América

O que fazer em Fernando de Noronha – 8 planos e dicas imperdíveis

Praia paradisíaca tropical em Fernando de Noronha, Brasil. Montanha na praia e águas cor de esmeralda.
Paisagens rústicas, natureza selvagem e tranquilidade! Descubra tudo o que fazer em Fernando de Noronha com a Civitatis!
4 agosto 2025

Um dos destinos mais deslumbrantes e almejados do Brasil. Conhecida por sua natureza selvagem, paisagens impressionantes e atmosfera tranquila, essa ilha pernambucana é ideal para quem busca experiências autênticas e inesquecíveis. Hoje, nós da Civitatis fizemos uma lista com os melhores planos do que fazer em Fernando de Noronha para que você não perca nada.

Você sabia que a ilha tem origem vulcânica? O arquipélago foi formado há aproximadamente 12 milhões de anos por erupções vulcânicas da Plataforma Continental Brasileira, que deram origem a diversas elevações rochosas, como basalto e rochas ígneas. O resultado é a paisagem acidentada de Noronha, com morros íngremes, falésias e formações rochosas impressionantes, como o morro Dois Irmãos e o do Pico. Vamos conhecer a ilha?

1. Faça um tour pela ilha de Fernando de Noronha

Para começar a conhecer os arredores, o melhor plano para fazer em Fernando de Noronha é um tour completo pela ilha. Você conhecerá os melhores pontos turísticos, praias e paisagens de Noronha para, depois, poder escolher o que quer revisitar. É a melhor forma de conhecer tudo que a ilha tem a oferecer!

Neste tour, você verá o Projeto Tamar (que falaremos detalhadamente mais adiante), a Baía do Sancho, a praia do Porto, o famoso buraco da Raquel e o museu dos Tubarões. Além disso, você também irá à capela de São Pedro, de onde terá vistas incríveis da ilha e aprenderá sobre a história dos pescadores.

Mas ainda tem mais! Você também passará pela Baía do Sueste, irá ao mirante da praia do Leão e verá o Morro Dois Irmãos da praia Cacimba do Padre. Depois, seguirá para a baía dos Porcos e, em seguida, irá contemplar o pôr do sol no mirante do Boldró. Um passeio imperdível pela ilha!

Se preferir um plano ainda mais exclusivo, pode optar por este tour privado por Fernando de Noronha, que conta com um guia apenas para você e o seu grupo.

2. Conheça as praias de Noronha

Sem dúvidas, um dos principais planos na lista do que fazer em Fernando de Noronha é visitar suas praias paradisíacas. E há muitas delas! Verdadeiros cartões-postais da ilha, as praias estão divididas entre o Mar de Dentro, quando são voltadas ao continente brasileiro, e o Mar de Fora, voltadas ao continente africano.

Mar de Dentro

As praias do Mar de Dentro contam com águas são mais calmas e piscinas naturais, ideais para quem quer nadar, mergulhar ou simplesmente relaxar. Aqui estão algumas delas:

Baía do Sancho

Comumente considerada como a praia mais bonita do mundo, a Baía do Sancho conta com águas turquesa e areia dourada, é simplesmente um espetáculo da natureza. Para acessá-la, você precisará descer por uma escadaria encravada em um penhasco e, em seguida, seguir por degraus de madeira.

Além disso, a tranquilidade das águas e a diversidade marinha fazem com que a Baía do Sancho seja um destino perfeito para praticar snorkel. Você poderá ver peixes coloridos, tartarugas marinhas e, inclusive, raias.

Vale lembrar que essa praia faz parte do Parque Nacional Marinho, então é obrigatório adquirir um ingresso para conhecê-la. Se quiser conhecer esse paraíso e descobrir sua diversidade marinha, você pode fazer esse passeio de barco por praias de Fernando de Noronha com snorkel na Baía do Sancho.

Vista aérea da Baía do Sancho, com areia branca e águas turquesas
Baía do Sancho, eleita quatro vezes a praia mais bonita do mundo

Baía dos Porcos

Ao lado da praia anterior, você encontrará a Baía dos Porcos. De lá, é possível ter uma vista incrível de um dos cartões-postais mais emblemáticos da ilha, o Morro Dois Irmãos. Além disso, durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais entre suas rochas, onde é possível admirar a vida marinha da praia.

Para acessar a Baía dos Porcos é feito por uma trilha de nível médio-alto saindo da praia da Cacimba do Padre. No entanto, garantimos que a paisagem valerá o esforço!

Praia da Cacimba do Padre

Essa praia é famosa por suas ondas perfeitas. Por isso, é um paraíso para os surfistas durante a alta temporada, que acontece de dezembro a março. Mas, mesmo fora de temporada, o cenário da praia é impressionante: uma extensa faixa de areia e a vista panorâmica ao Morro Dois Irmãos. Ideal para quem quer relaxar ou caminhar em uma paisagem deslumbrante.

Essas são algumas das praias mais populares do Mar de Dentro, mas ainda há muitas outras para explorar. Não deixe de visitar as praias do Porto de Santo Antônio, da Conceição, do Cachorro, do Meio e do Boldró. Cada uma mais bela e espetacular que outra. Um plano imprescindível para fazer em Fernando de Noronha.

Praia Cacimba do Padre

Mar de Fora

Do lado oposto da ilha estão as praias do Mar de Fora. Aqui, você verá paisagens mais selvagens e imponentes e águas agitadas, ideais para os amantes do surfe.

Praia do Leão

Além da paisagem rústica e deslumbrante, a praia do Leão é também um importante local de desova de tartarugas marinhas. Seu cenário selvagem, com formações rochosas imponentes e atmosfera isolada é uma de suas principais características. No entanto, é necessário cuidado para entrar no mar, pois suas águas são mais fortes.

Praia do Sueste

Das praias do Mar de Fora, a do Sueste é uma das mais calmas. Isso porque, esse aquário natural, protegido por recifes que formam uma bela baía, é um dos melhores lugares para fazer snorkel e observar a vida marinha de Fernando de Noronha.

Leve em conta que o uso de colete salva-vidas é obrigatório para a flutuação e há restrições de área, que visam proteger o ecossistema da praia.

Vista panorâmica do mar turquesa com um grande morro ao fundo
Baía do Sueste

Praia do Atalaia

Essa piscina natural protegida é um verdadeiro berço marinho. O acesso à praia do Atalaia é rigorosamente controlado e exige agendamento prévio no ICMBio. Lá, é permitido apenas a prática de snorkel, sem pisar no fundo. Isso porque é necessário proteger os delicados corais e a vida marinha abundante. Uma experiência imperdível para os amantes da vida marinha!

3. Pratique mergulho ou snorkel

Outro plano imprescindível para fazer em Fernando de Noronha é mergulhar ou fazer snorkel. Isso porque a ilha é mundialmente reconhecida como um dos melhores destinos para praticar atividades subaquáticas. As águas turquesas ou esmeraldas são responsáveis pela incrível visibilidade, que pode chegar a dezenas de metros.

Dessa maneira, é possível ver com riqueza de detalhes diversos exemplares da vida marinha, desde peixes coloridos, raias, corais, golfinhos e, inclusive, pequenos tubarões (inofensivos e imprescindíveis para o equilíbrio do ecossistema). Além da beleza de Fernando de Noronha, a preservação ambiental é levada muito a sério. Por isso, as atividades são realizadas com responsabilidade para garantir que o impacto seja mínimo.

Ficou com vontade de se aventurar nesse mundo subaquático? Você pode reservar uma atividade de snorkel nas piscinas naturais da ilha ou um mergulho em Fernando de Noronha. Se não tiver experiência mergulhando, você pode optar por esse batismo de mergulho na ilha ou na praia do Porto.

Corais coloridos em Fernando de Noronha
Corais em Fernando de Noronha

4. Dê um passeio de barco

Descobrir a ilha pernambucana por baixo d’água é incrível, mas ter uma vista panorâmica completa das paisagens é um dos planos imperdíveis na lista do que fazer em Fernando de Noronha. Para isso, nada melhor que um passeio de barco pelas águas turquesas da ilha.

No barco, você verá as praias e morros que fazem parte da paisagem de Noronha, uma oportunidade incrível de fotografar, apreciar as belezas da ilha e acessa lugares remotos da ilha. Além disso, se você tiver sorte, pode até ver um golfinho rotador.

Se você se animou, pode reservar o passeio de barco por Fernando de Noronha com snorkel na Baía do Sancho ou pelo Morro Dois Irmãos.

Três golfinhos nadando nas águas turquesas de Noronha
Bela vista de golfinhos nadando com o Morro do Pico

5. Percorra as deslumbrante trilhas de Noronha

Além das praias e do paraíso submarino, também há planos para fazer em Fernando de Noronha por terra. Suas inúmeras trilhas são uma oportunidade única de se conectar com a natureza virgem e conhecer paisagens deslumbrantes e acessar praias ou mirantes da ilha.

As trilhas têm diferentes níveis de dificuldade, que atendem dos iniciantes até os mais experientes. Há caminhadas curtas e planas, ideais para quem quer relaxar, ou passeios mais longos e desafiadores, que podem exigir um melhor preparo físico. No entanto, garantimos que todo esforço valerá a pena. Você descobrirá novas perspectivas das paisagens deslumbrantes da ilha.

Algumas trilhas estão dentro da área de proteção do Parque Marinho e, por isso, é necessário apresentar o ingresso. Aqui estão algumas opções de trilhas em Fernando de Noronha.

Vista panorâmica de um dos mirantes de Fernando de Noronha com o morro Dois Irmãos ao fundo
Um dos mirantes de Fernando de Noronha

6. Descubra o Projeto Tamar

Se você gosta da vida marinha e quer entender um pouco mais sobre os projetos de preservação da ilha, um plano divertido para fazer em Fernando de Noronha, especialmente com crianças, é visitar o Projeto Tamar.

Lá, você fará uma imersão no trabalho incansável de proteção das tartarugas marinhas, aprenderá sobre a vida desses animais incríveis que escolheram Noronha como lar e local de reprodução. Além disso, em determinadas épocas do ano (especialmente de janeiro a junho, o período reprodutivo), o Projeto Tamar oferece a chance de acompanhar atividades como a liberação de tartarugas ou captura científica para marcação e biometria.

A entrada no Centro de Visitantes do Projeto Tamar é gratuita e funciona de segunda a sábado, das 9:00 às 20:00 horas.

Pessoas assistindo a liberação os filhotes de tartaruga marinha ao mar
Liberação dos filhotes de tartarugas marinhas ao mar, um plano imperdível para fazer em Fernando de Noronha

7. Visite a Vila dos Remédios

Chegou a hora de falar sobre o coração da ilha, a Vila dos Remédios, uma imersão na cultura local, na história e no cotidiano dos moradores da ilha. Por isso, é um plano imperdível na lista do que fazer em Fernando de Noronha.

Você encontrará construções do século XVIII, como o forte de Nossa Senhora dos Remédios, que oferece uma vista panorâmica deslumbrante, especialmente ao pôr do sol, e a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, o primeiro templo da ilha. Além disso, você verá lojas, restaurantes, bares e mercados espalhados por toda a área. Por isso, a Vila dos Remédios é um dos melhores lugares para provar a gastronomia de Fernando de Noronha e comprar souvenirs da sua viagem.

Fachada colonial da igreja de Nossa Senhora dos Remédios rodeada de árvores
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Fernando de Noronha

8. Veja o pôr do sol no Fortinho do Boldró

Para finalizar a nossa lista do que fazer em Fernando de Noronha, vamos falar de um dos melhores pontos da ilha para apreciar o pôr do sol, o Fortinho do Boldró.

No local estão as ruínas de um conjunto de fortificações do século XVIII, que serviam para proteger a ilha de invasões. Embora sejam apenas vestígios, o fortinho remete à importância militar e estratégica de Noronha ao longo dos anos e uma recordação da história da ilha. Além disso, a localização estratégica, no alto de um morro, oferece uma vista panorâmica do horizonte, com o Morro Dois Irmãos ao fundo.

Mãos fazendo um formato de coração no pôr do sol do fortinho do Boldró
Pôr do sol no fortinho do Boldró

É fácil entender o motivo de Fernando de Noronha ser um dos destinos brasileiros mais populares do país. Agora, você já pode escolher os planos que mais gostou e começar a planejar a sua viagem. E, se quiser descobrir ainda mais experiências para desfrutar na ilha, descubra as melhores atividades para fazer em Fernando de Noronha com a Civitatis.

O que saber antes de ir a Fernando de Noronha

Taxas e reservas (2025)

Taxa de Preservação Ambiental (TPA)

É importante saber que, para visitar Fernando de Noronha, todos os turistas, inclusive brasileiros, devem pagar uma a Taxa de Preservação Ambiental. Essa taxa é administrada pelo Governo de Pernambuco

O valor é progressivo:

  • Para 1 dia, o valor é de R$101,33.
  • Para 5 dias, R$498,52
  • Para 10 dias, você pagará R$863,29

Você pode ver todos os valores no site oficial do Governo pernambucano. É possível pagar a taxa na chegada a Fernando de Noronha, mas recomendamos fazer com antecipação, para agilizar sua entrada à ilha.

Ingresso do Parque Nacional Marinho (ICMBio)

Como informamos ao longo do texto, é necessário adquirir o ingresso do Parque Nacional Marinho para acessar algumas áreas da ilha. Esses locais fazem parte do parque, que é administrado pelo Instituto Chico Mendes, o ICMBio.

O custo do ingresso é de R$373, mas brasileiros têm 50% de desconto. Além disso, menores de 12 anos e maiores de 60 anos, moradores regularizados e seus parentes em 1º grau estão isentos do valor do ingresso.

Esses são os locais de Fernando de Noronha que você poderá visitar ao comprar o seu ingresso do Parque Nacional Marinho:

  • Baía do Sueste
  • Forte São Joaquim do Sueste
  • Ponta das Caracas
  • Praia do Leão
  • Praia da Caieira
  • Baía dos Golfinhos
  • Praia do Sancho
  • Baía dos Porcos
  • Trilha do Capim Açu (necessário agendamento prévio)
  • Enseada do Abreu (necessário agendamento prévio)
  • Praia da Atalaia (necessário agendamento prévio)
  • Trilha Pontinha Caieira (necessário agendamento prévio)
  • Morro São José (necessário agendamento prévio)
  • Pontos de mergulho autônomo

Veja mais informações e compre seu ingresso antecipadamente no site oficial da ICMBio.

Vista panorâmica de um dos mirantes de Fernando de Noronha ao pôr do sol
Pôr do sol em Fernando de Noronha

Quando ir a Fernando de Noronha?

A melhor época para ir a Fernando de Noronha depende do tipo de experiência que você busca. Para quem gosta de mar calmo e visibilidade marinha, para mergulho e snorkel, prefira viajar entre agosto e outubro, quando o clima é seco e ensolarado.

Se você busca ondas grandes para surfar, a melhor época é de dezembro a março. A temperatura continua alta e o clima é bem seco. Mas, se o seu objetivo é economizar, prefira viajar na baixa temporada, de abril a junho. No entanto, leve em conta que é o período com mais chances de chuva na ilha.

Quantos dias são suficientes para conhecer Fernando de Noronha?

Para ter uma experiência mais completa e tranquila, recomendamos passar, pelo menos 7 dias em Fernando de Noronha. Algumas trilhas e praias precisam de reserva para visitação, então quantos mais dias disponíveis na ilha, melhor! No entanto, se você se organizar previamente, é possível ter uma estadia mais curta.

Baía dos Porcos, com águas turquesas e rodeada de morros e formações rochosas
Baía dos Porcos em Fernando de Noronha

Quanto custa viajar para Fernando de Noronha

Fernando de Noronha está entre os destinos mais caros para viajar no Brasil. Por isso, é importante se planejar de acordo com o seu estilo de viagem.

Para uma viagem econômica de 7 dias a Fernando de Noronha, incluindo passagem, hospedagem, alimentação, taxas e passeios é de, aproximadamente R$10 mil por pessoa. Para um estilo intermediário, a média é de R$16 mil por pessoa. Já para um estilo de luxo, a média é de R$35 mil por pessoa.

No entanto, esses valores podem variar de acordo com a época e escolha de hospedagem, restaurantes e passeios escolhidos.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: