O que fazer na Capadócia: 7 planos imperdíveis na região turca
A Capadócia é uma das regiões mais impressionantes da Turquia, conhecida por suas paisagens quase irreais, formadas por rochas esculpidas ao longo de milhares de anos pela ação do vento e da atividade vulcânica. Além da beleza natural, a região carrega uma história rica, marcada por antigas civilizações que souberam adaptar-se ao ambiente, criando abrigo, arte e espiritualidade em meio às pedras. Hoje, nós da Civitatis vamos te mostrar os melhores planos para fazer na Capadócia.
Para começar, e especialmente é sua primeira vez na região, recomendamos fazer os tours pelo sul e pelo norte da Capadócia. São perfeitos para conhecer os melhores atrativos da região da melhor maneira, já que inclui o transporte de ida e volta ao seu hotel e guia em português.
O que fazer na Capadócia
1. Faça um passeio de balão
A nossa lista do que fazer na Capadócia não poderia começar de outro jeito senão falando de uma das experiências mais icônicas nesse destino, um passeio de balão. Sempre ao amanhecer, com os ventos mais estáveis e com a luz do sol começando a irradiar, é, sem dúvida, um momento inesquecível em qualquer viagem à região.
Do alto, você verá os vales da Capadócia, com cenários impressionantes, como chaminés de fada, cânons, cavernas escavadas na rocha e charmosos vilarejos. Conforme o sol vai nascendo, as paisagens vão mudando de cor, que passam do dourado, pelo rosado até chegar nos intensos e icônicos tons de laranja. Reserve já o seu passeio de balão pela Capadócia ou pelo vale Soğanlı. Se preferir ficar no chão, pode optar por esta atividade de observação de balões ao amanhecer. São planos obrigatórios para fazer nessa região turca!

2. Conheça o Museu à Céu Aberto de Göreme
O próximo plano na lista do que fazer na Capadócia é explorar outro símbolo da região, o Museu a Céu Aberto de Göreme, um dos complexos monásticos mais impressionantes da Turquia. De fato, ele foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco! O local reúne igrejas, capelas, refeitórios e até dormitórios escavados diretamente na rocha vulcânica, formando um verdadeiro santuário bizantino a céu aberto. Explorar Göreme é como testemunhar a história da Turquia, já que cada caverna revela um pouco da vida monástica que se desenvolveu ali entre os séculos X e XIII.
Outro destaque do museu são os afrescos bem preservados que retratam a vida de Jesus, de santos e passagens bíblicas. O protagonismo fica com a Igreja Escura, ou Karanlık Kilise, famosa por suas cores vivas e pela excepcional conservação, graças ao acesso controlado à luz.
Para conhecer o Museu a Céu Aberto de Göreme, você pode reservar este passeio privado pela Capadócia ou este tour completo de dois dias pela região, que também passam por muitos outros lugares importantes desse destino turco.

3. Visite cidades subterrâneas antigas
Você já ouviu falar das cidades subterrâneas da Capadócia? Elas são um dos atrativos mais fascinantes da região por serem verdadeiros labirintos escavados no subsolo da região, usado ao longo de séculos (e até milênios), para proteção, abrigo e organização comunitária. Inicialmente, foram criadas pelos hititas e depois ampliada por diferentes povos, alcançaram o auge entre os períodos romano e bizantino, quando cristãos perseguidos se refugiram ali.
Mas, não pense que eram simples grutas: as cidades subterrâneas eram complexos de vários níveis com até 60 metros de profundidade! As comunidades podiam, inclusive, sobreviver por meses sem precisar voltar à superfície.
Entre as cidades subterrâneas mais conhecidas estão a Derinkuyu, a mais profunda, com cerca de oito andares, a Kaymaklı, mais ampla e horizontal, com túneis largos e ambientes interligados. Para conhecer essa última, você pode reservar o passeio privado ou o tour de dois dias pela Capadócia, ambos incluem a visita à Kaymaklı.
Próximo à Capadócia, também há outras cidades subterrâneas interessantes que possuem cenários autênticos e menos afluência de turistas. O melhor exemplo é Özkonak, uma cidade subterrânea descoberta em 1972, que poderia abrigar 60 mil pessoas por até três meses. Para conhecê-la, faça esse tour pela Capadócia e pela cidade de Özkonak.

