Selecione seu idioma

As ilhas mais paradisíacas do Brasil
América do Sul

As ilhas mais paradisíacas do Brasil

O Brasil é um país paradisíaco banhado pelo Oceano Atlântico, mas você sabia que, além de um litoral de mais de 7.000 quilômetros, o nosso país também tem várias ilhas de tirar o fôlego e com todo o tipo de paisagens possíveis: Mata Atlântica, dunas, praias, mangues, falésias, recifes de corais? Será que você conhece todas? Nós da Civitatis preparamos uma lista incrível com algumas delas para que você possa começar a planejar a sua viagem o quanto antes.

Ilha Grande (Rio de Janeiro)

A Ilha Grande, que fica no estado do Rio de Janeiro e que pertence ao município de Angra dos Reis, é o lugar perfeito para fazer uma trilha ou passar um dia incrível conhecendo o fundo do mar. Ela é considerada por muitos o Caribe brasileiro e não é para menos, já a sua natureza excepcional e águas cristalinas não deixam nada a desejar. Além do mais, é o lugar perfeito para praticar snorkel!

Essa ilha é perfeita para se conectar com a natureza e descansar da rotina. Um autêntico paraíso na Terra!

Praia da Ilha Grande
Litoral da Ilha Grande

Ilhabela (São Paulo)

Outra das ilhas da região sudeste do Brasil é Ilhabela, que sempre aparece nas listas das melhores praias de São Paulo. Esse conjunto de ilhas era habitado pelos povos nativos antes da chegada dos portugueses e foi usado pelos colonos para atividades agrícolas e até mesmo como refúgio pelos corsários.

Para chegar, você terá que pegar uma balsa que parte da cidade de São Sebastião. Esse lugar, que é perfeito para uma viagem de fim de semana, tem uma natureza incrivelmente bem conservada (o que faz com que existam muitos mosquitos na região, por isso não esqueça de levar o seu repelente!). Ainda assim esse lugar merece um lugar na lista!

Lá, você poderá desfrutar mais de 30 praias paradisíacas, muitas cachoeiras, trilhas, do seu centro histórico de estilo colonial e muito mais.

Ilhabela é uma das ilhas mais paradisíacas do Brasil
Praia do Jabaquara, em Ilhabela

Ilha de Marajó (Pará)

A ilha de Marajó é a maior ilha flúvio-marítima (rodeada por rio e mar) do mundo, e fica no arquipélago de Marajó, no estado do Pará. Está situada no delta do Amazonas, banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. É um lugar bem simples, ideal para aproveitar a natureza e conhecer as paisagens da Amazônia!

Marajó, maio ilha flúvio-marítima
Paisagens da Ilha de Marajó

Ilha de Itamaracá (Recife)

A ilha de Itamaracá, além de contar com paisagens maravilhosas, também tem uma grande história colonial. Lá, você poderá ver uma construção que é Patrimônio Cultural Brasileiro, o Fort Orange, construído em 1631 pelos holandeses que queriam conquistar a Vila de Conceição.

Além do mais, perto de lá fica outra ilha da região, a ilha do Coroa do Avião, famosa por ser considerado um lugar muito romântico… perfeito para desfrutar com alguém especial!

Itamaracá reúne história e belezas naturais
Fort Orange, em Itamaracá

Ilha de Itaparica (Bahia)

Salvador é um destino turístico incrível e conta com outra das ilhas mais bonitas do Brasil: a ilha de Itaparica, apelidada de Caribe baiano, que fica na Baía de Todos os Santos, a 13 quilômetro de Salvador, um lugar que se destaca pela sua beleza natural e tranquilidade. 

Esse lugar tranquilo do estado da Bahia está repleto de história. Você poderá aproveitar a viagem para caminhar pelas ruas típicas enquanto contempla a arquitetura de estilo colonial. Sabe o que você não pode deixar de fazer na Ilha de Itaparica? Degustar a gastronomia da Bahia. Recomendamos combinar o passeio da ilha de Itaparica com a visita à ilha dos Frades, outro paraíso natural da Baía de Todos os Santos.  

Itaparica, uma das praias paradisíacas do Brasil
Panorâmica da praia da Penha, na ilha de Itaparica

Abrolhos (Bahia)

Outro destino imperdível é o arquipélago de Abrolhos, formado por cino ilhas incríveis (no entanto, é permitido desembarcar apenas em uma delas). No arquipélago fica o Parque Nacional de Abrolhos, um lugar ideal para avistar baleias Jubarte, pois esses animais partem das águas frias da Antártida para se reproduzir nas águas rasas do litoral baiano.

Você poderá desfrutar de praias desertas e praticar mergulho, pois esse lugar é considerado outro dos paraísos desse esporte no Brasil.

Arquipélago de Abrolhos fica no Parque Nacional
Arquipélago de Abrolhos

Florianópolis (Santa Catarina)

Florianópolis, ou “Floripa” para os amigos, é a capital do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, e está constituída pela ilha principal (ilha de Santa Catarina) e outras ilhas menores.

A “Ilha da Magia”, como também é chamada, é um destino mais urbano onde você poderá desfrutar das ilhas e do continente, mas que também não fica para trás no quesito natureza.

Você poderá ver monumentos, obras arquitetônicas incríveis, antigos assentamentos coloniais, e claro, praias incríveis. A melhor maneira de conhecer tudo isso é com um tour privado.

Vista aérea da Praia da Armação, em Florianópolis
Praia da Armação, em Florianópolis

Delta Parnaíba (Maranhão)

O Delta do Rio Parnaíba (ou Delta das Américas) fica entre os estados brasileiros do Maranhão e do Piauí e forma 73 ilhas fluviais repletas de dunas, mangues e ilhotas. É uma paisagem paradisíaca que garantimos que será difícil de encontrar em outro lugar que não seja o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses!

A maior ilha do conjunto é a Ilha Grande de Santa Isabel, seguida pela Ilha das Canárias.

Delta do Maranhão conta com 73 ilhas fluviais
 Paisagens do Delta do Parnaíba, no Nordeste do Brasil

Fernando de Noronha (Pernambuco)

Deixamos Fernando de Noronha para o final da lista. Mas o que dizer desse lugar que consegue ser ainda mais incrível pessoalmente? Considerada uma das ilhas mais bonitas da América do Sul, esse arquipélago está formado por 21 ilhas distintos tamanhos e de origem vulcânica e oferece todos os tipos de atividades possíveis!

Fernando de Noronha é o primeiro Parque Natural Marinho do Brasil (mais da metade da ilha é considerada espaço protegido) e o acesso é limitado, o que torna esse destino bem exclusivo. 

Também é um lugar ideal para fazer uma trilha pelos seus mirantes, praticar snorkel para desfrutar da biodiversidade marinha ou mergulho (tanto para principiantes quanto para profissionais) e ver um verdadeiro navio naufragado. É o paraíso dos mergulhadores!

Ficou com vontade de visitá-la? Com esse último dado iremos lhe convencer: em Fernando de Noronha fica a Baía do Sancho, que é considerada por muitos viajantes a praia mais bonita do mundo!

Vista da Baía do Sancho, em Fernando de Noronha
Baía do Sancho, uma das praias mais bonitas do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *