Selecione seu idioma

As 10 maiores praças do mundo
Geral

As 10 maiores praças do mundo

Se perguntassem quais são as maiores praças do mundo, você saberia responder? Talvez lhe venha à cabeça a Times Square, em Nova York; a Trafalgar Square, em Londres; a Praça Vermelha de Moscou… Não temos dúvidas de que essas são as praças mais famosas, mas não as mais extensas. 

Nós da Civitatis amamos pensar grande e, por isso, hoje vamos apresentar as 10 maiores praças do mundo. Você vai se surpreender quando descobrir que nenhuma delas se encontra na Europa e que o Brasil aparece na lista das maiores praças do mundo!

1. Praça Xinghai em Dalian, China

Você sabe onde fica a maior praça do mundo? Ela está na cidade chinesa de Dalian e mede 1,76 milhão de metros quadrados. Incrível, não? Ela é quatro vezes maior que a Praça de Tian’anmen, em Pequim, que também faz parte dessa lista. Já consegue saber qual é? Nós estamos falando da Praça Xinghai, situada na baía de Dalian.

O nome da praça significa literalmente “mar de estrelas” e sua construção foi completada em 1997 para comemorar o centenário da cidade. Outra curiosidade é que a praça foi construída usando o processo de aterramento marítimo.

Se você vai visitar a praça Xinghai e não sabe o que fazer por lá, nos arredores dessa atração turística de Dalian é possível encontrar restaurantes, bancos, lojas de carros esportivos de luxo e até um parque de diversões. Além do mais, você também vai encontrar na praça um museu com forma de concha e uma fonte musical, a maior do Nordeste da China.

Vista panorâmica da Praça de Xinghai em Dalian com edifícios ao fundo em um dia nublado
Xinghai Square em Dalian, China

2. Times Square, em Daqing, China

A de Nova York é uma das mais famosas, mas essa é uma das maiores. A Times Square de Daqing, na China, mede nada mais nada menos do que 1,4 milhão de metros quadrados e, da mesma forma que a sua homônima de Nova York, também é o centro nevrálgico da cidade. Seja no inverno ou no verão, os moradores de Daqing usam essa praça como um centro de convivência e lazer.

Pessoas caminhando durante o verão sobre o chão molhado da Times Square de Daqing, na China
Times Square em Daqing, China

3. Praça Merdeka em Jacarta, Indonésia

Além de ser a terceira em relação às dimensões, a Praça Merdeka de Jacarta é também uma das mais bonitas da lista das 10 maiores praças do mundo, sem dúvida. Está rodeada por belos edifícios, como o Palácio de Merdeka, e no seu centro se encontra o Monas, o Monumento Nacional.

Além disso, as medidas da sua superfície são perfeitas: exatamente um quilômetro quadrado. Uma curiosidade: a Praça de Merdeka de Jacarta tem uma homônima em Kuala Lumpur e as pessoas costumam confundi-las.

Vista do monumento Nacional e do lago da Praça Merdeka, em Jacarta, Indonésia
Praça Merdeka em Jacarta, Indonésia

4. Praça dos Girassóis em Palmas, Brasil

Você sabia que uma das maiores praças do mundo fica no Brasil? A Praça dos Girassóis se encontra na cidade de Palmas, no estado do Tocantins. Esse cartão-postal situado na capital mais nova do Brasil mede 570 mil metros quadrados, o que faz com que ela ocupe a posição de quarta maior praça do mundo.

A maior praça do Brasil abriga a sede dos três poderes tocantinenses: o Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, podemos destacar seu conjunto escultórico, com diversos monumentos e fontes, como o Monumento à Bíblia, a Fonte Luminosa ou o Centro Geodésico do Brasil, que marca o ponto central entre os extremos do Brasil (norte-sul, leste-oeste). Também tem um ótimo ponto onde provar as comidas regionais do estado!

Monumento aos soldados no centro da Praça dos Girassóis, na cidade brasileira de Palmas
Monumento na Praça dos Girassóis de Palmas

5. Parque Rizal, em Manila

Situada no coração de Manila e no meio de um parque se encontra a Luneta, nome popular da praça do Parque Rizal. No entanto, a sua importância não é apenas por sua extensa superfície (566.560 metros quadrados), mas também porque faz parte da história da cidade. A Luneta foi testemunha de revoluções, execuções e inclusive da Declaração de Independência das Filipinas.

Monumento da Independência na praça do Parque Rizal de Manila com diversas bandeiras nacionais
Monumento da Independência na praça do Parque Rizal de Manila, Filipinas

6. Praça Huacheng em Guangzhou, China

Em Guangzhou se encontra a sexta maior praça do mundo e a terceira maior da China. Trata-se da Praça Huacheng, embora também seja conhecida como Flower City Square. Essa esplanada possui 560 mil metros quadrados e lá você poderá ver edifícios super modernos, como a Ópera ou o Museu de Guangdong.

Vista da Praça Huacheng à noite com edifícios iluminados na parte de trás
Praça Huacheng de Guangzhou, China

7. Praça de Tian’anmen, em Pequim

Sem dúvida a mais famosa da lista, a Praça de Tian’anmen, em Pequim, é um símbolo da história da República Chinesa. Ela foi o cenário da revolta estudantil de 1989 e dos funerais do líder comunista Mao Zedong. No entanto, você sabia que ela é uma das maiores do mundo? A Praça de Tian’anmen possui 440 mil metros quadrados de extensão e lá se encontra o Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês, e a Porta de Tian’anmen, mais conhecida como a entrada à Cidade Proibida.

Mausoléu de Mao na Praça de Tian'anmen em Pequim com diversos visitantes em um dia de sol
Praça de Tian’anmen em Pequim, China

8. Macroplaza de Monterrey, México

O seu nome já diz tudo: é a maior praça do México. Mede exatamente 400 mil metros quadrados e se encontra na cidade mexicana de Monterrey, capital do Estado de Nuevo León.

A praça foi construída nos anos 1980 por ordem do governador do Estado e causou muita polêmica, já que o seu projeto urbanístico obrigou a destruir parte do patrimônio histórico da cidade. Nela se encontram os principais museus de Monterrey, como o Museu Metropolitano e o Museu de Arte Contemporânea.

Estátua equestre no centro da Macroplaza de Monterrey, no México, com edifícios ao fundo
Macroplaza de Monterrey, no México

9. Porta da Índia, em Déli

A Porta da Índia de Déli é o monumento principal que nomeia essa praça, a maior do país e a novena do mundo. Foi construída em homenagem aos mortos na Primeira Guerra Mundial e abriga a Amar Jawan Jyoti, a chama do guerreiro imortal, uma chama que sempre arde em homenagem aos soldados falecidos. A praça que rodeia a porta mede 306.600 metros quadrados.

Porta da Índia com visitantes e vistas do lago em Déli, Índia
Porta da Índia em Déli, Índia

10. Círculo Memorial a Quezón, em Cidade Quezón, Filipinas

No último lugar desse top 10 das maiores praças do mundo se encontra o Círculo Memorial a Quezón, um parque, santuário e praça de 271.139 metros quadrados. Além disso, a praça foi construída em homenagem ao segundo presidente das Filipinas, Manuel Luis Quezón y Molina, por iniciativa do seu sucessor.

Monumento Memorial a Quezón no centro da praça em Cidade Quezón, Filipinas
Memorial a Quezón em Cidade Quezón, Filipinas.

Aqui você pode conferir a lista resumida das 10 maiores praças do mundo:

Mais em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *