O que fazer em Bari: 10 planos na cidade e nos arredores

Há muitas coisas na lista do que fazer em Bari, uma das cidades italianas mais fascinantes. Monumentos antigos, o cais, os mercados de peixes frescos ao cais, as simpáticas mulheres do centro histórico que preparam o orecchiette. A cidade tem uma alma própria que vale a pena conhecer. Neste artigo dedicado ao que fazer em Bari, nós da Civitatis contaremos a você os lugares imperdíveis da cidade e dos seus arredores. Vem com a gente!
1. Bari Vecchia
Antigamente, a cidade se concentrava toda dentro das antigas muralhas. Portanto, se você não sabe o que fazer em Bari, uma boa maneira é começar por essa parte. Será uma visita emocionante a um intrincado labirinto de ruas estreitas, arcos e igrejas de pedra branca. Não tem erro: se perder por vielas ou reservar uma visita guiada por Bari para percorrer o centro histórico na companhia de um guia especializado é um ótimo começo.
A famosa Bari Vecchia permaneceu intacta por séculos, ainda guardando os seus tesouros mais preciosos. Entre eles, não faltam saborosas iguarias locais, desde pequenos fornos onde você pode saborear a focaccia barese até lojas dedicadas a massas frescas. Aqui, vamos explicar com mais detalhes o que fazer nessa região histórica da cidade!

Largo Albicocca
Esta pitoresca praça leva o nome do pé de damasco que antigamente foi plantado no seu centro. Hoje, é um pequeno e acolhedor largo decorado com iluminação e oliveiras centenárias. É também o lugar ideal para saborear os pratos típicos da culinária de Bari, cercado por inúmeros restaurantes e bistrôs.
Uma parada gastronômica de todo tour gastronômico por Bari, pois é onde você encontrará as melhores sgagliozze, ou seja, pedaços de polenta frita temperados com sal. Uma verdadeira iguaria!

Basílica de São Nicolau
Dedicada à famosa e venerada padroeira de Bari, esta basílica é um esplêndido exemplo do período românico de Puglia. Em 1087, alguns marinheiros roubaram os restos mortais do santo de Mira, na atual Turquia. Um empreendimento ousado que culminou na construção dessa basílica, hoje destino de peregrinos do mundo inteiro.

Catedral de São Sabino
Esta catedral ergueu-se sobre ruínas bizantinas e romanas, que ainda estão visíveis na cripta. Ao entrar, você se encantará com as três naves solenes em pedra branca, as mesmas da fachada. Uma vez por ano, durante o solstício de verão, a luz do sol penetra pelos vitrais da rosácea para coincidir com os mármores dispostos em frente ao altar. Um espetáculo único!
Arco delle meraviglie (Arco das Maravilhas)
A densa rede de ruas e edifícios da Bari Vecchia não poderia existir sem os seus arcos, pequenas abóbadas que conectam os edifícios. Entre eles, o mais famoso é o da Strada Zonnelli. Reza a lenda que foi construído em uma única noite por um jovem apaixonado que queria encontrar a sua amada vizinha.
2. Estrada do Orecchiette
Seja com folhas de nabo ou com molho, todo mundo gosta de orecchiette. Este tipo específico de massa tradicional de Bari é feito à mão pelas mãos experientes das donas de casa da Strada arco basso. Conhecer essa rua estreita no coração da cidade velha, com acesso por uma pequena galeria, está entre as coisas que você deve sim ou sim fazer na cidade.
Exibidas ao longo da rua estão orecchiette de todos os tipos, assim como as mesas de trabalho das artesãs. Participando deste tour do orecchiette com degustação, você poderá observar com mais detalhes os movimentos rápidos e precisos dessas mãos experientes, enquanto descobre a história desse delicioso produto local.

3. Castelo suábio-normando
O Castelo Normando-Suábio está localizado nos limites do centro histórico, precisamente na piazza Federico II di Svevia, a poucos passos do mar. É uma fortaleza normanda restaurada por Frederico II da Suábia no século XIII. Hoje, funciona também como um espaço para exposições temporárias, além de uma parada obrigatória em qualquer visita.
4. Muralha de Bari
O centro histórico é delimitado ao norte pelas ruínas das antigas muralhas medievais. Nelas, você poderá desfrutar de uma vista espetacular do mar Adriático, especialmente no pôr do sol. O reflexo dos raios solares nas águas azuis cria uma atmosfera mágica, perfeita para quem é apaixonado por fotografia. Sem dúvida, é algo que você deve fazer por lá.
Das muralhas, você também terá o privilégio de admirar alguns edifícios do centro histórico de uma perspectiva privilegiada. Além disso, caminhando em direção ao porto, encontrará sítios arqueológicos de grande importância, como a área arqueológica de San Pietro e o bastião de Santa Escolástica.

5. Piazza del Ferrarese e Piazza Mercantile
As muralhas levam até a Piazza del Ferrarese, que por sua vez tem vista para o antigo porto. É um dos principais pontos de encontro da cidade, onde se instalam mercados e onde não faltam bares e restaurantes. Nas imediações fica a Piazza Mercantile. Menor e mais intimista, é o lugar perfeito para beber uma cerveja gelada em companhia e passar noites agradáveis o ano todo. Sem dúvida, é mais uma atividade na sua lista sobre o que fazer em Bari.
6. Porto Vecchio
O Porto Vecchio, a poucos passos da Piazza del Ferrarese, é uma parada imperdível para mergulhar na atmosfera autêntica da cidade e compreender plenamente a ligação entre Bari e o mar. À sua frente, você encontrará dois cais: o de San Nicola, ao norte, e o de Sant’Antonio, ao sul.
Ambas merecem uma visita: na primeira, você pode observar a vida no porto, enquanto na segunda, você saboreia frutos-do-mar frescos. A poucos passos de distância, encontrará o Teatro Margherita, um grande edifício suspenso sobre o mar graças às palafitas. Se você gosta de arte contemporânea, da qual ele abriga uma exposição permanente, esta é uma atividade para fazer em Bari.

7. Calçadão de Bari
Outra atividade para fazer em Bari está visitar o calçadão, um dos mais longos da Europa e com uma vista esplêndida do mar. Ele começa nas muralhas de Bari Vecchia e se estende por cerca de três quilômetros ao sul.
Aproveite para tirar fotos com os característicos 197 postes de ferro fundido dispostos ao longo de todo o calçadão, ou se perca na arquitetura dos prédios do porto. No verão, a dica é parar em Pane e Pomodoro, a praia gratuita localizada bem no final desse passeio marítimo.

8. Bairro Murat
Você verá também que Bari é muito mais do que o seu centro histórico. No século XIX, a cidade foi enriquecida com novos e esplêndidos edifícios, graças às políticas de Gioacchino Murat, cunhado de Napoleão e rei de Nápoles. Entre eles, o bairro de Murat, a face mais moderna e elegante da cidade.
Caminhando por suas amplas avenidas, você encontrará edifícios de grande beleza. Entre eles estão o Teatro Piccinni, o Palazzo Mincuzzi e o Teatro Petruzzelli. Esse último é o mais famoso e prestigioso de todos. O quarto maior teatro da Itália, foi parcialmente destruído por um incêndio em 1991, reabrindo apenas em 2009. Hoje, é o orgulho do povo barese.

9. Via Sparano
Agora se você é um amante das compras, atenção! Na Via Sparano, você encontrará tudo o que procura. Essa importante artéria de Bari, a poucos passos da estação, ostenta lojas das melhores marcas. Há também opções para quem quer apenas comprar lembrancinhas bacanas para levar para casa. Mas se você quiser adicionar uma degustação a uma tarde de compras, reserve o nosso tour de compras por Bari.

10. O que fazer nos arredores de Bari
Toda região da Puglia é repleta de atrações imperdíveis, e nos arredores de Bari há alguns destinos imperdíveis que de tirar o fôlego. Vamos conhecer os três principais: Polignano a Mare, Alberobello e Castel del Monte.
Polignano a Mare
A apenas 33 quilômetros ao sul de Bari fica esta charmosa cidade, famosa por suas vistas deslumbrantes do mar. A pequena vila também é o local de nascimento de Domenico Modugno, a quem é dedicada uma estátua erguida à beira-mar. Neste tour privato por Bari e Polignano a Mare, você explorará as belezas do lugar na companhia de um guia especializado.

Castel del Monte
Frederico II construiu esta mansão no coração de uma densa floresta. Um lugar escondido e tranquilo, perfeito para a prática da falcoaria, sua grande paixão. Ao longo dos séculos, o Castel del Monte (Castelo do Monte) foi esquecido e depois redescoberto, restaurado e devolvido ao olhar maravilhado do público. Se você decidir visitar Andria, a cidade vizinha de Bari que abriga esse incrível monumento, poderá explorá-lo com um guia especializado exclusivo nesta visita guiada privada pelo Castel del Monte.
Alberobello
Se você for à Puglia será justamente para vê-los: os trulli. Pequenas e charmosas construções cônicas, com telhado escuro e paredes brancas. Você não pode deixar de fazer uma excursão à Alberobello, e revelar o mistério por trás dessas curiosas construções declaradas Patrimônio da Humanidade.

Há tantas coisas para colocar na sua lista do que fazer em Bari e arredores! Se você quiser organizar uma viagem completa com as principais paradas, conte com melhores atividades da Civitatis para isso. Temos tudo o que precisa para criar as melhores lembranças. Bari é, de fato, uma cidade que encanta por sua autenticidade, um destino que vai te conquistar e fazer você querer voltar.