O que ver na Rota 66

Nos anos 1920, uma necessidade de se deslocar e de transportar mercadorias nos Estados Unidos levou à construção de uma estrada para unir o Leste e o Oeste do país. Estamos falando da Rota 66, uma das estradas mais famosas do mundo. Se você não sabe o que ver na Rota 66, nós da Civitatis vamos lhe contar tudo sobre ela.
Durante a Grande Depressão, a estrada foi uma maneira de escapar da miséria da região Meio-oeste e, já nos anos 1940 e 1950, se tornou um símbolo da cultura popular estadunidense, principalmente graças à literatura, ao cinema e à música. Ainda é possível ver trechos originais da estrada que contrastam com as partes mais modernas, além de restaurantes, lojas ou postos de gasolina que mantêm e perpetuam o espírito dessa rota icônica.

Chicago
A cidade de Chicago é o início oficial dessa rota de viagem e oferece várias possibilidades ao visitante antes de começar seu trajeto pela estrada.
Para conhecer seus atrativos, uma boa opção pode ser contratar um tour panorâmico por Chicago ou fazer o percurso do ônibus turístico. Admirar as vistas da cidade do 360 Chicago Observation Deck também pode ser um plano interessante, e se você quer dar um toque doce a sua visita, não perca o tour dos donuts por Chicago.

Historic Museum Route 66 em Pontiac
A pequena cidade de Pontiac é um dos primeiros pontos da rota, e lá encontramos o Historic Museum Route 66, um dos lugares mais interessantes para ver na Rota 66. Você vai encontrar vários objetos relacionados com a rota e obras de artistas que se inspiraram nessa estrada.

Casa de Lincoln
Antes de chegar a Springfield está a casa onde viveu Abraham Lincoln, outro dos lugares para ver na Rota 66. É possível visitar essa casa, que foi o lar do presidente, sua tumba e um museu dedicado à sua vida e trajetória política.

Tulsa
Tulsa é outra parada obrigatória da Rota 66. Além de explorar a cidade e ver lugares como o centro de arte Philbrook ou a Universidade Oral Roberts, há centenas de pontos curiosos em Tulsa. Um deles é o posto de gasolina Buck’s Atom, custodiado por um dos «gigantes» de fibra de vidro ou Muffler Men, que é possível encontrar por toda a rota.
No percurso entre Springfield e Tulsa, há uma pequena cidade chamada Galena, onde está localizado a estação de serviço Cars on the Route (anteriormente conhecida como Four Women on the Route 66). O nome foi alterado após o lançamento do filme Cars e no local estão expostas réplicas dos personagens desse longa-metragem de animação da Pixar.

Oklahoma City
A Rota 66 segue por Oklahoma City, onde vale a pena parar para ver a casa de John Hargrove, um artista que transformou sua casa em um museu da emblemática rota.
No caminho do próximo destino, a cidade de Amarillo, você pode visitar o City Meat Market, uma peculiar loja ao mais puro estilo da Rota 66, e o posto de gasolina Conoco, de estilo art-decó, que também aparece no desenho Cars.

Amarillo
Em Amarillo fica o famoso Cadillac Ranch. Trata-se de um parque onde há 12 Cadillacs enterrados e decorados com pinturas e grafitis. Sem dúvida um dos lugares imperdíveis da Rota 66!
E para experimentar o verdadeiro bife ou steak norte-americano, vale a pena comer no imenso salão country The Big Texan Steak Ranch. Esse local oferece uma proposta curiosa: se você conseguir comer todo o seu bife de 2 quilos de carne (com acompanhamentos), você não paga. Caso contrário, terá que pagar pela refeição.

Wingwan Motel e Petrified Forest National Park
Continuamos a rota rumo ao oeste e, na estrada, encontraremos interessantes lugares da Rota 66 para ver, como os murais de Tucumari e o Wigwam Motel. Esse último é uma das hospedagens mais icônicas da Rota 66, pois seus quartos têm forma de tenda tipi.
Nesta área fica o Petrified Forest National Park, um parque de árvores petrificadas do período Mesozoico (há mais de 200 milhões de anos). Uma de suas zonas mais famosas é o Deserto Pintado, cujas formações geológicas se caracterizam por suas tonalidades avermelhadas, rosadas e lavanda.

Grand Canyon e Las Vegas
Entramos no Arizona e não podemos evitar mencionar o Grand Canyon, um dos principais lugares para ver na Rota 66 e onde é possível desfrutar de paisagens que parecem ter saído de outro mundo. Se você se desviar um pouco da rota em direção ao norte, chegará a Las Vegas, a cidade dos cassinos. Essa cidade oferece uma infinidade de atividades que vão desde organizar um casamento express com Elvis como testemunha, pilotar um monster truck, disparar de um helicóptero até voar em um avião acrobático.

Voltando à Rota 66, vale a pena parar no povoado de Oatman, que parece de um filme do Velho Oeste. O mais curioso da visita é ver os burros passeando pelas ruas, pois esses animais foram muito importantes no século XX, quando ajudavam a transportar o ouro das minas.

Peggy Sue’s 50 Diner
Ao longo da Rota 66 você vai encontrar vários restaurantes de estrada ou diners, como são chamados em inglês. São estabelecimentos típicos que preservam essa decoração retrô dos anos 1950, alguns até com jukebox incluído. Um deles é o Peggy Sue’s 50 Diner, que fica antes de chegar a Los Angeles, mas há muitos mais que não passam desapercebidos, como o Twisters ou Mr. D’z Diner.

Santa Monica
Chegamos ao final da Rota 66! Oficialmente, a estrada termina no píer de Santa Monica, que conta com um parque de diversão com roda-gigante incluída. Quando você chegar lá, não pode perder a oportunidade de fazer um cruzeiro por Marina del Rey ou aprender a surfar em Venice Beach.
