América

O que fazer em Ouro Preto: 15 planos imperdíveis na antiga Vila Rica

Vista aérea do centro histórico da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, Brasil, com suas famosas igrejas e prédios antigos, tendo as colinas ao fundo
Lar de Aleijadinho e da Inconfidência Mineira, uma das igrejas mais bonitas do Brasil... Descubra tudo o há para que fazer em Ouro Preto!
17 outubro 2025

Se você gosta de conhecer cidades que te fazem voltar no tempo, Ouro Preto é seu destino perfeito! Mas, você sabe o que fazer em Ouro Preto? Fundada no final do século XVII, durante o auge da corrida do ouro no Brasil, era chamada de Vila Rica, fazendo juz ao seu papel na economia colonial. Além disso, a cidade teve um papel fundamental durante a Inconfidência Mineira, sendo o cenário onde se articulavam as ideias de independência de Portugal.

Hoje, suas ladeiras de pedra, casarões e impressionantes igrejas ainda são testemunhas daquela época e contam a história social, política e artística do Brasil colonial. Mas, você sabe o que fazer em Ouro Preto?

Se você nunca esteve na cidade ou prefere explorá-la da maneira mais prática, recomendamos reservar um tour por Ouro Preto, que passará por diversos lugares citados no nosso artigo. Se prefere mais exclusividade, opte por este tour privado por Ouro Preto, que inclui um guia apenas para o seu grupo. Outra maneira divertida de conhecer a cidade é fazendo um tour de jardineira por Ouro Preto. Há muitas opções!

Vista panorâmica de Ouro Preto com diversas casinhas, igrejas e o Museu da Inconfidência, cercada de colinas e natureza
Vista panorâmica de Ouro Preto

Centro histórico

O primeiro planos da lista do que fazer em Ouro Preto é conhecer o seu encantador centro histórico. É uma verdadeira viagem ao período colonial! Você verá ruas de pedra, casarões bem preservados e igrejas barrocas, que levarão você de volta à antiga Vila Rica, o coração do ciclo de ouro em Minas Gerais. Não é à toa que o centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Primeiramente, vá à praça Tiradentes, o ponto mais emblemático do centro histórico. A esplanada é cercada por edifícios históricos, e você encontrará lugares como o Museu da Inconfidência e o museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. No meio da praça, há uma estátua que homenageia Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira, que lembra o papel da cidade na luta pela independência.

Rua de pedra no centro de Ouro Preto com casarões coloniais coloridos e uma colina ao fundo
Rua de pedra no centro de Ouro Preto

Perto da praça Tiradentes, você encontrará a rua Conde de Bobadela, apelidada de Rua Direita. Lá, além dos tradicionais casarões de Ouro Preto, você também encontrará lojas de artesanato, ateliês, cafés e restaurantes charmosos. É o lugar perfeito para mergulhar no cotidiano da cidade.

Para completar o seu passeio pelo centro histórico de Ouro Preto, visite a Casa da Ópera, o Teatro Municipal de Ouro Preto. Fundada em 1770, é o teatro mais antigo ainda em funcionamento de toda América. Ao visitá-lo, você fará uma viagem no tempo observando seu interior histórico com estrutura de madeira e decoração colonial. A visitação acontece diariamente, das 10:00 às 17:00 horas e o ingresso custa R$ 5. Para mais informações, acesse o site oficial da Casa da Ópera.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Ouro Preto é famosa por suas igrejas, que são verdadeiros tesouros do barroco mineiro. Por meio da arte e arquitetura, elas contam a história da fé e da riqueza, que marcaram o ápice do ciclo do ouro no Brasil.

A igreja de Nossa Senhora do Pilar é, sem dúvida, umas das mais icônicas de Ouro Preto, além de ser uma das igrejas mais ricas e bonitas do Brasil. Sua construção começou em 1696, mas foi concluída apenas em 1731, substituindo uma simples capela deixada pelos bandeirantes.

Por que está na nossa lista do que fazer em Ouro Preto? Bom, ao entrar na igreja, você entenderá por si só! Seu interior é um espetáculo aos olhos, já que mais de 400 quilos de ouro tenham sido usados na decoração do templo, elevando ao máximo o esplendor barroco. No altar-mor, as talhas douradas contrastam com o exterior sóbrio, o que cria um efeito surpresa aos visitantes. Além disso, no subsolo há um museu de Arte Sacra do Pilar, que guarda peças religiosas e objetos litúrgicos dos séculos XVII e XVIII.

  • Endereço: Praça Monsenhor Castilho Barbosa, 17.
Detalhe da decoração em ouro da igreja de Nossa Senhora do Pilar
Detalhe do interior da igreja de Nossa Senhora do Pilar

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias

A igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, construída em 1727 no mesmo local onde existia uma capela dos bandeirantes, também vale a pena visitar em Ouro Preto. Esse templo se destaca pelo interior ricamente decorado em estilo barroco e rococó.

Além disso, a igreja Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias é ondo está sepultado o Aleijadinho, e abriga o museu Aleijadinho, que reúne esculturas, documentos e objetos ligados à vida e à obra do artista.

  • Endereço: Praça Antônio Dias, n.º 9

Igreja de São Francisco de Assis

Outro templo imprescindível para visitar em Ouro Preto é a igreja de São Francisco de Assim, uma obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Construída entre 1766 e 1810, a igreja reúne o melhor do barroco e do rococó em Minas Gerais.

Aleijadinho, um dos maiores ícones da arte colonial brasileira, foi o autor do projeto arquitetônico e das esculturas da fachada. Já o magnífico teto da nave central, no qual São Francisco recebe os estigmas em meio a anjos de traços mestiços, foi pintado por Manuel da Costa Ataíde. Por isso, uma visita à igreja é um plano obrigatório em Ouro Preto!

  • Endereço: Largo de Coimbra, s/n – Centro
Fachada barroca da igreja de São Francisco de Assim com o fundo repleto de montanhas
Igreja São Francisco de Assis

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Outra visita imperdível para fazer em Ouro Preto é à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída entre 1765 e 1785 pelas irmandades de negros escravizados e libertos, que não podiam frequentar as igrejas dos brancos.

Sua arquitetura única, em formato oval, possui curvas suaves e uma fachada de traços incomuns para a época, o que confere à igreja um estilo original e simbólico. Embora seu interior seja mais simples que o de outras igrejas de Ouro Preto, é possível sentir a força e devoção, que representam a fé e resiliência da população afro-brasileira durante o período colonial.

  • Endereço: Largo do Rosário, s/n – Bairro Rosário

Igreja de Santa Efigênia

Localizado no alto de um morro, a igreja de Santa Efigênia é uma visita histórica e religiosa com o bônus de uma vista panorâmica de Ouro Preto. O templo está ligado à lenda de Chico Rei, o antigo rei africano escravizado que teria conquistado sua liberdade e ajudado a financiar a construção da igreja.

A igreja de Santa Efigênia foi construída no final do século XVIII e é dedicada a Santa Efigênia, de origem etíope. A arquitetura é simples, com fachada branca, mas é um grande símbolo de fé e esperança, um dos símbolos mais marcantes da herança africana em Ouro Preto.

  • Endereço: R. Santa Efigênia, n.º 396 – Bairro Alto da Cruz

Mina do Chico Rei

Outro plano imperdível na lista do que fazer em Ouro Preto é conhecer algumas das minas da cidade, ou nos arredores dela. Testemunhas do ciclo do ouro que marcou a história do Brasil colonial, as minas foram escavadas entre os séculos XVII e XVIII, e responsáveis por transformar a antiga Vila Rica em um dos mais importantes centro econômicos do Império Português.

Muitas estão abertas à visitação e revelam a engenhosidade das técnicas de mineração da época, além do peso histórico e humano do passado colonial.

Uma das minas mais famosas de Ouro Preto é a Mina do Chico Rei, repleta de lendas e histórias. A tradição diz que o local foi comprado por Chico Rei, quando o rei africano escravizado conquistou sua liberdade. Depois da compra, ele teria empregado diversos negros libertos. Acredita-se ainda que Chico Rei usava o ouro extraído para libertar ainda mais escravizados e financiar a construção da igreja de Santa Efigênia.

Você pode visitá-la para ver um labirinto de túneis e galerias, onde é possível sentir de perto as condições de trabalho no período colonial. A visitação acontece diariamente, das 8:00 às 17:00 horas, e o valor do ingresso é de R$ 70. Veja mais informações no site da prefeitura de Ouro Preto.

Passagem subterrânea com paredes rochosas e baixa iluminação na mina do Chico Rei
Mina do Chico Rei

Mina Du Veloso

Localizada no bairro de mesmo nome, a Mina Du Veloso é uma das mais bem preservadas e seguras para visitação em Ouro Preto. Essa mina foi manualmente escavada no século XVIII e guarda marcas originais das ferramentas utilizadas pelos mineradores. Durante sua visita pelos 400 metros de galeria, você aprenderá sobre a história e curiosidades geológicas da mina. Imperdível!

As visitas acontecem de segunda a sábado, das 9:00 às 17:00 horas e aos domingos das 9:00 às 15:00 horas. Veja mais informações no site da prefeitura de Ouro Preto.

Mina da Passagem

Bem-vindo à maior mina de ouro aberta à visitação do mundo! A Mina da Passagem, situada entre Ouro Preto e Mariana, começou a ser explorada no início do século XVIII e continuou até o século XX. O acesso à mina é feito por um trole que desce cerca de 120 metros de profundidade até galerias subterrâneas com lagos cristalinos e túneis escavados na rocha. Simplesmente impressionante!

Além de tudo, a Mina da passagem também é considerado como um dos lugares mais assombrados do mundo, já que guarda uma trágica história. Em 1936, uma inundação ceifou a vida de 15 mineiros. Dizem que é possível escutar os barulhos de sinos e correntes até hoje. Você tem coragem? Se sua resposta for sim, a visita à Mina da Passagem está inclusa nessa excursão a Mariana e Congonhas saindo de Ouro Preto.

Cabos e trilhos em um túnel subterrâneo com paredes rochosas na Mina da Passaem
Mina da Passagem

Museu da Inconfidência

Muito além de minas e igrejas, Ouro Preto também abriga museus que preservam a história e arte da cidade e de Minas Gerais. São cerca de 14 espaços culturais que reúnem memórias, documentos, objetos e obras de arte espalhadas pela cidade.

O Museu da Inconfidência é, sem dúvida, o mais icônico de Ouro Preto. Localizado na Praça Tiradentes, o espaço é dedicado à memória do mártir da Inconfidência Mineira. O museu está instalado no antigo prédio da Casa da Câmara e Cadeia e exibe documentos, objetos, pinturas e mobília colonial, que ajudam a entender o contexto político e social do século XVIII, além de, claro, retratar a luta pela independência e os ideais dos conspiradores mineiros.

Fachada do casarão que abriga o Museu da Inconfidência com a estátua de Tiradentes em primeiro plano e montanhas ao fundo
Museu da Inconfidência

Museu Aleijadinho

Se você quer descobrir a vida e obra de um dos escultores e arquitetos mais importantes do Brasil, não pode deixar de visitar o museu Aleijadinho, que conta a história de Antônio Francisco Lisboa. Ao visitar o centro cultural, você verá esculturas, documentos e objetos que mostram a genialidade de Aleijadinho. Uma visita obrigatória para fazer em Ouro Preto!

Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas

Para quem gosta de ciências e tecnologia, uma visita ao museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas é um passeio imperdível! O museu exibe coleções sobre mineralogia, geologia, astronomia e metalurgia, além de instrumentos antigos usados pelos primeiros engenheiros e mineradores da região.

Você passará por salas temáticas e exposições interativas para compreender os processos de extração e estudo do outro e outros mineras, além da importância científica e educacional de Ouro Preto ao longo dos séculos.

Cachoeiras nos arredores de Ouro Preto

O próximo atrativo na nossa lista do que fazer em Ouro Preto é conhecer uma de suas belas cachoeiras. A cidade é cercada pela natureza exuberante da Serra do Espinhaço, por isso há diversas opções de cachoeiras para aproveitar.

Uma das mais conhecidas é a cachoeira do Campo, localizada no distrito de mesmo nome, cerca de 20 quilômetros do centro. As quedas d’água e piscinas naturais são perfeitas para um banho super refrescante!

Outra opção é a cachoeira das Andorinhas, que está localizada dentro do Parque Natural Municipal das Andorinhas, onde está a nascente do rio das Velhas, um dos mais importantes afluentes do Sã Francisco. Se quiser conhecê-la, junte-se a nós nessa excursão às cachoeiras das Andorinhas, que também inclui uma visita a uma mina de ouro.

Vista aérea da Cachoeira das Andorinhas, uma visita imperdível para fazer em Ouro Preto
Vista aérea da Cachoeira das Andorinhas

Gastronomia mineira

Ir para uma cidade mineira e não se deliciar com a gastronomia local é quase um crime! Por isso, nosso próximo item da lista do que fazer em Ouro Preto é desfrutar da culinária em um de seus deliciosos restaurantes.

A gastronomia de Minas mantém viva a influência do período colonial, refletidos em pratos rústicos, fartos e cheios de sabor. Entre os destaques estão o feijão-tropeiro, a carne de porco com ora-pro-nóbis, frango com quiabo, tutu de feijão e o angu. Geralmente, todos são acompanhados de couve refogada e torresmo crocante.

Não se esqueça também de provar um dos queijos artesanais de minas, além dos doces caseiros, como doce de leite. Aliás, a combinação do queijo de minas com o doce de leite é sensacional! Você pode encontrar diferentes restaurantes e bistrôs no centro histórico, nos casaões coloniais, que, além de tudo, criam um ambiente charmoso e acolhedor.

Feijão-tropeiro em panela de cobre, cozinha rústica, com ingredientes e legumes ao fundo
Feijão-tropeiro

Excursões saindo de Ouro Preto

Se você ainda tem tempo disponível na sua viagem, outro plano divertido na lista do que fazer em Ouro Preto é conhecer alguma cidade dos arredores. São viagens de um dia, que contam com transporte e guia, perfeito para quem quer passear sem se preocupar com nada! Aqui estão as nossas preferidas:

Cidade histórica de Mariana, no estado de Minas Gerais, com uma igreja no topo da colina
Mariana

Agora que você já sabe quais são os melhores planos para fazer em Ouro Preto, pode começar a se preparar para viajar para essa charmosa cidade. E, se quiser completar ainda mais a sua aventura, descubra todos os planos e atividades em Ouro Preto com a Civitatis.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: