Europa

O que fazer em Nápoles em 3 dias: um itinerário completo

Vista del golfo di Napoli al tramonto e il Vesuvio sullo sfondo
Se você não sabe o que fazer em Nápoles, nós da Civitatis estamos aqui para recomendar um plano de viagem curto, mas abrangente.
12 julho 2025

Se a capital napolitana sempre esteve em seus planos, e chegou a hora de organizar uma viagem. Mas há muito para descobrir! Você sabe o que fazer em Nápoles? Não se preocupe, na Civitatis preparamos um plano de viagem curto, mas abrangente, para ajudá-lo a organizar sua visita de forma independente e flexível.

Nápoles é, de fato, uma das cidades mais antigas e importantes da Itália, e é também a que melhor transmite uma atmosfera inimitável, impossível de encontrar em outro lugar. Cheia de coisas para ver e pontos turísticos para admirar, Nápoles está pronta para encantá-lo.

Dia 1: Explore o centro de Nápoles

O primeiro dia de nosso itinerário começa no centro de Nápoles. Essa área esconde um número infinito de tesouros de imensa importância histórica e cultural e oferece o maior número de coisas para ver.

Manhã:

Catedral

Construída entre 1299 e 1314, a Catedral Metropolitana de Santa Maria dell’Assunzione, conhecida como Duomo, é o edifício religioso mais importante de Nápoles.

O Duomo é dedicado a San Gennaro, o santo padroeiro de Nápoles, e em seu interior você encontrará a capela ricamente decorada que ainda preserva seu sangue.

Para conhecer esse lugar emblemático, você pode reservar uma visita guiada à Capela Real do Tesouro de San Gennaro, uma das melhores opções para conhecer a história do santo padroeiro de Nápoles.

Spaccanapoli

Spaccanapoli é uma das ruas mais antigas e charmosas de Nápoles, que atravessa o coração do centro histórico. Passeando por essa rua estreita, você pode admirar a arquitetura barroca, as oficinas de artesanato e descobrir pequenos tesouros escondidos.

Um dos seus maiores destaques é o Cristo Velado, uma escultura impressionante dentro da Capela Sansevero. Por isso, recomendamos que você reserve esse tour por Spaccanapoli e Cristo Velato, para não perder nada desse canto mágico de Nápoles.

Bairro espanhol

O bairro espanhol é famoso por sua vivacidade, cultura única e atmosfera vibrante. Aqui você tem a chance de respirar a verdadeira atmosfera napolitana, basta passear por suas ruas estreitas adornadas com roupas penduradas e murais gigantescos.

O bairro, também famoso por seus palácios típicos em estilo barroco napolitano, é um verdadeiro museu a céu aberto. Portanto, você poderia se digerir a excelente pizza que comeu no almoço com um belo tour pela street art no bairro espanhol.

Fachada da catedral de Nápoles fotografada de baixo em um dia ensolarado
Vista da fachada da Catedral de Nápoles

Tarde:

Museu Arqueológico Nacional

O Museu Arqueológico de Nápoles é um dos museus arqueológicos mais importantes do mundo, abrigando uma vasta coleção de artefatos de Pompeia, Herculano e outras cidades antigas da região.

O museu está distribuído em quatro níveis, incluindo a área dedicada às esculturas de Farnesio, uma coleção excelente e perfeitamente preservada. Você pode visitar suas salas livremente ou, se preferir, pode reservar uma visita guiada ao museu arqueológico de Nápoles.

Via San Gregorio Armeno

A história dessa rua remonta a um passado distante, quando nos tempos clássicos havia um templo dedicado a Atena, a quem os devotos ofereciam estatuetas de terracota feitas à mão que eram vendidas nas oficinas ao redor. No final do século XVIII, essas figuras se tornaram os personagens do presépio.

Hoje, as figuras representam tanto figuras religiosas quanto personagens contemporâneos do cotidiano, como dançarinos, políticos ou personagens de teatro. Você pode comprar a que mais lhe agrada nas oficinas de artesãos especializados com vista para a rua.

Noite:

Piazza Bellini

A Piazza Vincenzo Bellini, no coração de Nápoles, é conhecida por seus muitos bares e clubes e por ser um ponto de encontro universitário, graças à sua proximidade com várias faculdades da Universidade Federico II.

É um lugar animado, onde você pode saborear um aperitivo em um dos muitos bares e clubes com vista para a praça cercada por palácios renascentistas e barrocos, como o Palazzo Castriota Scanderbeg e o Palazzo Firrao.

Una stretta via del centro di Napoli con panni stesi e vasi alle finestre
Uma rua típica no centro de Nápoles, imperdível no primeiro dia de sua visita

Dia 2: Conheça os lugares icônicos

Depois de conhecer os principais pontos de interesse histórico, é hora de conhecer os lugares mais icônicos da cidade. Estamos nos referindo a todos aqueles lugares que tornam Nápoles inesquecível, lugares que você não encontrará em nenhum outro lugar.

Manhã:

Castel Nuovo

Construído entre 1279 e 1282, o Castel Nuovo (também conhecido como Maschio Angioino) é uma imponente fortaleza localizada na área do porto de Nápoles.

Recomendamos que você faça essa visita guiada pelo Borgo Marinari e Castel Nuovo para descobrir a monumental Sala dei Baroni, onde várias exposições e eventos culturais são realizados atualmente, e o Museo Civico, onde uma interessante coleção de pinturas está em exibição.

Palácio Real de Nápoles

Trata-se de uma residência real renascentista que abriga uma rica coleção de pinturas, móveis e objetos de arte. Os quartos suntuosos e as obras de arte farão com que você mergulhe na história da cidade.

Para conhecer a fundo seus tesouros, você pode fazer uma visita guiada pelo Palácio Real de Nápoles e pelo túnel de Bourbon. Você verá a imponente sala do trono, imaginará os espetáculos realizados no antigo teatro e observará os majestosos salões, os móveis luxuosos e os magníficos afrescos.

Um arco neoclássico de mármore branco entre duas torres de pedra escura
O majestoso arco na entrada do Castel Nuovo, um monumento icônico em Nápoles

Nápoles subterrânea

Essa opção é para aqueles que querem visitar Nápoles de uma perspectiva diferente. Escondidos sob as ruas estreitas do centro de Nápoles, os túneis da Nápoles subterrânea são uma das mais longas ramificações de túneis da Europa.

Siga os túneis estreitos e as grandes galerias subterrâneos em uma emocionante jornada pela história de Nápoles. Nós também oferecemos um tour pelo subterrâneo de Nápoles, certamente um dos pontos turísticos mais interessantes e fascinantes da cidade.

Mercado Pignasecca

Nenhuma lista do que fazer em Nápoles deixa de incluir uma visita a seus mercados, entre eles o Mercado de Porta Nolana ou o Mercado Pignasecca. Lá você pode provar as especialidades gastronômicas napolitanas, como peixe frito, mussarela de búfala e outras iguarias locais.

Restos de túneis romanos em uma das escavações subterrâneas em Nápoles
Uma vista do subterrâneo de Nápoles nas escavações de San Lorenzo Maggiore

Tarde:

Vomero e Pedamentina

Entre as coisas para fazer em Nápoles, a vista para o mar é obrigatória. Por isso, convidamos você a pegar o trem funicular, a apenas 5 minutos do bairro espanhol, que o levará até a colina Vomero.

De lá, você pode fazer uma agradável caminhada pela vegetação enquanto desfruta de uma vista panorâmica da cidade e da Baía de Nápoles.

Para uma experiência ainda mais autêntica, suba os 414 degraus da Pedamentina, a antiga estrada que leva ao topo do Vomero.

Castelo de Sant’Elmo

Ao chegar ao topo da colina, você estará a apenas alguns passos dessa majestosa fortaleza, uma das atrações mais antigas e mais bem preservadas de Nápoles.

O imponente castelo da era normanda também oferece uma vista única da cidade e do Vesúvio. Ele abriga um museu e você pode visitá-lo e caminhar ao longo das antigas muralhas.

Noite:

Lungomare e Castelo do Ovo

O passeio turístico à beira-mar, Lungomare, oferece uma vista esplêndida do Golfo de Nápoles e do Vesúvio. À noite, as luzes das cidades vizinhas criam uma atmosfera mágica e romântica.

Se você continuar ao longo do calçadão, chegará ao Castelo do Ovo, um edifício antigo com vista para o mar. Ele oferece uma vista de tirar o fôlego da cidade, especialmente ao entardecer, um lugar romântico e sugestivo para se visitar durante a noite.

Alcune barche colorate attraccate nel piccolo molo antistante l'antica fortezza di Castel dell'Ovo.
Vista do Castelo do Ovo, uma das mais belas vistas da orla de Nápoles

Dia 3: Descubra os arredores de Nápoles

O último dia antes da partida pode ser o dia certo para descobrir os dois parques arqueológicos mais famosos do mundo. Estamos falando, é claro, dos locais de Pompeia e Herculano, que para nós estão entre os pontos turísticos imperdíveis de Nápoles.

No entanto, gostaríamos de lembrá-lo de que há muitos locais de interesse perto de Nápoles. Você poderia, de fato, optar por visitar o Palácio Real de Caserta como alternativa, ou aproveitar sua visita a Herculano para fazer uma excursão ao Vesúvio por conta própria.

Manhã:

Escavações em Pompeia

Pegue um trem para Pompeia e mergulhe na antiga cidade soterrada pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. Explore as antigas ruas, casas, templos e afrescos bem preservados que retratam a vida cotidiana na época romana.

Essa cidade, considerada Patrimônio da Humanidade, está definitivamente entre as atrações turísticas perto de Nápoles. Portanto, você pode aproveitar a oportunidade para reservar sua visita guiada por Pompeia e receber explicações de um guia especializado.

Gli scavi di Pompei con il Vesuvio sullo sfondo in un giorno di sole senza nuvole
As escavações de Pompeia com o Vesúvio ao fundo

Tarde:

Escavações de Herculano

Herculano, outro sítio arqueológico soterrado pela erupção do Vesúvio, é o segundo sítio arqueológico a ser visitado. Embora menor que Pompeia, Herculano é o mais bem preservado dos dois.

A posição de Herculano, mais próxima do vulcão, fez com que suas cinzas a atacassem com mais violência do que Pompeia. Como consequência, a cidade permaneceu completamente enterrada e foi preservada intacta. Novamente, recomendamos visitar o local com uma visita guiada.

Noite:

Pizza napolitana

Retorne a Nápoles e passe sua última noite fazendo compras ou saboreando um último jantar napolitano tradicional em um dos restaurantes locais.

Para os entusiastas da culinária, pode ser uma boa oportunidade para participar deste curso de pizza napolitana, organizado em uma pizzaria no centro da cidade. Aqui, a pizza é uma instituição, igual a qualquer outro monumento. Aprender a prepará-la é, em nossa opinião, uma boa maneira de se despedir da bela cidade da Campânia.

Un portico con un bassorilievo romano in marmo tra due colonne rosse a Ercolano
Vislumbre de uma rua em Herculano, ainda perfeitamente preservada

Três dias é, de fato, pouco tempo para descobrir todos os maravilhosos tesouros escondidos em Nápoles e arredores, como sabemos. Esperamos, no entanto, que esse itinerário curto e intenso permita que você leve para casa as mais belas lembranças possíveis, de modo que se sinta tentado a voltar para descobrir mais planos do que fazer em Nápoles.

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: