O que fazer em Dubrovnik: 10 planos na Pérola do Adriático

Ainda não sabe o que fazer em Dubrovnik? Então prepare-se para uma viagem que vai despertar todos os seus sentidos. Esta joia croata, que combina com tanta elegância o requinte medieval e a descontração do paraíso mediterrâneo, conquista à primeira vista e seduz para sempre. A cada passo que der por suas ruelas de pedra, você sentirá como a história o envolve, toca o coração e emociona a alma.
A cidade tem tudo: lendas impregnadas em cada muro, um litoral que parece criado por um pintor romântico, praias paradisíacas e um cenário único vibrante. Apesar de seu passado aristocrático e seu esplendor renascentista, Dubrovnik se mostra orgulhosa, mas sem arrogância, graças à sua autenticidade que se impõe diante das hordas de visitantes. Bem-vindo à Pérola do Adriático!
1. As muralhas de Dubrovnik
Pronto para começar uma viagem ao passado? Com as muralhas de Dubrovnik, vamos viajar até os séculos XII e XV. Uma longa jornada, não é? Essa construção colossal é um fosso quase contínuo com quase dois quilômetros de comprimento e 25 metros de altura. Por isso, demoraram muito tempo para serem construídas.
As muralhas foram construídas para repelir invasores das forças otomanas e seu perímetro é composto por 16 torres e quatro grandes fortalezas, entre as quais se destacam o baluarte Fort Bokar, o Revelin e a Torre Minčeta. Hoje, elas são uma das maiores atrações turísticas de Dubrovnik, tanto que recebem mais de um milhão de visitantes por ano.
Se você deseja conhecer os detalhes de sua história, uma visita guiada por Dubrovnik abre as portas para os segredos mais bem guardados de seu passado militar e civil. E para os amantes de contos e enigmas, há o imperdível free tour pelos mistérios e lendas de Dubrovnik, que passa pela Porta de Pile, parte importante deste complexo arquitetônico.

2. Ilhas Elafitas
O arquipélago das ilhas Elafitas, a noroeste de Dubrovnik, é um conjunto de 14 ilhotas, embora as principais joias a visitar sejam Koločep, Lopud e Šipan. Com uma extensão aproximada de 30 quilômetros quadrados e menos de mil habitantes entre as três ilhas, esses recantos representam a mais autêntica tranquilidade do mar Adriático. Você pode conhecer as três a bordo deste cruzeiro pelas ilhas Elafitas!
Sem dúvida, participar de uma excursão às ilhas Lopud e Koločep ou de um passeio em um barco antigo que também inclui a ilha de Šipan é algo imperdível em Dubrovnik. Em pouco mais de 30 minutos saindo do porto de Gruž, chega-se ao arquipélago numa viagem contemplativa por baías rochosas, falésias cobertas de pinheiros-de-alepo e grutas como a famosa Gruta Azul. Além disso, as Elafitas oferecem praias paradisíacas e locais históricos únicos. Em Lopud, por exemplo, encontram-se várias ruínas e igrejas românicas que embelezam a paisagem.
Por sua vez, em Koločep, você caminhará entre olivais, laranjeiras e pitorescas ruelas das vilas de Gornje e Donje em apenas 2,4 quilômetros. Você descobrirá essas comunidades que parecem ter saído de um filme de época, com casinhas tradicionais e pessoas amáveis. Um lugar digno de roubar seu coração!

3. Monte Srđ
O imponente monte Srđ, visível de qualquer ponto do centro de Dubrovnik, ergue-se a 412 metros de altura como uma torre de vigia natural sobre a Pérola do Adriático. Fazendo parte dos Alpes Dináricos, o monte oferece uma das trilhas de caminhada mais pitorescas do sul da Croácia.
Do alto, pode-se admirar a vista da muralha medieval, da ilha de Lokrum e até mesmo das montanhas da Bósnia em um dia claro. A rota a pé até o cume segue pela trilha principal, com cerca de dois quilômetros, que começa nos arredores do Portão de Pile. Logo, ela entra em um trecho arborizado e em seguida emerge acima da linha das árvores, abrindo vistas panorâmicas a cada passo.
Para quem nao gosta tanto de caminhar, uma excelente opção é um tour panorâmico de ônibus que chega a Bosanka, no alto da colina. Por outro lado, o teleférico de Dubrovnik oferece uma alternativa confortável, que faz o trajeto em apenas quatro minutos e permite avistar até 60 quilômetros ao redor durante o passeio.

4. Ilha de Lokrum
A apenas 600 metros do porto medieval de Dubrovnik, encontra-se um lugar onde ciprestes, loureiros, oliveiras e pinheiros abraçam trilhas antigas e encostas. Coberta em 90% por floresta, a ilha de Lokrum ou Lacroma é um espaço natural declarado Reserva Especial de Vegetação Florestal e lar de quase 200 espécies de aves.
Sem dúvida, esta ilhota é um dos locais de visita obirgatória para fazer em Dubrovnik. Seja em um tour de caiaque, um cruzeiro ao entardecer ou em um passeio de barco privado, vale a pena a viagem, pois ao chegar, as maravilhas não demoram a aparecer. Desde as ruínas de um mosteiro beneditino de 1203 até o jardim botânico, passando pelo Forte Royal no Monte Glavica, cada canto surpreende todos os viajantes. Lokrum combina história, biodiversidade e uma atmosfera de conto de fadas. E o que dizer das praias, para se apaixonar!

5. Fortaleza Lovrijenac
A Fortaleza Lovrijenac (ou de São Lourenço), também conhecida como o Gibraltar de Dubrovnik, ergue-se imponente sobre um penhasco de 40 metros a oeste da cidade. Desta forma, domina tanto o acesso marítimo como terrestre. Acredita-se que a sua construção remonte ao ano de 1301 para resistir ao domínio veneziano.
De longe, é possível apreciar a planta triangular que se adapta à saliência rochosa e duas pontes levadiças que permitem a entrada. Ao se aproximar da soleira, é possível ler a inscrição histórica No Bene Pro Toto Libertas Venditur Auro (a liberdade não se vende nem por todo o ouro do mundo) um lembrete perene da independência republicana da nação. Suas paredes externas, das mais grossas que se podem ver em Dubrovnik, chegam a 12 metros para repelir ataques, enquanto as internas têm apenas 60 centímetros.

6. Palácio do Reitor
Situado no centro histórico, o Palácio do Reitor cativa todos os visitantes com sua história repleta de tragédia, esplendor e renascimento. Construído no século XIII sobre estruturas defensivas, o palácio foi remodelado após explosões de um paiol de pólvora em 1435. Ao contemplá-lo da praça em frente, você verá como se destacam os arcos de estilo veneziano e gótico e as colunas com capitéis renascentistas.
O interior do Palácio do Reitor é um verdadeiro tesouro na lista do que fazer em Dubrovnik, em um espaço onde o tempo parece ter parado. Cada sala evoca o esplendor e a solenidade dos séculos passados. Desde o escritório e a câmara do Reitor até à capela, a sala do conselho, as sombrias masmorras e as prisões marítimas que sussurram histórias de confinamento.
Hoje, este recinto funciona como um museu, exibindo o mobiliário original, retratos da nobreza e documentos que narram o brilhante comércio e diplomacia da República de Ragusa. Participar de um free tour por Dubrovnik é uma excelente ideia para conhecer mais detalhadamente a intriga política e o esplendor arquitetônico do edifício histórico.

7. Catedral da Assunção
A Catedral da Assunção da Virgem Maria é um edifício barroco que se ergue sobre o que foi uma basílica bizantina do século VII. Atualmente, sua fachada, articulada em dois níveis, exibe um portal ladeado por um grande frontão triangular e uma balaustrada com figuras de santos que emolduram o conjunto.
Entre os muitos encantos deste templo, destacam-se as relíquias de São Brás que sobreviveram a um devastador terremoto. Trata-se de um crânio, uma perna e um braço que abrigam uma lenda de fé e proteção que ganha vida todos os dias 3 de fevereiro na tradicional procissão pela Festa de São Brás.
Gostariam de saber mais sobre a história da Catedral de São Brás? A opção ideal para isso é participar do free tour pelo centro histórico de Dubrovnik e pelos cenários de Game of Thrones, que inclui uma emocionante parada em frente ao edifício.

8. Igreja de São Brás
A poucos passos do calçadão de Stradun, no coração histórico da cidade, encontra-se a igreja de São Brás, uma parada obrigatória. Sua fachada, uma das mais ostentosas de Dubrovnik, guarda um recinto que presta homenagem ao padroeiro da antiga Ragusa desde 1706.
Ao visitar o local, você vai perceber que o edifício reflete todo o esplendor do Adriático em cada detalhe. Uma escadaria imponente leva até as quatro colunas coríntias que sustentam um frontão semicircular decorado com figuras religiosas. No centro, ainda é possível admirar a imagem de São Brás em prata.
Visitar a igreja de São Brás, em Dubrovnik, significa, sem dúvida, mergulhar na identidade da cidade. Além disso, a pedra da edificação se enfeita com tons âmbar ao entardecer, e a iluminação suave em sua parte superior a transforma em um dos monumentos mais charmosos da cidade.

9. Praias em Dubrovnik
O que fazer em Dubrovnik além de conhecer seus monumentos renascentistas e muralhas? As suas encantadoras praias. A sua costa é um verdadeiro encanto para desligar, onde o azul do Adriático se funde com bancos de areia macia e enseadas.
A praia Banje, a mais famosa, fica perto da Porta de Ploče, nas muralhas, e oferece uma vista privilegiada da ilha de Lokrum e dos fortes. É perfeita para quem gosta de um dia de praia animado, já que conta com vários quiosques e clubes elegantes.
Para quem procura um ambiente menos movimentado e mais tranquilo, uma ótima opção é a praia Stevi Jakov. Esse refúgio fica escondido entre a vegetação e os penhascos, a apenas 10 minutos de ônibus a leste do centro de Dubrovnik.
Já a praia Uvala Lapad, localizada na península de mesmo nome, é ideal para ir em família, graças ao clima sossegado, às águas rasas e aos restaurantes. Também se destacam a praia Copacabana, bastante procurada para a prática de esportes radicais, e a Bellevue, cercada por altos rochedos e com uma atmosfera mais intimista.

10. Rua Stradun
A Stradun é a principal rua de pedestres de Dubrovnik e atravessa a cidade antiga de leste a oeste. Cercada por fachadas renascentistas e lojinhas que remetem ao passado veneziano da cidade, essa rua representa a essência da antiga Ragusa.
Em cada extremidade da Stradun erguem-se duas joias arquitetônicas: as portas de Pile e de Ploče, guardiões desse corredor histórico. Entre eles, destacam-se o Mosteiro Franciscano, com sua antiga farmácia, e a Fonte de Onofrio. É comum ver por ali visitantes e até moradores locais parando para registrar a foto perfeita.
Para entender em detalhe sua importância histórica e comercial, nada melhor do que fazer um tour guiado por Dubrovnik. Durante o percurso, você descobrirá como essa rua já foi palco de procissões, mercados e festivais, se consolidando como o coração pulsante da cidade.

O que fazer próximo de Dubrovnik
O que você acha de aproveitar para conhecer os arredores da cidade? Descobrir o que se esconde além das muralhas de Dubrovnik em uma excursão, nos transporta para paisagens florestais e recantos enigmáticos com um passado muito extenso.
Por exemplo, você pode embarcar em uma excursão de barco ao Parque Nacional Mljet, um lugar encantado de densas florestas que se fundem com lagos salgados interligados. Também é possível passar um dia repleto de contrastes culturais no interior, visitando Mostar e Medujorte, vilas que revelam o patrimônio arquitetônico através de belas pontes, um santuário mariano e um bazar histórico.
Por outro lado, uma excursão a Korčula permite visitar uma das maiores ilhas do Adriático e conhecer a história do explorador Marco Polo em sua vila repleta de charme medieval.

Como você pôde ver, esta cidade costeira tem um caráter único e inconfundível. É uma mistura de elegância, legado histórico e beleza cênica. Tudo isso se revela entre muralhas, ruelas de pedra e uma atmosfera que muda com a luz do dia.
Em cada plano do que fazer em Dubrovnik, você descobrirá séculos de história e tradição que refletem a alma das cidades costeiras da Croácia. E para enriquecer ainda mais a sua viagem, podem explorar o nosso catálogo de passeios, visitas guiadas e excursões em Dubrovnik, bem como o nosso artigo sobre o que ver em Dubrovnik, ideal para traçar um itinerário inesquecível pelo país.