O que fazer nas Maldivas: dicas e informações para visitar as ilhas
Quem nunca sonhou em relaxar em um lugar tão paradisíaco como as Ilhas Maldivas? É o arquétipo perfeito do paraíso, onde o azul profundo do oceano se mistura com o turquesa das águas rasas. O arquipélago, formado por ilhas coralinas é mais do que um refúgio, é um rico ecossistema onde a vida marinha habita recifes intocados e areia branca. Mas o que fazer nas Maldivas? E como visitá-las? Hoje, nós da Civitatis fizemos um guia para ajudar você a planejar sua próxima viagem.
O que fazer nas Maldivas
Onde ficam as Maldivas?
As Maldivas são um país insular localizado na Ásia Meridional, situado no oceano Índico, ao sudoeste da Índia e do Sri Lanka. O país é composto por uma cadeia de 26 atóis naturais que se estendem por uma vasta área marítima, sendo o país mais baixo do mundo em relação ao nível do mar.

Como viajar às Maldivas?
Infelizmente, não existem voos diretos do Brasil. Por isso, a forma mais comum de chegar às Maldivas é fazendo conexão em cidades com hubs internacionais, como Dubai, Doha ou cidades europeias e asiáticas.
O ponto de entrada principal é o Aeroporto Internacional de Velana. De lá, o transporte para as ilhas é feito via lancha, para ilhas próximas ou de hidroavião, para atóis mais distantes. Você já começará sua viagem com um passeio panorâmico inesquecível.
Quantos dias é ideal para ficar em Maldivas?
O período ideal de permanência nas Ilhas Maldivas é entre 7 a 10 dias. Esse tempo permite que você se recupere da longa viagem, aproveite as atividades do destino e possa relaxar. Com menos tempo, sua viagem pode ser corrida e cansativa.
No entanto, se você pretende se hospedar em mais de uma ilha, recomendamos que fique um pouco mais de dez dias.

Qual é a melhor época do ano para viajar para as Maldivas?
A melhor época para viajar às Maldivas é durante a estação seca, que vai de novembro a abril, com destaque para os meses de janeiro a março, quando o céu está mais limpo e o mar mais calmo.
Entre maio e outubro ocorre a temporada das monções, que traz maior probabilidade de chuvas e ventos, embora os preços sejam mais atrativos e as condições para o surfe sejam ideais.
Ilhas mais populares para viajar nas Maldivas
Malé
A principal ilha das Maldivas é Malé, que também é a capital e o centro cultural, político e econômico do país. Diferente da imagem clássica de bangalôs sobre a água, Malé é uma ilha urbana e bastante movimentada, com ruas estreitas, mercados locais, mesquitas e restaurantes.
Para entender e mergulhar a cultura e o cotidiano das Maldivas, a capital é uma visita obrigatória. Lá, você encontrará museus, poderá experimentar a culinária local e observar o contraste entre a vida tradicional e a modernidade. Além disso, é o ponto de partida para diversos passeios e excursões para fazer nas Maldivas.

Maafushi
Outra ilha popular é Maafushi, umas das mais desenvolvidas para o turismo e favorita dos viajantes que buscam um bom custo-benefício. Lá, você encontrará uma grande variedade de hotéis e guesthouses (pousadas charmosas e mais acessíveis), além de cafés e restaurantes.
Também é um ótimo local para fazer passeios de barco e atividades aquáticas, como snorkel em recifes, mergulho, observação de golfinhos, planos obrigatórios para fazer nas Maldivas. Além disso, Maafushi conta com uma praia própria para turistas que facilita a estadia dos visitantes.

Huraa
Em Huraa, você encontrará uma ilha pequena e charmosa, com um clima mais tranquilo. É famosa entre surfistas por estar próxima a pontos de surfe, mas também entre viajantes que buscam sossego. Lá, você encontrará ruas simples com casinhas coloridas, um cenário super pitoresco. Dessa pequena ilha, você também encontrará diversos planos para fazer nas Maldivas, como snorkel e passeios até ilhas vizinhas.
Thulusdhoo
A ilha de Thulusdhoo tem um perfil mais jovem e descontraído graças à sua popularidade entre os surfistas. Lá, você encontrará boas opções de hospedagem, cafés, lojinhas e restaurantes. Além do surfe, é possível fazer snorkel, passeios de barco e caminhadas pela vila.
Dhiffushi
Apesar de menor, a ilha de Dhiffushi é mais tranquila e ideal para quem quer relaxar e gosta de simplicidade. Suas praias de águas claras e areia branca são um grande atrativo, assim como o clima silencioso e acolhedor. A ilha conta com algumas guesthouses, restaurantes locais e passeios, como snorkel e visitas a bancos de areia. É especialmente indicada para casais e viajantes que preferem um ambiente calmo, sem grandes multidões.

Hulhumalé
Criada para expandir a área urbana das Ilhas Maldivas, Hulhumalé é uma ilha artificial localizada bem próxima ao aeroporto. Por isso, é uma das melhores opções para passar a primeira ou última noite da sua viagem. Lá, você verá hotéis novos, prédios residenciais, calçadão à beira-mar e muitos restaurantes.
Ilhas-resort privadas
Para uma experiência mais luxuosa, a melhor opção é se hospedar em uma das ilhas-resorts privadas. Nelas, o foco é o conforto, privacidade e experiências personalizadas. Os hóspedes encontram bangalôs sobre a água, vilas com piscina privativa, spas, restaurantes sofisticados e atividades exclusivas, como jantares românticos e mergulhos guiados. Essas ilhas são ideais para luas de mel, viagens românticas e para quem deseja uma experiência luxuosa.

Melhores planos para fazer nas Maldivas
Mergulho e snorkel
O mergulho e o snorkel são as atividades principais para fazer nas Maldivas. Você pode nadar com tubarões, além de observar jardins de corais repletos de peixes coloridos e tartarugas. Aqui estão algumas das opções:
- Snorkel com tubarões + Barco naufragado
- Snorkel nas Maldivas
- Snorkel em Maafushi + Avistamento de golfinhos
- Mergulho em Maafushi
- Batismo de mergulho em Maafushi
- Snorkel em Huraa
- Snorkel em Villimale

Esportes Aquáticos
Para os mais aventureiros, há muitas opções esportes aquáticos para fazer nas Maldivas. Você encontrará passeios de caiaque, jet ski, surfe e paddle surf. Aqui estão algumas das opções:
- Aluguel de jet ski em Maafushi
- Esqui aquático ou wakeboard em Maafushi
- Aula de kitesurf ou windsurf em Maafushi
- Aluguel de caiaque ou paddle surf em Maafushi
- Flyboard em Maafushi
Passeios de Barco
Um passeio de barco é um plano quase obrigatório para fazer nas Maldivas. Você poderá conhecer as águas turquesa do país enquanto viajar até seus impressionantes atóis. Além disso, assistir ao pôr do sol nas Maldivas é uma experiência mágica, e frequentemente acompanhada pela aparição de golfinhos que costumam seguir as embarcações no final do dia. Será que você terá a sorte de vê-los?
- Aluguel de barco com capitão em Maafushi
- Passeio de barco ao entardecer + Snorkel
- Pesca noturna em Dhiffushi
Experiências Gastronômicas
Desfrute de jantares românticos sob as estrelas na areia da praia ou em restaurantes subaquáticos, onde você faz sua refeição enquanto observa a vida marinha através de painéis de vidro. A culinária local, rica em peixes frescos e coco, também é imperdível. Se estiver em Maafushi, pode desfrutar desse delicioso jantar na praia.

As Maldivas são um destino que transcende todas as expectativas, oferecendo um equilíbrio raro entre sofisticação e natureza selvagem. Agora que você já sabe como visitá-las e os principais destinos, pode começar a planejar a sua viagem. Se quiser completar ainda mais a sua aventura, descubra todas as atividades e planos para fazer nas Maldivas com a Civitatis.