Os melhores museus Picasso do mundo

“Quando eu era pequeno, minha mãe sempre dizia: se você se tornar um soldado, chegará a ser general; se você se tornar um padre, chegará a ser Papa. Eu queria ser pintor e acabei me tornando Picasso”. No dia 8 de abril de 1973, morreu na Provença um dos grandes gênios da pintura do século XX. Pelo 50º aniversário de sua morte, nós da Civitatis queremos propor uma rota pelos melhores museus dedicados a Picasso do mundo.
Uma cidade, um artista. No caso de Picasso, várias cidades compartilham esse lema. Por isso, queremos fazer uma rota dos melhores destinos para os amantes da arte em busca dos museus que guardam grandes obras do pintor malaguenho.
Nesta viagem pictórica tão especial, percorremos as cidades que marcaram Picasso, tanto na sua vida pessoal quanto em sua obra artística. Preparado? Vamos lá!
Málaga
No dia 25 de outubro de 1881 nasceu em Málaga Pablo Ruiz Picasso. Sua casa natal, aberta ao público comprando este ingresso do Museu Casa Natal de Picasso, está situado a apenas alguns metros da Plaza de la Merced. Nesta esplanada no centro da cidade, onde existe atualmente uma estátua do pintor, o jovem Pablo começou a desenhar pombas por diversão.

Caminhar pela capital da Costa do Sol é uma verdadeira viagem à infância de Picasso. O filho mais velho do professor de desenho José Ruiz y Blasco e de María Picasso López foi batizado na igreja de Santiago, no centro da cidade. Esse templo é uma das paradas principais do tour de Pablo Picasso por Málaga, que vai lhe contar tudo sobre os primeiros anos do pintor.
E, claro, quem gosta da sua pintura não pode partir de Málaga sem contemplar Mujer con brazos levantados, Jacqueline sentada, Las tres Gracias (As Três Graças) ou Mosquetero con Espada. Você poderá admirar todos esses quadros na visita guiada pelo Museu Picasso de Málaga, considerado o quarto melhor museu da Espanha. Uma visita imperdível!.
No entanto, o jovem Pablo não permaneceu por muito tempo em Málaga. Com apenas 9 anos, Picasso se mudou com a família a La Coruña, após seu pai conseguir uma vaga de professor na Escola de Belas Artes da cidade galega. Essa cidade do norte da Espanha foi o cenário da primeira exposição de Picasso. Naquele momento, o pintor tinha apenas 13 anos e ainda assinava suas obras como Pablo Ruiz. Se você quer conhecer outros vínculos do artista com a cidade da Torre de Hércules, este free tour por La Coruña é perfeito.
Barcelona
Após alguns anos em La Coruña, em 1895 Pablo Picasso foi aceito como aluno da Escola de Belas Artes de Barcelona. A capital catalã marcaria um antes e um depois na vida e na obra do artista. É precisamente na Cidade Condal onde o pintor começa a assinar obras como Pablo R. Picasso primeiro, e depois, simplesmente como Picasso.

O Museu Picasso de Barcelona é um dos melhores museus do mundo dedicados ao pintor malaguenho. Sua exposição permanente oferece importantes obras-primas do artista como Ciencia y caridad, Retrato de Jaume Sabartés con gorguera y sombrero ou Las Meninas (As Meninas), entre outras muitas joias pictóricas.
Você pode contemplar e conhecer a história dessas obras na visita guiada pelo Museu Picasso de Barcelona.
Paris
No começo do século XX, Picasso deixa Barcelona e decide se mudar para Paris. Na capital francesa, ele reside no emblemático Bateau-Lavoir, um prédio situado em Montmartre. Não é casual sua decisão de morar no bairro boêmio de Paris. Nessa zona da cidade ele encontra uma colmeia de artistas que fazem com que o gênio do cubismo dê um salto do período azul ao período rosa.

O free tour por Montmartre lhe permitirá conhecer todos os lugares preferidos de Picasso nesse bairro boêmio. Também recomendamos ir até o bairro de Le Marais para visitar o Hôtel Salé. Esse peculiar edifício acolhe o Museu Picasso de Paris, onde estão expostas obras tão importantes como La flauta de pan.
Na capital francesa você também poderá admirar outras obras de Picasso. Comprando o ingresso do Centro Pompidou, você verá diversas joias da História da Arte como Naturaleza muerta con cabeza antigua.
Nova York
A Europa não é o único lugar do mundo onde podemos desfrutar dos melhores museus sobre Picasso. Em Nova York podemos contemplar uma das obras mais famosas do artista. Com este ingresso do MoMa, você verá Las señoritas de Aviñón (As Meninas D’Avignon), um dos trabalhos mais importantes do pintor andaluz.

Apesar de que muitas pessoas desconhecem este fato, o quadro não tem nenhuma relação com a cidade francesa de Avignon, na Provença. Se você quer saber sua história, temos que voltar a Barcelona, especificamente ao carrer d’Avinyó. Nessa área existia um prostíbulo cujas mulheres estão retratadas no quadro de Picasso.
Madrid
Para finalizar esta rota de Picasso pelo mundo pararemos em Madrid. Lá, quem curte arte não pode deixar de fazer a visita guiada pelo Museu Reina Sofía. A obra mais importante da sua coleção permanente é, sem dúvida, Guernica. Esse quadro foi pintado por Picasso em Paris na primavera de 1937. Trata-se de uma encomenda do Governo da II República espanhola para a Exposição Internacional daquele ano.

No entanto, para conhecer os eventos reais que inspiraram este quadro, temos que viajar à cidade de Guernica, na província de Bizkaia. Esse município basco sofreu um devastador bombardeio pela Legião Cóndor. Neste tour do Guernica de Picasso, você vai percorrer a cidade basca descobrindo tanto a história do bombardeio quando a da pintura.
Málaga, Barcelona, Paris… as marcas de Picasso pelo mundo são inegáveis. E, que melhor forma de homenagear o pintor do que admirando sua obra?