América

O que fazer em Lima em 3 dias: melhores planos na capital peruana

Vista aérea da costa de Lima
História e monumentos, além de ser considerada a capital gastronômica da América Latina. Descubra os melhores planos para fazer em Lima!
24 janeiro 2026

Fundada em 1535, Lima combina séculos de história e modernidade, e reúne influências indígenas, coloniais e contemporâneas. Você sabia que é considerada a capital gastronômica da América Latina? Ou já ouviu falar das suas enigmáticas catacumbas? Se você quer conhecer a capital peruana, mas tem poucos dias para aproveitá-la, nós da Civitatis fizemos um roteiro imperdível com uma lista de o que fazer em Lima em 3 dias. Hora de anotar tudo!

Dia 1 – Centro histórico de Lima

Manhã

Vamos começar o primeiro dia do nosso roteiro de o que fazer em Lima pelo centro histórico da cidade. Você sabia que ele é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco? A melhor maneira de conhecer essa importante área da cidade é fazendo um free tour por Lima. Dessa maneira, você passará pela Plaza Mayor, rodeada por edifícios icônicos e imponentes, como a Catedral de Lima e o Palácio do Governo, a sede presidencial do Peru.

Você também passará pela rua de pedestres Jirón de la Unión, a via mais importante do centro histórico, onde é possível encontrar lojas, cafés, a igreja de La Merced e apreciar a bela arquitetura colonial da capital peruana. Sem dúvida, um passeio imperdível para fazer em Lima.

Catedral de Lima em frente à Plaza Mayor com pessoas sentadas nos bancos da praça
Catedral de Lima na Plaza Mayor

Tarde

Hora do almoço! Recomendamos que você experimente alguns dos pratos típicos do Peru no restaurante El Cordano, a poucos passos da Plaza Mayor. É um dos mais antigos da cidade e já foi (e ainda é) frequentado por escritores, políticos e artistas peruanos. Se quiser alguma indicação, aqui está: experimente o ají de gallina, um ensopado cremoso de frango, ou um seco de cordero, um guisado de cordeiro típico.

Em seguida, atravesse a rua para conhecer a Casa de la Literatura Peruana, um espaço cultural que abriga exposições sobre escritores peruanos, com um setor dedicado a Mario Vargas Llosa, bibliotecas e salas de leitura abertas ao público. Além disso, esse incrível espaço está instalado na antiga estação de trem de Lima, o que dá ainda mais charme ao local.

Por fim, siga para o Convento de San Francisco, muito famoso por sua arquitetura barroca e suas misteriosas catacumbas. Essas catacumbas eram o principal cemitério de Lima colonial, mas o espaço não era usado apenas para enterros, mas também para meditação e contemplação da finitude da vida, uma prática comum entre as ordens religiosas na época. Estima-se que mais de 25 mil pessoas tenham sido enterradas ali entre os séculos XVI e XIX.

Este tour por Lima levará você para conhecer o convento e as catacumbas, além de outros monumentos turísticos importantes da cidade. Dica obrigatória do roteiro de o que fazer em Lima!

Fachada do convento de San Francisco com detalhes decorativos de imagens religiosas
Convento de San Francisco

Noite

À noite, você pode aproveitar para desfrutar de um delicioso jantar em um dos restaurantes de Lima. Se preferir um plano ainda mais autêntico, que tal participar de um tour gastronômico noturno por Lima para descobrir seus melhores pratos? Depois, pode se juntar a nós neste free tour noturno por Lima e Circuito Mágico da Água, que levará você para ver os monumentos iluminados e o famoso espetáculo de água, música e luz.

Prefere planos mais agitados? Então não perca este tour de festa por Lima, no qual você conhecerá alguns bares e uma balada da cidade. Um plano ideal para os festeiros que estão buscando o que fazer em Lima!

Jatos de água iluminados com luzes coloridas em uma esplanada de Lima
Circuito Mágico da Água em Lima

Dia 2 – Bairro de Miraflores

Manhã

Começamos nosso segundo dia em Lima visitando um dos distritos mais modernos e turísticos da cidade, Miraflores. Este free tour por Miraflores irá levá-lo para conhecer os principais pontos do bairro acompanhado de um guia.

Passe pela Malecón, o calçadão à beira-mar com belos jardins e mirantes com vistas incríveis do oceano Pacífico. Não deixe também de ver o Parque del Amor, com a famosa escultura El Beso e mosaicos inspirados no estilo de Gaudí, e o Parque Raimondi, onde você verá os voos de parapentes colorindo o céu.

Vista panorâmica do Parque del Amor em Miraflores, em Lima, no Peru, em um dia ensolarado
O Parque del Amor em Miraflores

Tarde

Na hora do almoço, você pode conhecer algum dos restaurantes das proximidades que oferecem pratos típicos peruanos. Aproveite para experimentar um dos maiores ícones do Peru, o ceviche, um prato que combina peixe, cebolas e pimenta, acompanhado de batata ou milho. Além disso, prove a chicha morada, um suco feito com milho roxo, ou o pisco sour, a bebida nacional.

Depois, vá ao Parque Kennedy, também conhecido como El Parque de Los Gatos, apelidado assim graças aos gatinhos que circulam livremente pelo local. A área também é famosa por sua feirinha de artesanato, ideal para comprar um souvenir da sua viagem. Um plano imperdível se você busca tranquilidade na hora de montar sua viagem de o que fazer no Peru em 3 dias.

Jardim florido repleto de árvores e com uma igreja ao lado
Parque Kennedy

Noite

Aproveite a noite para desfrutar a deliciosa gastronomia limenha, considerada uma das melhores culinárias do mundo. Algumas recomendações de restaurantes em Miraflores são o Barra Maretazo, o Maido e o Popular de Aquí y de Allá, especializado em comida peruana. Leve em conta que alguns restaurantes exigem reserva.

Dia 3 – Barranco

Manhã

No seu último dia, descubra o que fazer no Peru começando pelo bairro mais artístico e boêmio de Lima: Barranco. No fim do século XIX e início do XX, essa região repleta de mansões era um balneário da elite limenha. Com o passar do tempo, Barranco se transformou em um bairro de atmosfera descontraída, marcado por ruas coloridas, casarões históricos e murais de street art que criam um ambiente vibrante e animado.

E, que tal começar com um plano delicioso? Este tour gastronômico por Barranco, Pueblo Libre e Surquillo fará você mergulhar na cultura culinária do Peru e provar ícones como o pisco sour e o ceviche limenho. Uma das melhores experiências da cidade!

Casas coloridas em Barranco e uma passarela de madeira, rodeadas de árvores e postes de iluminação
Casarões de Barranco

Tarde

Depois do almoço, passe pela Ponte de los Suspiros, um dos cartões-postais do bairro, rodeada de histórias e canções românticas. Caminhando pelo bairro, você verá galerias de arte contemporânea, lojas e charmosos cafés, ideais para uma pausa na manhã no seu guia de o que fazer em Lima.

Se quiser conhecer o bairro da melhor maneira, junte-se a este free tour por Barranco, que irá levá-lo aos principais pontos do bairro.

Depois, você também pode aproveitar para conhecer um dos museus do bairro. O museu Pedro de Osma é dedicado à arte colonial peruana e fica instalado em uma bela mansão republicana. Já o museu Mario Testino, mais conhecido como MATE, foi criado pelo fotógrafo homônimo e exibe suas obras, além de exposições temporárias de artistas contemporâneos.

Ponte de Los Suspiros com vista ao oceano Pacífico
Ponte de los Suspiros

Noite

Para finalizar sua viagem a Lima com chave de ouro, desfrute da animada vida noturna de Barranco. O bairro é conhecido por seus inúmeros bares animados, que servem coquetéis à base de pisco e contam com música ao vivo.

Se preferir, pode participar deste tour boêmio por Barranco com jantar, que fará com que você conheça os monumentos do bairro e finalizará com um delicioso prato tradicional peruano. Imperdível!

Excursões saindo de Lima

Se você tem mais dias para aproveitar a capital peruana, aqui estão alguns planos que você pode adicionar à sua lista de o que fazer em Lima.

Excursão a Ica e Huacachina

Lima é o ponto de partida para conhecer outros pontos do Peru. Uma das mais populares é a excursão a Ica e Huacachina, que também conta com um passeio de lancha pelas Ilhas Ballestas. Em Ica, é possível visitar uma vinícola tradicional para conhecer sobre o processo de produção de vinho e do pisco. Em seguida, conhecerá Huacachina, um oásis cercado por dunas, onde você poderá fazer um tour de buggy ou praticar sandboard.

Lagoa rodeada de vegetação com as dunas de Huacachina ao fundo
Lagoa de Huacachina

Outro passeio popular é a excursão a Pachacamac, que fica a aproximadamente 40 quilômetros de Lima. É uma oportunidade perfeita para conhecer um dos sítios arqueológicos mais importantes da costa central do Peru. Durante a visita, você verá ruínas impressionantes, aprender sobre os rituais dos povos que habitaram esse local, além de ter uma vista privilegiada do oceano Pacífico.

Há muitas outras opções de passeios para quem busca o que fazer em Lima, e você pode conferir todas as excursões disponíveis no catálogo da Civitatis.

Sítio arqueológico de Pachacamac, repleto de vestígios dos povos que habitaram Lima
Sítio arqueológico de Pachacamac

Tours gastronômicos

Você sabia que Lima é considerada a capital gastronômica da América Latina? Isso porque a culinária peruana é uma das melhores do mundo, e mistura tradições indígenas, espanholas, africanas, chinesas e japonesas, além da grande variedade de produtos vindos da costa, da serra e da selva.

Durante o nosso post, mencionamos alguns pratos típicos, como ají de gallina, seco de cordero e, claro, o mais icônico, ceviche. Mas há muito mais. Não deixe de provar também o lomo saltado e a causa limeña. Descubra os melhores tours gastronômicos de Lima.

Prato turquesa com o ceviche peruano e limões e chips de batata ao fundo
Ceviche peruano

Para mergulhar na culinária peruana, você pode aproveitar para fazer um tour gastronômico por Lima ou, se preferir colocar a mão na massa, que tal participar de uma oficina de ceviche em Lima?

Esportes e natureza

Pensou que a nossa lista de o que fazer em Lima tinha acabado? Ainda não! Para quem gosta de praticar esportes, participar de atividades diferentes ou explorar a natureza peruana, há muitas opções.

Você pode participar de uma experiência de um voo de paramotor sobre a costa sul de Lima, um curso de surfe na Praia Makaha ou uma trilha e rapel no cânion de Autisha.

Dois homens com pranchas descendo pela pedra e se preparando para entrar ao mar
Surfe na praia Makaha, em Lima

Como ir do aeroporto ao centro de Lima?

Você pode optar por chamar um táxi ou Uber no aeroporto de Lima para ir até o centro da cidade. No entanto, leve em conta que essa opção pode ser mais cara. Por isso, a melhor opção é contratar o serviço de ônibus entre o aeroporto de Lima e a cidade ou o serviço de transfer, de acordo com a sua necessidade.

Qual é a moeda de Lima?

O Peru usa o Sol peruano (PEN). No entanto, nas áreas turísticas é comum aceitarem dólares americanos e até reais. Também é comum ter casas de câmbios para trocar seu dinheiro, mas leve em conta que, em ambos os casos, a cotação pode não ser favorável.

Por isso, recomendamos que você leve cartões de crédito ou débito internacional, que são amplamente aceitos em estabelecimentos comerciais e turísticos, e também uma quantidade de soles peruanos em espécie, para comprar em lojas pequenas ou locais mais remotos.

Qual é o mês mais barato para ir a Lima?

Viajar para Lima no verão garante paisagens mais bonitas, já que os dias costumam ser mais abertos e ensolarados. Para os mais aventureiros, ainda existe a possibilidade de encarar um mergulho no Oceano Pacífico.

Já no inverno, é importante levar agasalhos, pois as temperaturas caem e o vento vindo do mar deixa a sensação térmica mais baixa. Ao longo de todo o ano, o Peru celebra diversas festas religiosas. Com frequência, turistas podem acompanhar desfiles, procissões e cortejos que tomam as ruas da capital e também das cidades do interior.

Dica: quem pretende visitar Lima, Cusco e Machu Picchu na mesma viagem deve considerar os meses de inverno. Nessa época, a região de Cusco costuma ser mais seca, enquanto em outros períodos do ano as chuvas são intensas. Os meses de maio, junho, julho e agosto são considerados os melhores para conhecer Cusco e Machu Picchu, especialmente para explorar os sítios arqueológicos.

Qual a melhor época para ir a Lima?

Escolher quando ir a Lima é simples para quem quer saber o que fazer em Lima em qualquer época do ano. A capital peruana pode ser visitada durante todos os meses, já que, apesar de estar no litoral e ter muitos dias nublados, a chuva é rara. Esse clima favorece os passeios pela cidade independentemente da estação. Lima tem clima desértico e duas estações bem definidas: verão e inverno. Entre dezembro e março, os dias são mais ensolarados e abertos, ideais para atividades ao ar livre. Nos demais meses, o céu costuma ficar encoberto, com presença de garoa leve, mas quase nunca de chuvas intensas. As temperaturas variam entre 20 °C e 27 °C no verão e entre 15 °C e 19 °C no inverno, com média anual de 19 °C.

Vale a pena ir para Lima?

Sim, vale muito a pena ir para Lima, no Peru. A cidade combina gastronomia premiada, bairros charmosos como Miraflores e Barranco, rica história colonial, museus interessantes e paisagens à beira do Pacífico. Além disso, Lima é uma excelente porta de entrada para descobrir o melhor da cultura peruana.

Agora que você já sabe o que fazer em Lima, confira o catálogo da Civitatis com excursões, visitas guiadas e tours em Lima e escolha as melhores experiências.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informamos que seus dados pessoais são tratados pela CIVITATIS nas condições indicadas a seguir: