América

O que fazer em Holambra: 10 planos na Cidade das Flores

Portão de entrada da cidade de Holambra
A Cidade das Flores é um destino perfeito para visitar em um final de semana. Descubra os melhores planos para fazer em Holambra!
17 setembro 2025

Holambra é uma das joias do interior paulista. Fundada por imigrantes holandeses, a cidade é um verdadeiro mergulho na cultura e nas tradições da Holanda, que perduram até os dias atuais. Graças ao imigrantes, a Holambra se desenvolveu e hoje é o principal produtor de diversas variedades de flores do Brasil. Mas, você sabe o que fazer em Holambra?

Hoje, a Civitatis fez um guia completo com os melhores pontos turísticos e atrativos da cidade para você não perder nada. Seja em um bate-volta ou uma viagem de vários dias, há muito para conhecer. Anote tudo!

Um pouco de história…

Após a Segunda Guerra Mundial, um grupo de famílias holandesas que enfrentava dificuldades econômicas e falta de terras férteis, decidiu imigrar ao Brasil, atraído pelas terras disponíveis no interior de São Paulo. Assim, em 1948, foi criada a Colônia Holandesa de Holambra. Seu nome, inclusive, é uma homenagem às terras de origem e às terras que receberam as famílias no Brasil. HOL, de Holanda, AM de América e BRA de Brasil.

Após tentarem se dedicar à pecuária leiteira, os imigrantes logo perceberam que a região tinha condições ideais para o cultivo de plantas e flores. Por isso, na década de 1960, a cidade começava a criar o setor pelo qual seria conhecida mais tarde. Hoje, Holambra é conhecida como a Capital Nacional das Flores e é responsável por cerca de 40% da produção de flores do Brasil.

Um letreiro colorido com flores pintadas escrito Eu Amo Holambra em um parque natural
Letreiro Eu Amo Holambra

1. Passeie pelos campos de flores

A nossa lista de planos para fazer em Holambra não poderia começar de outro jeito sem ser conhecer os protagonistas da cidade, os campos de flores. Ao visitá-los, você poderá caminhar entre fileiras de girassóis, lavandas, crisântemos e gérberas, rosas, lírios, lavandas, tulipas, orquídeas e muito mais. É uma verdadeira imersão de cores, aromas e variedades. Impossível não se apaixonar!

Um dos campos de flores mais visitados pelo público são o Macena Flores, uma fazenda com belos campos de girassóis, lavandas, suculentas e cactos. O local funciona diariamente, das 9:00 às 17:00 e o ingresso pode ser adquirido por R$ 35 na própria fazenda.

Outra opção muito popular é o Bloemen Park, um parque com mais de 200 espécies de flores e plantas, incluindo rosas e campos abertos de lavanda e girassóis. Você pode visitá-lo de terça a domingo, das 9:00 às 17:00, e o bilhete pode ser adquirido por R$ 40.

Mas, se você quer uma opção mais confortável, na qual não precisará se preocupar com nada, faça esse tour das orquídeas por Holambra.

Campo de flores com espécies rosas, amarelas e brancas
Campos de flores em Holambra

2. Visite a Expoflora

Se você está planejando visitar Holambra em setembro, pode aproveitar para conhecer a Expoflora, o maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina. O evento acontece nessa época do ano em homenagem à chegada da primavera no país.

Desde 1981, a Expoflora celebra a tradição holandesa e a floricultura local, e reúne uma grande exposição de flores, gastronomia e música. Além disso, há desfiles temáticos, apresentações de danças típicas holandesas e, claro, a famosa Chuva de Pétalas. Nesse momento, milhares de pétalas são lançadas sobre o público, criando um espetáculo emocionante.

Para saber mais informações sobre horários de funcionamento, ingressos e programação, visite o site oficial da Expoflora.

Pessoas vestidas com trajes tradicionais e instrumentos musicais preparam-se para entrar no desfile
Desfile na Expoflora

3. Explore o Boulevard Holandês

Outro plano imperdível para fazer em Holambra é conhecer o Boulevard Holandês, um dos lugares mais charmosos da cidade. Localizado no centro da cidade, a alameda combina arquitetura típica holandesa com compras, lazer e gastronomia. Lá, você verá as fachadas coloridas dos edifícios que abrigam lojas temáticas e cafés aconchegantes, além de lojas de souvenirs, artigos de decoração, roupas e artesanato.

Além disso, no Boulevard Holandês, você também encontrará o famoso telefone público em formato de sapato holandês, um ícone de Holambra!

Edifícios em estilo holandês de tijolinhos com estabelecimentos comerciais
Boulevard Holandês de Holambra

4. Tire fotos nos guarda-chuvas de Holambra

Próximo ao Boulevard Holandês, você encontrará os famosos guarda-chuvas coloridos de Holambra, uma das partes mais fotografadas da cidade. Eles foram instalados pela primeira vez durante a Expoflora de 2019, transformando parte da Alameda Maurício de Nassau em um corredor artístico repleto de guarda-chuvas suspensos. No entanto, o sucesso foi tanto que eles se tornaram um ponto turístico permanente e icônico na cidade.

5. Visite o Moinho dos Povos Unidos

O próximo item da lista do que fazer em Holambra é um de seus cartões-postais, o Moinho dos Povos Unidos. Com 38,5 metros, é um dos maiores moinhos de vento holandês fora desse país. Ele foi inaugurado em 2008 para homenagear os 60 anos da imigração holandesa no Brasil, e simboliza a união entre as diferentes culturas. É como viajar à Holanda sem sair do Brasil!

Além de ser um monumento emblemático da cidade, o moinho também é aberto à visitação do público. Ou seja, ao visitá-lo, você poderá conhecer sua estrutura interna, que combina técnicas modernas e peças trazidas da Holanda. Além disso, há exposições culturais e você pode subir as escadas para chegar ao mirante de 30 metros de altura. De lá de cima, você verá os lindos campos de flores, áreas rurais e a encantadora paisagem urbana.

Neste tour completo por Holanda com ingressos, você visitará o Moinho dos Povos Unidos e muitos outros pontos turísticos da cidade junto de um guia. Imperdível!

Panorâmica do Moinho dos Povos Unidos em Holambra rodeada de vegetação e flores em um dia nublado
Moinho dos Povos Unidos em Holambra

6. Passeie pelos parques de Holambra

A natureza de Holambra vai muito além dos campos de flores. Os parques da cidade são ótimas opções para quem busca lazer ao ar livre. Seja para caminhar, apreciar paisagens ou levar as crianças para brincar, os parques são uma visita obrigatória para fazer em Holambra.

Parque Van Gogh

Que nome melhor para um parque na cidade de imigrantes holandeses senão uma homenagem a um dos maiores artistas do país? O parque Van Gogh é um espaço que combina arte com natureza e lazer e está localizado às margens de um lago. A decoração temática com murais e referências às obras do pintor holandês, que deixa o ambiente ainda mais especial. O parque conta com ciclovias, pistas de caminhada e áreas verdes, ideais para um delicioso piquenique.

Parque Cidade das Crianças

Se você busca planos para fazer em Holambra com crianças, não pode deixar de visitar o parque Cidade da Criança. É um espaço lúdico e divertido, com muitos brinquedos, playground e áreas para brincadeiras ao ar livre. Além disso, o parque foi projetado para estimular a criatividade e interação das crianças, por isso, é perfeito para famílias.

7. Deck do Amor

Agora, um plano imperdível para fazer em Holambra para os casais apaixonados: visitar o Deck do Amor, um dos lugares mais românticos da cidade. Às margens do lago, o espaço foi inspirado na tradição parisiense de colocar cadeados com as iniciais do casal e jogar a chave fora. É um ponto icônico de Holambra, ideal para passear e, claro, tirar fotos.