4. Conheça o povoado troglodita de Üçhisar
O próximo item da nossa lista do que fazer na Capadócia é o povoado troglodita de Üçhisar, conhecido também por suas casas escavadas na rocha. Durante séculos, os moradores viveram em grutas escavadas no tufo vulcânico, aproveitando a rocha macia para criar moradias seguras e adaptadas ao clima do local.
No entanto, o maior destaque é o castelo de Üçhisar, a formação natural mais alta da região. Esse local funcionada de refúgio e torre de observação, com túneis e salas interligadas que permitiam proteção em templos de conflito. Hoje, o castelo de Üçhisar oferece uma das vistas panorâmicas mais bonitas da região, com vales, povoados vizinhos e, inclusive, o monte Erciyes.
Para conhecer essa o povoado troglodita, as atividades (já mencionadas acima) passeio privado ou o tour de dois dias pela Capadócia, são duas ótimas opções de planos, já que incluem a passagem por Üçhisar.

5. Aventure-se pela Capadócia
Você pode contemplar toda a beleza da Capadócia aproveitando uma atividade de aventura. E há muitas opções! Desde um tour de 4×4, de quadriciclo ou de triciclo elétrico, até um passeio de camelo ou trilhas pelos vales da Capadócia.
Se prefere ter uma vista aérea, saiba que também há outras opções do que apenas os balões que pintam o céu da Capadócia. Que tal um voo de parapente ou de ultraleve pela região turca?

6. Assista a um show tradicional
Para finalizar a nossa lista do que fazer na Capadócia, vamos falar de mais um plano cultural: assistir a um show tradicional turco. Os espetáculos de dança tradicionais costumam reunir música ao vivo, figurinos típicos, coreografias e rituais que representam diferentes regiões e histórias do país. É, sem dúvida, uma das melhores maneiras de conhecer a cultura turca.
As apresentações geralmente acontecem em locais instalados em cavernas naturais ou antigos espaços de pedra, que dão um charme extra ao ambiente. Também há momentos interativos, em que os artistas convidam o público a participar, criando um clima descontraído.
Se você que assistir a um espetáculo tradicional, participe desse jantar com música e espetáculo tradicional. Outra opção é esse espetáculo dos dervixes rodopiantes.
7. Conheça os ateliês locais
Uma das melhores formas de mergulhar na cultura turca é conhecendo os ateliês locais. Esses pequenos locais, que normalmente são administrados por famílias locais, guardam técnicas antigas, criatividade e muita identidade turca.
Uma das maiores tradições são os ateliês de cerâmica, em que o barro vermelho, retirado do rio Kızılırmak é moldado há séculos para produzir peças utilitárias e decorativas. As técnicas foram passadas de geração em geração e muitas oficinas ainda funcionam da mesma maneira.
Outro destaque são os ateliês de lâmpadas artesanais, que são um verdadeiro espetáculo de luz e cor. As lâmpadas são inspiradas na tradição turca dos vitrais e mosaicos e são feitas com pedaços de vidros que formam desenhos geométricos e florais.
Por último, mas não menos importante, vale a pena falar das oficinas de perfumes, que encantam pelos aromas inspirados em ingredientes típicos da Turquia. Muitos ateliês produzem, além de perfumes, óleos corporais e essências usando métodos tradicionais, com fragrâncias que vão de rosas e jasmim até especiarias e madeiras locais.
Se você se interessou, pode optar por reservar algumas das oficinas que a Civitatis oferece:
- Oficina de cerâmica na Capadócia
- Oficina de lâmpadas turcas na Capadócia
- Oficina de perfumes na Capadócia
- Oficina de café turco na Capadócia

A Capadócia é lar de belezas impressionantes, repleta de formações rochosas diferentes, muita história e riqueza cultural. Agora que você já conhece tudo o que fazer na Capadócia, comece a planejar sua viagem e escolha o você que mais gostou. E, se quiser completar ainda mais a sua aventura, veja todas as visitas guiadas, excursões e atividades no catálogo da Civitatis.
Qual é a melhor época para viajar para a Capadócia?
A melhor época para viajar para a Capadócia é durante a primavera, de abril a junho, e no outono, entre setembro e outubro. Nesses meses, você encontrará clima agradável, que te permitirá aproveitar as trilhas e caminhar pelos vales sem sofrer com o frio ou calor intenso. Além disso, são as estações com melhor condições climáticas para fazer o icônico passeio de balão.