10 lugares para visitar em Segóvia em um ou dois dias

Segóvia é uma das cidades Patrimônio da Humanidade da Espanha. Esse destino, cuja história remonta a milhares de anos, preserva um dos monumentos da Antiga Roma mais importantes da Península Ibérica, bem como um dos castelos medievais mais famosos e mais visitados do país. Sabemos que o Aqueduto e o Alcácer são dois de seus marcos mais importantes. Que outros monumentos existem para visitar em Segóvia?
Ao longo deste artigo, descobriremos os lugares imperdíveis dessa capital de província espanhola. Passearemos pelo centro histórico, explorando o passado dessa terra e também analisaremos algumas das melhores coisas para visitar em Segóvia, desde um típico free tour pelo centro histórico até um emocionante passeio de balão. As opções são muitas e variadas!
1. Aqueduto de Segóvia
Não poderíamos começar nossa lista das coisas essenciais para fazer em Segóvia sem mencionar o imponente Aqueduto. Ele é uma das construções mais bem preservadas da Roma Antiga e acredita-se que suas origens remontem ao século I d.C.
Por estar ao ar livre, admirar esse monumento é totalmente gratuito. Um dos melhores lugares para vê-lo é a Plaza Azoguejo, no final da qual se encontra o mirante do Postigo del Consuelo, que permite ver o edifício de uma altura maior. As fotos mais típicas do Aqueduto são tiradas a partir desses dois pontos. Além disso, a vista de suas centenas de arcos iluminados à noite é realmente espetacular.
O aqueduto foi construído para trazer água das montanhas para o centro da cidade. Embora possamos ver apenas uma pequena seção dele, sua rota se estende por cerca de 15 quilômetros. Além disso, além de sua história e usos, há inúmeras fábulas e crenças populares que ligam o Aqueduto ao próprio demônio. Para investigar essas histórias curiosas, o free tour dos mistérios e lendas de Segóvia é o plano perfeito.

2. Alhóndiga
Deixamos o Aqueduto para trás e começamos a caminhar pelo centro histórico para nos aproximarmos da Alhóndiga, construída no século XVI. É um dos poucos exemplos de arquitetura gótica industrial do reinado dos Reis Católicos e já foi usado para armazenar grãos. Atualmente, é o Arquivo Histórico Municipal.
Muito próximas estão duas outras fachadas que atraem muita atenção, a do palácio Cascales e a da Casa de los Picos. Essas mansões góticas foram antigas residências nobres na baixa Idade Média. Embora as visitas turísticas não sejam permitidas, vale a pena pelo menos conhecer seus exteriores.

3. Igreja de San Martín
A igreja de San Martín, declarada Patrimônio de Interesse Cultural, tem um átrio impressionante repleto de colunas. Os capitéis dessas colunas são decorados com diferentes cenas bíblicas, como a Anunciação, a Paixão de Cristo e a Última Ceia. É uma boa ideia caminhar ao redor do monumento para descobrir esses diferentes detalhes.
O templo tem mais de 900 anos e está localizado em uma posição estratégica, a meio caminho entre o Aqueduto e a Catedral. O complexo também é notável por seu campanário românico-mudéjar e pelas mansões renascentistas que ficam nos arredores. Ele não poderia faltar nesta lista de lugares para visitar em Segóvia.

4. Bairro judeu de Segóvia
Como em muitas partes da Espanha, Segóvia foi o lar de uma importante comunidade judaica na Idade Média até sua expulsão em 1492. Nessa zona da cidade, caracterizada por ruas estreitas e labirínticas, ficava a Sinagoga Maior de Segóvia. Esse local de culto foi convertido e agora é o convento de Corpus Christi. É possível entrar por uma pequena taxa e ver os arcos em forma de ferradura que ainda permanecem de seu passado judaico.
Por outro lado, você pode visitar o Centro Didáctico de la Judería de Segóvia, localizado em uma antiga casa judia. Esse espaço de exposição, cuja entrada é muito econômica, permite que você se aprofunde ainda mais na história dos sefarditas, os judeus que viviam na Península Ibérica. De qualquer forma, para descobrir toda a verdade do legado hebraico nesse destino, uma visita guiada ao bairro judeu de Segóvia é obrigatória.

5. Plaza Mayor
Chegamos à Plaza Mayor, o centro nevrálgico da capital da província e um dos melhores lugares para comer em Segóvia. Essa área está repleta de bares com terraços que servem tapas deliciosas que são um verdadeiro reflexo da gastronomia local. Um lugar perfeito para tomar algo e descansar entre um monumento e outro.
A Plaza Mayor, como a vemos hoje, tem suas raízes no século XVII, embora haja evidências de uma praça aqui desde 1461. Procissões, juramentos de fidelidade, comemorações de eventos históricos e muitos outros eventos foram realizados nesse centro da cidade.
Como se isso não bastasse, essa área abriga vários edifícios importantes, como a Prefeitura, o teatro Juan Bravo, a igreja de San Miguel e, é claro, a Santa Catedral de Nuestra Señora de la Asunción e de San Frutos. Além disso, em sua parte central, encontramos um coreto do século XIX, um exemplo perfeito da arquitetura de ferro em voga na época. Esse é, sem dúvida, um dos lugares mais importantes que visitar em Segóvia.

6. Catedral de Segóvia
A Catedral de Segóvia merece uma menção especial, pois é um dos monumentos mais importantes da Plaza Mayor e de toda a cidade. Foi a última catedral gótica a ser construída na Espanha e é apelidada de Dama das Catedrais por sua beleza e dimensões espetaculares. Você ficou com vontade de visitar?
O edifício foi erguido por ordem do imperador Carlos V com o objetivo de dar a Segóvia um dos maiores templos da cristandade. A primeira pedra foi colocada em 1525, ocupando o espaço do antigo convento de Santa Clara. É importante observar, no entanto, que a cidade já tinha tido três catedrais no passado. No entanto, estas foram sendo deterioradas devido e conflitos e se tornaram necessários novos locais de culto. O mais duradouro de todos é, claro, o monumento que sobreviveu até os dias de hoje.
Para acessar o complexo, você pode dar uma olhada na lista completa e atualizada de visitas guiadas e ingressos para a Catedral de Segóvia. Você encontrará desde ingressos combinados da Catedral e do Palácio Episcopal até um escape room dentro do próprio Palácio! Qualquer que seja a opção escolhida, é imperdível. Dentro do edifício, o belo claustro, a arte religiosa em suas quase 20 capelas e o coro são realmente incríveis!

7. Porta de San Andrés
La puerta de San Andrés se emplaza a escasos cinco minutos a pie de la Catedral, en uno de los extremos del barrio judío de Segovia. De hecho, se dice que por este pórtico fue expulsada la comunidad hebrea de la ciudad.
A Porta de San Andrés está localizada a apenas cinco minutos a pé da Catedral, em uma das extremidades do bairro judeu de Segóvia. De fato, diz-se que a comunidade judaica foi expulsa da cidade por esse pórtico.
Este grande arco é uma das entradas para a muralha medieval que ainda está de pé. Ele também é conhecido como Arco del Socorro e funciona como um centro de informações turísticas. Deste ponto, é possível subir e caminhar ao longo de uma pequena seção das muralhas da cidade de Segóvia para desfrutar de uma perspectiva diferente e original do centro histórico. A entrada é muito barata e você paga diretamente na bilheteria. Um bom plano para fazer em Segóvia em uma primeira ou segunda visita.

8. Igreja de San Andrés
A igreja de San Andrés é outro dos templos românicos que podem ser vistos em Segóvia. Acredita-se que o edifício data do século XII e que era um dos principais locais de culto no distrito dos Canónigos ou Claustra.
A vista da igreja em frente à Plaza de la Merced é realmente impressionante. Sua torre de tijolos e suas duas absides se destacam, mostrando as diferentes extensões pelas quais o monumento passou. Ao lado da igreja paroquial, há um sóbrio cruzeiro de pedra no nível da rua.
A decoração interior da igreja é bastante barroca. No entanto, geralmente, ela só abre ao público para a celebração da missa, então os turistas têm que se contentar em apenas olhar sua fachada. Apesar disso, ela continua sendo um dos ícones monumentais da cidade.

9. Alcácer
A mítica fortaleza de Alcázar é um dos monumentos imperdíveis que visitar em Segóvia. É verdade que ela inspirou o próprio Walt Disney a projetar o castelo da Branca de Neve? Seja realidade ou mito, a única certeza é que se trata de uma das fortalezas mais impressionantes da Espanha.
Embora inicialmente cumprisse uma função puramente defensiva, com o tempo se tornou um dos edifícios institucionais mais importantes da cidade. Tanto que se tornou o lar de vários monarcas, como Alfonso VIII, Alfonso X, o Sábio, Henrique IV, Filipe II e os Reis Católicos.
Além disso, ela serviu como arquivo e prisão do reino. De fato, na torre de menagem, que se assemelha à proa de um navio, foi guardado o tesouro da Coroa de Castela, um espólio que serviu para custear as despesas das viagens de Colombo à América. Assim como na Catedral, a Civitatis oferece diferentes visitas guiadas e ingressos para o Alcázar de Segóvia. É aconselhável reservar com antecedência para garantir o acesso.

10. Mosteiro de Santa María del Parral
Mais lugares que visitar em Segóvia? Fora do centro histórico, embora não muito longe, está o Mosteiro de Santa María del Parral. Listado como Monumento Histórico-Artístico, ele pertence à Ordem de São Jerônimo e foi construído em meados do século XV. Seus diferentes claustros e igreja são realmente encantadores. Destaca-se especialmente sua galeria norte, voltada para Segóvia e que oferece vistas panorâmicas idílicas.
A principal vantagem é que as visitas a esse espaço monástico são gratuitas. No entanto, é aconselhável verificar o horário de funcionamento e os dias de operação no site oficial, pois podem mudar sem aviso prévio.
A maneira mais comum de chegar aqui é de carro, pois leva apenas cinco minutos do centro de Sergóvia. Se você quiser ir a pé, saiba que a caminhada dura pouco mais de meia hora a partir da Plaza Azoguejo. Deixamos esse monumento para o último lugar, pois ele é particularmente adequado para quem está viajando para Segóvia por dois dias ou para quem já visitou a cidade antes.

O que comer em Segóvia?
Agora que já conhecemos os lugares mais emblemáticos dessa cidade, precisamos conhecer outra de suas grandes atrações: a gastronomia. Há muitas delícias para comer em Segóvia, embora seu prato icônico seja o leitão. Essa carne, que se destaca por ser muito macia, geralmente é preparada em um forno a lenha, o que dá à pele uma crocância muito especial.
Os Judiones de La Granja são um produto tradicional de um povoado de Segóvia, mas sua fama os levou a fazer parte de quase todos os menus de restaurantes da cidade. Eles são feijões maiores do que os comuns e geralmente são servidos cozidos em uma tigela de barro, acompanhados de morcela, chouriço, páprica e outros ingredientes que realçam seu sabor. Os bares da Plaza Mayor ou os da Calle Juan Bravo são perfeitos para saborear essas iguarias.
E a sobremesa? Não há nada melhor do que terminar a refeição experimentando o ponche segoviano. Este prato é, em resumo, um bolo de creme umedecido com calda e coberto com uma camada de marzipã. Você sabia que esse doce conquistou o próprio rei Alfonso XIII? Pura delícia!

Como ir a Segóvia saindo de Madrid
Devido à sua proximidade com a capital espanhola, muitas pessoas se perguntam como chegar a Segóvia saindo de Madrid. Veículos particulares, transporte público e excursões organizadas são as principais formas. A viagem por estrada geralmente leva menos de uma hora, embora também seja possível viajar de trem.
Os dejamos algunas alternativas con precio cerrado para que podáis valorar opciones. Una de las principales ventajas de los tours organizados es que muchos de ellos incluyen un recorrido guiado e, igualmente, los traslados son realmente sencillos para que no tengáis que preocuparos de nada más que de disfrutar:
Aqui estão algumas alternativas com um preço fixo para que você possa avaliar suas opções. Uma das principais vantagens dos tours organizados é que muitos deles incluem uma visita guiada e os transfers são muito fáceis, de modo que você não precisa se preocupar com nada além de desfrutar:
- Segóvia por conta própria de ônibus.
- Excursão a Toledo e Segóvia ou a Segovia e Ávila.
- Excursão a Toledo, Segóvia e Ávila.
- Excursão a Segóvia, El Escorial e Vale dos Caídos.

Aqui termina nossa lista. Há muito para fazer em Segóvia além do Aqueduto e do Alcácer. Um destino que pode ser facilmente visitado em um dia, mas que, claro, pode ser explorado com mais profundidade se você passar a noite em uma hospedagem ou se estiver visitando pela segunda ou terceira vez. Seu bairro histórico nunca decepciona e sempre tem um charme especial em qualquer época do ano. Descubra mais atividades e planos para fazer em Segóvia com a Civitatis.