Um grande coração de metal repleto de cadeados em frente a um lado e rodeado de paisagens naturais
Deck do Amor em Holambra

8. Visite o museu de Holambra

Para quem gosta de mergulhar na história, uma das visitas mais obrigatórias para fazer em Holambra é visitar o museu da cidade. O Museu Histórico e Cultural de Holambra é um espaço dedicado à história da imigração holandesa e ao desenvolvimento da cidade. Lá, você verá um acervo fotográfico e audiovisual, com documentos que retratam a chegada dos holandeses e as dificuldades que enfrentaram no início da vida no Brasil.

Além disso, você também verá utensílios e objetos originais que pertenciam aos primeiro habitantes, réplicas de casas típicas, como a casa de pau a pique e máquinas agrícolas antigas usadas no cultivo da região. Para as crianças, há um caça ao tesouro que torna a visita ainda mais divertida.

Esse tour completo por Holambra levará você para conhecer o Museu Histórico e muitos outros lugares da cidade. Além disso, inclui o ingresso e um café da tarde!

9. Participe de uma oficina de pintura de tamancos holandeses

Uma das atividades mais imersivas na cultura holandesa é participar de uma oficina de pintura de tamancos de madeira, chamados klomps, símbolo típico da Holanda. Ao participar dessa atividade, você poderá soltar a criatividade enquanto pinta seus tamancos, que poderá levar como lembrança personalizada dessa aventura. Será muito divertido! Participe desse tour por Holambra com oficina de pinturas de tamanco, no qual você conhecerá diversos atrativos da cidade e pintará seus próprios tamancos holandeses.

Muitos klomps antigos coloridos contra o fundo de uma parede de madeira
Tamancos de madeira holandeses

10. Descubra a gastronomia holandesa

Uma lista do que fazer em Holambra não poderia chegar ao fim sem falarmos da gastronomia da cidade. A tradição holandesa está marcada em restaurantes e cafés da cidade, com influências brasileiras e internacionais também.

Alguns dos pratos mais populares são pannekoek, uma panqueca holandesa que pode ser doce ou salgada, o kroketten, um croquete recheado com carne, frango ou queijo, e a erwtensoep, uma sopa de ervilha, popular no inverno. Além disso, alguns pratos europeus também podem ser encontrados, como o joelho de porco com chucrute, da Alemanha, ou os salsichões artesanais.

Para a sobremesa, não deixe de provar o stroopwafel, uma bolacha recheada com caramelo, crocante por fora e macia por dentro, e a appeltaart, uma torta de maçã tradicional holandesa.

Três croquetes sobre uma tábua de madeira e uma mini bandeira holandesa em cima acompanhados de mostarda
Croquetes holandeses tradicionais

Holambra é uma cidade que combina natureza, cores, aromas e, claro, a rica tradição holandesa, que construiu um legado no interior paulista. Descubra mais planos e atividades para fazer em Holambra com a Civitatis!

Dicas para visitar Holambra

Qual é a melhor época para visitar Holambra?

Se você quer visitar a Cidade das Flores no ápice da floração, a melhor época para visitar Holambra é em agosto ou setembro. Inclusive, é quando acontece a Expoflora. No entanto, é a época mais popular entre os turistas, então fique atento com o fluxo de pessoas e o preço de acomodações.

De outubro a dezembro, as flores continuam coloridas e você pode desfrutar da cidade de maneira mais tranquila e com clima agradável. Mas, se você quer visitar a cidade com menor fluxo de turistas, opte por viajar entre abril e julho, no inverno.

Quantos dias ficar em Holambra?

Se você está no estado de São Paulo, é possível visitar Holambra em um dia, em um bate-volta, e conhecendo os principais pontos turísticos. Para isso, recomendamos que você faça um tour completo por Holambra, para não perder nada.

No entanto, se você quiser participar de eventos, oficinas e conhecer a cidade com calma, é recomendável passar, pelo menos, três dias na cidade. Dessa maneira, você visitará os campos de flores, poderá provar diversos pratos tradicionais e conhecer mais pontos turísticos com tranquilidade.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: