O que fazer em Santiago de Compostela: 10 atrações imperdíveis

A capital da Galiza é um dos locais de peregrinação mais importantes da cultura cristã. Segundo a tradição, os restos mortais do apóstolo Santiago repousam aqui, sendo a Catedral o seu local de descanso eterno.
Graças ao seu papel significativo na história religiosa e espiritual, a cidade ostenta um rico patrimônio arquitetônico que merece ser explorado em detalhes. Para isso, selecionamos atrações imperdíveis que devem estar no seu roteiro sobre o que fazer em Santiago de Compostela.
Na dúvida, para uma primeira visita, recomendamos sempre começar a explorar o local, participando de um free tour ou de um tour completo com ingressos incluídos. Ambas são atividades perfeitas para se orientar pelas ruas do centro antigo e aprender sobre inúmeros fatos históricos dessas terras.
História, espiritualidade, culinária requintada e um povo incrivelmente acolhedor são as marcas registradas desse destino Patrimônio da Humanidade. É hora de explorar seus muitos encantos locais, além de áreas nas redondezas que valem a pena visitar. Vamos lá!
O que fazer em Santiago de Compostela
1. Praza do Obradoiro
É impossível falar dos pontos turísticos imperdíveis de Santiago de Compostela sem começar pela Praça do Obradoiro, o coração da capital galega. Inúmeros monumentos importantes convergem por lá, como a Catedral, o antigo Palácio Episcopal, a Prefeitura e o Hospital dos Reis Católicos, que atualmente funciona como Parador Nacional. Todos eles guardam pequenos pedaços da história galega.
Além disso, no centro da praça, há uma pequena placa de granito simbolizando o quilômetro 0, ponto de chegada de todos os peregrinos do Caminho de Santiago. Daí o significativo valor simbólico, e não apenas monumental, dessa área.
Graças à sua grande popularidade, a Praça do Obradoiro está presente em muitos percursos guiados pela cidade, como o free tour de mistérios e lendas de Santiago ou o free tour das lendas do Caminho de Santiago e dos Templários.

2. Catedral de Santiago de Compostela
Nada é mais icônico neste destino do que a Catedral de Santiago de Compostela, considerada o melhor exemplo de arte românica na Espanha. Anteriormente, outros santuários menores que guardavam as relíquias do Apóstolo Santiago existiam neste local, mas o templo que vemos hoje foi construído durante os séculos XII e XIII.
Foi declarado Bem de Interesse Cultural e levou quase 150 anos para ser construído. No entanto, vale ressaltar que muitos de seus detalhes ornamentais são provenientes de uma reforma barroca posterior.A Catedral impressiona tanto pela fachada quanto pelo interior. No interior, os fiéis tradicionalmente se aproximam do altar-mor para abraçar a figura do Santo em veneração.
Também é particularmente notável o uso do botafumeiro, um enorme incensário usado desde a Idade Média para purificar o espaço sagrado durante certas celebrações litúrgicas. Este lugar é repleto de fervor e simbolismo.
Outra parte impressionante é o chamado Pórtico da Glória, um conjunto escultórico de grande beleza considerado uma das obras-primas da arte universal. A entrada para o complexo da catedral é totalmente gratuita. No entanto, o acesso a certas áreas, como o museu, os telhados e o Pórtico da Glória, é pago. Por isso, para explorar completamente o espaço, é melhor reservar uma visita guiada pela catedral de Santiago.

3. Mosteiro de San Martiño Pinario
A poucos passos da Catedral fica o Mosteiro de San Martiño Pinario, fundado pelos beneditinos no século X para ficar perto das relíquias do Apóstolo. O monumento é surpreende pelo seu tamanho. Aliás, é considerado o segundo maior mosteiro da Espanha, superado apenas por San Lorenzo de El Escorial. Uma visita imperdível em Santiago de Compostela.
Uma caminhada de cinco minutos leva ao vizinho convento de São Francisco, um edifício barroco tombado como Monumento Histórico Artístico.
Embora seu estilo barroco atual remonte ao século XVII, o espaço original data de 1214, quando o próprio São Francisco de Assis visitou Santiago e encomendou sua construção. Hoje, a maior parte de seu espaço faz parte de um hotel, mas sua igreja ainda pode ser visitada.

4. Praza da Quintana de Vivos e Praza da Quintana de Mortos
Apesar da Praza do Obradoiro seja a mais famosa e popular de Santiago de Compostela, a Praza da Quintana é parada obrigatória em qualquer passeio pelo centro histórico. São duas praças contíguas, separadas por degraus de pedra que oferecem vistas perfeitas de um lado da Catedral e de sua imponente torre do relógio, com pouco mais de 70 metros.
A parte inferior da praça, Quintana de Morto, recebeu esse nome porque foi local de sepultamento até 1780. A partir dessa época, optou-se por outros cemitérios mais distantes por questões de saúde e espaço.
Não é de se estranhar, portanto, que a extremidade oposta da praça tenha sido chamada de Quintana de Vivos. Este pequeno pedaço da história é contado em detalhes durante o free tour pelos cemitérios de Santiago.
A área é ladeada por edifícios importantes, como uma das muralhas do Mosteiro de San Paio de Antealtares, a própria Catedral e um conjunto de casas barrocas. Você pode admirar este complexo enquanto passeia tranquilamente ou toma uma bebida nas esplanadas dos cafés locais.

5. Pazo de Fonseca
O Pazo de Fonseca está localizado a meio caminho entre a Praza da Quintana e a Praza do Obradoiro. Embora às vezes passe despercebido por muitos turistas, é um dos edifícios mais importantes da capital galega. Por quê? Porque esse lugar, fundado pelo Arcebispo Alonso de Fonseca, foi o berço da Universidade de Santiago de Compostela.
O monumento, que tem uma fachada renascentista, começou a funcionar para fins educacionais em 1544. Hoje, é a sede da Biblioteca Universitária de Santiago e possui um impressionante acervo de mais de 800 manuscritos antigos, além de quase 60.000 gravuras dos séculos XVI ao XIX.
O monumento pode ser visitado livremente mediante pagamento de entrada ou participação em um tour pelas praças de Santiago e visita ao Pazo de Fonseca. Vale a pena visitar seu Salão Nobre, seu claustro e sua capela gótica.

6. Rúa Nova e rúa do Vilar
Não falta o que fazer em Santiago de Compostela, já que todo o seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. No entanto, além dos seus principais monumentos, é aconselhável passear sem rumo pelo seu centro histórico. Recomendamos que você pare para admirar as fachadas das suas casas, as pequenas igrejas que você vê ao longo do caminho e, claro, visitar algumas lojas.
A Rúa Nova e a Rúa do Vilar são duas das ruas mais transitadas, embora não sejam particularmente aglomeradas. Lá, podemos encontrar arcadas históricas, antigas residências nobres, um santuário como a Igreja de Santa Maria Salomé e, claro, restaurantes e cafés onde podemos fazer uma pausa e experimentar a gastronomia local.
Quem topa uma taça de vinho albariño nesse local?

7. Museo do Pobo Galego
O Museo do Pobo Galego ou Museu do Povo Galego fica dentro do antigo convento de Santo Domingo de Bonaval. A exposição oferece uma visão etnográfica dos diferentes aspectos culturais que moldaram a identidade da Galiza, como seus ofícios tradicionais e sua relação com o mar. Certamente, ele deve estar na sua lista sobre o que fazem Santiago de Compostela.
Vale ressaltar que outra característica marcante deste local é a sua escadaria tripla em espiral, um elemento barroco que se tornou um ícone para os amantes da arquitetura e da fotografia.
Para consultar os preços e horários de funcionamento deste espaço museológico, recomendamos visitar a web oficial do Museo do Pobo Galego.
Aliás, esse convento abriga o Panteão de Galegos e Galegas Ilustres, onde repousam os restos mortais de Rosalía de Castro, considerada uma das grandes poetisas da literatura espanhola do século XIX.
Já para explorar a biografia desta autora e de outras figuras famosas da cidade, você pode fazer o free tour das mulheres ilustres de Santiago de Compostela.

8. Mercado de suprimentos
A capital da Galiza não é apenas algo para ser vista, é preciso também saboreá-la. Nesse sentido, o mercado é um dos melhores lugares para comer em Santiago de Compostela. Sua fama é tanta que é o segundo espaço mais visitado da cidade, superado apenas pela Catedral.
O mercado está repleto de barracas que vendem uma grande variedade de moluscos, peixes, carnes e outros produtos regionais frescos. Como bônus, oferece um serviço especial de embalagem a vácuo e encomendas para que você possa enviar qualquer um desses produtos para casa. Legal, não é mesmo?
O mercado também conta com uma praça de alimentação onde você pode saborear iguarias locais, como frutos do mar frescos, polvo, queijos, vinhos e muito mais. Enfim, é um passeio mais que recomendado para entrar na sua lista sobre o que fazer em Santiago de Compostela.
Para continuar explorando as delícias da culinária galega, compilamos aqui algumas atividades interessantes:
- Tour de tapas por Santiago.
- Degustação de quejos e vinhos em Santiago.
- Tour gastronômico por Santiago de Compostela + Visita à Catedral.

9. Parque da Alameda
Outro ponto turístico imperdível em Santiago de Compostela é o Parque da Alameda, que oferece uma vista privilegiada da Catedral e do centro histórico. O mirante fica a menos de 10 minutos a pé do centro histórico, então não há desculpa para não ir.
O parque é um refúgio de paz perfeito, onde você pode respirar ar puro e caminhar entre carvalhos, eucaliptos e castanheiros-da-índia. Está aberto dia e noite e conta com um parque infantil, banheiros públicos e bebedouros.
Esculturas, um coreto e pequenos santuários, como a capela do Pilar e a igreja de Santa Susana, fazem parte deste espaço verde.

10. Monte do Gozo
Você gostaria de visitar mais espaços verdes em Santiago de Compostela? Então, uma boa pedida é o Monte do Gozo que fica a cerca de 5 quilômetros do centro da cidade, na parte leste.
Esse monte, com quase 400 metros de altura, é famoso por ser um dos primeiros lugares dos peregrinos do Caminho de Santiago que entram na capital da Galiza, antes de completar o percurso.
Na verdade, uma forma original de aproveitar este lugar é juntando-se a um tour do peregrino pelos últimos quilômetros do Caminho de Santiago. Esta rota permite que você aprecie os últimos passos dos peregrinos antes de chegar à Catedral. Outra opção é, claro, ir até lá com um veículo particular.
O Monte do Gozo é coroado por esculturas de bronze de dois peregrinos apontando para a cidade. Este monumento comemorativo foi erguido após a Jornada Mundial da Juventude de 1989, uma JMJ que incluiu a visita do Papa João Paulo II a Santiago.

O que fazer perto de Santiago?
Além da capital, a região oferece paisagens incríveis, repletas de vilas de contos de fadas. Por isso, compilamos alguns das melhores excursões de um dia saindo de Santiago de Compostela. Veja só:
- Excursão a Finisterra e Costa da Morte de dia inteiro: A Costa da Morte é repleta de falésias incríveis que se estendem até o Cabo Finisterra, um dos pontos mais ocidentais da Península Ibérica. Este passeio de um dia inteiro permite que você descubra algumas das paisagens mais bonitas da costa galega e algumas vilas encantadoras.
- Excursão às Rias Baixas, Ilha de Arousa e Combarro: Otra de las zonas más conocidas de Galicia son las Rías Baixas, perfectamente navegables y salpicadas por aldeas encantadoras. Un área ideal para los amantes del turismo rural y, como ventaja, se encuentra a menos de una hora de viaje desde Santiago de Compostela.
- Excursão à praia das Catedrais, Lugo e Ribadeo: No norte da Galiza, bem perto das Astúrias, encontra-se uma das baías mais inusitadas e famosas da Espanha. Estamos falando da praia de Las Catedrales, uma área natural protegida que chama a atenção por suas cavernas naturais e enormes arcos de pedra visíveis na maré baixa. Devido à sua popularidade, durante a alta temporada, é obrigatório solicitar uma autorização oficial para acessá-la. Portanto, uma opção muito prática é optar por uma excursão organizada com todas as formalidades incluídas.
- Tour pela Ribeira Sacra e Ourense: Vales íngremes e cânions moldados pela ação dos rios dominam esta área, também conhecida por seus vinhos com denominação de origem e seus muitos mosteiros.

Claro, há muito mais o que fazer em Santiago de Compostela e seus arredores. A Cidade da Cultura da Galiza, o Monte Pedroso e o Centro Galego de Arte Contemporânea são apenas alguns exemplos, mas há muito mais.
Nesse guia, tentamos compilar os pontos turísticos imperdíveis para uma primeira visita à capital galega, embora tudo dependa do número de dias que você passar na visita.
Se você deseja mais informações e ideias para aproveitar ao máximo esse destino, a Civitatis oferece um catálogo completo e atualizado de excursões, visitas guiadas e atividades em Santiago de Compostela. Para os mais precavidos e interessados nessa famosa rota de peregrinação, também preparamos também um artigo com as 9 melhores dicas para fazer o Caminho de Santiago. Boa leitura e boa viagem!