Croácia

O que fazer em Zagreb: 15 lugares imperdíveis

vista aerea del centro di Zagabria, in particolare su Piazza Ban Jelačić, tra le cose da vedere a Zagabria. Sulla sinistra si vede anche l'alta cattedrale di Zagabria che svetta sul resto dei tetti a spiovente del centro storico
Interessado em viajar para a Croácia e quer saber mais sobre sua capital? Venha com a Civitatis descobrir o que fazer em Zagreb!
11 agosto 2025

Se você finalmente está prestes a descobrir a Croácia e gostaria de começar pela capital, mas não tem ideia do que ela tem a oferecer, a Civitatis preparou para um roteiro muito completo sobre o que fazer em Zagreb. Separamos 15 atividades imperdíveis para levá-lo pelas ruas de uma das capitais mais antigas e diversas da Europa.

Então, tome nota, porque o itinerário a seguir está repleto de lugares e experiências emocionantes para preencher sua viagem a Zagreb com memórias inesquecíveis.

1. Praça Ban Jelačić

Vamos começar nosso percurso pelo centro de Zagreb, mais especificamente pelo seu coração pulsante. Esta praça, dedicada ao governador que libertou os territórios croatas do domínio húngaro, é o ponto de partida ideal para qualquer visita a Zagreb. A partir dali, é possível chegar aos principais pontos de interesse da cidade. Em suma, é um ponto de referência favorito de turistas e moradores locais, além de um lugar que conta uma história interessante do país.

2. Mercado de Dolac

A nossa primeira parada gastronômica de Zagreb é o Marcado Dolac. Amantes da gastronomia encontrarão nele um mercado repleto de barracas e guarda-sóis vermelhos e um local verdadeiramente icônico. Lá, é possível encontrar todos os tipos de comidas e vinhos croatas, todos de origem estritamente local. Nossa recomendação é você a escolher a barraca que mais chamar a atenção e experimentar, pela primeira vez, a culinária local.

Um mercado ao ar livre no centro de Zagreb repleto de barracas que vendem frutas e vegetais e várias pessoas, incluindo comerciantes e clientes, caminhando e trabalhando
O animado mercado de Dolac e seus típicos guarda-sóis vermelhos

3. Rua Ivana Tkalčića

E falando em comida, não perca a rua Ivana Tkalčića, uma das mais animadas de Zagreb. Lá, você encontrará estudantes animados sentados nas mesas do pub e restaurantes que servem culinária tradicional croata e diversas cervejas excelentes.

Durante o dia, vale a pena um passeio, nem que seja para admirar os prédios históricos, mas também para avistar a estátua de Marija Jurić Zagorka, a primeira jornalista da Croácia.

À noite, o local se torna o centro da vida noturna de Zagreb e é perfeito para mergulhar na alma da cidade. Por isso, se você mal pode esperar para experimentar os pratos tradicionais croatas mais deliciosos, reserve este tour gastronômico por Zagreb. Nele, você saboreará iguarias como štrukli, uma deliciosa torta de ricota.

Uma rua estreita de paralelepípedos no centro de Zagreb, ladeada por casas baixas e instalações térreas com pequenos terraços de madeira e placas coloridas
Vários pubs e restaurantes em uma rua de pedestres no centro

4. Catedral de Zagreb

É bem provável que até aqui você já tenha avistado as torres imponentes de um imponente templo gótico ao fundo ou a Catedral de Zagreb, um dos pontos turísticos imperdíveis da capital. Esta maravilha arquitetônica é a igreja mais alta da Croácia e esconde uma história fascinante. Destruída e reconstruída diversas vezes ao longo dos séculos, ela resistiu a guerras e terremotos, e manteve intacto o seu esplendor.

Assim que entrar no seu interior, você se verá imerso em uma atmosfera mística com as naves altas, os vitrais e os afrescos que te transportarão para outra era. Observe também o imponente órgão, um dos maiores da Europa. Já no lado de fora, à esquerda, você também poderá admirar um relógio embutido na parede, parado às 7:03 horas.

Vista de baixo da Catedral de Zagreb. A catedral é feita de pedra branca e sua fachada é decorada com uma rosácea gótica e duas torres sineiras laterais encimadas por pináculos imponentes
A imponente Catedral Gótica de Zagreb

5. O funicular mais curto do mundo

Parte do centro histórico de Zagreb fica em um pequeno planalto, acessível por um funicular bastante inusitado. Subir em uma de suas cabines não necessariamente te dará a emoção das alturas, mas é uma curiosidade imperdível. Com apenas 66 metros de comprimento, ele detém o título de funicular público mais curto do mundo, conectando a Cidade Baixa (Donji Grad) à Cidade Alta (Gornji Grad) em uma viagem de apenas 64 segundos.

Inaugurado em 1890, é também o meio de transporte público mais antigo de Zagreb ainda em operação. Em resumo, esse funicular oferece uma experiência curta, porém fascinante, perfeita para quem deseja desfrutar de uma pequena viagem no tempo.

No meio de alguns edifícios, fotografados de baixo, há uma rampa de pedra com trilhos, encimada por uma pequena estação de onde parte a cabine azul do funicular
O tamanho do funicular

6. Túnel Grič

A história de Zagreb pode ser sentida em cada esquina e em cada túnel subterrâneo. A cidade é particularmente rica em história, dada a necessidade urgente que teve em abrigar seus cidadãos durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma das principais entradas para esses corredores artificiais fica bem perto do funicular. Trata-se do chamado Túnel Grič, que leva às entranhas da terra, abaixo da Cidade Alta. Se esta parte da história recente lhe fascina, não perca esse tour da guerra da Croácia. Você mergulhará nessa e em outras áreas subterrâneas à prova de bombas de Zagreb, guiado por historiadores especialistas.

Foto de um túnel iluminado por luzes elétricas e uma porta no final que leva para fora, permitindo a entrada de bastante luz. No meio do corredor, duas pessoas caminhando de costas para a saída
Um vislumbre do túnel que passa sob a Cidade Alta

7. Cidade Alta

Gornji Grad, a Cidade Alta de Zagreb, parece ter parado no tempo, com suas ruas de paralelepípedos e lampiões a gás que ainda são acesos à mão, um a um. Ao chegar a essa área de funicular, você estará perto da Torre Lotrščak, de onde um tiro de canhão soa todos os dias ao meio-dia, uma tradição que remonta ao século XIX.

Passeando por Gornji Grad, siga pela Rua Strossmayer, uma romântica avenida panorâmica com vista para a Cidade Baixa. Essa é apenas uma pequena amostra de tudo o que há para ver na Cidade Alta.

Uma imponente torre medieval coberta de cal, vista de baixo. Na fachada, em cada andar, há uma pequena janela
Todos os dias, um tiro de canhão é disparado das pequenas janelas da torre

8. Praça de São Marcos

Se há um símbolo inconfundível de Zagreb, é o telhado colorido da Igreja de São Marcos, um pequeno templo no centro da praça de mesmo nome. O padrão de azulejos evoca os brasões da Croácia, Dalmácia e Eslavônia, enquanto as paredes desta pequena joia do século XIII abrigam afrescos preciosos e obras do escultor croata Ivan Meštrović.

A praça também abriga os principais prédios do governo croata, edifícios históricos como o Palácio do Governo e o Parlamento Croata, com imponentes fachadas neoclássicas. Certamente, passar por aqui deve estar na sua lista sobre o que fazer em Zagreb.

Vista da Igreja de São Marcos em Zagreb, com seu telhado colorido característico representando os brasões da Croácia, Dalmácia e Eslavônia. A fachada gótica e a entrada principal realçam a elegância arquitetônica da praça
O inconfundível telhado colorido da Igreja de São Marcos

9. Museu dos Relacionamentos Rompidos

Não é só o funicular mais curto do mundo que está entre as atrações mais curiosas de Zagreb. Se você acabou de sair de um relacionamento e precisa de conforto, pode curar a sua dor neste museu dedicado ao fim do amor.

Entre os museus mais estranhos do mundo, o Muzej prekinutih veza coleciona recordações de amores perdidos. Elas são doadas gratuitamente por pessoas para serem exibidas em seus salões. É a parada perfeita para quem está tentando se recuperar de um coração partido, mas também para aqueles fascinados por uma das fases mais imprevisíveis e multifacetadas dos relacionamentos humanos.

10. Teatro da Ópera

Inaugurado em 1895 pelo Imperador Francisco José I, oesse teatro tornou-se não apenas um dos símbolos culturais mais prestigiados da cidade, mas também um centro de ópera e balé, e deve estar entre as suas atividades no momento de programar o que fazer em Zagreb.

O magnífico edifício neobarroco cativa o olhar de todo mundo com sua fachada amarela ornamentada e cúpula majestosa, um elegante testemunho da era austro-húngara. Em frente a ele, você notará a famosa fonte do Poço da Vida. Esta obra-prima do escultor Ivan Meštrović é uma escultura de bronze composta por figuras humanas fundidas que lembram uma sucessão de estágios da vida.

Fachada do Teatro Nacional Croata em Zagreb, um elegante edifício neobarroco com colunas imponentes e uma cor amarela brilhante
O suntuoso Teatro da Ópera de Zagreb

11. Jardim Botânico

Os amantes dos jardins ingleses vão adorar este suntuoso espaço verde, um dos mais belos da capital croata. Ele foi criado pela Universidade de Zagreb no século XIX para abrigar lagos tranquilos adornados com nenúfares, canteiros perfumados e uma infinita variedade de plantas.

Você se sentirá como se estivesse passeando por uma pequena floresta encantada, completamente imerso na vegetação deste oásis urbano sombreado.

Uma pequena ponte de madeira atravessa um lago no centro de um jardim repleto de árvores, plantas e arbustos de vários tipos
A atmosfera encantadora do Jardim Botânico de Zagreb

12. Museu de arte e ciência

Agora se você prefere museus, gostaríamos de destacar quatro outras exposições permanentes que podem lhe interessar. Duas estão localizadas no coração da Cidade Alta, enquanto outras duas estão localizadas fora do centro histórico, na parte mais moderna de Zagreb, mas são facilmente acessíveis por transporte público:

  • Museu de Arte Naïf: dedicado a um estilo particular de pintura enraizado na criatividade espontânea e genuína de artistas autodidatas. Fundado em 1952, foi o primeiro museu dedicado a este gênero não convencional.
  • Galeria Strossmayer: abriga um extraordinário acervo de pinturas e esculturas, com obras que vão do século XIV ao XIX. Entre as peças mais significativas estão obras de mestres italianos como Ticiano e Veronese, além de obras de artistas holandeses, flamengos e espanhóis.
  • Museu Técnico Nikola Tesla: ostenta uma grande coleção de instrumentos científicos históricos, incluindo a bobina de Tesla. Entre motores a vapor, calculadoras mecânicas e modelos de equipamentos eletrônicos, oferece uma visão abrangente da evolução tecnológica.
  • Museu de Arte Contemporânea: A MSU está entre os museus mais importantes do país e mistura artes visuais, instalações, videoarte e performance em um ambiente cuidadosamente selecionado.

13. Parque Maksimir

Propomos agora sair do centro histórico para chegar ao maior e mais antigo parque da Europa Balcânica. Com seus 316 hectares de natureza intocada, ele é um verdadeiro refúgio de tranquilidade, onde você pode passear por lagos, trilhas sombreadas e amplos gramados.

Ele também abriga um dos zoológicos mais antigos da Europa, o Zoológico de Zagreb, lar de ursos, macacos, zebras e até leões. A área, projetada em 1787, também é um lugar rico em história e cultura. Entre seus pontos turísticos mais impressionantes estão a Vila Prekrižje e o Templo de Diana, que adicionam um toque de elegância e charme à beleza natural do local.

Uma ampla avenida que atravessa um parque exuberante leva a um prédio branco. A avenida sombreada é ladeada por postes de luz de latão e bancos.
Uma avenida do grande Parque Maksimir

14. Cemitério Mirogoj

Sim, visitar um cemitério também deve estar entre o que fazer em Zagreb. Localizado aos pés da colina Medvednica, este famoso não apenas por sua função, mas também por sua arquitetura extraordinária. Fundado em 1876, Mirogoj é considerado um dos cemitérios mais belos da Europa, graças aos seus elegantes pórticos, esculturas artísticas e lápides requintadas.

Passeando pelas avenidas arborizadas, você terá a oportunidade de descobrir inúmeros túmulos históricos. Cada um conta a história da vida e da obra de algumas das figuras mais importantes da Croácia, incluindo escritores, artistas e políticos. O cemitério também é um lugar onde a natureza e a arte se fundem, em uma área verde exuberante que inspira tranquilidade.

Um vislumbre de um dos arcos do Cemitério de Mirogoj, com piso quadriculado de tijolos pretos e brancos. As colunas cobertas de hera emolduram os túmulos, decorados com plantas e flores, criando uma atmosfera serena e contemplativa
O cemitério Mirogoj é uma obra de arte

15. Castelo Medvedgrad

Será na Cidade Baixa, no seu ponto mais alto, que encerraremos este roteiro do que ver em Zagreb. Recomendamos conhecer o topo da colina Medvednica, no Castelo de Medvedgrad, um dos monumentos mais antigos da cidade. Sua localização também faz dele o melhor ponto de observação de Zagreb.

O castelo, que antes servia como defesa, agora é um local rico em charme histórico. As ruínas bem preservadas e parcialmente reconstruídas estão abertas ao público, por isso recomendamos um passeio pelas muralhas para ter as melhores vistas da capital e das suas montanhas verdes.

Vista do interior das muralhas do Castelo de Medvedgrad, com ruínas antigas bem preservadas e partes de uma construção mais recente de tijolos vermelhos. O pátio, cercado por muralhas medievais, oferece uma vista pitoresca de Zagreb, que pode ser vislumbrada ao fundo.
O interior das muralhas do castelo

O que ver em Zagreb em um dia

O centro histórico da capital da Croácia é bastante compacto e pode ser explorado em apenas um dia. Aliás, se você a sua ideia é ir para a Croácia para conhecer as suas praias, é possível dedicar somente algumas horas aos monumentos da capital. Separamos alguns tours para te ajudar com isso:

Depois de explorar todos os destaques da capital croata, você pode seguir para as praias douradas com vista para o Adriático, a apenas algumas horas de carro. Muitas pessoas planejam seu roteiro pela Croácia partindo da capital e seguindo para o litoral. Para ter uma ideia dos possíveis planos no país, recomendamos que você leia nosso post dedicado ao que fazer na Croácia.

Um turista admirando Zagreb de uma das avenidas da Cidade Alta
Em um dia é possível ver todo o centro histórico de Zagreb

O que ver perto de Zagreb

Localizada no interior da Croácia, Zagreb é um excelente ponto de partida para explorar não apenas o restante do país, mas também a Eslovênia. Entre as primeiras atrações estão os deslumbrantes Lagos de Plitvice, uma rede de 17 lagos localizados em altitudes variadas e conectados por cachoeiras. Um dos tesouros naturais mais belos da Croácia, você pode descobri-los reservando esta excursão aos Lagos de Plitvice saindo de Zagreb.

Aproximando-se da fronteira com a Eslovênia, você também encontrará as ruínas do antigo Castelo de Trakošćan, uma fortaleza defensiva escondida por uma vegetação exuberante.

Por fim, atravessando a fronteira para a Eslovênia para ver o encantador Lago Bled e a bela cidade de Liubliana. A atmosfera de conto de fadas dessas paisagens se tornará uma lembrança inesquecível!

Vista aérea de caminhantes atravessando uma passarela de madeira construída sobre um lago turquesa perto de algumas cachoeiras dentro de um desfiladeiro cárstico
Os Lagos de Plitvice estão entre as atrações imperdíveis perto de Zagreb

Como você percebeu, Zagreb é uma capital que merece a sua visita. Seu centro histórico pitoresco, sua comida deliciosa e seus vastos espaços verdes são um bálsamo para a alma. E se você ainda não decidiu o que ver em Zagreb e arredores, basta navegar em nosso catálogo Civitatis para encontrar as melhores excursões e visitas guiadas. Inspire-se com nossas atividades e embarque em sua próxima aventura!

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

O mais lido #Croácia

Lo más leído #Croácia