América

O que fazer em Bogotá: 11 planos e dicas na capital colombiana

Hoje na Civitatis damos várias dicas e conselhos sobre o que fazer em Bogotá. Aproveite ao máximo sua visita à capital da Colômbia!
19 janeiro 2026

A capital da Colômbia, a terceira maior cidade da América Latina, é uma metrópole vibrante com muito para oferecer.

Bogotá conta com atrações para todos os gostos: museus espetaculares, uma gastronomia requintada e, claro, grandes doses de história e cultura. Além disso, seu centro histórico é uma verdadeira joia arquitetônica e monumental, e seus parques são sempre uma boa opção para passear e procurar uma merecida sombra.

Hoje, a Civitatis preparou uma lista com as melhores dicas de o que não deixar de fazer em Bogotá. Lápis e papel na mão para anotar essas dicas preciosas!

1. Bairro de La Candelaria, o centro histórico de Bogotá

Qualquer visita que se preze à capital da Colômbia deve começar por La Candelaria, o centro histórico e um dos bairros mais bonitos da cidade. Para quem pesquisa o que fazer em Bogotá, explorar essa região é indispensável, já que, ao visitá-la, você poderá admirar sua essência colonial em ruas de paralelepípedos, edifícios históricos bem preservados e charmosas praças cheias de vida.

Um lugar perfeito para iniciar o percurso é o Chorro de Quevedo. Essa pequena praça, localizada no coração do centro histórico, se encontra no local onde ocorreu a fundação de Bogotá em 1538. É um ponto emblemático onde se respira história por todos os lados.

Se você tiver tempo, recomendamos dar um passeio até a zona norte do bairro para visitar a Quinta de Bolívar. Essa casa de estilo colonial, onde morou o libertador, também está rodeada por belos jardins.

Casas coloridas do bairro de La Candelaria, em Bogotá
Bairro de La Candelaria, um dos lugares imprescindíveis para visitar em Bogotá em um dia

Caso não disponha de tanto tempo, sugerimos que se dirija diretamente à Plaza de Bolívar. Isso porque nessa esplanada central você encontrará, entre outras coisas, a Catedral Primada da Colômbia, o Capitólio Nacional (sede do Congresso da República Colombiana) e o Palácio de Liévano, sede do gabinete do prefeito. Ao redor da praça também estão localizados o Palácio de Nariño (sede da Presidência da República) e o museu dedicado ao famoso escultor Fernando Botero.

Para mergulhar na história dos monumentos acima, reserve um tour completo por Bogotá, que inclui guia, ingressos, almoço e muito mais. Imperdível!

2. Cerro de Monserrate

Depois de percorrer o bairro de La Candelaria, outro plano obrigatório para incluir no seu roteiro de o que fazer em Bogotá é conhecer o Cerro de Monserrate. De fato, muito perto da Quinta de Bolívar se encontra a estação do teleférico de Monserrate. Esse popular funicular o levará ao topo da colina em poucos minutos. No entanto, também existe a possibilidade de subir a pé. Claro, você terá que estar acostumado a fazer caminhadas!

Depois de chegar de teleférico ou a pé até o topo do mirante do Cerro de Monserrate, você poderá desfrutar das melhores vistas panorâmicas de Bogotá. Junto ao mirante se encontra também a Basílica Santuário do Senhor Caído de Monserrate, que desde a sua inauguração em 1920 é um venerado santuário de peregrinação.

Teleférico subindo ao Cerro de Monserrate, em Bogotá
O Cerro de Monserrate oferece as melhores vistas panorâmicas de Bogotá

Outra das grandes atrações turísticas do Cerro de Monserrate é o seu famoso Poço dos Desejos. Dizem que, indo a este lugar, qualquer desejo, aspiração ou boa intenção será cumprida. Você pode descobrir esse lugar com o free tour pelo Cerro de Monserrate. Esse passeio inclui também o bilhete do teleférico.

3. Museu do Ouro

A partir dessa estação do teleférico, são apenas 15 minutos a pé até você chegar ao Museu do Ouro. Um item obrigatório em qualquer lista de o que fazer em Bogotá.

De fato, se você só tem tempo para visitar um único museu em Bogotá, o Museu do Ouro deve ser sua escolha. A sua exposição abriga uma notável coleção de peças de ouro. A maioria desses objetos foi esculpida na época ancestral, pois pertencem a civilizações antigas, como os Muiscas e os Calimas.

Máscara dourada exposta no Museu do Ouro de Bogotá
O Museu do Ouro é uma das visitas obrigatórias da lista de o que fazer em Bogotá

Além de peças de ouro, você também encontrará vários objetos de cerâmica e pedra que permitirão conhecer com mais detalhes como era a sociedade e a cultura nos tempos pré-colombianos. Essa visita guiada pelo Museu do Ouro e o bairro de La Candelaria é perfeita para contemplar as peças mais destacadas da coleção permanente acompanhado de um guia.

4. Parques de Bogotá

Outra das grandes atrações turísticas da capital colombiana são suas áreas verdes. Uma das mais bonitas é o Parque de los Periodistas-Gabriel García Márquez, em homenagem ao escritor de Aracataca, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Destacam-se também o Parque Nacional Enrique Olaya Herrera e o Parque de la Independencia.

Porém, a grande área verde de Bogotá é o Parque Metropolitano Simón Bolívar. Esse grande pulmão, remodelado e ampliado para a visita do Papa Paulo VI a Bogotá em 1968, tem nada menos que 113 hectares. Diversas trilhas, bosques, lagos, áreas de recreação infantil e pequenas cafeterias compõem um espaço único e muito apreciado pela população local.

Se você apenas dispõe de 24 horas em Bogotá, não pode perder o Parque Simón Bolívar
Parque Simón Bolívar

Outra atração do Parque Simón Bolívar é a Biblioteca Pública Virgilio Barco, construída em forma de caracol. Além disso, junto desse lugar dedicado à leitura também estão o Parque Ciudad de los Niños e o Parque de los Novios. Motivos não faltam para incluir este ponto emblemático no seu roteiro de o que fazer em Bogotá!

Você poderá explorar a grande zona verde da capital colombiana neste tour pelo Parque Simón Bolívar e pela Biblioteca Virgilio Barco.

5. Bairros de San Diego, La Merced e La Macarena

Depois de terminar de visitar as áreas mais turísticas da cidade, vale a pena dedicar parte do seu roteiro para descobrir o que fazer em Bogotá além do óbvio, explorando os bairros de San Diego, La Merced e La Macarena. Nessas regiões da capital da Colômbia, você poderá contemplar outros monumentos e atrações que, apesar de serem menos conhecidos, continuam sendo importantes para a história e a cultura local.

No caso do bairro de San Diego, um dos monumentos que mais chama a atenção é a Plaza de Toros de Santamaría. Isso porque, essa praça de touros, construída em 1931, foi declarada Monumento Nacional da Colômbia. Já no bairro de La Merced, vale a pena parar diante das suas casas de estilo art déco e seu pitoresco Parque Central Bavaria.

Praça de touros de Santamaría, no bairro de San Diego de Bogotá
O bairro de San Diego é um dos pontos imprescindíveis de Bogotá

Para finalizar a rota por estes bairros de Bogotá, recomendamos dar um passeio pelo bairro de La Macarena. Isso porque, nessa área da cidade, você encontra vários bares e cafés com um ambiente boêmio. É também um bairro com ótimas propostas de lazer, já que aqui está localizado o Planetário de Bogotá, ao lado do Parque de la Independencia.

Você pode percorrer esses três pitorescos distritos de Bogotá reservando este tour pelos bairros de San Diego, La Merced e La Macarena.

6. Bairro Usaquén

Outro bairro que vale a visita na capital colombiana é Usaquén, muito famoso pelo seu charme, que combina edifícios antigos e modernos e ruas de paralelepípedos, e por abrigar diversas lojas e restaurantes requintados.

Mercado de Pulgas em Usaquén com diversas barracas e bandeiras colombianas
Mercado de Pulgas de Usaquén

Para quem gosta de arte de rua e murais artísticos, visitar esse bairro é um plano perfeito para adicionar no roteiro de o que fazer em Bogotá. Além disso, aos domingos, você pode também presenciar o Mercado de Pulgas de Usaquén, onde encontrará antiguidades, artesanato, roupas e comida típica.

Se quiser percorrer esse bairro acompanhado de um guia, você pode fazer essa visita guiada por Usaquén. A melhor forma de mergulhar na história e cultura desse incrível local!

7. Gastronomia bogotana

Em qualquer destino, conhecer a gastronomia típica é imprescindível para mergulhar na cultura local e não podería ser diferente em Bogotá. A culinária bogotana é uma mistura de tradições indígenas, coloniais e modernas e, por estar no altiplano andinho, os ingredientes protagonistas são a batata, milho, carnes e ervas aromáticas.

Entre os pratos mais típicos de Bogotá, o mais tradicional é o ajiaco santafereño, uma sopa com três tipos de batata, milho, frango desfiado e guasca (uma erva aromática), servido com arroz, abacate, alcaparras e creme de leite.

Prato típico de Bogotá, o ajiaco santafereño, uma sopa servida com arroz e abacate
Ajiaco Santafereño

Além desse, você também encontrará na gastronomia bogotana a changua, os tamales santafereños, empanadas e sobrebarriga e posta negra. Não deixe de provar também a bandeja paisa, que, embora não tenha origem em Bogotá, é um dos principais pratos da Colômbia, além de ser delicioso!

E, é claro, não vá embora de Bogotá sem provar o café colombiano, considerado como um dos melhores do mundo. Os grãos, exclusivamente da variedade Arábica, são de alta qualidade, e com sabor e aroma inconfundíveis. Não deixe de prová-lo em uma das diversas cafeterias que você encontrará pela cidade!

Recomendamos fazer esse tour gastronômico por Bogotá para conhecer as delícias da cidade acompanhado de um guia. Um plano imperdível do seu guia de o que fazer em Bogotá!

8. Zona T e Zona Rosa, a animada vida noturna de Bogotá

Vamos finalizar a lista do que fazer em Bogotá na Zona T, uma região que se destaca por sua animada vida noturna. Inúmeros bares, restaurantes, cafeterias e discotecas se concentram neste local. É, portanto, a “área de festas de Bogotá”, muito procurada tanto pelos turistas quanto pelos moradores.

Pessoas brindando com cerveja
Brindando na Zona T, região com vida noturna animada

Perto da Zona T também se encontra a Zona Rosa, que abriga inúmeros bares e discotecas direcionados para a comunidade LGTB. Seus estabelecimentos gay friendly são verdadeiros ícones, além de seus diversos restaurantes e discotecas onde todos são bem-vindos. A melhor maneira de terminar o seu dia em Bogotá!

9. Museu Botero

Bem pertinho da Plaza de Bolívar está o Museu Botero, uma parada imperdível para quem busca o que fazer em Bogotá. O espaço reúne obras incríveis do mais famoso pintor e escultor colombiano, Fernando Botero, conhecido por seu estilo inconfundível, marcado por figuras volumosas e um toque lúdico com influências do surrealismo. Nascido em Medellín, o artista ganhou reconhecimento mundial, popularmente associado aos “gordinhos”, termo que ele próprio preferia substituir por “figuras volumosas”.

Alguns quadros do artista colombiano Fernando Botero, no Museu Botero, em Bogotá
Museu Botero, em Bogotá

Além das 123 pinturas e esculturas assinadas por Botero, o museu abriga ainda 85 obras de grandes mestres da arte internacional, como Pablo Picasso, Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Pierre Bonnard e Salvador Dalí, incluindo a famosa obra Busto Retrospectivo de Mujer. A entrada é gratuita, mas vale lembrar que o museu não abre às terças-feiras. No mesmo complexo, há outros museus igualmente interessantes, o que faz desse passeio uma excelente opção para quem quer saber o que fazer em Bogotá e ocupar tranquilamente uma tarde inteira explorando cultura e arte.

10. Excursões saindo de Bogotá

Se você tem tempo suficiente na sua viagem, pode aproveitar para conhecer alguns atrativos turísticos que ficam nos arredores da capital.

Uma ótima opção é conhecer a Catedral de Sal de Zipaquirá, uma igreja construída sob uma antiga mina a 180 metros de profundidade. Você poderá percorrer os túneis que recriam as 14 Estações da Via Sacra, com esculturas esculpidas nas paredes de sal. Na entrada principal, você também verá as três naves dedicadas ao nascimento, vida e morte de Cristo. Uma visita obrigatória para deixar no seu radar de o que fazer em Bogotá! Na Civitatis, você fazer uma excursão à Catedral de Sal de Zipaquirá.

Catedral de Sal de Zipaquirá com bancos vermelhos e uma cruz iluminada de azul ao fundo
Parte do percurso da impressionante Catedral de Sal de Zipaquirá

Para os cafeófilo, fazer um tour do café por Cundinamarca é quase obrigatório! Nesse passeio, você conhecerá uma fazenda cafeeira colombiana, descobrirá o processo de produção dessa bebida e, claro, fará uma degustação deliciosa.

Se você prefere uma experiência mais exclusiva, pode optar por uma das excursões privadas saindo de Bogotá, que inclui o transfer de ida e volta ao seu hotel e um guia exclusivo para o seu grupo.

11. Guatavita

Você já ouviu falar da lenda de El Dorado? Essa história fascinante nasceu na Lagoa de Guatavita, um dos passeios mais emblemáticos para quem pesquisa o que fazer em Bogotá e arredores. Há séculos, um cacique muisca coberto de pó de ouro mergulhava em suas águas enquanto a tribo lançava joias em grande quantidade como oferenda aos deuses. Encantados pela lenda, os conquistadores europeus chegaram a abrir uma fenda no morro na tentativa de esvaziar a lagoa e roubar os tesouros.

Hoje, porém, o local é protegido: não é permitido entrar na lagoa, apenas admirá-la a partir de um mirante enquanto se escuta essa história impressionante. Localizada a cerca de 75 km de Bogotá, a Lagoa de Guatavita é perfeita para um passeio de bate e volta. A caminhada até o mirante não é longa, mas pode ser cansativa por causa da altitude, cerca de 3.100 metros acima do nível do mar, e da escadaria final com aproximadamente 150 degraus. O tour que fiz combinava a visita à lagoa com a Catedral de Sal de Zipaquirá no mesmo dia, uma excelente maneira de otimizar o tempo e explorar ainda mais atrações imperdíveis da região.

Na Civitatis, você pode ver a Lagoa de Guatavita com essa excursão Guatavita + Catedral de Sal de Zipaquirá saindo de Bogotá.

Dicas para sua viagem a Bogotá

Peso, Dólar ou Real: qual moeda levar em Bogotá?

A moeda oficial da Colômbia é o Peso Colombiano, então, se você pretende visitar o país, pode optar por levar essa moeda. Além disso, em muitos destinos turísticos, você conseguirá trocar facilmente dólares ou reais por pesos colombianos, já que existem diversas casas de câmbio espalhadas pela cidade.

Se você vai passar rapidamente por Bogotá e não pretende passar por nenhuma outra cidade colombiana, a melhor opção é usar dólares americanos, que são comumente aceitos em vários estabelecimentos. Outra opção é utilizar um cartão de crédito ou débito internacional. Contudo, embora essa forma de pagamento seja cada vez mais comum, vale lembrar que essa opção pode não ser aceita em alguns locais comerciais.

Como economizar em Bogotá?

Parar tirar o máximo proveito da sua passagem pela capital colombiana, você pode adquirir o cartão turístico Bogotá Pass. Com ele, você terá acesso a diversos atrativos da cidade, como os principais museus, o teleférico e a mina de sal por até 3 dias. Além disso, você terá descontos em diversos restaurantes, pubs, e lojas.

Qual a melhor época para ir a Bogotá?

A melhor época para ir a Bogotá é durante a estação seca, entre dezembro e março e nos meses de julho e agosto, quando chove menos e o clima é mais agradável para passeios. As temperaturas costumam variar entre 14 °C e 20 °C, ideais para explorar a cidade. Mesmo assim, por estar a mais de 2.600 metros de altitude, é recomendável levar agasalho em qualquer época do ano.

É seguro ir para Bogotá?

Sim, é seguro ir para Bogotá, especialmente nas áreas turísticas e bem movimentadas. Como em qualquer grande cidade, é importante tomar alguns cuidados básicos, como evitar ruas desertas à noite, não exibir objetos de valor e utilizar transporte confiável. Bairros como La Candelaria, Chapinero e Zona T são bastante visitados por turistas e contam com boa estrutura e policiamento. Com atenção e planejamento, a viagem tende a ser tranquila e agradável.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informamos que seus dados pessoais são tratados pela CIVITATIS nas condições indicadas a seguir: