Selecione seu idioma

7 dicas para praticar o turismo responsável
Geral

7 dicas para praticar o turismo responsável

Cada vez mais pessoas estão conscientizadas sobre a reciclagem, a redução do uso de plásticos e sobre o respeito pela natureza. Na Civitatis acreditamos que com pequenos gestos diários podemos ajudar a tornar nosso meio ambiente mais sustentável e isso também se aplica às viagens, por isso reunimos sete dicas para praticar o turismo responsável, assim você possa contribuir para a preservação do ecossistema quando viajar.

1. Leve sua própria garrafa reutilizável

Usar garrafas reutilizáveis é uma boa maneira de praticar o turismo responsável
Use garrafas reutilizáveis em suas viagens

Quando viajamos, consumimos uma porcentagem maior de água engarrafada e isso se torna um problema para contaminação por plástico.

Para cooperar com o meio ambiente, é aconselhável trazer uma garrafa reutilizável. Assim, se estivermos em cidades quentes como Sevilha e decidirmos fazer um tour pelo Alcácer, a Catedral e a Giralda, estaremos bem hidratados.

2. Bicicleta, meio de transporte ideal para o turismo responsável

Bicicleta, um meio de transporte sustentável
Locomover-se de bicicleta ajuda a combater a poluição

Incluir atividades com transporte não motorizado é importante para a redução de emissões para a atmosfera. As rotas de bicicleta tornaram-se uma atividade popular em muitos roteiros de viagens.

Capitais como Paris motivam seus habitantes e turistas a fazer um passeio de bicicleta para desfrutar dos monumentos de uma forma divertida e sustentável. Experimente esse tipo de turismo responsável!

3. Turismo gastronômico

Consumir produtos locais é uma forma de turismo sustentável
Degustar a gastronomia local también ajuda o meio ambiente

Você também procura os pratos típicos de um lugar quando o visita? Quando viajamos, é muito comum procurar a gastronomia tradicional para experimentá-la. Provar produtos locais também é uma característica de um ecoturista!

Se estivermos no México e decidirmos fazer um tour gastronômico, estaremos contribuindo para um menor uso de transporte e gastos com alimentação que iremos consumir.

4. Não deixe nada nas praias

Levar o lixo das praias
O plástico corresponde de 60% a 80% dos resíduos encontrados no mar

A excursão às praias do Cabo de Vela é uma alternativa ideal para conhecer a beleza da Colômbia, mas são cada vez mais os resíduos que se acumulam nas belas paisagens do litoral de todo o mundo.

Quer saber como ser um turista responsável? Recolha seu lixo, não jogue as bitucas de cigarro na areia e use protetor solar que não afete o meio ambiente.

5. Diga sim ao transporte público

Uso do transporte público durante as viagens
O uso do transporte público ajuda a reduzir as emissões de CO2

Em cidades como Nova York, o uso de transporte público é indispensável para milhares de pessoas. Sem saber, toda essa população contribui para a redução de gases nocivos.

Se você estiver na Big Apple visitando o Empire State e depois for fazer uma visita guiada pelo Brooklyn, use a rede de metrô e pratique o turismo responsável. Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade.

6. Não perturbe os animais 

Respeitar a fauna e flora é uma das premissas do turismo responsável
Não perturbe os animais e plantas de um ecossistema

Se você é amante da natureza e viciado em descobrir os pontos mais remotos do planeta, você deve agir de acordo com o meio ambiente. É muito fácil!

Se você está pensando em explorar o rio Amazonas com um tour de dois dias, lembre-se de não perturbar os animais, não pegar nenhuma planta e respeitar os costumes da zona.

7. Souvenirs artesanais

Souvenirs artesanais
Comprar artesanato ajuda a reduzir o desperdício de água na produção

Você sabia que os produtos feitos à mão são mais ecológicos? Se você compra este tipo de artigo como uma lembrança de suas viagens, você está ajudando a economia local e a reduzir a poluição ambiental.

Em lugares como Marrakech, é fácil comprar produtos artesanais nas medinas. Além disso, se você levar souvenirs típicos, estará contribuindo para uma boa causa.

Mais em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *