O que fazer em Assunção: 12 planos na capital paraguaia

A charmosa capital do Paraguai, Assunção, é uma cidade rica em história, cultura e tradição. Ao explorá-la, você verá uma combinação única do passado colonial, vida urbana tranquila e hospitalidade genuína. Mas, você sabe o que fazer em Assunção? Hoje, nós da Civitatis vamos ajudar você a conhecer a capital paraguaia sem perder nada.
Se você está buscando uma imersão na identidade do país ou deseja vivenciar um destino ainda pouco explorado na América do Sul, a cidade revelará encantos em seus detalhes, sabores e ritmos. Primeiramente, recomendamos que você comece com um free tour por Assunção ou com uma visita privada pela cidade, os quais passarão por diversos pontos que falaremos adiante. É a forma mais prática de conhecer Assunção!
1. Palácio de los López
Para começar a conhecer Assunção, nada melhor do que conhecer seus patrimônios históricos do centro histórico. Um dos monumentos mais emblemáticos é o Palácio de los López, que abriga atualmente os escritórios do presidente da República. Construído no século XIX, o palácio foi residência da família López, que governou o país nessa época.
Sua arquitetura neoclássica, com influências renascentistas, impressionam todos que o visitam. Além disso, a fachada é repleta de colunas, arcos e varandas, que se alinham em perfeita simetria. Não é à toa que é um dos pontos mais fotografados da capital paraguaia. Embora não seja possível visitar o interior do Palácio de los López, você poderá admirá-lo a qualquer momento. Recomendamos que você faça esse tour noturno por Assunção para ver esse e outros monumentos iluminados.

2. Panteão Nacional dos Heróis
Outro monumento imperdível na lista do que fazer em Assunção é ver o Panteão Nacional dos Heróis. Esse imponente edifício, de estilo neoclássico, foi inspirado no Les Invalides de Paris e abriga os restos mortais de alguns dos grandes heróis nacionais paraguaios, como Solano López (que foi, inclusive, quem ordenou a construção do monumento), Carlos Antonio López e soldados desconhecidos da Guerra do Chaco. Por isso, é considerado um símbolo de orgulho e da identidade paraguaia.

3. Catedral Metropolitana de Assunção
Ainda no centro histórico, não deixe de visitar a catedral de Assunção, também conhecida como Catedral Nossa Senhora de Assunção. O primeiro templo foi construído nesse local no século XVI, mas passou por diversas reformas e reconstruções ao longo do tempo. Foi só em 1845 que a atual estrutura foi inaugurada.
Sua arquitetura é sóbria e elegante, com elementos neoclássicos, e sua fachada branca contrasta com o altar dourado ricamente decorado. Além disso, você verá que ele abriga a imagem da Virgem da Assunção, padroeira da cidade e do Paraguai.
Para ver esse monumento de uma maneira divertida, você pode reservar esse tour de bicicleta por Assunção, que inclui guia e visita por outros pontos turísticos da cidade.
4. Manzana de la Rivera
Vamos para o próximo item da lista do que fazer em Assunção: a Manzana de la Rivera. Trata-se de um centro cultural composto por um conjunto de nove casas antigas restauradas, que remontam aos séculos XVIII, XIX e XX. É um mergulho na história, na arte e na identidade paraguaia!
Ao visitar a Manzana de la Rivera, você verá salas de exposições, bibliotecas, teatro, auditório e o Museu Memória da Cidade, que conta a história da capital. Cada uma das casas coloniais tem seu próprio nome e função, como a Casa Viola, uma das mais antigas, e a Casa Clari, que recebe eventos e exposições temporárias.
De lá, você também terá uma vista privilegiada do rio Paraguai e do Palácio de los López. Por isso, é um dos melhores lugares para tirar fotos turísticas da cidade.
5. Calle Palma
A rua mais tradicional da capital paraguaia também fica no centro histórico. A Calle Palma é, sem dúvida, um dos lugares de visita obrigatória para fazer em Assunção. Ao longo dos seus quarteirões, você verá uma mistura de comércio, arte e a vida urbana, já que é um ponto de encontro de moradores e turistas.
É um mergulho no cotidiano da cidade. Ao caminhar pela Calle Palma, você verá a arquitetura colonial e republicana, visitar bancas de livros, galerias, cafeterias e lojas de artesanato. As lojinhas são perfeitas para comprar souvenirs típicos, como artesanatos em ñandutí (renda paraguaia), guampas (usados para beber tereré) e produtos em couro e cerâmica.
6. Costanera de Asunción
Para mergulhar ainda mais na vida cotidiana da cidade, um passeio pela Costanera de Asunción é imperdível. Localizada às margens do rio Paraguai, próximo ao centro histórico, esse espaço público oferece opções de lazer e contato com a natureza, além de vistas panorâmicas.
Esse calçadão conta com ciclovias, pistas para caminhasas e corrida, áreas verdes, quadras esportivas e praças. Além disso, aos finais de semana e feriados, partes da via são fechadas para carros, se tornando exclusiva para pedestres e ciclistas. Por isso, o ambiente se torna muito familiar e tranquilo.
Um dos maiores destaques é a praia urbana, a Playa de la Costanera. Apesar de não ser recomendado entrar no rio, a área com areia e sombra atrai muitas famílias e jovens que querem aproveitar o clima. Você também encontrará vendedores ambulantes, barracas com comidas típicas e apresentações artísticas. Um passeio perfeito para fazer em Assunção com a família!

7. Jardim Botânico de Assunção
Para quem gosta de natureza, conhecer o Jardim Botânico é um dos melhores planos para fazer em Assunção. Isso porque é um dos maiores e mais antigos espaços verdes da capital paraguaia, com uma área aproximada de 110 hectares.
O jardim foi criado no final do século XIX, durante o governo de Carlos Antonio López, e foi um verdadeiro centro de estudos naturais. Além disso, conta com uma grande variedade de árvores nativas e exóticas, trilhas, áreas verdes e clima agradável. Perfeito para caminhadas e passeios em família.
Outro destaque do Jardim Botânico é que ele abriga o Zoológico de Assunção, que conta com diversas espécies de animais sul-americanos, como onças, antas, tamanduás, aves, entre outros. Embora seja simples e menor que zoológicos de outras capitais, ele tem um papel importante na educação ambiental da cidade.
No jardim, também está localizado o Museu de História Natural, instalado em uma antiga residência da família López. A exposição conta com fósseis, animais empalhados e coleções que mostram a biodiversidade do Paraguai.
8. Museus de Assunção
Outro plano na nossa lista do que fazer em Assunção é visitar um de seus vários museus. A capital paraguaia possui museus que preservam e homenageiam a rica história, cultura e arte do país. Aqui estão alguns dos nossos preferidos:
- Museu Nacional de Belas Artes: reúne uma importante coleção de pinturas, esculturas e gravuras de artistas paraguaios e internacionais e é referência em arte clássica e moderna no Paraguai.
- Museu Casa da Independência: localizado em uma casa colonial do século XVIII, foi palco do movimento que levou à independência do Paraguai em 1811. A mostra conta com móveis, documentos e objetos da época.
- Museu Memória da Cidade (Manzana de la Rivera): em frente ao Palácio de los López, esse museu apresenta a evolução urbana, social e cultural de Assunção com fotos antigas, maquetes e objetos históricos.
- Museu Ferroviário: fica na antiga estação central de trem e exibe locomotivas, vagões e peças do histórico sistema ferroviário iniciado ainda no século XIX.
- Museu Guido Boggiani: focado em etnografia, o museu documenta a cultura dos povos indígenas do Paraguai, especialmente do Chaco, com objetos e fotografias do pesquisador italiano que dá nome ao museu.
Esse tour pelos museus de Assunção levará você para conhecer alguns dos museus mais importantes da cidade. Além disso, inclui guia em português, ingressos e almoço. Imperdível!

9. Circuito de Oro
Se você é amante de história, esse plano na lista do que fazer em Assunção é perfeito para você: fazer o Circuito de Oro (Circuito de Ouro). Isso porque é um dos roteiros turísticos mais significativos do Paraguai e reúne diversas cidades localizada ao sudeste da capital.
A rota é um mergulho profundo nas raízes paraguaias, refletindo a riqueza histórica, religiosa e cultural do país e percorre cidades onde a tradição se mantém viva graças à arquitetura colonial, ao artesanato, a fé popular e a vida cotidiana no interior do Paraguai.
Ao fazer o Circuito de Oro, você descobrirá cidades que desenvolveram um papel fundamental na Guerra do Paraguai. Além disso, outros municípios preservam um significado religioso ou cultural, com comunidades reconhecidas pelo trabalho artesanal, como a cerâmica, a renda ñanduntí e o folclore local.
Se você gostou e quer imergir nesse lado do Paraguai, junte-se a nós nesta excursão pelo Circuito de Oro, que inclui guia em português, transporte, ingressos e almoço. Um plano inesquecível!

10. Missões Jesuíticas
O Paraguai, assim como toda a América Latina, tem uma rica história religiosa pré e pós-colombiana. Antes mesmo dos colonizadores chegarem, os povos indígenas já tinham suas próprias crenças. No entanto, entre os séculos XVII e XVIII, a Companhia de Jesus chegou às terras americanas organizando as Missões Jesuíticas. Esses povoados, chamados de reduções jesuíticas, tinham como objetivo evangelizar os povos indígenas e protegê-los da escravidão e da exploração por colonizadores espanhóis e portugueses.
Os jesuítas ensinavam os indígenas não apenas a doutrina cristã (muito presente até os dias atuais nos países latinos), mas também técnicas agrícolas, música, arte, escrita e organização comunitária. Por isso, as reduções jesuíticas eram bem estruturadas, com igrejas majestosas, praças, escolas, casas e oficinas.
No Paraguai, existiram cerca de 30 povoados jesuíticos, também espalhados pelo Brasil e Argentina. Entre os mais conhecidos estão Trinidad e Jesús de Tavarangue, localizados próximos à fronteira argentina e declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993.
Você pode conhecê-las neste tour das Missões Jesuíticas saindo de Assunção, que inclui guia em português, ingressos e almoço. Se tiver mais tempo na capital, faça esse circuito de 6 dias por Assunção e Missões Jesuíticas, que também inclui um percurso pelo Circuito de Oro.

11. Tour de compras
Estamos no Paraguai, o paraíso das compras! Por isso, um dos planos imperdíveis para fazer em Assunção é um tour de compras. Essa experiência combina os bons preços do país com uma variedade de produtos e oportunidades de conhecer mais a cultura do país.
Você encontrará opções de eletrônicos, roupas, cosméticos, artigos decorativos, utilidades domésticas e, claro, artesanato paraguaio. Durante o tour, que inclui guia em português, você será levado aos melhores pontos comerciais da capital, onde poderá comprar seus itens preferidos a um preço muito abaixo do mercado brasileiro. Imperdível!

12. Gastronomia paraguaia
Um item que não pode faltar em nenhuma lista é desfrutar sua deliciosa gastronomia. Isso porque a culinária paraguaia mistura influências indígenas, espanholas e regionais da melhor maneira. E você pode encontrar pratos típios desde restaurantes sofisticados até postos de street food.
Entre os pratos mais famosos estão a sopa paraguaia, uma espécie de bolo salgoado de milho e queijo, a chipa, um tipo de pão de queijo, e o mbejú uma panqueca de mandioca e queijo. A chipa guasu, feita com milho fresco, é uma das estrelas da cozinha local.
Além disso, Assunção também apresenta uma forte cultura de carne e, por isso, a presença de churrascarias e parrillas são comuns em vários pontos da cidade.
Provar a gastronomia de Assunção é mergulhar nas tradições e na história do país. Por isso, é um plano mais do que obrigatório na nossa lista do que fazer em Assunção!

13. Excursões pelos arredores de Assunção
Se você tem mais dias disponíveis na sua viagem, um dos melhores planos para fazer em Assunção é conhecer seus arredores. Na Civitatis, você encontrará diversas opções de excursões de um ou vários dias saindo da capital paraguaia. Aqui estão algumas de nossas preferidas:
- Excursão a San Bernardino
- Excursão ao lago Ypacaraí
- Excursão ao Reposo del Yhaguy
- Excursão à estância Tacuaty
- Excursão a Ciudad del Este e às cataratas do Monday

Agora que você já descobriu os melhores planos para fazer em Assunção, pode começar a planejar a sua viagem e montar seu roteiro com as atividades que mais gostou. E, se quiser completar ainda mais a sua aventura, descubra todas as excursões, visitas guiadas e atividades em Assunção com a Civitatis.
É barato comprar em Assunção?
Sim, a capital paraguaia é considerada um destino barato para fazer compras, especialmente para turistas de países vizinhos como o Brasil e a Argentina. Um dos principais motivos para os preços acessíveis é a carga tributária reduzida em comparação com outros países. Além disso, muitos produtos vendidos em Assunção são importados diretamente e com menos intermediários, o que também ajuda a manter os valores competitivos.
No entanto, é importante se atentar à qualidade e procedência dos itens, especialmente eletrônicos. Recomendamos que você faça compras apenas em lojas confiáveis e com garantia.
Quantos dias passar em Assunção?
Para aproveitar bem a capital paraguaia, recomendamos passar, pelo menos, de 2 a 3 dias em Assunção. É o tempo suficiente para conhecer seus principais pontos turísticos, descobrir a cultura local e, se quiser, fazer compras com calma. No entanto, se você tem mais dias disponíveis, pode aproveitar para conhecer seus arredores com um excursão.