Selecione seu idioma

O que ver na Madeira
Europa

O que ver na Madeira

A pouco menos de 1000 quilômetros da capital lusa, o arquipélago da Madeira é uma das joias do Atlântico. Com duas ilhas habitadas, Madeira e Porto Santo, o arquipélago conta com maravilhosas paisagens e muita tradição. Se você ainda não sabe o que ver na Madeira, nós da Civitatis damos algumas sugestões daquilo que pode fazer e aproveitar as suas férias ao máximo.

De clima suave durante grande parte do ano, a Madeira é dos destinos turísticos mais procurados, tanto pelos portugueses como pelos estrangeiros, dentro do território nacional. Não é por acaso que tem sido considerada pela World Travel Awards o melhor destino insular mundial ininterruptamente desde 2015. A capital do arquipélago é a cidade do Funchal, que conta com cerca de 112 mil habitantes.

Sé Catedral do Funchal

A Sé Catedral do Funchal é o templo mais importante de todo o arquipélago e é considerada Monumento Nacional desde 1910. A sua construção foi iniciada no século XV, poucas décadas depois da descoberta da própria ilha. O seu interior, amplamente influenciado pela época da expansão marítima, conta com belas obras de arte em diversos materiais, como o azulejo e a madeira.

Detalhes do interior da Sé da Madeira
Interior da Sé da Madeira

Mercado dos Lavradores

O Mercado dos Lavradores foi inaugurado na década de 1940 e servia toda a cidade do Funchal. Ocupa uma posição estratégica no seu centro histórico. Nele, é ainda possível maravilhar-se com todo o tipo de produtos e viver o agitação de uma cidade vibrante. Sabia que muitos dos seus vendedores vestem o traje tradicional da Madeira?

Vendedoras com o traje tradicional da Madeira no Mercado dos Lavradores
Vendedoras com o traje tradicional da Madeira

Teleférico do Funchal

Na zona velha do Funchal podemos encontrar o teleférico da cidade. Juramos que, daqui, as vistas são imbatíveis! Das suas cabines, pode contemplar panorâmicas incríveis do Funchal assim como os vales do Monte, freguesia a norte da cidade, local onde termina o seu trajeto. 

Cabines do Teleférico do Funchal
Vista do Teleférico do Funchal

Monte

O Monte é a zona nobre da cidade, já que o seu desenvolvimento foi fortemente alavancado pela aristocracia britânica que aqui se estabeleceu. Com ela, chegaram as grandes quintas (como são chamadas as fazendas) e hotéis de sonho. E já que está aqui, pode aproveitar para visitar o Jardim Botânico da Madeira. Sabia que foi nessa zona que viveu Carlos I, o último imperador da Áustria?

Uma das fazendas construídas no Monte rodeada de natureza
Quinta no Monte

Carros de Cestos do Monte

Quer voltar do Monte ao Funchal em grande estilo e da forma mais típica possível? É impossível ficar indiferente à peculiaridade dos carros de cestos do Monte. Esse é um meio de transporte tradicional que consiste em pequenos carros tipo trenó, de dois ou três lugares, empurrados cerro abaixo desde a localidade do Monte até a cidade do Funchal, num percurso de cerca de 2 quilômetros.

Visitantes descendo nos carros de cestos do Monte
Descendo nos tradicionais carros de cestos do Monte

Comida e bebida local

Não podemos deixar de deleitar o nosso paladar com a comida e bebida típica da região. O nosso primeiro destaque vai para o vinho da Madeira, cuja produção e exportação constitui uma das principais atividades da região. E, claro, não podemos deixar de fora a conhecida poncha da Madeira. Já a tradição pecuária e pesqueira da ilha oferece uma grande variedade de carnes e peixes. Que tal provar as melhores especialidades enquanto assiste a um espetáculo tradicional?

Taças de poncha, uma bebida tradicional da Madeira
Poncha, uma bebida tradicional da Madeira

Casinhas de Santana

As casinhas de Santana são uma curiosidade que vale a pena visitar. Estão localizadas na freguesia de Santana, na costa norte da ilha, e são um dos ícones turísticos da ilha: habitações simples, de forma triangular, muito coloridas e com telhados de colmo.

Com telhado de colmo, as casinhas de Santana são uma atração dessa parte da ilha
Casinhas de Santana

Pico do Castelo em Porto Santo

O Pico do Castelo, na ilha de Porto Santo, é um dos picos mais altos da ilha (apenas superado pelo Pico do Facho). No entanto, é o ponto mais elevado da ilha onde alguma vez houve uma construção: um forte do século XV que tinha um papel importante na defesa da ilha contra os seus invasores.

Canhão do forte que foi construído no Pico do Castelo
Vista do Pico do Castelo

Virada do ano no Funchal

Ao longo dos anos, o Funchal vem ganhando relevância como um dos destinos mais interessantes para dar as boas-vindas ao novo ano. A cidade, já cheia de luzes natalinas, é testemunha, na noite de 31 de dezembro, de um espetacular show de fogos de artifícios que pode durar até 10 minutos!

Fogos de artifício na festa de Ano Novo da Madeira
Ano Novo na Madeira

Informação da Madeira

População: 253 923 habitantes.

Tamanho: 801 quilômetros quadrados.

Idioma: português.

Moeda: euro.

Mais em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *