Selecione seu idioma

As 10 maiores praças do mundo
Geral

As 10 maiores praças do mundo

Se lhe perguntassem quais são as maiores praças do mundo, você saberia responder? Talvez lhe venha à cabeça a Times Square, em Nova York, a Trafalgar Square, em Londres, a Praça Vermelha de Moscou… Não temos dúvidas de que essas são as praças mais famosas, mas não as mais extensas. 

Nós da Civitatis amamos pensar grande e, por isso, hoje vamos apresentar as 10 maiores praças do mundo. Você vai se surpreender quando descobrir que nenhuma delas se encontra na Europa e que o Brasil incluiu uma praça na lista!

1. Praça Xinghai em Dalian, China

Na cidade chinesa de Dalian está a maior praça do mundo: 1,76 milhão de metros quadrados. Quatro vezes maior que a Praça de Tian’anmen em Pequim, que também faz parte dessa lista. Nós estamos falando da Praça Xinghai, situada na baía de Dalian. O nome da praça significa “mar de estrelas”, e foi construída em 1998 para comemorar o centenário da cidade.

Praça de Xinghai em Dalian, China, vista de cima
Xinghai Square em Dalian, China

2. Times Square, em Daqing, China

A de Nova York é uma das mais famosas, mas essa é uma das maiores. A Times Square de Daqing, na China, mede nada mais nada menos do que 1,4 milhão de metros quadrados e, da mesma forma que a sua homônima de Nova York, também é o centro nevrálgico da cidade. Seja no inverno ou no verão, os moradores de Daqing usam essa praça como um centro de convivência e lazer.

Pessoas caminhando sobre o chão molhado da Times Square de Daqing, China
Times Square em Daqing, China

3. Praça Merdeka em Jacarta, Indonésia

Além de ser a terceira em relação às dimensões, a Praça Merdeka de Jacarta é também uma das mais bonitas da lista das 10 maiores praças do mundo, sem dúvida. Está rodeada por belos edifícios, como o Palácio de Merdeka, e no seu centro se encontra o Monas, o Monumento Nacional.

Além disso, as medidas da sua superfície são perfeitas: exatamente um quilômetro quadrado. Uma curiosidade: a Praça de Merdeka de Jacarta tem uma homônima em Kuala Lumpur e as pessoas costumam confundi-las.

Monumento Nacional e lago da Plaza Merdeka, em Jacarta, Indonésia
Praça Merdeka em Jacarta, Indonésia

4. Praça dos Girassóis, em Palmas, Brasil

A Praça dos Girassóis se encontra na cidade de Palmas, no estado do Tocantins. Mede 570.000 metros quadrados, sendo a quarta maior do mundo. Ademais, podemos destacar o seu conjunto escultórico, com monumentos e fontes, como o Monumento à Bíblia ou a Fonte Luminosa.

Monumento aos soldados no centro da Praça dos Girassóis de Palmas
Monumento na Praça dos Girassóis de Palmas

5. Parque Rizal, em Manila

Situada no coração de Manila e no meio de um parque se encontra a Luneta, nome popular da praça do Parque Rizal. No entanto, a sua importância não é apenas por sua extensa superfície (566.560 metros quadrados), mas também porque faz parte da história da cidade. A Luneta foi testemunha de revoluções, execuções e inclusive da Declaração de Independência das Filipinas.

Monumento da Independência na praça do Parque Rizal de Manila, Filipinas
Monumento da Independência na praça do Parque Rizal de Manila, Filipinas

6. Praça Huacheng em Guangzhou, China

Em Guangzhou se encontra a sexta maior praça do mundo e a terceira maior da China. Trata-se da Praça Huacheng, embora também seja conhecida como Flower City Square. Essa esplanada possui 560.000 metros quadrados e lá é possível encontrar edifícios super modernos, como a Ópera ou o Museu de Guangdong.

Praça Huacheng à noite
Praça Huacheng de Guangzhou, China

7. Praça de Tian’anmen, em Pequim

Sem dúvida a mais famosa da lista, a Praça de Tian’anmen é um símbolo da história da República Chinesa. Ela foi o cenário da revolta estudantil de 1989 e dos funerais do líder comunista Mao Zedong. No entanto, você sabia que ela é uma das maiores do mundo? Possui 440.000 metros quatros de extensão e lá se encontra o Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês, e a Porta de Tian’anmen, mais conhecida como a entrada à Cidade Proibida.

Mausoléu de Mao na Praça de Tian'anmen em Pequim
Praça de Tian’anmen em Pequim, China

8. Macroplaza de Monterrey, México

O seu nome já diz tudo: é a maior praça do México. Mede exatamente 400.000 metros quadrados e se encontra na cidade mexicana de Monterrey, capital do Estado de Nuevo León. A praça foi construída nos anos 1980 por ordem do governador do Estado e causou muita polêmica, já que o seu projeto urbanístico obrigou a destruir parte do patrimônio histórico da cidade. Nela se encontram os principais museus de Monterrey, como o Museu Metropolitano e o Museu de Arte Contemporânea.

Estátua equestre no centro da Macroplaza de Monterrey, no México
Macroplaza de Monterrey, no México

9. Porta da Índia, em Déli

A Porta da Índia de Déli é o monumento principal e que nomeia essa praça, a maior do país e a novena do mundo. Foi construída em homenagem aos mortos na Primeira Guerra Mundial e abriga a Amar Jawan Jyoti, a chama do guerreiro imortal, uma chama que sempre arde em homenagem aos soldados falecidos. A praça que rodeia a porta mede 306.600 metros quadrados.

Porta da Índia com visitantes e lago em Déli, Índia.
Porta da Índia em Déli, Índia

10. Círculo Memorial a Quezón, em Cidade Quezón, Filipinas

No último lugar desse top 10 das maiores praças do mundo se encontra o Círculo Memorial a Quezón, um parque, santuário e praça de 271.139 metros quadrados. Foi construída em homenagem ao segundo presidente das Filipinas, Manuel Luis Quezón y Molina, por iniciativa do seu sucessor.

Monumento Memorial a Quezón no centro da praça em Cidade Quezón, Filipinas
Memorial a Quezón em Cidade Quezón, Filipinas.

Mais em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *