símbolo arquitetônico e turístico do Amazonas, representando um marco na integração entre áreas urbanas e rurais da Amazônia.

Panorâmica da Ponte do Rio Negro
A Ponte do Rio Negro

Quais são as 10 maiores pontes do mundo?

Como já mencionamos, a lista das maiores pontes do mundo é extensa. Na Civitatis, quisemos fazer uma viagem pelo mundo para mostrar algumas das maiores e importantes de cada região. No entanto, e fazendo jus às suas dimensões reais, as 10 maiores pontes do mundo são as seguintes:

1. Grande Ponte Danyang-Kushan: localizada na China, na província de Jiangtsu, tem 189.800 metros de comprimento.

2. Grande Ponte de Cangde: Também localizada na China, com 115.900 metros de comprimento.

3. Grande Ponte de Tianjin: na província chinesa de Hebei, com 113.700 metros de comprimento.

4. Grande viaduto de Weinan Weihe: na China, com 102.732 metros de comprimento.

5. Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau: na China, com 55.000 metros de comprimento.

6. Bang Na Expressway: na Tailândia, com 54.000 metros de comprimento.

7. Grande Ponte de Pequim: na China, com 48.153 metros de comprimento.

8. Ponte Qingdao Haiwan: na baía chinesa de Jiaozhou, com 42.500 metros de comprimento.

9. Calçada do Lago Pontchartrain: na Louisiana, Estados Unidos, com 38.422 metros de comprimento.

10. Ponte Linha 1 do Metrô de Wuhan: na China, com 37.788 metros de comprimento.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: