Selecione seu idioma

Os 10 castelos mais bonitos da França
Europa

Os 10 castelos mais bonitos da França

“O sol brilha para todos e desconheço a cláusula do testamento de Adão que dividiu o mundo entre portugueses e espanhóis e me excluiu da partilha”. Francisco I da França entrou para a história por frases como esta. O monarca, um dos principais impulsores do Renascimento francês, também promoveu a construção de vários castelos-palácio no seu país e, a seguir, mostramos os 10 castelos mais bonitos da França.

O Hexágono, como é popularmente conhecido o território da França, está repleto de impressionantes fortalezas. A maioria dos castelos foi construída durante a Idade Média e o Renascimento, embora haja de todas as épocas e estilos.

A maior parte dos castelos mais espetaculares da França está em regiões tão bonitas como a do Loire, Alsácia ou Occitânia, que se destacam por seu grande patrimônio monumental. Na Civitatis, propomos uma viagem pelo país para conhecer seus castelos mais icônicos. Vamos?

Chambord, o rei dos castelos do Loire

Em toda lista que se preze sobre os 10 castelos mais bonitos da França não podem faltar os da região do Loire. De todos eles, um dos mais destacados é o castelo de Chambord. Nesse palácio, considerado o sonho do rei Francisco I, participaram importantes artistas do Renascimento. Um dos mais famosos foi sem dúvida o próprio Leonardo Da Vinci, que, conforme a lenda, desenhou a célebre escada de hélice dupla de Chambord.

Lagoa ao lado de Chambord, um dos 10 castelos mais bonitos da França
Castelo de Chambord

Dentro do castelo, você tampouco pode perder os aposentos de Luís XIV, o rei sol. Também vale a pena visitar a Capela Real e, é claro, seus belos jardins no melhor estilo francês.

Com seu ingresso do castelo de Chambord, você desfrutará de todas as suas instalações sem ter que enfrentar fila.

Chenonceau, o castelo das damas

A região do Loire também abriga outras joias monumentais de estilo palaciano, como o castelo de Chenonceau. Famoso por seus arcos sobre o rio Cher, essa construção também é conhecida como o castelo das damas. O motivo? Personagens tão ilustres como Luísa de Lorena, Catarina de Médici ou Diana de Poitiers foram as protagonistas da intensa vida desse refinado castelo.

Arcos de Chenonceau. um dos castelos mais bonitos da França
Arcos do castelo de Chenonceau sobre o rio Cher

No interior se destaca seu grande salão de baile, onde organizavam festas da corte que começavam no final da tarde e seguiam a noite toda. Algumas chegavam a terminar apenas ao amanhecer do dia seguinte.

Se você reservar o ingresso do castelo de Chenonceau, poderá visitar também seus belos jardins, que tiveram a intervenção de Diana de Poitiers e Catarina de Médice.

Angers,  um dos 10 castelos mais bonitos da França

Sem sair da região do Loire, também vale a pena passar por Angers para visitar seu imponente castelo medieval. Entre seus principais tesouros se destacam a capela de São João Batista e, principalmente, o espetacular tapete do Apocalipse. Considerada uma das obras-primas da tapeçaria francesa, ela narra através de diferentes painéis o Apocalipse segundo São João.

Muralhas do castelo de Angers
Muralhas do castelo de Angers

Também vale a pena visitar o castelo de Angers pelas fantásticas vistas panorâmicas que os mirantes de ameias e torres oferecem, dos quais é possível ver, entre outras coisas, as torres da catedral da cidade.

Se você deseja conhecer um dos 10 castelos mais bonitos da França, pode reservar com a Civitatis o ingresso do castelo de Angers.

Pura história em Nantes

O rio Loire também se destaca na cidade de Nantes, onde se destaca o castelo dos duques da Bretanha. Essa fortaleza é fundamental para entender o passado da França, já que, além do seu interior, abriga da exposição permanente do Museu da História de Nantes. Sua coleção relembra alguns episódios que marcaram a história do país, como a exposição do império de Napoleão Bonaparte ou a II Guerra Mundial.

Muros do castelo de Nantes
Castelo dos duques da Bretanha

Perto do castelo de Nantes está também o chamado espelho d’água, onde você poderá tirar excelentes fotografias do reflexo dessa fortaleza.

Com a visita guiada por Nantes, você entrará no castelo dos duques da Bretanha para conhecer sua lendária história.

A elegância de Azay-le-Rideau

O Castelo de Azay-le-Rideau é considerado um dos 10 castelos mais bonitos de França e também um dos mais elegantes. Esse palácio próximo ao Loire compete em beleza com os castelos de Rivau e Villandry. Puro luxo concentrado em poucos quilômetros!

Fosso do castelo de Azay-le-Rideau
Castelo de Azay-le-Rideau

Todos esses castelos estão decorados com uma fina ornamentação que nos comprova o luxo e a pompa de diferentes épocas a que estavam acostumados seus ilustres moradores.

Se você visitar a cidade, pode reservar o ingresso do castelo Azay-le-Rideau.

Vincennes, o castelo de Paris

Já falamos muito sobre os castelos da região do Loire, mas e a capital francesa? Sim, entre os 10 castelos mais bonitos da França também encontramos um em Paris. Trata-se do castelo de Vincennes, situado no distrito XII.

Torre de homenagem do castelo de Vincennes
Castelo parisiense de Vincennes

Vincennes é considerado um dos maiores castelos medievais da Europa. Além da própria fortaleza, o conjunto monumental se completa com a Torre da Homenagem, separada do resto do edifício defensivo, e da Sainte-Chapelle, considerada uma obra-prima do gótico flamejante.

O ingresso do castelo de Vincennes inclui o acesso a todos os monumentos do recinto.

Pierrefonds, um dos castelos mais bonitos da França e a joia da Alta França

A região da Alta França também é muito abundante em fortalezas, sendo a mais destacada a do castelo de Pierrefonds. Nele residiram em diversas ocasiões Napoleão Bonaparte e seus descendentes, já que o baluarte possui uma privilegiada localização estratégica que permite controlar grandes zonas de território.

Entrada do castelo de Pierrefonds
Castelo de Pierrefonds

O castelo de Pierrefonds serviu também como cenário para filmes históricos, como Joana D’Arc e O homem da máscara de ferro.

Se você é apaixonado por história, por cinema ou por ambos, não pode perder a oportunidade de reservar o ingresso do castelo de Pierrefonds.

Lendas atrás dos muros de Carcassonne e seu castelo, um dos mais bonitos da França

Uma das cidades medievais mais bem conservadas da França é Carcassonne, cenário habitual de diversas lendas relacionadas aos cátaros. O castelo condal de Carcassonne ocupa um lugar privilegiado com as muralhas da cidadela que rodeia toda a cidade, criando um cenário que parece ter saído diretamente de um conto da Idade Média.

Castelo e muralhas de Carcassonne
Castelo e muralhas de Carcassonne

Das torres e ameias do castelo de Carcassonne, você também desfrutará de uma vista extraordinária do rio Aude.

Você pode reservar o ingresso do castelo e muralhas de Carcassonne.

Salses, um castelo que dá nome à sua vila

Carcassonne está na Occitânia, região francesa onde também se encontra Salses-le-Château, uma cidade cujo nome vem de seu invencível castelo medieval. Essa fortaleza foi durante séculos objeto de disputa entre a França e a Espanha, o que provocou diversos conflitos entre os dois países.

Castelo de Salses-le-Château
Castelo de Salses-le-Château

Com o passar dos séculos, o castelo foi reforçado com as melhorias de prestigiosos engenheiros militares, como grande Vauban.

Se você reservar o ingresso do castelo de Salses-le-Château, terá um encontro com a história.

Haut-Koenigsbourg, a pérola da Alsácia

Entre as principais fortalezas da Alsácia se destaca o castelo de Haut-Koenigsbourg, situado no meio do caminho entre Estrasburgo e Colmar. Devido ao caráter fronteiriço da Alsácia, o castelo foi testemunha de inumeráveis episódios relacionados à história da França e da Alemanha.

Panorâmica de Haut-Koenigsbourg, um dos 10 castelos mais bonitos da França
Castelo alsaciano de Haut-Koenigsbourg

Além disso, a fortaleza está junto ao Parque Natural dos Vosgos do Norte. Sem dúvida, não faltam motivos para visitá-la!

Se você está em Estrasburgo, recomendamos este tour pela Alsácia + castelo de Haut-Koenigsbourg.

Mais em