O que fazer em Maceió: 10 planos na capital alagoana
Maceió é uma cidade que encanta todos os seus visitantes desde o primeiro momento, graças ao clima acolhedor, paisagens de tirar o fôlego e atmosfera que combina lazer, cultura e culinária. Mas, você sabe o que fazer em Maceió? Visitar a capital alagoana é experimentar um estilo de vida leve, cheio de cores e sabores. Seja para explorar a história da cidade ou desfrutar de experiências unicas, Maceió tem opções para todos os gostos. Para te ajudar, fizemos uma lista com os melhores planos para fazer na capital de Alagoas.
O que fazer em Maceió
1. Faça um tour panorâmico por Maceió
Para começar nossa lista do que fazer em Maceió, nada melhor do que reservar um tour panorâmico pela capital alagoana que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Nele, você conhecerá o bairro Jaraguá, berço da cultura da cidade, o centro histórico, repleto de ruas estreitas, casas e lojas, além de museus, praças e igrejas, como a Catedral Metropolitana de Maceió.
Além disso, antes de finalizar o tour, iremos ao Pavilhão do Artesanato para que você veja peças de artistas locais. Rendas de bilros, bordados, objetos decorativos, souvenirs e muito mais. É a melhor maneira de começar a conhecer a capital do estado de Alagoas!

2. Curta as praias urbanas de Maceió
Ponta Verde
A mais popular e também considerada uma das mais charmosas e fotogênicas de Maceió é a praia de Ponta Verde. Seu mar, de águas claras e de cor verde-esmeralda, é calmo, perfeito para quem quer se refrescar com um delicioso banho. Em períodos de maré baixa, criam-se piscinões naturais, perfeitos para relaxar. Os coqueiros, super altos, combinados com o oceano, criam um cenário digno de cartão-postal. Além disso, a praia de Ponta Verde conta com uma excelente infraestrutura, com quiosques modernos, ciclovias e bares. Também é um ótimo lugar para caminhar no final da tarde, quando a orla ganha um belo pôr do sol.
Pajuçara
Pajuçara é a praia mais tradicional e turística da capital alagoana. Isso porque é de lá que saem as jangadas que levam às famosas piscinas naturais de Pajuçara, uma das maiores atrações da cidade. Seu mar, calmo e raso em grande parte da faixa, é perfeito para famílias com crianças, e, dependendo da maré, forma piscinas rasas próximas à areia. Além disso, a região conta com uma feirinha de artesanato, hotéis e ótimos restaurantes, que deixa a orla bem movimentada e iluminada, ideal para quem gosta de passear à noite.

Jatiúca
Jatiúca é a praia mais urbana de Maceió, repleta de bares, restaurantes, hotéis e uma orla ideal para caminhar, correr ou andar de bicicleta. Seu mar é mais agitado, e algumas áreas são melhores para apenas passear ou tirar fotos do que para banho, mas isso varia de acordo com o dia e condições climáticas. No entanto, é a preferida de muitos residentes e turistas, graças à atmosfera moderna e à grande oferta para quem busca provar a gastronomia local.
3. Visite as praias dos arredores
No sul da capital, você encontrará três das praias de visita obrigatória para fazer em Maceió: as praias do Francês, do Gunga e a Barra de São Miguel. Juntas, elas formam um dos litorais mais bonitos de Alagoas, e cada uma conta com seu próprio estilo e charme.
A melhor forma de conhecer essas praias, se você não tiver um carro próprio durante a viagem, é fazendo essa excursão privada às praias do Francês, Barra de São Miguel e Gunga, que inclui o transporte de ida e volta ao seu hotel e um guia exclusivo para o seu grupo.

Praia do Francês
A mais movimentada e conhecida é, sem dúvida, a praia do Francês. Do lado direito, você encontrará um mar calmo protegido por recifes, ideal para famílias. Do lado esquerdo, as ondas mais fortes atraem surfistas e banhistas que gostam de praias mais intensas. A infraestrutura também é um ponto forte: há muitos bares, quiosques e lojas, ótimos ligares para passear e desfrutar da gastronomia local. Para conhecê-la, junte-se a nós nesta excursão à praia do Francês, que também inclui um tour panorâmico por Maceió.
Barra de São Miguel
Já a Barra de São Miguel tem um clima mais tranquilo e é considerada uma das praias mais bonitas da região. Isso porque boa parte do mar é protegida por barreiras de corais, que formam uma piscina natural em dias de maré baixa. É uma praia para excelente para quem viaja em famílias e turistas que preferem relaxar com águas mais calmas e cristalinas. A orla conta também com uma boa estrutura, com restaurantes à beira-mar e postos de aluguel de caiaques e stand up paddle, mas com menos fluxo de pessoas que a praia do Francês.
Praia do Gunga
A praia do Gunfa é uma das mais famosas de Alagoas, graças à sua bela paisagem natural. Ela está localizada em uma península cercada por lar de um lado e uma lagoa do outro, além de contar com um grande coqueiral, que se tornou um cartão-postal de Maceió. Um dos maiores destaques é o mirante do Gunga, que oferece um vista espetacular da região. Outro passeio clássico na praia do Gunga é o passeio de buggy pelas falésias coloridas. Além disso, você encontrará vários quiosques, música ao vivo e outras atividades, como o banana boat e passeios de quadriciclo.
Para conhecê-la, faça uma excursão à praia do Gunga, que conta com transporte de ida e volta ao seu hotel de Maceió.

4. Explore a praia de Paripueira e suas piscinas naturais
No norte de Maceió está a praia de Paripueira, conhecida por ter um dos mares mais tranquilos e rasos da região. As águas têm um tom azul-claro que lembram um cenário caribenho. O grande destaque são os passeios às piscinas naturais de Paripueira, que levam até áreas de corais com águas cristalinas, ótimas para fazer snorkel. A praia também faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, conhecida pela preservação do ecossistema e pelo cuidado com a vida marinha. Lá, você também encontrará uma boa infraestrutura, com restaurantes de frente para o mar e mais serviços de apoio.
Se você quiser conhecer essa praia da melhor maneira, reserve essa excursão à Paripueira, que conta com transporte de ida e volta do seu hotel de Maceió e guia. Além disso, você pode optar por fazer o passeio às piscinas naturais, passeios de jipe e mergulho.

5. Conheça os museus de Maceió
Maceió é uma cidade repleta de cultura, e isso se reflete nos seus diversos museus, que preservam a história, as tradições e a arte alagoana. Por isso, visitá-los é um plano obrigatório para fazer em Maceió. É uma forma especial de entender a identidade local, desde o folclore e a cultura popular até o patrimônio religioso e político do estado. Alguns dos museus mais populares são:
- Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore: esse é um dos museus de referência para quem quer entender a cultura popular alagoana. Lá, você verá um acervo de cerâmicas, artesanato, peças de folguedos, objetos religiosos, vestimentas e muito mais.
- Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA): tem como objetivo preservar o patrimônio audiovisual e histórico do estado. O museu guarda registros visuais e sonoros importantes, como fotografias, vídeos, gravações, objetos antigos, que contam parte da memória de Alagoas e da sua capital.
- Museu de Arte Pierre Chalita: um espaço de arte onde você encontrará obras dos séculos XVII e XX, com destaque para arte sacra, pinturas, esculturas, gravuras e objetos decorativos de diferentes épocas.
- Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL): esse museu mantém uma coleção documental, iconográfica, arqueológica e histórica sobre o estado de Alagoas.
- Museu Palácio Floriano Peixoto: localizado no centro de Maceió, esse museu-palácio funciona em um edifício histórico que já foi sede de governo. Ele abriga móveis, documentos e objetos antigos, oferecendo um panorama da vida política e administrativa da região em períodos passados.
6. Visita o Santuário Ecológico Santa Tereza
Fazer uma visita ao Santuário Ecológico Santa Tereza é um plano obrigatório na lista do que fazer em Maceió. É uma incrível oportunidade de passar um dia inteiro conectado à natureza em um cenário de Mata Atlântica preservada. Lá, você encontrará piscinas naturais de água doce, trilhas leves e vegetação nativa, além de águas cristalinas, com áreas rasas para crianças e trechos mais profundos para quem gosta de nadar.
É um passeio simples e imersivo em um refúgio verde, perfeito para famílias que querem um passeio tranquilo. Para visitar o local, faça uma excursão privada ao Santuário Ecológico Santa Tereza, que inclui transporte e guia apenas para o seu grupo.
7. Divirta-se no parque aquático Pratagy Aqua Park
Para quem viaja com crianças, um dos melhores planos na lista do que fazer em Maceió é visitar o parque aquático Pratagy Aqua Park. O local combina grandes piscinas, toboáguas, rio lento e áreas temáticas voltadas para as crianças, tudo isso com uma moderna e organizada infraestrutura.
Além disso, por um valor adicional, você pode ter acesso (até 10 pessoas) à área VIP durante todo o dia, que é composta por ilhas temáticas e oferece uma experiência mais intimista e relaxante dentro do Pratagy Aqua Park.

8. Visite o rio São Francisco
Outro plano de destaque do que fazer em Maceió é poder conhecer o rio São Francisco. O passeio apresenta paisagens impressionantes, contato com comunidades ribeirinhas e a grandiosidade do Velho Chico, que molda a vida e a história da região.
Há duas maneiras de conhecer o rio São Francisco: você pode conhecer a foz do rio, onde ele se encontra com o mar, ou visitar os cânions, onde paredões alaranjados que se erguem sobre as águas verdes do Velho Chico. Para fazer o primeiro passeio, reserve essa excursão à foz do rio São Francisco. Mas, se preferir o segundo, junte-se a nós nessa excursão privada aos cânions do rio. Qualquer que seja sua escolha, certamente irá se apaixonar pelas paisagens marcantes do Velho Chico.

9. Prove a gastronomia de Maceió
Experimentar a gastronomia local é um plano obrigatório em qualquer viagem, e não seria diferente em Maceió. A capital alagoana combina sabores fortes e ingredientes frescos do litoral, com muita influência da culinária nordestina.
A base da gastronomia maceioense são pratos à base de peixe e frutos do mar, como o sururu (um pequeno molusco) ao leite de coco, peixada, tilápia, camorim, pituzada e uma grande variedade de moquecas e caldos.
Mas, você também encontrará pratos típicos regionais, como carne de sol com macaxeira (carne seca com mandioca), galinha ao molho pardo, baião de dois e outras opções com mandioca, inhame e cuscuz. Quem gosta de doces encontra quitutes à base de coco, rapadura e frutas tropicais, além do famoso bolinho de goma e da queijadinha alagoana. Não vá embora sem experimentar tudo!
10. Conheça os arredores de Maceió com excursões bate-volta
A região de Maceió tem muitas maravilhas que podem ser conhecidas. Com uma excursão de um dia, você pode explorar paraísos naturais e praias famosas, como Maragogi. Aqui estão as nossas preferidas, mas você pode consultar todas as opções no nosso catálogo.
- Excursão a Maragogi ou excursão privada a Maragogi
- Excursão ao Quilombo dos Palmares
- Excursão a São Miguel dos Milagres
- Excursão privada ao Mirante da Sereia, praia de Ipioca e Paripueira
- Excursão às Dunas de Marapé

A capital de Alagoas é uma caixinha de supresas, repleta de planos e experiências e cenários de tirar o fôlego. Agora que você já sabe o que fazer em Maceió, pode começar a planejar sua viagem do jeito que preferir. E, se quiser completar ainda mais a sua aventura, veja o catálogo completo com as melhores atividades, tours e excursões da Civitatis.
Mapa maceio